Quarta dose vacina covid bh

De acordo com o subsecretário de Promoção à Saúde e Vigilância Epidemiológica da capital mineira, Fabiano Pimenta, apenas 3 mil pessoas se vacinaram no último fim de semana.

Quarta dose vacina covid bh

Adesão à quarta dose da vacina contra a Covid-19 segue baixa em Belo Horizonte

O ritmo de vacinação contra a Covid-19 em Belo Horizonte está mais lento. Os moradores, que foram receber as duas primeiras doses, não voltaram para o reforço e a quarta aplicação. O resultado é um percentual baixo da população.

De acordo com o subsecretário de Promoção à Saúde e Vigilância Epidemiológica da capital mineira, Fabiano Pimenta, apenas 3 mil pessoas se vacinaram no último fim de semana.

“A nossa adesão foi muito baixa, lamentavelmente. Nós abrimos mais de 80 centros de saúde, os shoppings, e nós tivemos 3 mil pessoas, em números redondos, que se dirigiam até essas unidades para se vacinarem contra a Covid-19", assinalou.

Pimenta disse que, durante o auge da pandemia, esse número chegou a 30 mil em somente um fim de semana.

Belo Horizonte amplia aplicação da 4ª dose contra Covid — Foto: Pedro Santana/EPTV

Segundo o último boletim epidemiológico da prefeitura, divulgado na sexta-feira (10), a primeira dose da vacina foi aplicada em 95% de todos os moradores da cidade. O retorno para a segunda dose foi alto: 87% da população receberam a segunda dose ou dose única.

Na vez do reforço, a situação começou a mudar. A adesão ficou baixa, em 65%. Na quarta dose, o número é muito mais baixo – apenas 7% de cobertura vacinal.

Até o momento, a quarta dose (ou segunda dose de reforço) já foi liberada para: pessoas acima de 18 anos com alto grau de imunossupressão, pessoas em geral com 58 anos ou mais e trabalhadores da saúde com 30 anos ou mais.

O índice de vacinação entre o público infantil também está preocupante: apenas 57% das crianças, entre 5 e 11 anos, receberam as duas doses.

Quarta dose vacina covid bh

Minas Gerais registra 18 mortes por Covid-19 em 24h

Em BH, a vacina contra a Covid-19 está sendo aplicada de segunda a sexta-feira a todos os grupos já convocados (veja os locais de vacinação).

Para receber a dose é necessário apresentar o cartão de vacinação e ter recebido a primeira dose de reforço há, pelo menos, 4 meses. Além disso, a prefeitura mantém as ações de repescagem para grupos prioritários e faixas etárias já convocadas, inclusive público infantil, seja para aplicação de primeira dose, segunda dose, reforço e adicional, ou quarta dose.

A prefeitura também informou que aguarda a chegada de doses de CoronaVac ou Pfizer para convocar os adolescentes de 15 e 12 anos para a continuidade da imunização.

O governo de Minas disse que o estado vai receber 1.050.000 doses de vacinas da AstraZeneca nesta terça-feira (14).

Vídeos mais vistos do g1 Minas

  • Belo Horizonte

Newsletter G1Created with Sketch.

O que aconteceu hoje, diretamente no seu e-mail

As notícias que você não pode perder diretamente no seu e-mail.

Para se inscrever, entre ou crie uma Conta Globo gratuita.

Obrigado!

Você acaba de se inscrever na newsletter Resumo do dia.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!

Imunizantes estão disponíveis em todas UBS sem necessidade de agendamento prévio

Quarta dose vacina covid bh
Vacinação contra covid-19 segue nas UBS (Foto: Divulgação/EBC)

A programação de imunização contra a Covid-19 segue nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de todo município de acordo com o calendário de cada público-alvo ou faixa etária. Antes centralizado, douradenses podem ir diretamente na UBS mais próxima para se vacinar sem agendamento prévio. Pessoas acima de 50 anos, que tomaram a dose adicional (3ª dose) em janeiro ou antes, podem agora tomar a dose de reforço (4ª dose).

Em Dourados, considerando a população apta a receber o imunizante (5 anos ou mais), quase 84% já atingiu o esquema vacinal completo, duas doses de imunizantes da AstraZeneca, Pfizer ou Coronavac ou dose única da Janssen. Esse bom índice faz com que o esforço do Núcleo de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde se concentre em aumentar o ritmo da aplicação de doses adicionais e de reforço.

Até o último boletim da Secretaria Estadual de Saúde, divulgado nesta segunda-feira (23), parcela de 37% foi imunizada com a terceira dose e a quarta dose chegou a 5%, mas essa queda tem explicação, segundo Edvan Marcelo Marques, chefe do Núcleo de Imunização. “As doses de reforço ainda são direcionadas para público-alvo bem específico que leva em consideração faixa etária, por exemplo. Por isso o alto índice no caso do esquema primário e depois a queda em relação à dose de reforço”.

Apesar disso, Edvan chama atenção para a diferença dentro do ciclo primário. “Quase 98% da população iniciou o ciclo primário com a primeira dose, mas 84% completaram com a segunda. Essas pessoas precisam retornar às UBS para a segunda dose. Uma explicação para essa diferença é a queda da percepção de risco em relação à covid-19. E a pandemia ainda está aí, não podemos deixar de nos protegermos com a vacina, agora disponível para todos”, alerta.

A vacinação freou a velocidade de contaminação da covid-19 e diminuiu drasticamente o número de óbitos, mas o vírus segue circulando. O Mato Grosso do Sul registrou 258 novos casos neste domingo (22), mas sem mortes. No Brasil, foram mais 28.807 casos, com 134 vidas perdidas. A média diária de mortes na última semana é de 101. Em Dourados, as Unidades Básicas de Saúde funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h.