Que adaptações permitem os animais e as plantas viverem nesses ambientes?

Os seres vivos tendem a possuir adaptações de acordo com o ambiente em que vivem. Plantas de clima quente e seco, geralmente, têm suas folhas diminuídas, ou até mesmo modificadas em espinhos, como forma de reduzir a superfície de contato e evitar, assim, a transpiração. Raízes volumosas também são adaptações que estas plantas, geralmente, possuem.

Os cactos podem ser um bom exemplo, ao serem observadas tais características, além de terem seus caules suculentos e bastante impermeáveis. Assim, muitas destas espécies, ao contrário de diversas plantas que conhecemos, não suportariam o excesso de umidade ao serem regadas todos os dias, por exemplo. Em contrapartida, uma briófita não conseguiria suportar, por muito tempo, a exposição direta ao sol.

Para que seus alunos compreendam mais sobre adaptações, tais exemplos podem ser dados e, inclusive, observados em sala. Para tal, amostras de cactos e musgos podem ser disponibilizadas para que se forneça, a cada uma delas, condições ambientais diferenciadas.

Seus alunos devem registrar, em forma de relatório, suas observações, e também devem propor as condições as quais cada vegetal será exposto, a fim de elaborar hipóteses e relacionar os resultados obtidos com a morfologia destes.

É importante, nesta atividade, explicar sobre os estômatos e a função que exercem no que se diz respeito à entrada e saída de ar, e à saída de água na forma de vapor, relacionando as informações com os exemplares fornecidos. Também é válido frisar as modificações ocorridas nos vegetais que permitiram a conquista do ambiente terrestre.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Que adaptações permitem aos animais e as plantas viver nesses ambientes?

Os seres vivos tendem a possuir adaptações de acordo com o ambiente em que vivem. Plantas de clima quente e seco, geralmente, têm suas folhas diminuídas, ou até mesmo modificadas em espinhos, como forma de reduzir a superfície de contato e evitar, assim, a transpiração.

Quais são os tipo de adaptações dos animais?

- Adaptações morfológicas: estão relacionadas a estruturas externas que permitem aos animais se adaptarem ao meio em que vivem. As mais conhecidas são a camuflagem (se camuflam com o meio sendo quase impossível de percebê-los em uma paisagem) e o mimetismo (imitar a aparência de outros animais mais perigosos).

Quais são as adaptações das plantas?

As plantas adaptam-se às flutuações sazonais de temperatura ambiente, alterando inúmeros processos no seu desenvolvimento, como o crescimento e o momento de iniciar o florescimento. Essas modificações são conhecidas como plasticidade térmica no desenvolvimento.

Quais são as adaptações dos animais e plantas que vivem nas dunas?

Adaptação das plantas à vida nas dunas Falta de água - de forma a maximizarem o conteúdo orgânico de água, num meio xérico, algumas das espécies vegetais adaptadas ao litoral possuem a capacidade de acumular este elemento, tornando-se suculentas, como o caso da Eruca-marinha.