Qual mascara usar no aviao

A pandemia afetou diversos setores da economia, e o turismo faz parte dessa lista. Os destinos precisaram adaptar-se à realidade por meio da adoção de novos protocolos de higiene e do funcionamento com capacidade reduzida. Além disso, a máscara para viajar de avião passou a ser essencial.

É possível praticar turismo responsável e manter-se protegido durante a viagem. No entanto, algumas atitudes são essenciais, como a utilização de máscaras de proteção e o distanciamento social. 

Reunimos as principais informações sobre a utilização da máscara para viajar de avião. Assim, você fica atualizado sobre todas as regras e consegue se manter protegido durante o trajeto. Confira!

Máscaras faciais são obrigatórias

Em julho de 2020, foi decretada a Lei n° 14.019/2020, que tornou obrigatório o uso de máscaras de proteção em espaços públicos e privados durante a pandemia do novo coronavírus. Isso significa que todas as pessoas devem utilizar máscaras ao sair de casa, seja para ir ao supermercado ou embarcar em um voo. 

Evidências científicas comprovam que a COVID-19 é transmitida, primariamente, pelas vias respiratórias. As gotículas contaminadas são expelidas durante a fala, espirros e tosses, podendo infectar as pessoas que estão compartilhando um mesmo ambiente.

Por isso, a obrigatoriedade do uso da máscara de proteção respiratória é uma medida fundamental para a contenção do vírus. Ela evita que pessoas infectadas transmitam o vírus e atua como uma barreira física, protegendo as vias aéreas das pessoas saudáveis, prevenindo-as de uma possível contaminação.

3 opções de máscaras para usar no avião

Um voo costuma ter um número considerável de passageiros que ficam próximos uns aos outros. Por isso, a máscara para viajar de avião é um acessório essencial em tempos de pandemia. Confira três tipos de máscara indicados para essa situação.

PFF2 ou N95

Você já ouviu falar na máscara N95? Este é o modelo americano. No Brasil, temos uma máscara equivalente, conhecida como PFF2. Ambas têm um alto grau de filtragem, ultrapassando os 95%. Por causa disso, elas são ótimas opções de máscara para viajar de avião. Lembre-se de adquirir os modelos sem válvula.

Cirúrgica

A máscara cirúrgica também é uma boa opção para quem vai viajar de avião durante a pandemia. A capacidade de filtragem é alta, acima dos 90%, e ela ajusta-se perfeitamente no nariz, por causa do clipe nasal. Ela é uma máscara de proteção respiratória descartável e precisa ser trocada sempre que a superfície estiver úmida.

Caseira

As máscaras caseiras também podem ser usadas durante a viagem de avião. Elas precisam conter, pelo menos, duas camadas de tecido. Além disso, é importante que o modelo seja bem ajustado ao rosto, evitando brechas laterais que facilitam a entrada de ar. Esse tipo de máscara precisa ser trocado a cada quatro horas.

Máscaras proibidas pela Anvisa

Em março de 2021, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) endureceu as regras. Definiu-se que alguns modelos de máscaras estão proibidos e não podem ser utilizados nas dependências dos aeroportos nem dentro das aeronaves. Veja quais acessórios não podem ser usadas para viajar:

  • lenços, bandanas de pano e outros materiais que não são considerados máscaras de proteção;
  • máscaras de plástico ou acrílico;
  • protetor facial (face shield) sem uma máscara por baixo;
  • máscaras com válvula de expiração (modelos N95 e PFF2 sem válvula estão permitidos);
  • máscaras caseiras com apenas uma camada de tecido.

A máscara para viagem é uma ferramenta que ajuda a proteger todos os passageiros. Portanto, esse item precisa apresentar uma boa capacidade de filtragem, o que não acontece com os modelos citados acima, por isso, eles não podem ser utilizados durante o voo.

Venha para o Rio Quente Resorts!

Depois de tantos meses em isolamento social, boa parte da população está sentindo um cansaço generalizado. Assim, a melhor maneira de sair dessa rotina é viajar em meio à natureza. O Rio Quente oferece diversas atrações aos hóspedes, como Hot Park, Parque das Fontes e Lago de Águas Quentes.

Agora que você já sabe qual a melhor máscara para viajar de avião, está pronto para programar a próxima aventura. O Rio Quente está operando com capacidade reduzida e novos protocolos de higiene. Além disso, a utilização das máscaras é obrigatória nos ambientes compartilhados. 

Venha aproveitar as águas termais do Cerrado e conhecer a deliciosa culinária goiana. Confira nossos pacotes promocionais e agende a sua visita agora mesmo! 

Qual mascara usar no aviao

Simplificar para atender faz parte do Compromisso GOL

A Segurança com cada um que viaja, interage e trabalha na GOL está sempre em constante evolução e atenção. Ela sempre foi essencial, e agora mais do que nunca exige atenção especial. E por isso, é sempre muito importante reforçar o Compromisso GOL com você. Confira todas as medidas tomadas em solo e no ar, até o momento, para garantir a Segurança dos nossos Clientes, Colaboradores e parceiros:

Para a saúde e segurança de todos a bordo, o uso de máscara é obrigatório em nossos voos

Seguindo a Lei 14.019 de 2 de julho de 2020, a medida vale para todos os clientes e tripulação.

Os acontecimentos dos últimos tempos fizeram com que nossos hábitos, atitudes e crenças precisassem ser repensados, como a higiene das mãos ou a forma como interagimos e cumprimentamos pessoas.

O uso de máscaras como forma de evitar a transmissão de doenças, se tornaram obrigatórios em todo o mundo. E, no momento atual, essa passa a ser uma questão de segurança coletiva, mais do que uma decisão individual. Desde a sua fundação, a GOL tem como um dos pilares de seu código genético o zelo obstinado pela segurança de seus clientes, colaboradores e da sociedade.

No momento atual da pandemia, levando em consideração o cenário no Brasil e no mundo, assim como o surgimento das variantes do coronavírus, é permitida apenas a utilização dos seguintes modelos de máscara nos voos da GOL, seja por passageiros ou colaboradores:

  • Máscaras cirúrgicas descartáveis
  • Máscaras modelos PFF2 e N95, ambos sem válvula
  • Máscaras de tecido com tripla camada

A GOL reitera a importância desse equipamento de proteção individual e coletiva.

Exceções

De acordo com a Lei Federal nº 14.019/20, que tornou obrigatório o uso de máscaras de proteção em espaços públicos e privados acessíveis às pessoas, o uso de máscaras será dispensado no caso de:

  • Pessoas com transtorno do espectro autista, deficiência intelectual, deficiências sensoriais ou quaisquer outras deficiências que as impeçam de fazer o uso adequado de máscaras de proteção facial, conforme declaração médica (que poderá ser obtida por meio digital)
  • Crianças com menos de 03 (três) anos de idade
  • O passageiro deverá apresentar no momento do check-in e embarque da GOL o Atestado Médico, em que conste tal dispensa para a liberação do uso da máscara a bordo da aeronave

Nosso objetivo

Nosso objetivo maior é que todos a bordo tenham uma experiência segura e agradável no espaço compartilhado que caracteriza uma aeronave, com respeito, empatia e com o preceito ético que sempre nos orientou: quando se trata de Segurança, o individual nunca se sobrepõe ao coletivo.

Qual mascara usar no aviao

Dessa forma, com base nas informações científicas mais recentes e nas recomendações de diversos órgãos públicos - nacionais e internacionais - a GOL, desde o dia 10 de Maio, requer que todos os seus passageiros usem máscaras, trazidas pelos próprios passageiros, em todos os voos operados pela empresa. A mesma medida é válida para a totalidade dos colaboradores da companhia, sem exceção.

Ao longo desse período, usaremos nossos canais de comunicação para orientar àqueles que têm voos marcados conosco e compartilharemos recomendações sobre a melhor forma de confeccionar máscaras caseiras não cirúrgicas.

Nossos levantamentos realizados nos últimos dias mostram que mais de 90% das pessoas que embarcam nos aviões da companhia já usam máscaras. O índice evidencia que essa medida também se caracteriza pelo respeito e pela empatia, promovendo de forma enfática nosso preceito ético.

Aproveitamos para ressaltar que os nossos já rigorosos padrões de sanitização foram intensificados nos últimos meses e que todas as nossas aeronaves contam com filtro HEPA, um equipamento que elimina do ar 99,9% de quaisquer partículas nocivas à saúde como vírus e bactérias.

Qual mascara usar no aviao

Limpeza dentro da aeronave

Qual mascara usar no aviao

Além do filtro HEPA, a companhia implementou um processo aprimorado de limpeza noturna com o uso de desinfetante de grau hospitalar para as galerias de serviço e todas as áreas de uso intenso na cabine, incluindo a dos pilotos.

A GOL tem distribuído, também de forma constante, luvas e máscaras aos seus colaboradores, além de manter à disposição nas aeronaves álcool em gel para a tripulação e clientes. Adotamos, ainda, medidas extraordinárias de atendimento com o objetivo de reforçar os procedimentos de saúde e segurança, incentivando ao máximo o distanciamento social.

Orientamos todos a fazerem check-in pelo nosso site ou aplicativo e, para evitar o toque na superfície da tela, desligamos os totens de autoatendimento nos aeroportos. Esses dispositivos agora têm QR codes que direcionam o cliente diretamente para o nosso app. Dessa forma, os passageiros podem se dirigir diretamente ao portão de embarque, onde devem ficar atentos à distância de outras pessoas mesmo no momento de formar filas de embarque. Nossas equipes estão atentas para incentivar essa atitude e informam a hora certa de se dirigir ao portão. Outras medidas incluem o fechamento das salas Vip dos aeroportos para evitar aglomerações e a suspensão do serviço de bordo.

Transporte gratuito para profissionais de saúde

Qual mascara usar no aviao

Seguindo as diversas iniciativas do Compromisso GOL, fomos a primeira Companhia a disponibilizar passagens aéreas sem a cobrança de tarifa aos médicos e demais profissionais de Saúde que precisavam se deslocar pelo Brasil para prestar atendimento aos doentes vítimas do coronavírus. Depois de quase 15 meses e milhares de profissionais transportados para todos os Estados, encerramos esse benefício a partir da sexta-feira, 12 de novembro de 2021. 


Com a porcentagem de brasileiros vacinados aumentando e o número de contágio e óbitos caindo, a GOL se orgulha de ter feito parte dessa rede de solidariedade que foi fundamental para que o nosso país pudesse seguir em frente. E, por isso mesmo, continuará contribuindo para o combate ao coronavírus com o transporte gratuito de vacinas, distribuindo os lotes destinados aos Estados, sempre com a esperança de que, o quanto antes, toda a população brasileira esteja 100% imunizada e pronta para retomar plenamente suas atividades.

Saiba mais sobre à suspensão temporária de alguns serviços:

Traslado de ônibus entre CGH-GRU e GRU-CGH
O serviço de traslado entre os aeroportos de Congonhas e Guarulhos foi interrompido desde o dia 17/03/2020, por tempo indeterminado.

Sala VIP
O GOL Premium Lounge do Aeroporto de Guarulhos já está em funcionamento, mas ainda permanece suspenso no Aeroporto do Galeão. O acesso de clientes Diamante e Classe Premium Economy às salas VIPs de parceiras internacionais também será suspenso, confira:

Salas GOL Premium Lounge

GOL Premium Lounge Internacional e Doméstico do Aeroporto de Guarulhos (SP) e GOL Premium Lounge Internacional e Doméstico do Aeroporto Galeão (RJ).

Salas VIPs internacionais de parceiras

Aeroportos de Quito (UIO), Brasília (BSB), Montevidéu (MVD), Assunção (ASU), Viru Viru (VVI), Lima (LIM), Punta Cana (PUJ), Paris (CDG), Amsterdã (AMS), Buenos Aires (EZE), Santiago (SCL).

Serviço de bordo
Por determinação da Anvisa o serviço de bordo está suspenso nos voos domésticos. Por ora, a companhia está servindo água em copo individual apenas aos passageiros que solicitarem.

Como sempre, nos colocamos à disposição com todo o Time de Águias da GOL e em todos os nossos canais para conversar mais sobre a adoção dessa medida e auxiliar nossos Clientes, Parceiros e Colaboradores sobre quaisquer pontos e dúvidas que possam surgir.

Qual mascara usar no aviao

Que tipo de máscara pode usar no avião?

Com isso, a orientação da Anvisa, que tem atuado em parceria com a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) é que, ao viajar de avião, todos os passageiros e tripulantes usem máscaras cirúrgicas, máscaras profissionais do tipo PFF-2, N-95 ou equivalentes, e caseiras, desde que confeccionadas com mais de uma camada de ...

Qual máscara pode usar no avião azul?

Máscaras permitidas: Cirúrgicas descartáveis; Máscaras de alta eficiência (N95, PFF2 ou equivalentes - todas sem válvulas); Máscaras caseiras fabricadas em tecido (confeccionas com camada dupla);

Qual máscara usar em voos nacionais?

Apenas está permitido o uso de máscara cirúrgica de três camadas ou superior (N95, KN95) em voos domésticos. A partir de 15 de julho de 2021, é proibido o uso de máscaras de tecido ou reutilizáveis ​​em voos domésticos.

Pode usar máscara descartável no avião?

– tipos PFF2 e N95, ambos sem válvula; – modelos de tecido com tripla camada. De acordo com a Anvisa, o uso de máscara em aviões é imprescindível, uma vez que o espaço não é bem ventilado e não permite um distanciamento seguro. Além disso, a Anvisa também estabelece que as máscaras estejam bem ajustadas ao rosto.