O que fazer quando cai a internet

Quando a internet para de funcionar, todo mundo fica chateado. Afinal, nosso trabalho, diversão e, ultimamente, até a comunicação dependem dela. O que pouca gente sabe é que, muitas vezes, o problema está na nossa casa! Sendo assim, podemos solucionar tudo sozinhos e voltar às nossas tarefas.

Pensando nisso, preparamos uma lista com alguns passos para você seguir antes de entrar em contato com a assistência técnica. Continue lendo!

Passo 1

Confira se as luzes do aparelho de wi-fi e do ONU conversor de fibra estão acesas. Caso as luzes estejam apagadas, veja se os dispositivos estão ligados corretamente na tomada de energia, pois é comum que o fio escape sem que se perceba e fique um pouco solto. Outra dica é verificar se o cabo de rede (Ethernet) está encaixado direitinho — normalmente, ele é azul.

Às vezes, acontece de alguns serviços saírem do ar. Isso acontece frequentemente com o WhatsApp e o Instagram, por exemplo. Nesses casos, o problema não é a sua internet e, sim, a própria rede social. Portanto, verifique se consegue navegar em outros sites e usar outros aplicativos. Caso consiga, o problema é mesmo no próprio sistema do serviço e será preciso aguardar que ele retorne. 

Ah! Lembre-se também de conferir se você não está sem energia elétrica. Sim, parece óbvio, mas pode acontecer.

Passo 2

Verifique se há uma luz vermelha (LOS) acesa. Ela indica problemas de comunicação que podem ter sido causados pela fibra rompida ou por um conector quebrado. Nesse caso, você vai precisar entrar em contato com a assistência para corrigir o problema e recuperar a sua internet.

Passo 3

Agora que você já fez o passo 1 e 2 e não encontrou nenhum problema, é hora de reiniciar todos os equipamentos. Isso é muito simples: basta retirar o equipamento da tomada, aguardar aproximadamente 10 segundos e colocar novamente. 

Se preferir, pode retirar o equipamento da tomada, aguardar alguns segundos e ligá-lo novamente. Você vai precisar aguardar que as luzes parem de piscar e voltem ao normal para poder testar a internet, ok?

Passo 4

Por último, se você já tentou todos os passos anteriores e a internet ainda não está funcionando, vai precisar ligar para a assistência técnica. Antes que você se desespere, saiba que, na maioria das vezes, o problema pode ser resolvido por telefone mesmo. 

Se você é cliente da Delta, é só ligar para (44) 3032-6800 ou mandar uma mensagem pelo WhatsApp do local da instalação, próximo aos equipamentos. E, caso precise aguardar a visita de um técnico, fique tranquilo! Logo, um dos nossos profissionais vai estar na sua casa!

Agora que você já sabe algumas maneiras de resolver o problema da sua internet, descubra como os espelhos podem atrapalhar seu sinal de wi-fi: clique aqui.

6 minutos para ler

A internet caiu bem no meio do filme, no fim do download ou justo na hora da videoconferência? É melhor dar um jeito nisso antes que aconteça de novo!

Em tempos nos quais tudo é online, estabilidade é tão importante quanto velocidade. Entretanto, a frustração de ficar offline faz parte do dia a dia de todo cliente de banda larga, certo? Depende!

Manutenções periódicas ou danos causados por fenômenos naturais podem provocar quedas, mas isso não deve ser um evento frequente, especialmente em redes de fibra óptica, muito mais rápidas e estáveis.

De qualquer forma, preparamos um passo a passo com algumas dicas para resolver o problema rapidinho caso aconteça. Anote ai!

Reinicie o modem/ONU e roteador

Esse é, provavelmente, o procedimento mais comum e também o mais indicado nessa situação. Mas não basta desligar e ligar imediatamente, o ideal é aguardar alguns minutos para que todos os processos sejam interrompidos.

Se a sua internet caiu de repente, saiba que existem diversas razões para isso acontecer. Ao desligar e religar os dispositivos, descartamos um possível mal funcionamento ou alguma atualização pendente.

Assim como seu computador, os softwares do modem (ou da ONU, Unidade de Rede Óptica, para usuários de fibra óptica) e do roteador são atualizados frequentemente e, por vezes, reinicializações são necessárias.

Ao religar, aguarde alguns minutos para que todas as funções dos aparelhos sejam ativadas novamente ― geralmente quando a maioria das luzes estiver acesa ou piscando. Se a internet não tiver voltado, siga para o próximo passo.

Conecte seu dispositivo pelo cabo LAN

Como você vê, estamos tentando descobrir o problema em sua conexão verificando as razões mais comuns. Nesse tópico, consideramos a possibilidade de haver alguma falha no Wi-Fi especificamente.

Para verificar se o sinal da internet está disponível, basta conectar o seu dispositivo via cabo. Essa, inclusive, é a melhor maneira de testar a velocidade da sua conexão, uma vez que as redes remotas em geral apresentam alguma perda.

Praticamente todo modem ou ONU apresenta uma entrada LAN na qual você deve conectar um cabo de rede, plugando, na outra ponta, o seu computador. Se o sinal for reconhecido e a internet funcionar normalmente, a sua busca termina aqui. Certamente há algum problema técnico ou de configuração no seu roteador ou na função Wi-Fi do seu aparelho misto.

Além disso, pode ser necessário conhecimento técnico para testar e reparar o dispositivo. Se você é leigo, o ideal é acionar a assistência técnica do seu provedor. Por outro lado, se mesmo assim a internet não deu sinal de vida, temos outros itens para testar.

Altere os dados da rede

Embora a internet banda larga, bem como os serviços móveis, estejam se tornando mais acessíveis, invasões de rede, sequestro de sinal e roubo de dados ainda são muito comuns.

Algumas práticas contribuem para isso, como o compartilhamento de internet com vizinhos, uso de senhas simples, má configuração, entre outros fatores.

Quando uma rede é invadida ou existe a suspeita de que há algum dispositivo roubando sua internet, alguns indícios são:

  • mensagens estranhas;
  • configurações alteradas sem autorização;
  • softwares e links surgindo no seu smartphone ou computador;
  • taxas de download e upload anormais;
  • dispositivos desconhecidos identificados.

Diante dessa situação, a primeira coisa a fazer é alterar os dados da rede, ou seja, o nome e a senha. Porém, o ideal, nesse caso, é entrar em contato com o seu provedor de internet.

Se você tiver acesso à central de gerenciamento do roteador e identificar algum dispositivo desconhecido, desconecte-o e bloqueie-o ― caso essa opção esteja disponível.

Verifique as configurações de rede e segurança

Também é possível que os serviços de segurança da sua rede estejam causando problemas. Firewalls e antivírus mal configurados podem provocar bloqueios e falhas indesejadas, exigindo ajustes em suas funções.

Geralmente, quando o problema é restrito a alguns aparelhos, essa pode ser a causa, bem como o uso de canais wireless inacessíveis. Alguns dispositivos tendem a apresentar pior desempenho na internet quando conectados a determinadas frequências, o que exigirá a troca de canal nas configurações do roteador.

O usuário também deve analisar a compatibilidade da sua instalação com os equipamentos da sua empresa ou residência. Dispositivos atuais podem trazer padrões que geram mal funcionamento ou não são reconhecidos por aparelhos antigos.

Acione o SAC do provedor

Por fim, se nada resolver, o que você deve fazer é entrar em contato com o seu provedor de internet e solicitar auxílio técnico. A empresa verificará se há alguma manutenção em andamento ou se há algum problema relatado. Os atendentes também podem reiniciar o seu sinal a partir da central de distribuição, solucionando alguma falha na transmissão ou na configuração do serviço.

Se os ajustes remotos não solucionarem o problema, será agendada a visita de um técnico para providenciar os ajustes solicitados e, caso necessário, a substituição de cabos, peças e equipamentos.

É importante destacar que, embora esse tipo de queixa seja relativamente comum, o ideal é que internet banda larga seja estável e entregue a qualidade descrita em contrato. Por isso, escolher um provedor confiável e com bom atendimento é fundamental para evitar dores de cabeça.

A Valenet é uma empresa especializada em internet, telefonia fixa e TV por assinatura por fibra óptica com mais de 20 anos de atuação. Além de prestar um serviço de excelência para mais 100 mil clientes em várias regiões de Minas Gerais, a empresa se destaca por oferecer o Wi-Fi Total, uma tecnologia de última geração que garante a máxima qualidade de sinal em todos os cômodos.

Agora você sabe: se a sua internet caiu, vários problemas podem estar envolvidos, mas se for algo frequente, é recomendável procurar um novo fornecedor.

Aproveite que chegou até aqui e ligue grátis 106 38 para descobrir todas as vantagens e diferenciais da Valenet!

O que fazer quando a internet cai?

6 maneiras de recuperar o sinal da internet.
Reiniciar o modem..
Troque o wi-fi pelo cabo LAN..
Checagem dos cabos..
Mude o canal da rede wi-fi..
Reveja sua senha de proteção..
Avalie programas, firewall e vírus..
É hora de ligar para o SAC..

Como fazer a internet voltar a funcionar no roteador?

Atualize o seu roteador Verifique se a luz do sinal wireless do roteador está piscando. Se não estiver, desconecte o equipamento, espere 20 segundos e conecte outra vez. Caso a luz não volte a piscar, você precisará “resetar” o aparelho e ver se o firmware está atualizado.

Quando a internet cai o que pode ser?

Alguns dos principais motivos para problemas de conexão são: oscilações no sinal Wi-Fi, problemas de interferência quando chove, danos nos cabos de rede, aparelhos mais antigos, qualidade do provedor de serviços, entre outros. Alguns deles podem ser resolvidos apenas por meio do contato com o SAC do seu provedor.

O que fazer quando tem internet mas não funciona?

Reinicie o dispositivo. Pode parecer simples, mas às vezes isso é o suficiente para corrigir problemas de conexão. Se a reinicialização não funcionar, alterne entre a conexão Wi-Fi e a de dados móveis: Abra o app Configurações e toque em Rede e Internet ou Conexões.