Qual o nome da música composta pelo compositor Ronaldo Bôscoli para Nara Leão?

Ronaldo B�scoli (1928-1994) foi um compositor, produtor musical e jornalista brasileiro, um nome importante na �poca da ascens�o da Bossa Nova.

Ronaldo�Fernando Esquerdo�B�scoli nasceu no Rio de Janeiro, no dia 28 de outubro de 1928. Nascido em uma fam�lia de artista era sobrinho-bisneto da maestrina Chiquinha Gonzaga e primo do ator Jardel Filho. Era cunhado do poeta e diplomata Vin�cius de Moraes.

Sua primeira experi�ncia profissional n�o foi na m�sica, mas no jornalismo esportivo. Em 1951 trabalhou no Di�rio da Noite, �poca em que as reda��es dos jornais serviam tamb�m para o encontro de bo�mios. Convidado por Samuel Wainer passou a trabalhar no jornal �ltima Hora, �poca em que teve in�cio sua amizade com Vin�cius de Morais.

Nas d�cadas de 50 e 60, quando surgiu a bossa nova, havia uma profus�o de casas noturnas no Rio de Janeiro e B�scoli era um dos frequentadores, �poca em que conheceu e fez amizade com muitos artistas.

Em 1957, em uma festa, B�scoli cantava �Sente� sua primeira composi��o, feita em parceria com o violonista Chico Feitosa, quando conheceu Roberto Menescal, era o in�cio de uma grande amizade e uma parceria fundamental para a Bossa Nova.

Em 1959 escreveu com Carlinhos Lira, duas can��es, �Lobo Bobo� e �Saudade Fez Um Samba� que foram gravadas por Jo�o Gilberto no disco �Chega de Saudade�, abrindo um novo caminho para a m�sica popular.

Com Menescal escreveu diversas m�sicas, entre elas: �O Barquinho�, �Ah! Se Eu Pudesse�, �Can��o Que Morre no Ar�, �N�s e o Mar� e �Rio�.

Quando Ronaldo B�scoli conheceu Luiz Carlos Miele teve inicio uma grande amizade e uma parceria. Juntos produziram o primeiro pocket-show, express�o criada por ele, que foi apresentado no Little Club, com Odete Lara e S�rgio Mendes. Organizaram dezenas de shows em boates no lend�rio Beco das Garrafas.

No fim de 1960 ajudaram o cantor Roberto Carlos na transi��o de cantor de i�-i�-i� a int�rprete rom�ntico. Ainda com Miele trabalhou como produtor musical de diversos cantores, durante longos anos.

Qual o nome da música composta pelo compositor Ronaldo Bôscoli para Nara Leão?

Programas para a televis�o

Para a televis�o, B�scoli produziu �O Fino da Bossa�, apresentado por Elis Regina e Jair Rodrigues, �Brasil Pandeiro�, com Beth Faria, �Alerta Geral�, apresentado por Alcione, entre outros. A partir da d�cada de 80 passou a produzir anualmente o programa de Roberto Carlos. Foi roteirista de programas humor�sticos e do programa Fant�stico.

Ronaldo B�scoli e Elis Regina

Com fama de namorador, a lista de conquistas do pr�prio B�scoli inclui a modelo Mila Moreira e as cantoras Nara Le�o, Maysa e Elis Regina.

Qual o nome da música composta pelo compositor Ronaldo Bôscoli para Nara Leão?

Elis Regina foi a �nica do grupo que ele levou para o altar, em 1967.

Da rela��o do casal, nasceu Jo�o Marcelo B�scoli, hoje um produtor musical e empres�rio. �Elis e B�scoli viveram juntos at� se divorciarem em 1972.

Ainda nos anos 70 se casou com Helo�sa de Souza Paiva, com quem teve dois filhos, Bernardo e Marina.

Ronaldo B�scoli faleceu no Rio de Janeiro, no dia 18 de novembro de 1994.

Ficou interessado na m�sica criada por essa gera��o? Ent�o experimente se debru�ar tamb�m sobre o artigo:�Desvende as biografias dos grandes nomes da Bossa Nova.�

Qual o nome da música composta pelo compositor Ronaldo Bôscoli para Nara Leão?
Reprodução Facebook

O músico e compositor Roberto Menescal lançou neste sábado, 29, um vídeo animado de O Barquinho, uma de suas canções mais famosas, feita em parceria com Ronaldo Bôscoli. A música, que traz na letra e na batida a síntese do espírito da bossa nova, dessa vez, navega em águas mais coloridas.

Parte integrante do projeto Bossinha Legal, lançado no ano passado, o clipe traz uma animação em que Menescal e sua neta, Maria Júlia, de 6 anos, fazem um passeio de barco pelo Rio de Janeiro. A animação foi criada pelas gêmeas brasileiras Bruna e Erika Carvalho, do estúdio Titmouse, em Vancouver, no Canadá.

Na gravação, O Barquinho é cantada em família. Avô e neta se juntam à voz de Georgeana Bonow, mãe de Maria Júlia. O álbum Bossinha Legal ainda tem canções como Lobo Bobo, parceria de Carlos Lyra e Bôscoli, O Leãozinho, de Caetano Veloso, e o Calhambeque, versão de Erasmo Carlos.

A animação também é uma homenagem ao Dia da Bossa Nova, comemorado no último dia 25 de janeiro, data escolhida por ser o dia do nascimento de Tom Jobim.

Composta há mais de 60 anos, O Barquinho é um dos fenômenos da música popular brasileira. Já soma quase 3 mil gravações em diferentes idiomas, como inglês, espanhol, japonês, francês e coreano. A canção já foi gravada por nomes como Nara Leão, Elis Regina, Maysa, Pery Ribeiro, Tim Maia, Fernanda Takai, Stacey Kent, Lisa Ono, Peggy Lee e Andy Summers.

Assista ao clipe de O Barquinho.