Que estrutura possibilita que as pteridófitas tenham uma parte maior que os musgos?

Que estrutura possibilita que as pteridófitas tenham uma parte maior que os musgos?

Biscoitinho06 @Biscoitinho06

December 2019 1 61 Report

Que estruturas possibilitam que as pteridófitas tenham um porte maior do que os musgos?

Please enter comments

Please enter your name.

Please enter the correct email address.

Agree to terms and service

You must agree before submitting.

Lista de comentários


Que estrutura possibilita que as pteridófitas tenham uma parte maior que os musgos?

manuellavictoria A presença de vasos condutores de seiva, a partir dessa característica evolutiva ela apresentará folhas, caule e raiz, não serão mais primórdios dessas estruturas, como podemos observas nas briófitas.

98 votes Thanks 125

295 palavras 2 páginas

Características principais

- Cormo composto por raiz, caule e folhas;

- São traqueófitas, ou seja, possuem um sistema de condução que transporta a seiva das raízes até as folhas. Nestes dutos também são transportados alimentos para o restante do organismo;

- Possuem folhas divididas em folíolos;

- As folhas novas surgem enroladas;

- A maior parte das espécies possui reprodução sexuada, porém, algumas podem se reproduzir assexuadamente através de brotamento.

- O sistema de transporte de seiva possibilita sustentação à planta;

- Possuem a capacidade de se desenvolverem sobre o tronco de árvores;

- Possuem caule, chamado de rizoma, muito parecido com uma raíz.

Exemplos:

- Avencas

- Samambaias

- Xaxins

- Cavalinha

Reprodução da pteridófitas

1 - No esporângio (órgãos que produzem esporos) das plantas, através de meiose, as células diploides são transformadas em haploides.

2 - O esporângio se parte e os esporos haploides caem no solo.

3 - Os esporos germinam dando origem ao protalo (estrutura com formato de coração).

4 - O protalo tem a capacidade de produzir gametas, pois é uma planta sexuada. Essa fase dura pouco tempo.

5 - O protalo possui um órgão reprodutor feminino e outro masculino.

6 - Os anterozoides (gametas masculinos) se dirigem até a oosfera (gameta feminino das plantas) fecundando-a.

7 - O embrião que nasceu é diploide. A nova planta adulta é criada, pois as células do embrião se dividem por mitose.

Curiosidades

- As plantas pteridófitas foram as primeiras que desenvolveram um sistema destinado ao transporte de seiva.

- São muito usadas como plantas ornamentais, principalmente as samambaias.

- Algumas espécies de samambaias podem crescer até 15 metros.
Saiba Mais no GrupoEscolar.com: http://www.grupoescolar.com/pesquisa/glicidios.html


Relacionados

  • pteridofitas

    796 palavras | 4 páginas

    Samambaias, avencas, xaxins e cavalinhas são alguns dos exemplos mais conhecidos de plantas do grupo das pteridófitas. A palavra pteridófita vem do grego pteridon, que significa 'feto'; mais phyton, 'planta'. Observe como as folhas em brotamento apresentam uma forma que lembra a posição de um feto humano no útero materno. Antes da invenção das esponjas de aço e de outros produtos, pteridófitas como a "cavalinha", cujo aspecto lembra a cauda de um cavalo e tem folhas muito ásperas, foram muito utilizadas….

  • Pteridofitas

    802 palavras | 4 páginas

    Pteridófitas Plantas vasculares sem sementes • Samambaias, avencas, xaxins e cavalinhas são alguns dos exemplos mais conhecidos de plantas do grupo das pteridófitas; • A palavra pteridófita vem do grego pteridon, que significa 'feto'; mais phyton, 'planta‘; • Observe como as folhas em brotamento apresentam uma forma que lembra a posição de um feto humano no útero materno. • O grupo das pteridófitas compreende plantas que, diferentemente das briófitas, possuem vasos condutores de seiva sendo….

  • Pteridofitas

    1383 palavras | 6 páginas

    VASCULARES SEM SEMENTES: PTERIDÓFITAS Trabalho apresentado à Biologia como requisito parcial de avaliação do I Bimestre. Professora: Cleomar JOÃO PESSOA 2014 2 PLANTAS VASCULARES SEM SEMENTES: PTERIDÓFITAS De acordo com o sistema de classificação que utilizamos as plantas vasculares sem sementes estão distribuídas em quatro filos: Psilotophyta, Sphenophyta (cavalinha), Lycophyta (licopódios e selaginelas) e Pterophyta (samambaias e avencas). A maioria das pteridófitas atuais tem pequeno….

  • Pteridófitas

    282 palavras | 2 páginas

    As pteridófitas foram os primeiros vegetais a apresentar um sistema de vasos para conduzir nutriente. Assim, possuem raiz, caule e folha verdadeiros. São traqueófitas, o que as diferencia das algas e dos musgos. A água das raízes é transportada para as folhas por meio dos condutores, constituídos por células modificadas. A maioria das Pteridófitas é terrestre e habita, de preferência, lugares úmidos e sombrios. A samambaia e a avenca podem viver sobre outras plantas, mas sem prejudicá-las….

  • As pteridófitas

    1020 palavras | 5 páginas

    As Pteridófitas As pteridófitas são as primeiras plantas a apresentar tecidos especializados na condução de água e nutrientes. Ou seja, as pteridófitas são plantas vasculares. Existem vasos especializados em conduzir a água e os sais minerais, chamados de xilema (ou lenho), e outros que conduzem a seiva elaborada, o floema (ou líber). A presença de vasos condutores permite que a água e os nutrientes sejam transportados de maneira eficiente por longas distâncias. Esta característica permite que elas….

  • Pteridófitas

    958 palavras | 4 páginas

    Você pode achar o nome "pteridófita" um pouco estranho e complicado. Mas, com certeza, ao menos uma pteridófita certamente você conhece bem: são as samambaias. Outros exemplos, bem menos conhecidos, são as espécies pertencentes ao grupo dos Equisetum e dosPsilotum. Os registros fósseis indicam que essas plantas já eram comuns desde o período Carbonífero, há cerca de 360 milhões de anos. No Carbonífero superior, a vegetação da Terra era em grande parte dominada por pteridófitas de grande porte. Estas….

  • pteridófitas

    696 palavras | 3 páginas

    Pteridófitas Samambaias, avencas, xaxins e cavalinhas são alguns dos exemplos mais conhecidos de plantas do grupo das pateridófitas. A palavra pteridófita vem do grego pteridon, que significa 'feto'; mais phyton, 'planta'. Ao longo da história evolutiva da Terra, as pteridófitas foram os primeiros vegetais a apresentar um sistema de vasos condutores de nutrientes. Isso possibilitou um transporte mais rápido de água pelo corpo vegetal e favoreceu o surgimento de plantas de porte elevado. Além….

  • Pteridófitas

    490 palavras | 2 páginas

    Pteridófitas Samambaias, avencas, xaxins e cavalinhas são alguns dos exemplos mais conhecidos de plantas do grupo das pateridófitas. A palavra pteridófita vem do grego pteridon, que significa 'feto'; mais phyton, 'planta'. Observe como as folhas em brotamento apresentam uma forma que lembra a posição de um feto humano no útero materno. Cavalinha, pteridófita do gênero Equisetum. Antes da invenção das esponjas de aço e de outros produtos, pteridófitas como a "cavalinha", cujo aspecto lembra….

  • Pteridófitas

    529 palavras | 3 páginas

    Pteridófitas Samambaias, avencas, xaxins e cavalinhas são alguns dos exemplos mais conhecidos de plantas do grupo das pteridófitas. A palavra pteridófita vem do grego pteridon, que significa 'feto'; mais phyton, 'planta'. São plantas terrestres de lugares úmidos, algumas vivem em água doce e não há espécies marinhas. Apresentam vasos para transporte de seiva (floema e xilema); são, portanto, plantas vasculares (traqueófitas). Atualmente, a importância das pteridófitas para o interesse humano restringe-se….

  • Pteridófitas

    693 palavras | 3 páginas

    PTERIDÓFI TAS CURIOSIDADE    Foram as pteridófitas que formaram as primeiras florestas do planeta. Retiraram o CO2 da atmosfera e resfriaram o planeta, tornando possível o aparecimento das geleiras. Essas plantas viraram fósseis que hoje são queimados e voltam a liberar o CO2 que continham para a atmosfera, causando o aquecimento global. CLASSIFICAÇÃO DAS PTERIDÓFITAS   Filo Pterophyta ou Pteridophyta: são as samambaias e avencas. Plantas comuns de regiões tropicais. Salvínia e marsílea….

Outros Trabalhos Populares

Qual é a principal característica que distingue as pteridófitas das demais plantas?

As pteridófitas possuem tecidos especializados, apresentando sistema dérmico, vascular e o fundamental. Diferentemente das briófitas, as pteridófitas apresentam estruturas como raízes, caules e folhas.

Qual é a diferença evolutiva entre as briófitas e as pteridófitas?

No caso das briófitas, a fase que predomina, tendo maior relevância e duração, é a gametofítica (produtora de gametas); já nas pteridófitas, quem predomina é a fase esporofítica (produtora de esporos). A outra grande diferença entre os grupos se refere aos vasos condutores de seiva.

Qual é a vantagem que as pteridófitas tem em relação às briófitas?

As pteridófitas são plantas que não possuem sementes, porém, ao contrário das briófitas, têm vasos condutores de seiva e são consideradas traqueófitas. Essas plantas conseguem ter portes maiores pelo eficiente transporte de água, seiva e nutrientes em conjunto com o surgimento de tecidos de sustentação.

Por que as pteridófitas são mais evoluídas do que as briófitas?

Esses vasos condutores levam seiva bruta, nutrientes e água para os demais pontos do vegetal, como caule e folhas, de forma mais eficiente, contribuindo para a estatura do vegetal. Dessa forma, as pteridófitas possuem um porte mais elevado quando comparadas às briófitas.