Qual a importância da microbiota para o hospedeiro e para os microrganismos?

Dois conceitos são fundamentais para o entendimento da relação entre saúde e as bactérias residentes no organismo humano. O primeiro deles é a microbiota, que é definida como o conjunto de microrganismos (não só bactérias, mas também fungos e vírus), que habitam um certo ambiente do corpo – por exemplo, pele, trato gastrointestinal ou vias respiratórias¹. O segundo conceito importante é a chamada disbiose, condição em que a composição ou a proporção da população da microbiota saudável é perturbada, geralmente levando a mudanças prejudiciais à saúde².

Qual a importância da microbiota para o hospedeiro e para os microrganismos?

Apesar de muito diversas, as microbiotas “normais” exercem efeitos benéficos comuns para o nosso organismo: funcionam como uma barreira que impede a proliferação de microrganismos patogênicos, ativam e modulam a resposta imunológica, reduzem o pH intestinal, controlam o armazenamento de gorduras, metabolizam compostos, como ácidos biliares, e fermentam resíduos de alimentos que o corpo humano é incapaz de digerir1,2,3.

Outra função da microbiota extremamente relevante é a síntese de várias moléculas, entre elas a vitamina K e constituintes da vitamina B, ácidos graxos de cadeia curta, além de sua contribuição direta para a absorção desses componentes no intestino4. Esses são apenas alguns dos mecanismos pelos quais a microbiota participa de processos metabólicos essenciais para a vitalidade do ser humano. Vários fatores contribuem para a constituição da microbiota1,2,3, que muda em resposta a: tipo de dieta, genética do hospedeiro, origem geográfica, uso de medicamentos (especialmente antibióticos), prática de atividade física, estresse, idade, doenças, entre outros.

Essas diversas contribuições importantes da microbiota para o seu hospedeiro explicam por que, quando desequilibrada, ela causa efeitos negativos para a saúde – a disbiose.

Disbiose

A disbiose é uma condição que favorece o aumento da permeabilidade intestinal, conhecida como intestino permeável, permitindo a entrada de alimentos não digeridos, assim como antígenos e microrganismos5,6. Essa disfunção é um desequilíbrio da microbiota que reduz a capacidade de absorção de nutrientes como cálcio, fósforo, magnésio, ferro, zinco e selênio, causando carência de vitaminas, principalmente do complexo B, além de vitaminas D, C, A e K6.

A entrada de elementos “estranhos” na circulação desperta uma resposta inflamatória devido à ativação do sistema imunológico7. Essa inflamação de baixo grau tem ligação com o aparecimento de doenças como alergias, doenças autoimunes, resistência à insulina, fígado gorduroso, obesidade, síndrome do intestino irritável, alguns tipos de câncer, candidíase de repetição e infecção urinária. Pode interferir ainda no sistema nervoso central, levando a alterações emocionais e de comportamento7.

Uso da microbiota como alvo terapêutico

Apesar dos estudos sobre esse assunto ainda serem recentes, a importância da microbiota para a avaliação médica é inegável para a saúde e bem-estar do paciente e prevenção de doenças. Para garantir que a microbiota intestinal fique sempre bem e equilibrada, é importante uma dieta adequada, com alimentação rica em fibras e ingestão de probióticos com eficácia comprovada e segura8. A microbiota saudável é capaz de produzir vitaminas, como a K e do complexo B, promove a absorção de nutrientes e fermenta fibras que levam à produção de ácidos graxos de cadeia curta (AGCC) que, não só melhoram a imunidade de barreira como geram energia para o corpo9.  O uso da microbiota como alvo terapêutico por meio da utilização de probióticos, prebióticos, medicamentos (antibióticos, metformina) e até mesmo transplante fecal, tem se mostrado bastante promissor para a melhora da saúde e combate de doenças.

LEIA MAIS: O papel da microbiota na doença de Crohn

Referências Bibliográficas:

  1. Jandhyala SM, Talukdar R, Subramanyam C, Vuyyuru H, Sasikala M, Nageshwar Reddy D. Role of the normal gut microbiota. World J Gastroenterol. 2015 Aug 7;21(29):8787-803.
  2. Cho I, Blaser MJ. The human microbiome: at the interface of health and disease. Nat Rev Genet. 2012 Mar 13;13(4):260-70.
  3. Sekirov I, Russell SL, Antunes LC, Finlay BB. Gut microbiota in health and disease. Physiol Rev 2010; 90: 859-904.
  4. Al Ramakrishna BS. Role of the gut microbiota in human nutrition and metabolism. J Gastroenterol Hepatol. 2013 Dec;28 Suppl 4:9-17.
  5. levy M, Kolodzleczyk AA, Thaiss CA, Elinav E. Dysbiosis and the imune system. Nat Rev Immunol 2017 Apr;17(4):219-232.
  6. Wlaker AW, Lawley TD. Therapeutic modilation of intestinal dysbiosis. Pharm. Res vol.69(1):75-86
  7. Rescigno M. Intestinal microbiota and its effects on the immune system. Cell Microbiol. 2014 Jul;16(7):1004-13. doi: 10.1111/cmi.12301. Epub 2014 May 1. Review. PubMed PMID: 24720613.
  8. Li B, Selmi C, Tang R, Gershwin ME, Ma X The microbiome and autoimmunity: a paradigma from the gut-liver axis. Cell Mol Immum 2018(15):595-609.
  9. LeBlanc JG, Milani C, de Giori GS, Sesma F, van Sinderen D, Ventura M. Bacteria as vitamin suppliers to their host: a gut microbiota perspective. Curr Opin Biotechnol. 2013 Apr;24(2):160-8. doi: 10.1016/j.copbio.2012.08.005. Epub 2012 Aug 30. Review. PubMed PMID: 22940212.
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:

7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.

Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.

Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.

Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas

Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida

Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

Selecione o motivo:

Errado

Incompleto

Desatualizado

Confuso

Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Qual a importância da microbiota para o hospedeiro e para os microrganismos?

Doutor em Endocrinologia e Metabologia pela FMUSP ⦁ Membro da OBESO e da SBEM ⦁ Referência no uso clínico de Probióticos

Qual a importância da microbiota local do hospedeiro?

Apesar de muito diversas, as microbiotas “normais” exercem efeitos benéficos comuns para o nosso organismo: funcionam como uma barreira que impede a proliferação de microrganismos patogênicos, ativam e modulam a resposta imunológica, reduzem o pH intestinal, controlam o armazenamento de gorduras, metabolizam compostos, ...

Qual a importância da microbiota para o organismo?

Controle da proliferação de bactérias patogênicas presentes no trato intestinal. Estímulo do sistema imunológico. Regulação da absorção de nutrientes. Participação na produção de vitaminas e enzimas, como vitamina K e biotina.

Qual a relação da microbiota com o hospedeiro?

Existe uma relação recíproca entre microbiota e organismo humano: os microrganismos residentes do corpo têm um papel significativo na regulação da fisiologia de seus hospedeiros e na prevenção de infecções patogênicas, enquanto o sistema imune dos hospedeiros é importante na determinação da composição da microbiota1.

Como a microbiota protege o hospedeiro contra microrganismos patogênicos?

O contato inicial com essa microbiota estimula o desenvolvimento das funções do trato gastrointestinal, dos movimentos peristálticos, além de auxiliar na degradação de polissacarídeos e a ocupação desse nicho que impede a colonização por microrganismos patogênicos.