Quando dois corpos são colocados em contato qual deve ser a condição necessária para que haja um fluxo de calor entre eles?

Quando dois corpos são colocados em contato qual deve ser a condição necessária para que haja um fluxo de calor entre eles?

RüthysïnhäSöüsä @RüthysïnhäSöüsä

November 2019 1 44 Report

Quando dois corpos são colocados em contato, a condição necessária para que haja fluxo de calor entre eles é que?

Please enter comments

Please enter your name.

Please enter the correct email address.

Agree to terms and service

You must agree before submitting.

Lista de comentários


Quando dois corpos são colocados em contato qual deve ser a condição necessária para que haja um fluxo de calor entre eles?

rejfelicp17f92 Se eles estão em contato, a condição para que haja fluxo de calor entre eles é que eles se encontrem em temperaturas diferentes, de forma que calor fluirá do corpo mais quente para o mais frio. Lembrando sempre que calor é energia.

1 votes Thanks 1

Na hora de combater o calor, vale tudo e cada um tem uma dica: água de coco, sorvete, sombrinha. Mas quando o assunto é fluxo de calor, muita gente se atrapalha. O tema foi abordado pelos professores Diego Mendonça e Beraldo Neto, na reportagem de física do Projeto Educação desta terça (01/10), exibida no Bom Dia Pernambuco.

"Calor é uma energia térmica trocada entre corpos, desde que entre esses corpos haja uma diferença de temperatura. Para que dois corpos troquem calor é necessário que tenham temperaturas diferentes e, espontaneamente, quem tiver uma temperatura maior cede calor para quem tiver uma temperatura menor”, explica o professor Diego Mendonça.

Quando dois corpos são colocados em contato qual deve ser a condição necessária para que haja um fluxo de calor entre eles?
Para combater o calor, vale tudo: água de coco, sorvete
e até sombrinha. (Foto: Reprodução/TV Globo)

Já fluxo de calor está relacionado à potência irradiada por uma fonte de calor. “A potência é a quantidade de calor fornecida, trocada, na unidade de tempo”, esclarece o professor Beraldo Neto. “Na hora que o corpo vai trocar calor, ou, através do corpo, quando há um fluxo de calor, parâmetros são importantes. Segundo a lei de Fourier, a espessura da superfície onde o calor está sendo trocado, a área da superfície onde está ocorrendo a troca de calor, a diferença de temperatura entre os dois meios para que ocorra o fluxo de calor e também o material de que é feita a superfície”, completa.

saiba mais

  • VEJA TODOS OS VÍDEOS DO PROJETO EDUCAÇÃO
  • Professores falam de gramática e interpretação em inglês
  • Problemas sociais são herança de desigualdade
  • Pontuação organiza e dá fluidez a um texto
  • Ideias de Charles Darwin repercutem até hoje
  • Matemática explica obra de engorda das praias

Este tema costuma gerar bastante confusão. Por isso, os professores ouviram as dúvidas de algumas pessoas. A administradora de empresas Lucinda Regueira conta que sempre leva um agasalho na bolsa para não passar frio. “Eu ando sempre prevenida, casaco, xale, o que for”, revela. O professor Diego Mendonça, no entanto, explica que casacos e camisas grossas não aquecem: “Esses materiais funcionam como isolantes térmicos, eles apenas dificultam as trocas de calor. Num ambiente frio, por exemplo, usamos casaco para não perdermos calor para a atmosfera, que está a uma temperatura menor. E num ambiente quente, por exemplo, um deserto, as pessoas usam roupas grossas para não receber calor do ambiente”.

De acordo com o professor Beraldo Neto, quando se usa um gorro ou luvas, o objetivo é aumentar a área protegida. “Aumentar a área protegida diminui o fluxo de calor, então, logicamente, a sensação de frio vai diminuir”, acrescenta.

Os metais têm facilidade em trocar calor, diferente de objetos feitos de acrílico. Em uma simulação, ao segurarmos um copo metálico, rapidamente perde-se calor para ele, o que proporciona sensação de frio, enquanto que um copo de acrílico demora mais a tirar calor da mão. Sendo assim, a percepção é de que o copo metálico está numa temperatura menor.

  •  

Quando dois corpos são colocados em contato qual deve ser a condição necessária para que haja um fluxo de calor entre eles?
Professores Beraldo Neto e Diego Mendonça esclarecem
dúvidas sobre calor (Foto: Reprodução/TV Globo)

Outra definição importante é a de coeficiente de condutibilidade térmica: “Esse coeficiente vai dizer se o corpo é bom ou mal condutor de calor. Os bons condutores de calor têm o coeficiente de condutibilidade térmica alto. Por exemplo, os metais. Por serem bons condutores de calor, eles trocam calor mais rapidamente. Então, quando você pega numa superfície metálica, você tem a sensação que ela está mais fria porque ela troca calor rapidamente. Não esqueça: isso é característica do material. O cobertor, quando feito de lã, tem ar entre as fibras. Isso aumenta o isolamento térmico dele ”, ressalta o professor Beraldo Neto.

Por último, vale lembrar que corpos não têm calor, mas sim trocam calor. Para que dois corpos troquem calor, é necessário que entre eles haja uma diferença de temperatura. Espontaneamente, quem tem uma temperatura maior, cede calor a quem tem uma temperatura menor.

Qual a condição necessária para que haja fluxo de calor entre os corpos?

Para que dois corpos troquem calor é necessário que tenham temperaturas diferentes e, espontaneamente, quem tiver uma temperatura maior cede calor para quem tiver uma temperatura menor”, explica o professor Diego Mendonça. Já fluxo de calor está relacionado à potência irradiada por uma fonte de calor.

Quando dois corpos são colocados em contato a condição necessária para que haja fluxo de calor entre eles é que tenham capacidades térmicas diferentes?

Equilíbrio térmico é uma condição termodinâmica na qual dois ou mais corpos encontram-se à mesma temperatura. Essa condição é atingida espontaneamente, uma vez que corpos em temperaturas diferentes trocam calor entre si até que suas temperaturas equilibrem-se.

Quando dois corpos são colocados em contato a condição necessária para que haja?

1) Quando dois corpos são colocados em contato, a condição necessária para que haja fluxo de calor entre eles é que: a) Contenham diferentes quantidades de calor. b) Tenham o mesmo calor específico. c) Tenham capacidades térmicas diferentes. d) Encontrem-se em temperaturas diferentes.

O que acontece quando dois corpos são colocados em contato?

A troca de calor acontece quando dois ou mais corpos com temperaturas diferentes são colocados em contato em um mesmo ambiente (sistema isolado) e, depois de certo tempo, alcançam o equilíbrio térmico.