É possível engravidar no primeiro dia da menstruação

Apesar de serem duas coisas improváveis de acontecer, muitas vezes ouvimos casos de mulheres que dizem ter engravidado ao fazer sexo menstruada. Ou que continuaram menstruando nos primeiros meses da gravidez --e por isso demoraram para descobrir que estavam esperando um bebê. 

Mas, se essas situação são raras, o que será que ocorre no corpo da mulher para gerar a confusão? Nós explicamos a seguir. 

Veja também

  • A cor da menstruação varia? Quantos absorventes devo usar por dia?
  • Dor de cabeça intensa na gravidez é resultado de boom de hormônios
  • Conheça 4 métodos para lidar com o fluxo da menstruação

O que é a menstruação?

Todo mês a mulher ovula e seu organismo se prepara para receber o espermatozoide e ter um filho. O endométrio, mucosa que recobre o útero, fica pronto para a fecundação. Se isso não ocorre, ele "morre" e descama. Essa descamação é eliminada em formato de sangue --a menstruação, que pode durar de três a sete dias.

Dá para engravidar transando menstruada?

É possível engravidar no primeiro dia da menstruação

Imagem: iStock

Engravidar nesse período é praticamente impossível. O endométrio está descamando e não há uma condição favorável para a gestação.

Então, por que algumas mulheres dizem que tiveram um filho após transar menstruadas? Acontece que durante o período fértil é possível haver um escape, pequeno sangramento que às vezes ocorre devido a alterações hormonais. E isso é confundido com a menstruação

Menstruar na gravidez é possível?

É possível engravidar no primeiro dia da menstruação

Imagem: iStock

Ao engravidar, a mulher deixa de ovular e, portanto, não tem como menstruar. Mas isso não quer dizer que ela não pode ter sangramentos --que em alguns casos são confundidos com o período. 

Sangramentos durante a gestação nem sempre indicam problemas. O sangramento de implantação, por exemplo, pode surgir quando o embrião se "instala" no endométrio. Exames ginecológicos e relações sexuais também podem provocar uma eliminação pequena de sangue. Isso ocorre pois a vagina e o colo do útero tendem a ficar mais sensíveis, além de receberem maior aporte sanguíneo na gravidez. 

Mas o sangramento também pode ser sintoma de algo mais sério, como uma gravidez ectópica --que ocorre fora da cavidade uterina. Portanto, ao notar qualquer sangramento, é importante a gestante procurar seu médico para identificar sua causa.  

Fontes: Bruno Dourado, ginecologista e obstetra formado pelo Hospital Federal dos Servidores do Estado do Rio de Janeiro e Alessandro Scapinelli, ginecologista do Hospital Israelita Albert Einstein, membro da SOGESP (Associação de Obstetrícia e Ginecologia do Estado de São Paulo). 

Siga o VivaBem nas redes sociais
Facebook • Instagram • Youtube

“Doutor, tive relações com minha parceira sem proteção no primeiro dia do período fértil. É possível ela engravidar?”

Sim, existe essa possibilidade. Se o casal teve uma relação sexual desprotegida, ou seja, não utilizaram preservativo ou nenhum outro tipo de método contraceptivo, e a mulher estava no período fértil, em teoria, há o risco de gravidez. 

Não há 100% de chances de acontecer uma gravidez em casos como esse, mas estima-se em cerca de 20% o risco de uma mulher engravidar se ela tiver uma relação sexual desprotegida durante seu período fértil. 

Portanto, é importante procurar saber:

  1. Se a mulher estava mesmo em seu período fértil;
  2. Se o homem ejaculou dentro da vagina;
  3. Se a mulher não estava usando nenhum método de prevenção;

Dependendo dessas variáveis, o risco pode ser maior ou menor. De qualquer forma, a recomendação é procurar um ginecologista para realizar uma avaliação médica e saber com mais precisão se a mulher engravidou ou não. 

O que é período fértil?

O período fértil é o intervalo de tempo no ciclo menstrual em que há a maior probabilidade de acontecer uma gravidez . Em uma mulher com ciclos de 28 dias, por exemplo, a ovulação acontece 14 dias antes do primeiro dia de menstruação – bem no meio do ciclo – e o período fértil abrange os três dias que antecedem e os três que sucedem essa data. 

Entretanto, muitas variáveis podem acontecer no meio do caminho, como: a mulher ter um ciclo irregular, a data da menstruação mudar com frequência e interferência de fatores emocionais.  Tudo isso pode fazer com que a data da ovulação (e do período fértil) mude a cada mês.

Confira:

  • Pílula do dia seguinte atrasa ou antecipa a menstruação?
  • Há risco de gravidez quando "mela" a calcinha?

Quais são os sinais de gravidez?

Muitas mulheres percebem a gestação antes mesmo de fazerem o teste, apenas observando os sinais do corpo que, geralmente, começam a ser sentidos entre duas a três semanas após a fecundação. Confira quais são os mais comuns:

  • Atraso menstrual;
  • Sono excessivo;
  • Sensibilidade nos seios;
  • Aversão a certos cheiros;
  • Mudanças de humor;
  • Náusea;
  • Vômitos;
  • Aumento da necessidade de urinar.

Qual o risco de engravidar no primeiro dia da menstruação?

Muitas pacientes me perguntam se é possível engravidar no primeiro dia de menstruação ou no último dia de menstruação. Estas dúvidas são muito comuns e para todas elas a resposta é não. A mulher não consegue engravidar quando está menstruada.

Qual a probabilidade de engravidar durante a menstruação?

Engravidar nesse período é praticamente impossível. O endométrio está descamando e não há uma condição favorável para a gestação.

Pode ter relação no primeiro dia da menstruação?

A menos que você seja especialmente sensível, não há necessidade de evitar atividades sexuais durante o período menstrual. Portanto, se você se sentir confortável, pode sim fazer sexo menstruada. A relação sexual durante a menstruação pode até mesmo oferecer algumas vantagens, incluindo o alívio das cólicas menstruais.