Quanto maior a área de contato entre as fases dos reagentes maior será a velocidade da reação?

Na imagem acima, temos dois copos com água, sendo que no primeiro, adicionou-se pó efervescente e no segundo, adicionou-se um comprimido efervescente. Se compararmos os dois casos, em qual dos copos o antiácido terá se dissolvido mais rapidamente?

Sabemos que é no primeiro, no que adicionamos o pó. Isso acontece porque a superfície de contato do remédio é maior quando ele está na forma de pó do que na forma de comprimido.

Lembre-se de que toda reação só ocorre quando as partículas dos reagentes entram em contato, chocando-se de modo efetivo e com a energia mínima necessária. Portanto, quanto mais fragmentado estiver o sólido, maior será a quantidade de partículas que entrarão em contato, aumentando também a probabilidade de ocorrerem choques efetivos e, por fim, o aumento da velocidade da reação.

No caso do comprimido, somente as partículas que se encontram na superfície é que irão reagir com as moléculas de água. À medida que elas forem consumidas, as partículas mais internas passarão a entrar em contato com a água e reagirão progressivamente até que todo o reagente acabe.

Isso não acontece no caso do pó, já que ele possui uma maior área em contato com as moléculas de água.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Esse fato acontece em diversos casos e isso nos leva à seguinte generalização:

Quanto maior a área de contato entre as fases dos reagentes maior será a velocidade da reação?

No entanto, aumentar a superfície de contato apenas intensifica a velocidade da reação, mas não aumenta a quantidade dos produtos no final do processo.

Outro exemplo que nos mostra que aumentar a superfície de contato acelera a reação ocorre quando nos alimentamos. Quanto mais mastigamos o alimento, aumentando sua superfície de contato, maior será a velocidade da nossa digestão.

Quanto maior a área de contato entre as fases dos reagentes maior será a velocidade da reação?

É interessante que quanto menos mastigamos, mais sono sentimos após o almoço. Isso acontece porque o suco gástrico que digere os alimentos possui como principal constituinte o ácido clorídrico (HCl). Para a formação desse ácido são retirados íons H+ do sangue, o que gera o estado de sonolência, que é chamado de alcalose pós-prandial.

Quanto menos mastigamos, mais tempo durará a reação de digestão e mais íons serão retirados do sangue, aumentando a nossa vontade de dormir.


Por Jennifer Fogaça
Graduada em Química

Quanto maior for a área de contato entre os reagentes maior será a velocidade da reação?

Uma reação química ocorre em virtude das colisões entre as partículas da superfície do material, assim, quanto maior for a superfície de contato dos reagentes envolvidos, maior será a taxa de desenvolvimento da reação e vice-versa.

Porque a superfície de contato aumenta a velocidade da reação?

Quanto maior a superfície de contato, maior o número de moléculas reagindo, maior o número de colisões eficazes e, portanto, aumenta a velocidade da reação.

Como aumentar a velocidade de uma reação?

Fatores que alteram a velocidade das reações.
Superfície de contato: Quanto maior a superfície de contato, maior é a velocidade da reação. ... .
Temperatura: Quanto maior a temperatura, maior será a velocidade da reação. ... .
Concentração: Quanto maior a concentração dos reagentes, maior é a velocidade da reação..

Quais são os fatores que alteram a velocidade de uma reação química?

São quatro os fatores que influenciam essa velocidade: a concentração dos reagentes, a temperatura, a superfície de contato e o catalisador. Quanto maiores forem a concentração dos reagentes, a temperatura e a superfície de contato, maior será a velocidade reacional.