Qual o papel da enfermagem no tratamento e prevenção de parasitoses?

Parasitic disease: control and prevention

    A autora se propõe a mostrar a atuação da Enfermeira na Comunidade de Pedregal - Goiás, junto a 50 (cinqüenta) famílias que apresentavam uma alta incidência de parasitoses intestinais, através de um programa de orientação, em grupo, sobre o controle e prevenção dessa patologia.

    Assistência primária em saúde; Parasitologia


    Parasitoses Intestinais

    São doenças causadas por vermes e protozoários. A contaminação se dá de várias formas, sendo que a principal é a ingestão de alimentos ou água contaminada e através da pele por ferimentos pequenos.

    Seja pela ausência ou precariedade de saneamento básico, seja por questões que envolvam os cuidados com higiene individual ou de instalações (reservatórios para água e meios de preparo/ conservação dos alimentos), tudo aquilo que ingerimos pode estar contaminado por microorganismos e causar doenças. É importante destacar o fato de que o número de casos dessas doenças é sempre bem maior nas áreas de baixas condições sócio-econômicas e carência de saneamento básico, incluindo-se o tratamento da água, do esgoto, do lixo e o controle de vetores, particularmente moscas, ratos e baratas.

    Sintomas:

    De modo geral, a maioria das pessoas infectadas se apresenta com quadro de dor abdominal, cólicas, náuseas, vômitos, diarréias, perda de peso, anemia, febre e sintomas respiratórios. O tratamento é feito com medicamentos antiparasitários específicos após a identificação do agente causador.

    Prevenção:

    A prevenção das parasitoses exige medidas simples, mas é preciso que se crie o hábito de executá-las rotineiramente. As principais são:

    • · lavar as mãos antes das refeições, antes de manipular e preparar alimentos, antes do cuidado de crianças e após ir ao banheiro ou trocar fraldas;
      · andar sempre com os pés calçados;
      · cozinhar bem os alimentos. Carnes somente bem passadas;
      · lavar com água potável os alimentos que serão consumidos crus e se possível deixe-os de molho por 30 minutos em água com hipoclorito de sódio a 2,5%;
      · beber somente água filtrada ou fervida;
      manter limpa a casa e terreno ao redor, evitando a presença de insetos e ratos;
      · conservar as mãos sempre limpas, as unhas aparadas, evitar colocar a mão na boca;
      não deixar as crianças brincarem em terrenos baldios, com lixo ou água poluída.

      Do ponto de vista da comunidade, a prevenção se faz através de:

      · educação para a saúde;
      · proibição do uso de fezes humanas para adubo;
      · saneamento básico a toda população;
      · condições de moradia compatíveis com uma vida saudável.

     IMPORTANTE

    •  Somente um médico pode diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. As
    •  informações disponíveis em Dicas em Saúde possuem apenas caráter educativo.

    •  Fonte:

      - Secretaria de Estado da Saúde do Rio de Janeiro
      Dica sugerida pela usuária Tatiana Amaral
    •  Sugira um tema:
    •  Créditos: Biblioteca Virtual em Saúde do Ministério da Saúde

    Qual o papel da enfermagem no tratamento e prevenção de parasitoses?

    Quais as ações da equipe de enfermagem na prevenção das doenças parasitárias?

    As principais estratégias e atividades que os profissionais das equipes de ESF desenvolvem para a prevenção e controle das parasitoses intestinais são: Promoção da Saúde; Educação em Saúde / Grupos; Visita Domiciliar (V.D); Vigilância Epidemiológica (V.E) e o Trabalho em Equipe.

    Qual a importância do estudo da parasitologia humana para o curso de enfermagem?

    Para quem lida com a saúde humana, a parasitologia oferece ferramentas para conhecer os causadores de várias doenças, incluindo as famosas verminoses (tão comuns na infância) e as ectoparasitoses (explicadas mais à frente), assim como as medidas Profiláticas e Terapêuticas cabíveis em cada doença.

    Qual é o papel do enfermeiro no estudo promoção da saúde da família com foco nas parasitoses?

    O enfermeiro destaca-se na prevenção e controle das parasitoses intestinais através do desenvolvimento de práticas interativas e integradoras de cuidado. Assim, é necessário identificar, prevenir e tratar as infecções parasitárias, a fim de evitar prováveis epidemias e formação de novas áreas endêmicas.

    Quais os cuidados de enfermagem nos casos de ascaridíase?

    Quanto à prevenção, ingerir somente água tratada, lavar bem frutas e legumes antes de ingeri-los, lavar sempre as mãos, não defecar em locais inapropriados, dente outras, fazem parte desta lista.

    Quais os cuidados de enfermagem com pacientes com amebíase?

    Não realização de práticas sexuais que favoreçam o contato fecal-oral. Investigar os contatos e a fonte de infecção através do parasitológico de fezes. Pessoas diagnosticadas com a amebíase não devem manipular os alimentos.

    O que pode ser feito para evitar a verminose?

    Tratamento e Prevenção

    1. Lavar as mãos com frequência;
    2. Lavar adequadamente os alimentos, principalmente os que serão consumidos crus, como frutas e legumes;
    3. Manter as unhas sempre cortadas e limpas;
    4. Evitar andar descalço;
    5. Beber água filtrada ou fervida;
    6. Evitar o consumo de carne crua.

    Qual a importância de se estudar Microbiologia para o curso de enfermagem?

    O estudo da microbiologia permite ao profissional de enfermagem entender os microorganismos e a forma como eles interferem sobre a saúde do ser humano. Conhecendo a atuação dos microrganismos é possível interromper a transmissão das doenças, que pode acontecer no mesmo indivíduo ou de um indivíduo para outro.

    Qual a importância da disciplina de Parasitologia?

    As pesquisas em PARASITOLOGIA têm como objetivo identificar os processos de desenvolvimento de epidemias parasitárias, criar métodos de profilaxia de doenças causadas pelos parasitas (tanto em seres humanos quanto em animais) e desenvolver tratamentos.

    Quem é o enfermeiro mais capacitado para controle de infecção hospitalar?

    • Diante do quadro comentado, Daltoé (2008) compreende que o enfermeiro é o profissional mais solicitado e capacitado para atuação no controle de infecção hospitalar por meio de práticas de adequação do ambiente, vestimentas, consultórios, enfermarias e demais ambientes e dependências que possam ser fatores de risco.

    Como orientar a equipe de enfermagem?

    • A equipe de enfermagem deve orientar familiares – cuidadores quanto aos cuidados básicos que devem ser prestados aos pacientes com DA, respeitando a evolução e as especificidades de cada etapa da doença, bem como a realidade socioeconômica e a rotina de cada família 3, 4,5.

    Qual o papel da enfermagem no controle da infecção?

    • Priscilla Itatianny de Oliveira Silva2 RESUMO Esta pesquisa teve como tema o papel da enfermagem na prevenção e controle da infecção hospitalar. Por meio de revisão bibliográfica, buscou-se verificar qual papel o enfermeiro deve desempenhar.

    Como a equipe de enfermagem pode auxiliar no cuidado de pacientes com doença de Alzheimer?

    • Como a equipe de enfermagem pode auxiliar cuidadores e familiares no cuidado de pacientes com Doença de Alzheimer nas diversas fases da doença? 1) Associação Brasileira de Alzheimer (ABRAZ). Mudanças na vida cotidiana e familiar.

    Qual o papel do profissional de enfermagem na prevenção de parasitoses?

    O enfermeiro destaca-se na prevenção e controle das parasitoses intestinais através do desenvolvimento de práticas interativas e integradoras de cuidado. Assim, é necessário identificar, prevenir e tratar as infecções parasitárias, a fim de evitar prováveis epidemias e formação de novas áreas endêmicas.

    Quais são as principais medidas preventivas contra as parasitoses?

    · beber somente água filtrada ou fervida; manter limpa a casa e terreno ao redor, evitando a presença de insetos e ratos; · conservar as mãos sempre limpas, as unhas aparadas, evitar colocar a mão na boca; não deixar as crianças brincarem em terrenos baldios, com lixo ou água poluída.

    Qual o papel do técnico de enfermagem no combate às parasitoses nas crianças?

    Conclusão: A Enfermagem tem sua atuação no combate às parasitoses intestinais resumida na atenção básica, devendo orientar os familiares e demais educadores quanto os riscos de contaminação e as formas de profilaxia, como também realizar projetos educacionais para as crianças, para instruí-las desde cedo a adotar ...

    Quais são os cuidados de enfermagem?

    Quais são os principais cuidados de enfermagem?.
    Monitorar sinais vitais é o básico em cuidados de enfermagem. ... .
    Aplicar medicamentos é feito nos cuidados de enfermagem. ... .
    Promover a segurança do paciente. ... .
    Prevenir complicações de doenças. ... .
    Realizar procedimentos básicos são cuidados de enfermagem. ... .
    Prevenção de lesões por pressão..