Quando começa o frio no Brasil 2022?

O fenômeno La Niña continua atuando durante todo o inverno de 2022, com fraca a moderada intensidade.

20 jun 2022 - 05h24

(atualizado às 05h29)

O inverno de 2022 no Hemisfério Sul tem início às 6h24 do dia 21 de junho, e se estende até às 22h04 do dia 22 de setembro, pelo horário de Brasília.

Quando começa o frio no Brasil 2022?

Foto: Climatempo

Previsão para o inverno 2022 - visão geral para o Brasil

La Niña

O fenômeno La Niña continua atuando durante todo o inverno de 2022, com fraca a moderada intensidade.

O La Niña é caracterizado pela situação de temperatura abaixo do normal na porção central e leste do oceano Pacífico Equatorial, ao largo da costa do Peru e do Equador.

Impactos do fenômeno La Niña no inverno de 2022

- redução do volume e da frequência de chuva na Região Sul do Brasil;

- aumento da chuva no extremo norte do país, afetando o nível dos rios da bacia amazônica;

- aumenta a frequência da  passagem das frentes frias pelo centro sul do Brasil, mas a maioria das frentes frias são oceânicas e poucas conseguem ter influência relevante no interior do país.

Situação do oceano Atlântico 

-

  • o oceano Atlântico, na costa norte e na costa leste do Nordeste do Brasil está mais quente do que o normal.  Esta situação persiste durante todo o inverno e estimula a formação de Distúrbios Ondulatórios de Leste e de nuvens carregadas sobre o oceano, que eventualmente avançam para o continente
  •   o contraste térmico da água do mar entre a costa sul/sudeste do Brasil  e a costa do Uruguai e da Argentina está desfavorável para a permanência prolongada das frentes frias na costa da Região Sul ou do Sudeste.

Ondas de frio

Ao longo do inverno de 2022, muitas frentes frias vão avançar pela costa do Sul e Sudeste do Brasil. Algumas poderão alcançar até mesmo o litoral leste do Nordeste. Mas apenas algumas destas frentes frias trarão massas de ar frio de origem polar, fortes e duradouras, que serão caracterizadas como ondas de frio.

A previsão da Climatempo é de que uma onda de frio passe pelo país na virada entre os meses de junho e julho. Outras duas ondas de frio devem avançar sobre o país ao longo do mês de julho: a primeira ainda dentro da primeira quinzena de julho e a segunda no final do mês.

Durante o mês de agosto, ainda há expectativa de pelo menos uma massa de ar frio de origem polar com forte intensidade, suficiente para provocar condições para geada na Região Sul e até em áreas do Sudeste.

A chance de ondas de frio em setembro é muito baixa, mas algumas massas de ar frio de origem polar ainda poderão provocar temperaturas baixas para formação de geada em pequenas áreas da Região Sul do Brasil.

O destaque para setembro será a rápida elevação de temperatura com previsão de onda de calor na segunda quinzena do mês.

Neve

A chance de ocorrência de neve no inverno de 2022 é considerada para o mês de julho, quando se espera a passagem de uma ou duas ondas de frio de forte intensidade.

Previsão para o inverno 2022 - visão geral para o Brasil

Os meteorologistas Josélia Pegorim e Vinícius Lucyrio comentam os principais aspectos do inverno de 2022 no Brasil, de acordo com a previsão elaborada pela Climatempo.

+Os melhores conteúdos no seu e-mail gratuitamente. Escolha a sua Newsletter favorita do Terra. Clique aqui!

Quando começa o frio no Brasil 2022?

Quando começa o frio no Brasil 2022?

Geada muito forte branqueou o Planalto Sul Catarinense nas últimas madrugadas com a forte incursão de ar polar que trouxe também neve fraca na região | MYCCHEL LEGNAGHI/SÃO JOAQUIM ONLINE 

A onda de frio que teve início na quinta-feira com a chegada de uma potente massa de ar polar com registro de neve granular até na fronteira gaúcha e que pela sua trajetória continental avançou a Leste dos Andes com vendavais no Peru e acentuado resfriamento na floresta amazônica. A temperatura caiu abaixo de zero em mais de 40 cidades do Rio Grande do Sul com estações meteorológicas e chegou a quase 8ºC abaixo de zero em Santa Catarina. A cidade de São Paulo teve uma das tardes mais frias já registradas em agosto na sexta-feira.

Com frio tão intenso nesta segunda metade de agosto, normal que se questione se vai longe ainda o inverno neste ano, que começou cedo em maio e junho com temperatura abaixo a muito abaixo da média no Rio Grande do Sul e Santa Catarina, e com uma grande onda polar na terceira semana de maio que trouxe as menores mínimas para o mês no Brasil Central desde 1977 com marcas históricas, quando do ciclone Yakecan.

O pior do inverno, definitivamente, já passou e faz tempo. Junho foi o mês mais frio da estação na temperatura média. Foram muitos dias de temperatura média muito baixa. Julho, por sua vez, foi excepcionalmente quente, aliás o julho mais quente já registrado até hoje no Brasil. Já agosto, embora o frio intenso dos últimos mês, não tem temperatura média no mês tão baixa como junho, assim que é possível se afirmar com segurança que o pior do inverno ficou para trás, quando os critérios são temperatura média mensal e duração e frequência dos episódios de frio.

Isso, contudo, não significa que o inverno acabou e que este agora é o último evento de frio do ano. O trimestre do chamado inverno meteorológico de 1º de junho a 31 de agosto está quase no fim e a estação pelo critério astronômico vai até a noite do dia 22 de setembro, quando vai se dar o equinócio da primavera. Portanto, ainda tem inverno pela frente com dias de frio. O que se torna menos provável gradualmente é que se registrem episódios de frio tão intenso e tão abrangente quanto o de maio e o dos últimos dias.

No começo da próxima semana, por exemplo, há expectativa de uma nova massa de ar frio que vai atingir o Brasil. Os dados dos modelos numéricos analisados pela MetSul Meteorologia não indicam, entretanto, que a incursão de ar frio do final deste mês seja tão fria quanto a última e que se ainda se faz sentir, embora possa provocar geada e marcas mais uma vez negativas no Sul do Brasil.

Quando começa o frio no Brasil 2022?

Setembro é o primeiro mês da primavera meteorológica, período compreendido entre os dias 1º de setembro e 30 de novembro. De acordo com os dados, não seria um mês de muito frio. O que se projeta é a tradicional alternância de períodos de temperatura mais baixa e temperatura mais alta com alguns dias de frio mais intenso e outros de calor mais forte. Embora seja inverno até 22 de setembro, setembro tem muitas características de primavera, da mesma forma que junho é muito mais um mês de inverno, apesar de dois terços do mês serem de outono.

O modelo meteorológico europeu, em suas projeções por semanas (weeklies), sinaliza de 22 de agosto a 3 de outubro temperatura predominantemente perto da média com períodos em que a temperatura estará abaixo da média, ou seja, com uma alta probabilidade de que se anotem ainda dias de temperatura baixa à noite no Sul e no Sudeste do Brasil. Não sinaliza, contudo, nenhum grande evento de frio, o que não se pode descartar por se tratar de uma média semanal e episódios de frio mais forte serem muito curtos em setembro.

Quando começa o frio no Brasil 2022?

O modelo climático norte-americano CFS, da NOAA, tem um sinal diferente de temperatura para o Centro-Sul do Brasil nas próximas semanas. Ao contrário do europeu, as projeções semanais apontam para temperatura mais acima da média com predomínio de dias quentes no Centro-Oeste e no Brasil Central ao passo que no Sul o aquecimento maior se daria no estado do Paraná. Na metade do mês, de acordo com o CFS, poderia haver uma incursão maior de ar frio. E no final de setembro haveria a chance de um período de temperatura mais alta generalizada com tardes de calor muito intenso.

Quando começa o frio no Brasil 2022?

O fenômeno La Niña segue em curso no Pacífico Equatorial Central. O último boletim semanal publicado pela NOAA apresentou uma anomalia de temperatura da superfície do mar na região Niño 3.4 de -1,1ºC, ou seja, o fenômeno está com intensidade moderada no momento. Com a perspectiva de a La Niña seguir na primavera, cresce o risco de alguns eventos tardios de frio, mas caso ocorram são muito breves e esporádicos porque daqui para a frente o frio tende a se tornar cada vez menos frequente e menos duradouro.

Quando vai começar a esfriar em 2022?

A previsão da Climatempo é de que uma onda de frio passe pelo país na virada entre os meses de junho e julho. Outras duas ondas de frio devem avançar sobre o país ao longo do mês de julho: a primeira ainda dentro da primeira quinzena de julho e a segunda no final do mês.

Quando chega o frio em 2022 no Brasil?

No calendário, o inverno de 2022 começa astronomicamente no dia 21 de junho (solstício de inverno) e se estende até 22 de setembro.

Vai fazer frio em 2022?

O que se torna menos provável gradualmente é que se registrem episódios de frio tão intenso e tão abrangente quanto o de maio e o dos últimos dias. No começo da próxima semana, por exemplo, há expectativa de uma nova massa de ar frio que vai atingir o Brasil.

Quando e que começa o frio?

No Brasil, o inverno começa no dia 21 de junho e termina no dia 23 de setembro. Na maior parte do país, o inverno não é rigoroso em decorrência da sua localização em relação à linha do Equador. O frio mais intenso é sentido especialmente na Região Sul, onde pode nevar e as temperaturas ficarem negativas.