Qual o lugar que neva no Brasil?

Qual o lugar que neva no Brasil?

Ver neve no Brasil parece uma realidade utópica, praticamente impossível, e por isso alguns brasileiros costumam turistar em outros países para realizar este sonho.

Acontece que, embora os episódios sejam raros, é possível acordar de manhã cedinho e descobrir o asfalto, a grama e telhados tingidos de branco em determinadas épocas do ano.

Rio Grande do Sul e Santa Catarina são os estados campeões em registro de neve no país. Quer descobrir quais as cidades propícias para o turismo de inverno?

Então veja este post feito especialmente para quem quer se cobrir de agasalhos e curtir a neve “made in Brasil”. 

Confira as passagens aéreas com os melhores preços neste link!

  • Neve no Brasil: onde neva e motivos para não nevar em todo país
  • Quando nevou no Brasil?
  • Só neva no sul do Brasil?
  • Por que não neva no Brasil todo?
  • Passagens aéreas nacionais com desconto só no Passagens Promo!
  • Neve no Brasil: cidades onde pode nevar (ou já nevou)
    • Urubici – SC
    • Bom Jardim da Serra – SC
    • São Joaquim – SC
    • Gramado – RS
    • Urupema – SC
    • Bom Jesus – RS
    • São José dos Ausentes – RS
    • Cambará do Sul – RS
    • São Francisco de Paula – RS
  • Como é a neve no Brasil?
  • Países vizinhos do Brasil onde é possível ver neve
    • Argentina – Bariloche e Ushuaia
    • Chile – Valle Nevado
  • Compre passagens aéreas online

Neve no Brasil: onde neva e motivos para não nevar em todo país

O clima tropical do Brasil é sugestivo para dias de sol e calor, curtindo as belíssimas praias brasileiras, tomando uma bebida gelada, longe do frio.

Mas não é que a neve dá o ar da graça por aqui vez ou outra? Fato esse comemorado pelos amantes do frio e por pequenas cidades que vivem do turismo como as regiões mais frias do país.

São Joaquim e Urupema, em Santa Catarina, e a gaúcha Gramado são alguns dos destinos comumente associados a esse fenômeno no Brasil.

E por mais surpreendente que possa ser, até Minas Gerais e Rio de Janeiro já registraram neve!

Não precisa esperar por aquela tempestade que cubra as ruas e seja propícia para enormes bonecos de neve. Mas veja que dá para ver os flocos brancos sem precisar ir muito longe. Vem com a gente descobrir!

Quando nevou no Brasil?

Qual o lugar que neva no Brasil?
Fonte: Pxhere

Historicamente, a ocorrência de neve no Brasil é datada desde o século XIX, embora os registros sejam escassos.

Ainda assim, é dessa época a precipitação de neve mais forte vista no país. Em agosto de 1879, nevou um acumulado superior a 2 metros na cidade de Vacaria (RS), um volume atípico para o Brasil.

Desde então, os relatos foram aumentando a partir do século XX. Inclusive, alguns apontam para neve em lugares incomuns, como em São Paulo (1918) e na divisa de Minas Gerais com o Rio de Janeiro (1985).

Os casos mais recentes são de 2013, quando teria registrado o maior número de cidades onde teria nevado ao mesmo tempo, e 2020, quando uma onda de frio no Sul brasileiro favoreceu precipitações em dezenas de cidades.

Só neva no sul do Brasil?

Os meses de julho e agosto são os que mais movimentam os turistas a fazer uma viagem para o Sul do Brasil na esperança de ver neve no “quintal de casa”.

Mas será que Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná são os únicos lugares onde neva por aqui? Afinal, onde cai neve no Brasil?

De fato, as chances de nevar nesses estados é maior, mas é possível encontrar fotos e relatos da neve em cidades e estados fora do eixo sul. Uma delas é Itamonte, próxima ao Parque Nacional do Itatiaia. 

Em 1985, o município do sul de Minas Gerais chegou a registrar 15 graus negativos. Nas épocas em que o clima oferece condições propícias a nevar, a cidade fica em “estado de alerta” pelas grandes chances de registrar o fenômeno.

Por que não neva no Brasil todo?

O calor que faz no Brasil não combina em nada com dias de neve, muito pelo contrário, não é mesmo?

Pensando assim, fica fácil responder por que não tem neve no Brasil. O clima do nosso país é tropical, com temperaturas geralmente elevadas, que não favorecem o fenômeno.

Para nevar, é preciso que a temperatura atmosférica e do solo estejam abaixo dos zero graus, o que acontece a partir da ação de massas de ar frio. Quando essa condição é atingida, os flocos se formam em nuvens de chuva e caem sem derreter.

Passagens aéreas nacionais com desconto só no Passagens Promo!

Ver a neve criar lindas paisagens em nosso país, está aí uma possibilidade de turismo que muita gente sequer imaginava.

Com um bom planejamento, é possível adequar as férias e tentar acompanhar o fenômeno, principalmente em algumas cidades “marcadas” pelo fenômeno climático na região Sul.

Que tal começar a planejar com antecedência e, com isso, economizar? É só pesquisar as passagens aéreas usando o Passagens Promo e fazer a compra com tempo até a viagem.

E tem mais, utilizando o nosso site buscador, você consegue encontrar voos para qualquer lugar do Brasil com o melhor desconto do mercado.

Aproveite também para ativar o alerta de preços para o trecho desejado, assim você será avisado por e-mail sempre que os valores para o destino escolhido sofrer alguma alteração. Conheça novos lugares com mais conforto e economia!

Neve no Brasil: cidades onde pode nevar (ou já nevou)

Hora de descobrir para onde ir se quiser ter mais chances de ver as ruas, automóveis, casas e natureza cobertos de neve aqui no país.

Bom, já não é segredo que a neve no Sul do Brasil pode ser um grande atrativo no inverno. Veja então em quais cidades a chance de assistir esse espetáculo da natureza é maior.

Urubici – SC

Qual o lugar que neva no Brasil?
Fonte: Unsplash

Se para ver neve é preciso ter frio, vamos começar com a cidade com os menor registro de temperatura no país em toda a história.

Urubici, em Santa Catarina, marcou -17,8º graus em junho de 1996, segundo registros não oficiais.

Lá é um dos lugares mais procurados pelos “caçadores de neve” em solo brasileiro. Seu ponto mais alto é o Morro da Igreja, a 1.822 metros acima do nível do mar, e onde a chance de encontrar a paisagem branquinha é maior.

Outros pontos turísticos da pequena cidade que valem a pena conhecer na viagem são a Gruta Nossa Senhora de Lourdes, a Serra do Corvo Branco e as pinturas rupestres que podem ser vistas nas cavernas da região.

Passagens Promo tem as melhores ofertas para você economizar na sua viagem! Encontre sua passagem aérea com até 35% de desconto, além de pesquisar hotéis e seguro viagem em um só lugar! Clique aqui e confira.

Bom Jardim da Serra – SC

Da menor temperatura já registrada no Brasil para a cidade com o menor registro no século XXI em nosso país: Bom Jardim da Serra também é constantemente lembrada no inverno como destino provável para encontrar a neve.

Em 2012, os termômetros marcaram 9,2º graus negativos e a região ficou alva, com neve acumulada pelos lugares.

As chances de ver o fenômeno no município catarinense são grandes todos os anos. Caso a escolha como destino, fica o desafio: ignorar o frio e enfrentar alguma das mais de 30 cachoeiras da “Capital das Águas”.

São Joaquim – SC

Um dos mais famosos lugares que nevam no Brasil é São Joaquim, localizada na serra catarinense.

A fama como uma das cidades com maior chance de ver neve no país é tão grande que o turismo de inverno se tornou uma das principais atividades econômicas no município.

São Joaquim tem uma rede hoteleira capaz de atender todos os gostos dos turistas, além de restaurantes e outros serviços. Aquele que quiser ser acordado de madrugada para ver a neve caindo pode solicitar que os hotéis fazem esse “agrado”.

E se não bastasse ser reconhecida como destino certo para a neve, a cidade é também uma das apressadinhas: por lá, existem registros de queda de neve até nos meses de abril e maio.  

Gramado – RS

Qual o lugar que neva no Brasil?
Fonte: Pxhere

Gramado é um dos destinos de neve no Sul do Brasil mais procurados pelos turistas. 

Entretanto, curiosamente, nem sempre é garantido que vá nevar na cidade. Mas o destino gaúcho costuma “vender bem o seu peixe” e atrair muitos visitantes nos meses de inverno.

Foi em 2013 que a cidade registrou pela última vez volumes maiores de neve. Em 2020, as precipitações que caíram por lá foram fracas comparadas às vistas em cidades de Santa Catarina.

Além da ótima estrutura para receber viajantes, Gramado tem muitas atrações locais, algumas ligadas ao folclore do frio, como o parque temático Snowland, o Natal de Luz (esse, claro, no final do ano) e o roteiro pelo Vale dos Vinhedos.

Urupema – SC

Embora não detenha recordes das mais baixas temperaturas no país, Urupema, mais uma representante de Santa Catarina na lista, tem o título de “a cidade mais fria do Brasil”.

A cidade fica localizada a 1.300 metros de altitude e todos os anos vive a expectativa da neve tocar o chão e mudar a linda paisagem da região.

No Morro das Torres, as árvores costumam ficar coloridas de branco quando neva. E uma das maiores atrações locais é a Cachoeira que Congela. Bom, não deve ser muito difícil adivinhar o motivo por trás desse nome, não é mesmo…

Bom Jesus – RS

Não é garantido, mas as chances de nevar em Bom Jesus, ao norte do Rio Grande do Sul, costumam ser boas. Tanto é que a cidade faz parte do roteiro conhecido por “Caminhos da Neve”.

A proximidade com São Joaquim costuma ser um bom indicativo e uma alternativa para os turistas. Caso o fenômeno não ocorra, são menos de 100 km até o município catarinense que é “certeza” de neve. 

São José dos Ausentes – RS

Qual o lugar que neva no Brasil?
Fonte: Pixabay

A infraestrutura para os turistas pode ser pouca, mas o charme de São José dos Ausentes é ser uma cidadezinha tipicamente interiorana, com 3,5 mil habitantes.

Como está em altitude parecida à de Cambará do Sul, as temperaturas caem bastante e a neve cai todo ano.

Lá também o Pico do Monte Negro, o ponto mais alto do Rio Grande do Sul (1.403 metros), certeza de cenários memoráveis debaixo da neve.

Cambará do Sul – RS

Paisagens naturais esbranquiçadas são o forte de Cambará do Sul, destino gaúcho popularizado como a “terra dos cânions”.

Não bastasse um inverno rigoroso, a altitude da cidade, a mais de 1.200 metros acima do nível do mar, garante ótimas chances de nevar quase todo ano. E para combater as baixas temperaturas, o segredo é ficar próximo do fogão à lenha e curtir o ambiente acolhedor.

São Francisco de Paula – RS

Nosso último destino com possibilidade de ver neve no Brasil, também é gaúcho, São Francisco de Paula. A cidade é considerada a que mais chove no estado, o que contribui para a ocorrência do fenômeno.

Lá, os turistas aproveitam para comprar roupas de frio, já que o comércio é bem estruturado. O Lago São Bernardo vê a neve quase todos os anos e é uma grande atração local.

Como é a neve no Brasil?

Qual o lugar que neva no Brasil?
Fonte: Pxhere

Ver a neve em cidades brasileiras é algo totalmente possível, mas vale o alerta: não viaje esperando por uma tempestade de neve digna de deixar todo mundo em casa.

Aqueles cenários de filmes americanos no período natalino são bem diferentes do “turismo gelado” que acontece por aqui.

Pelas condições climáticas do nosso país, muitas vezes o que vemos são geadas, quando cristais de gelo deixam a paisagem toda branca. 

Quando caem os flocos de neve em sua forma mais conhecida, o acúmulo é bem modesto se comparados a outros países como Estados Unidos, Canadá e Rússia, lugares em que as nevascas podem ser bem intensas.

Países vizinhos do Brasil onde é possível ver neve

Se a intenção é ver algo mais grandioso, também não é preciso ir muito longe para se divertir.

Alguns lugares para viajar com neve estão em nosso continente e são atrações muito visadas pelos brasileiros na alta temporada de inverno. Veja onde dá para conhecer sem perder o Brasil de vista.

Argentina – Bariloche e Ushuaia

Qual o lugar que neva no Brasil?
Fonte: Pixabay

Basta cruzar a fronteira e percorrer alguns quilômetros para curtir muita neve no país hermano.

A começar por Bariloche, uma das cidades da Argentina que são sinônimos de paisagens nevadas. Os resorts e estações de esqui são muito populares e ficam lotados a partir do mês de junho.

Já quem busca uma aventura mais “selvagem” pode ir até Ushuaia, a “Cidade do Fim do Mundo”, que está aos pés da Cordilheira dos Andes e no extremo-sul do continente sul-americano.

Chile – Valle Nevado

Uma viagem para o Chile também entra nos planos dos brasileiros que desejam ver a neve de pertinho.

Por lá, a principal dica é o Valle Nevado, destino que também é famoso pelos esportes de inverno. Mas se você não faz o tipo aventureiro, o que não vai faltar são montanhas cobertas de neve para apreciar enquanto degusta um vinho chileno e os sabores locais.

Compre passagens aéreas online

Ver neve no Brasil pode parecer complicado, mas acertando o planejamento você realizará uma façanha e poderá curtir um lado diferente que o nosso país é capaz de oferecer.

Escolha o seu destino, antecipe a compra das passagens e faça economia no lugar certo. Use o Passagens Promo e encontre voos com os melhores preços para diversos destinos brasileiros em qualquer época do ano.

Curta o auge do frio no Sul do país poupando na viagem. De Promo você pode!


Leia também:

Recomendado para você
Qual o lugar que neva no Brasil?

Turismo em Porto Alegre: gastronomia, pontos turísticos e passeios

Qual o lugar que neva no Brasil?

O que fazer em Torres, RS: conheça pontos turísticos e praias imperdíveis!

Qual o lugar que neva no Brasil?

Lagoa da Harmonia, Teutônia: conheça os atrativos dessa cidade sulista!

Qual o lugar que neva no Brasil?

Canela, RS: onde fica a cidade, o que fazer, história e outras curiosidades

Qual o lugar que neva no Brasil?

Praia de Torres: conheça a praia mais bonita do Rio Grande do Sul

Qual o lugar que neva no Brasil?

Cambará do Sul: veja aqui onde fica esse destino e como você pode aproveitar o turismo ao máximo!

Quais são as cidades que Nevam no Brasil?

7 cidades que nevam no Brasil.
Palmas – Paraná.
Urubici – Santa Catarina..
Gramado- Rio Grande do Sul..
Cambará do Sul – Rio Grande do Sul..
Bom Jardim da Serra – Santa Catarina..
São Joaquim – Santa Catarina..
Bom Jesus – Rio Grande do Sul..

Qual é a região do Brasil onde neva?

6 cidades onde você pode ver neve no Brasil.
Gramado (RS).
Canela (RS).
Urubici (SC).
Urupema (SC).
Bom Jardim da Serra (SC).
São Joaquim (SC).

Qual é o lugar mais perto do Brasil que neva?

Urupema (SC): para ver neve perto da capital catarinense Há quem diga que a charmosa Urupema, na serra catarinense, é a cidade mais fria do Brasil.