Quando esta menstruada pode engravidar mesmo tomando anticoncepcional

É possível engravidar menstruada tomando anticoncepcional, mas a probabilidade de uma gravidez acontecer sob essas circunstâncias é baixa. Para entender o risco, é preciso ter em mente que qualquer método contraceptivo apresenta chances de falha, principalmente se não for administrado corretamente. Portanto, apesar do risco de engravidar estando menstruada ser mínimo, não é impossível. Conversamos com a ginecologista Paula Bortolai Martins Araujo para entender porque a mulher pode engravidar menstruada, mesmo com o uso do anticoncepcional. Veja a seguir!

Veja também: 5 mitos e verdades sobre transar menstruada

As chances de engravidar menstruada tomando anticoncepcional são pequenas, mas existem. Entenda o motivo!

De acordo com a ginecologista, “a taxa de falha com o uso correto dos anticoncepcionais orais é de 0,2% a 0,3%”. Embora sejam chances pequenas, podem ser maiores se a administração do remédio anticoncepcional não for feita corretamente. Por isso, é importante ficar atenta aos horários e evitar o esquecimento ou atraso da pílula anticoncepcional. 

Além disso, existe interferência de outros fatores como “uso de medicações que interferem na metabolização, diarreia, vômitos, alterações metabólicas importantes relacionadas ao estresse físico e emocional”, aponta a profissional. Por essa razão, não se pode afirmar que é impossível engravidar menstruada mesmo tomando anticoncepcional. 

Segundo a especialista, “com o uso correto do anticoncepcional, as chances de gestação durante o sangramento são ínfimas (mínimas), para não dizer zero”. A pílula contraceptiva age no organismo feminino ao inibir a ovulação e tornar o endométrio um ambiente hostil para o embrião. Por isso, engravidar sob essas circunstâncias é muito raro. “Mesmo no intervalo entre as cartelas, a paciente está protegida”, afirma a médica. 

Mulheres com o ciclo menstrual curto têm maior risco de engravidar menstruada

Mulheres com ciclo menstrual curto também estão mais sujeitas a engravidar durante a menstruação. Quanto menor o intervalo de tempo entre a fase ovulatória e o período menstrual, maiores as chances de o óvulo liberado ser fecundado pelo espermatozóide do parceiro. 

A ovulação ocorre entre o 10° e 16° dia do ciclo menstrual, ou seja, após o início da última menstruação. Neste momento, o folículo maduro se rompe e libera o óvulo em direção à tuba uterina. Quando a fecundação não acontece, o endométrio (tecido intrauterino responsável por preparar o útero para a gravidez) se descama e é expelido pela vagina em forma de sangue menstrual. Portanto, menstruação é a principal maneira de constatar que a mulher não engravidou. 

Também por isso, as chances de desenvolver uma gestação durante o período menstrual são baixíssimas. Porém, não é impossível! “Hoje já sabemos que existem várias ondas de recrutamento folicular e algumas mulheres já podem ter um folículo crescendo durante a menstruação. Como o espermatozóide pode sobreviver até 3 dias dentro do organismo feminino, existe um risco de ocorrer a fecundação”, explica a ginecologista.

Veja também: Transar menstruada engravida? Um guia completo para tirar todas as suas dúvidas

Este artigo tem a contribuição do especialista:
Dra. Paula Bortolai Martins Araujo, Ginecologista-obstetra do IPGO – Instituto Paulista de Ginecologia e Obstetrícia

CRM: 127.101

Quais as chances de engravidar tomando anticoncepcional é menstruada?

É possível engravidar menstruada mesmo tomando pílula anticoncepcional? Sim, mas é muito raro. Se os anticoncepcionais forem tomados corretamente, as chances são muito pequenas.

Quais são os sintomas de gravidez mesmo tomando anticoncepcional?

São os mesmo sintomas indicativos de uma gravidez: atraso menstrual ou alteração do ciclo menstrual padrão, náuseas, vômitos, alterações nas mamas, cólicas.