Quem é a mãe de samuel

Quem é a mãe de samuel

HISTORIA

1ª Samuel 1:1 a 11

Ele era descendente direto de Levi(1 Crônicas 6.27), e em Israel somente os levitas podiam servir a Deus como sacerdotes. O fato de Eli ter levado Samuel para o serviço no templo como um aprendiz, e de ter Samuel posteriormente desempenhado as funções do sacerdócio dá suporte ao registro genealógico de que Samuel e seu pai Elcana eram da tribo de Levi. A afirmação feita em 1 Samuel 1:1 simplesmente destaca que Elcana vivia nas montanhas de Efraim. Todos os levitas eram designados a morar em certas cidades distribuídas pelas diversas tribos de Israel(Nm 35:6). É bem provável que Ramataim-Zofim, a cidade em que Elcana vivia, tenha sido uma dessas cidades designadas para os levitas. Elcana era levita por descendência, e efraimita por localização geográfica.

Os levitas não tinham terras como herança. Eles viviam nos territórios das outras 11 tribos de Israel(Números 35.1-7

Ana era mulher de Elcana da tribo de Levi. Elcana significa “Deus tem criado”. Ele era casado com duas mulheres: Ana, que significa “graciosa, graça, favor” e Penina, que significa “pérola”.

Se a primeira mulher, a amada, fosse estéril, o homem poderia casar-se com uma segunda. A lei judaica faz menção desses casos emDeuteronômio 21:15. A esterilidade era considerada um castigo de Deus – era desonra para a mulher não ter filhos.

ÉPOCA

Esta história se passa no período em que Israel estava em meio ao materialismo e desumanidade, nas colinas do Norte de Jerusalém, morava essa mulher chamada Ana.

      A Bíblia nos diz que ela e Penina eram esposas de Elcana. Mas enquanto "Penina tinha filhos" ela "Ana não os tinha".

Num lugar mais profundo do seu coração, estava o imenso desejo de ser mãe. A sua alma ansiava por um filho mas a Bíblia diz que"o Senhor lhe tinha cerrado a madre" (1Sa 1:5b).

O seu desejo não estava coincidindo com o desejo de Deus na sua vida naquele momento. O tempo de Deus era diferente do seu tempo, assim como foi o tempo de Sara, o de Rebeca e o de tantas outras mulheres que amavam ao Senhor mas tinham também suas madres cerradas.

SITUAÇÃO

a vida pessoal de Ana era marcada pelo desespero de não ter filhos, enquanto se desviava das provocações irritantes de Penina, sua oração demostrou ao pedir um filho que ela apresentaria a Deus para seu serviço( 1 Sm 1:11).

Ana começou a sentir uma pressão crescente; e desta surgiu um questionamento:

 “Por que Deus tem encerrado a minha madre?

 Será que Ele está me castigando por alguma falta?

 Mas qual é o meu pecado? Procuro andar sempre no temor do Senhor; não sei o que fazer.”

Ana era amada e valorizada por Elcana simplesmente por ser ela mesma. Porém a intensidade do amor de um marido dedicado não podia acabar com sua inquietação interior nem compensar seu anseio de ter um filho ( v 8)   que a leva a fazer um voto, uma aliança  com Deus, ela prometeu devolver-lhe a vida preciosa se Ele concedesse.

SOFRIMENTO

Por que ela ficou entristecida desta maneira? Ela começou sua vida feliz e cheia de esperanças, porém, aos poucos, as suas aspirações tornaram-se sonhos que não tinham nenhuma realização. Assim, a melancolia nasceu e as lágrimas escaldantes queimavam -lhe o rosto constantemente. Era estéril(1 Samuel 1.6)

Para os israelitas, toda mulher estéril era um símbolo de maldição para a sociedade e para a família.

Era discriminada(1 Samuel 1.7)

Elcana, o seu marido, amava-a, mas Ana sofria discriminações por parte de Penina, a segunda mulher de Elcana.

Imagine o quanto ela não sofreu ao se desprender de seu filho? Mas Ana não se prendeu neste seu sentimento, ela queria mesmo era servir ao Senhor com o milagre da vida que Ele mesmo concedeu a ela.

Talvez este seja um segredo: Deus nunca pode te dar algo que você não

 pode dar a Ele. Deus não quer você presa a nada e a ninguém, Ele quer

 sim dar o melhor desta Terra a você, mas isso não pode ocupar o lugar

 d'Ele na sua vida.

SUA ALEGRIA

Deus a abençoou muito por sua devoção e obediência. Mais tarde, teve três filhos e duas filhas. Quando colocamos Deus em primeiro lugar, Ele sempre resolve nossos problemas melhor do que podemos fazer.

Quanto tempo Ana teve para dedicar amor ao pequeno Samuel e incutir nele as verdades de Deus? Somente dois ou três breves anos até ele ser desmamado.

"As lições que a criança aprende durante os primeiros sete anos de vida têm mais profundidade com a formação de seu caráter, do que tudo que ela aprenda em anos posteriores"

Samuel foi um grande líder, Samuel cresceu e tornou-se o último juiz de Israel, excelente e talentoso profeta, aquele que ungiu os dois primeiros reis de Israel. Samuel foi um líder espiritual de grande importância que levou a nação a voltar-se para o Senhor. Sua mãe Ana teve seu papel nesse despertar espiritual quando confiou em Deus deixando um exemplo de devoção determinada em sua maternidade.

LIÇÃO

O mais interessante é que ela não se estressou com ninguém; ela manteve o equilíbrio, mas colocava toda a sua ansiedade e sofrimento no altar do Senhor.Temos que aprender com ela a acreditar e não desistir de que viveremos o melhor de Deus em nossas vidas.

Devemos não nos deixar levar por opiniões das pessoas, por circunstâncias e por não ver nada acontecendo. Isso é ter fé.

Ela foi uma mulher de palavra. Ao nascer Samuel, Ana sabia que ele era fruto de sua oração e de uma promessa de consagração, por isso tinha que colocar sua fé em prática.

Levantou-se: “Então Ana se levantou...” (1 Samuel 1.9) Ela decidiu que não ficaria mais prostrada e enfraquecida diante das crises emocionais. O crente que está atravessando problemas também deve levantar-se e enfrentá-los.

Alimentou-se:“... depois que comeram e beberam em Silo...” (1 Samuel 1.9)

Diante das provações, o crente deve também, a exemplo de Ana, alimentar-se da comida espiritual, que é a Palavra de Deus.

Orou ao Senhor: “Ela, pois, com amargura de alma, orou ao Senhor...” (1 Samuel 1.10)

Nos momentos de grande aflição, o Espírito Santo nos ajuda a orar com gemidos inexprimíveis.

Chorou abundantemente:“... e chorou abundantemente” (1 Samuel 1.9)

Quando em meio às dificuldades da vida choramos abundantemente com os nossos corações quebrantados diante do Senhor, recebemos a vitória.O tempo que Ana desejou ter um filho foi suficiente para que Deus trabalhasse nela o desejo de algo mais precioso do que simplesmente ter um filho só para si. Ela passou a desejar ter um filho para o Senhor!

Servindo respeitando Deus- (Dt 6:13) O contato pessoal com Deus, mostra o caminho da vida eterna. Os filhos aprenderão a respeitar a Deus, aos pais e as autoridades.

Ensine a obediência - (Ef 6:1 e Pv 19:23)

A obediência e o respeito ao Senhor produzem uma vida feliz; dão satisfação e segurança ao homem. A obediência tem consequências eternas, pois os filhos que não obedecem aos pais, não aprende a obedecer a Deus.

Ame seu filho - (Tt 2:4) O amor é básico para saúde emocional de uma criança. Ninguém nasceu amando e só se aprende amar sendo amado.

Ensine o respeito - (Ef 6:2)Respeito aos pais é o único mandamento com promessa. Se você respeitar seu pai e sua mãe, você terá uma vida longa e cheia de bênçãos.

 A Bíblia relata que todos os anos, ela fazia uma túnica pequena e levava para Samuel.

Creio que, assim como Ana orava para ter esse filho agora ela orava cada vez que tecia as roupas para Samuel. O maior investimento que vocês como pai e mãe podem fazer pelos filhos distantes, é a oração. 

Vocês não têm como controlar todos os seus passos, não têm como protegê-lo de todos os perigos, mas podem constantemente elevar aos Céu uma oração pedindo que Deus o proteja e que os seus ensinamentos possam ser vividos pelo seu filho onde ele estiver.

Ajudem seus filhos hoje, todos os dias, com suas orações e com seu amor. A fidelidade dessa dedicação representa um investimento de suma importância, para a próxima geração.

 1 Samuel 2:20 Eli abençoava a Elcana e a sua mulher e dizia: O SENHOR te dê filhos desta mulher, em lugar do filho que devolveu ao SENHOR. 

E voltavam para a sua casa.

Samuel 2:21Abençoou, pois, o SENHOR a Ana, e ela concebeu e teve três filhos e duas filhas; e o jovem Samuel crescia diante do SENHOR.

Quem é a mãe de samuel

QUERO ORAR COM VOCE

"Senhor, meu Deus, obrigada porque o Senhor conheces o meu coração e cuida dele. Obrigado, Pai, por responderes as minhas orações e súplicas. Perdoa-me pelas vezes que abri a minha alma a muitas pessoas e não me lembrei de abri-la primeiramente a Ti. Perdoa-me por, muitas vezes, não Te ter colocado em primeiro lugar em minha vida. Sei que minhas orações sobem para Ti, e sei também que no tempo oportuno o Senhor concederá o desejo do meu coração. Ajuda-me a perseverar, a ter esperança, fé, alegria, paz, independente da situação, eu quero ter as virtudes de Ana, para alcançar sua graça e misericórdia. Deleito-me em ti Senhor, e concede os desejos do meu coração se eles estiverem de acordo com a tua vontade o Teu querer, que eu seja cheia do completo conhecimento da Tua vontade em toda a sabedoria Espiritual em todo entendimento e discernimento das coisas espirituais, que eu veja a situação através dos seus olhos. Te amo e confio em Ti. Amém!

Quem é a mãe de samuel

Quem era o pai e a mãe de Samuel?

Segundo a Bíblia, Elcana - pai de Samuel - teve duas esposas: Ana e Penina. A poligamia era comum nos tempos do Antigo Testamento.

Quantos anos Ana esperou para ter Samuel?

Assim não encontramos no texto bíblico, a quantia de tempo que Ana esperou para que Deus operasse nela sua obra e gerasse um filho: Samuel. A verdade é está se foi 2,4,8, 25 anos de espera não altera nada no escrito e a mensagem. Este número dos anos não importa.

Quem foi Ana na história da Bíblia?

Consta que ela foi a esposa preferida de Elcana, era mais amada e recebia melhores mimos dele. Os dois, Ana e Elcana foram pais de Samuel - o último dos juízes e o primeiro dos profetas da história de Israel e a história deles está contada na bíblia, datando de aproximadamente 1095 AC..

Qual era a linhagem de Ana?

Ana era uma das duas esposas de Elcana, sendo a predileta de seu esposo. Elcana era um levita da linhagem de Coate, mas que não estava na família sacerdotal, e que vivia em Ramataim-Zofim, uma região montanhosa de Efraim.