Qual a importância das adaptações curriculares para a educação inclusiva?

Resumo

AS DISCUSSÕES SOBRE O PROCESSO DE INCLUSÃO SE FORTALECERAM EM DIVERSOS PAÍSES DO MUNDO E, TAMBÉM, NO BRASIL NA DÉCADA DE 1990, SOBRETUDO A PARTIR DE 1994 COM A DECLARAÇÃO DE SALAMANCA QUE RESSALTA QUESTÕES COMO OS PRINCÍPIOS, POLÍTICAS E PRÁTICAS EM EDUCAÇÃO ESPECIAL. AS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA TÊM O DIREITO, ASSIM COMO QUALQUER OUTRO CIDADÃO, DE UTILIZAR DOS BENS SOCIAIS, PRINCIPALMENTE A EDUCAÇÃO. CONTUDO, PARA QUE ESSE ACESSO NO CONTEXTO ESCOLAR ACONTEÇA DE FORMA VERDADEIRA, É FUNDAMENTAL A DEFINIÇÃO E EXECUÇÃO DE POLÍTICAS QUE TRAGAM REGULAMENTAÇÃO, AÇÕES, ORIENTAÇÕES E QUE GARANTAM INVESTIMENTO PARA A EDUCAÇÃO ESPECIAL NUMA PERSPECTIVA INCLUSIVA. NESSE CONTEXTO, A REFLEXÃO AQUI DESENVOLVIDA BUSCA PENSAR SOBRE A RELEVÂNCIA DA ADAPTAÇÃO CURRICULAR NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA, BUSCANDO REFLETIR SOBRE O QUE ESTÁ SENDO DISCUTIDO SOBRE O TEMA. AS INFORMAÇÕES AQUI RELATADAS FORAM CONCEBIDAS ATRAVÉS DE UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA EM ARTIGOS NACIONAIS E INTERNACIONAIS QUE DESTACAM A IMPORTÂNCIA DE REVER OS CRITÉRIOS QUE SÃO UTILIZADOS DURANTE O PROCESSO DE ADAPTAÇÃO CURRICULAR, AUTORES COMO MANTOAN (2010), OLIVEIRA ET AL (2013), FACCI E SIERRA (2011), HEREDERO, (2010), MARQUES ENTRE OUTROS ENRIQUECERAM AS REFLEXÕES AQUI LEVANTADAS. UTILIZOU-SE TAMBÉM A OBSERVAÇÃO DIRETA E A ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA PARA ENRIQUECER E DAR CREDIBILIDADE AO ESTUDO. ACREDITA-SE QUE OS ESTUDOS AQUI REALIZADOS POSSAM CONTRIBUIR PARA A REFLEXÃO DESSE TEMA E QUE OS PROFESSORES POSSAM TER ACESSO AS INFORMAÇÕES CONSTRUÍDAS, ASSIM TERÃO ESTÍMULO PARA BUSCAREM MUDANÇAS MAIS INTENSAS DENTRO DAS ESCOLAS EM RELAÇÃO A APRENDIZAGEM DO ALUNO COM DEFICIÊNCIA.

Qual a importância da adaptação curricular para a inclusão?

A adaptação curricular é necessária para permitir aos alunos com deficiência um caminho para alcançar os conteúdos curriculares e para que se torne possível é necessário o trabalho em conjunto dos profissionais envolvidos na educação (MARQUES; DUARTE, 2013).

Qual a importância das adequações curriculares para a efetiva inclusão escolar?

As adequações curriculares são necessárias para que os alunos com deficiência intelectual tenham as mesmas oportunidades de aprendizagem que os demais. As adequações são resultado do trabalho colaborativo de toda equipe escolar e da interação do professor da SAAI com o professor da sala de ensino regular.

Qual a importância das atividades adaptadas na educação inclusiva?

adaptações curriculares e recursos didático-pedagógicos adaptados, por parte dos professores da rede regular de ensino que recebem, entre outros, alunos portadores de limitações sensoriais, físicas e mentais, pode tornar-se elemento facilitador para essa inclusão.

O que são adaptações curriculares na educação inclusiva?

Adaptações curriculares, então podem ser definidas como “respostas educativas que devem ser dadas pelo sistema educacional, de forma a favorecer a todos os alunos e, dentre estes, os que apresentam necessidades educacionais especiais” (MEC/SEESP, 2000).