Qual o valor normal do hormônio do crescimento

Qual o valor normal do hormônio do crescimento

A deficiência do hormônio do crescimento (DGH) é uma doença rara que prejudica o crescimento do corpo. Atinge uma a cada 4 mil crianças no mundo e é diagnosticada mais comumente depois dos dois anos de idade, pois o bebê não cresce o esperado. Quem tem DGH apresenta baixa estatura, partes do corpo proporcionais e pode parecer mais jovem do que é.

O problema ocorre principalmente porque a hipófise, glândula localizada na parte inferior do cérebro, produz pouca quantidade do hormônio do crescimento (GH). Também pode ocorrer em associação a outros problemas: alterações genéticas, lesão cerebral, ausência da hipófise e deficiência de outros hormônios, como os sexuais e os tireoidianos. Entenda como projetar a altura final de uma criança e as formas de diagnóstico e tratamento da deficiência do hormônio do crescimento.

Como saber a previsão de altura de uma criança?

É possível saber a previsão de altura de uma criança por meio da estatura ou altura-alvo. Essa é uma forma de avaliar se o crescimento da criança é ou não o esperado, baseado na altura dos pais. Veja como calcular:

  • Meninas - altura da mãe (cm) + (altura do pai (cm) – 13) / 2
  • Meninos - altura da mãe (cm) + (altura do pai (cm) + 13) / 2

Fatores de risco para deficiência do hormônio do crescimento

A DGH pode ser congênita, ou seja, a criança já nasce com esta alteração, ou se desenvolver após o nascimento devido a outros problemas de saúde que afetem a hipófise, como infecções e tumores.

Sinais e sintomas da deficiência do hormônio do crescimento

Quem tem deficiência do hormônio do crescimento pode ter uma série de sinais e sintomas, como:

  • Crescimento lento ou ausência de crescimento a partir dos dois anos;
  • Baixo nível de açúcar no sangue (hipoglicemia) ao nascer;
  • Baixa estatura, inferior ao quinto percentil, se comparado com outras crianças da mesma idade e sexo;
  • Falta ou atraso do desenvolvimento sexual na puberdade;
  • Idade óssea e dentição atrasadas;
  • Dores de cabeça;
  • Voz estridente;
  • Cabelos finos.

A DGH associada a baixa produção de outros hormônios também pode causar os seguintes sinais e sintomas:

  • Sede em excesso;
  • Aumento da quantidade de urina;
  • Anormalidades faciais são mais raras, mas podem ocorrer.

Apresentar um ou mais destes sinais e sintomas não significa, necessariamente, que seja deficiência do hormônio do crescimento. No entanto, é importante procurar o médico para investigar a causa e indicar o tratamento mais adequado ao caso.

Diagnóstico da deficiência do hormônio do crescimento

O diagnóstico da deficiência do hormônio do crescimento é feito por meio de exames de sangue, que medem os níveis hormonais do corpo, e exames de imagem, como o raio-x e a ressonância magnética, que avaliam a idade óssea da criança e podem mostrar possíveis alterações no cérebro, por exemplo, onde está situada a hipófise. Também é importante monitorar a altura por meio do padrão de crescimento de crianças da mesma idade e sexo.

Tratamento da deficiência do hormônio do crescimento

A DGH pode ser tratada com a reposição do hormônio do crescimento ou, em determinados casos, o hormônio deficiente associado à doença. Geralmente a terapia hormonal tem uma melhor resposta quando iniciado na idade pré-puberdade.

O objetivo do tratamento é obter a estatura final, dentro da normalidade populacional, que interfere consequentemente na autoestima da criança ou do adulto.

Somente o médico endocrinologista pode diagnosticar a deficiência do hormônio do crescimento e indicar o melhor tratamento para cada caso.

Referências

  • https://www.hopkinsmedicine.org/health/conditions-and-diseases/growth-hormone-deficiency#:~:text=Growth%20hormone%20deficiency%20(GHD)%2C,or%20develop%20later%20(acquired). – acessado em 25/10/2020
  • https://www.gosh.nhs.uk/conditions-and-treatments/conditions-we-treat/growth-hormone-deficiency – acessado em 25/10/2020
  • https://diretrizes.amb.org.br/_BibliotecaAntiga/baixa-estatura-por-deficiencia-do-hormonio-de-crescimento-diagnostico.pdf – acessado em 25/10/2020
  • https://www.sbp.com.br/especiais/pediatria-para-familias/noticias/nid/crescimento/ – acessado em 25/10/2020
  • https://www.sbp.com.br/especiais/pediatria-para-familias/desenvolvimento/crescimento/ – acessado em 25/10/2020

Voltar à Página Principal

PP-PFE-BRA-3286

Qual o valor normal do hormônio do crescimento

Código:

HGHCURVA

Sinônimo:

HGH, GH, hormônio somatotrófico ou somatotrofina

Material:

Soro congelado ERA

Volume:

2,0 mL

Método:

Eletroquimioluminescência

Volume Lab:

2,0 mL

Rotina:

Diária

Resultado em:

Interferentes:

Ictéricia (concentrações de bilirrubina acima de 200mg/L), Hemólise (concentrações de hemoglobina acima de 512mg/dL) e Lipemia (concentrações de triglicerídeos acima de 3000 mg/dL)

36 horas

Temperatura:

Congelado

Estabilidade da amostra:

Ambiente

Refrigerado

Freezer

Hora

Hora

0

8

1440

Coleta:

Jejum não necessário.Manter paciente em repouso 30 min. antes da coleta. Deve ser realizado conforme solicitação médica ou de acordo com o estímulo solicitado. Enviar as amostras congeladas. **** Importante **** Volume mínimo de 580 uL

Interpretação:

Exame de pouca utilidade em condições basais e que tem seu principal uso durantge testes de supressão e estímulo. No diagnóstico da acromegalia, a dosagem do GH durante o teste oral de tolerância à glicose (TOTG) visa a avaliar a supressão da secreção hormonal hipofisária, aumentando bastante a sensibilidade em relação à dosagem basal. Na avaliação do hipoevolutismo pondo-estatural a dosagem basal não tem valor, uma vez que as concentrações do GH entre os pulsos são normalmente muito baixas. Existem vários protocolos de testes provocativos da secreção de GH com a sua dosagem em tempos variados conforme o estímulo produzido (ver anexo de provas funcionais) Indicações: A dosagem de GH tem seu principal uso durante testes de supressão e estímulo para o diagnóstico de acromegalia/gigantismo e de deficiência de GH, respectivamente. Devido à característica de pulsatilidade hipofisária, o resultado de uma dosagem basal é de pouca utilidade. Interpretação clínica: No diagnóstico da acromegalia: a maioria dos pacientes com acromegalia ativa apresenta GH maior do que 10 ?g/L. Durante o TOTG, espera-se que o GH caia abaixo de 0,4 ng/mL; um GH no nadir acima de 1 ng/mL é diagnóstico da acromegalia na maioria dos pacientes. No seguimento pós-terapêutico, objetiva-se manter GH basal inferior a 1 ng/mL e, para avaliar o resultado do tratamento cirúrgico, GH no nadir no TOTG inferior a 0,4 ng/mL. No diagnóstico de deficiência de GH: a portaria do Ministério da Saúde nº 110 de março de 2010, que estabelece parâmetros para o tratamento do hipopituitarismo recomenda que, para ensaios quimiluminescentes e imunofluorométricos utilizando anticorpos monoclonais, o ponto de corte recomendado como deficiência de GH seja uma concentração de GH inferior a 5 ng/mL. Sugestão de leitura complementar: Boguszewski CL. Acromegalia. In: Vencio S, Fontes R, Scharf M. Manual de Exames Laboratoriais na Prática do Endocrinologista. 1 Ed, Rio de Janeiro, Gen, 2013. Boguszewski M. Nanismo. In: Vencio S, Fontes R, Scharf M. Manual de Exames Laboratoriais na Prática do Endocrinologista. 1 Ed, Rio de Janeiro, Gen, 2013.

Referência:

Masculino: até 3,0 ug/L
Feminino: até 8,0 ug/L

1 ng/mL = 1 ug/L

Qual o valor normal do hormônio do crescimento

Quando o GH é considerado baixo?

Para comprovar a deficiência de GH iniciada na vida adulta, considera-se deficiência grave quando a concentração de GH for < 3 ng/ml no teste de estímulo (insulina, GHRH-arginina ou glucagon)8.

Qual nível normal de GH?

Considera-se como normal a secreção de GH com níveis acima de 3,3 mcg/L. Porém, mesmo crianças com estatura e VC normais podem apresentar valores abaixo deste ponto de corte.

Quando o GH é considerado alto?

Quando se coletam amostras de sangue seriadas em indivíduos normais num período de 24 horas, observa-se que 70-80% dos valores de GH são indetectáveis ou <1µg/L, ao mesmo tempo que níveis altos como 20-40µg/L são vistos em algumas amostras, principalmente no período noturno (8,15).

Como saber se estou com falta de GH?

Sinais e sintomas da deficiência do hormônio do crescimento.
Crescimento lento ou ausência de crescimento a partir dos dois anos;.
Baixo nível de açúcar no sangue (hipoglicemia) ao nascer;.
Baixa estatura, inferior ao quinto percentil, se comparado com outras crianças da mesma idade e sexo;.