Qual melhor horário para ter engajamento no Instagram?

Para ter sucesso nas redes sociais é preciso ter uma boa estratégia para atingir o seu público. Portanto, confira qual o melhor horário para postar foto no Instagram.

O Instagram é uma das maiores redes sociais do mundo, com cerca de 122 milhões de usuários só no Brasil. Suas ferramentas são diversas. Por isso, muitas pessoas têm algumas dúvidas, sendo uma delas o melhor horário para postar foto no Instagram.

A rede social permite que os usuários façam postagem de fotos, stories, reels, etc. Ela é ainda um importante meio de comunicação, lazer e, até mesmo, trabalho. Por isso, saber o melhor horário para postar foto no Instagram é fundamental para alcançar engajamento e atingir seu público ideal.

Quer saber mais sobre o tema? Então, continue a leitura deste artigo!

Quais são os dias e horários de mais engajamento na rede social?

É preciso ter em mente que os melhores dias e horários para postar no Instagram não são padronizados. Ou seja, é possível que, para empresas de setores diferentes, os mesmos dias e horários podem ser bons para umas e ruins para outras.

Isso porque cada negócio possui uma persona diferente, que atua conforme diversas variáveis, como geografia, idade, comportamento, etc. Dessa forma, o melhor horário para postar foto no Instagram pode variar.

No entanto, ainda é possível fazer uma generalização a partir de pesquisas realizadas por empresas para compreender o comportamento do consumidor. As informações podem servir de base para serem adaptadas para o seu público-alvo.

Confira alguns dos melhores horários para postar foto no Instagram, conforme a pesquisa do Sprout Social:

  • domingo — entre 10 e 14h;
  • segunda — entre 11h e 17h;
  • terça — 5h e entre 9h e 18h;
  • quarta — 5h, 11h e 15h;
  • quinta — 5h, 11h e 15h;
  • sexta — 5h e entre 9h e 16h;
  • sábado — 11h.

Alguns desses dados consideram que as pessoas checam as redes sociais logo que acordam, no horário de almoço do trabalho e mais à noite. Esse último quando estão chegando em casa, provavelmente.

Sendo assim, é interessante entender que, apesar dessas noções gerais do melhor horário para postar foto no Instagram, cada negócio possui suas próprias particularidades. Por isso, fazer testes e analisar dados é a melhor estratégia para alcançar seus objetivos.

Qual o melhor horário para postar foto no Instagram de acordo com cada área?

É possível prever os melhores horários para postar no Instagram, segundo o nicho do seu negócio. Acompanhe a seguir!

Educação

Se você atua na área da educação, o melhor horário para publicar no Instagram é às 20h de segunda-feira. O pior dia para isso é o domingo.

Já os picos de engajamento ocorrem entre 11h e 16h, no decorrer da semana.

Organizações sem fins lucrativos

O melhor dia para postagens do Instagram nessa área é a terça-feira. O alcance de maior pico de audiência está entre 12h e 17h nos dias da semana. Para esse nicho, o sábado é o pior dia para fazer publicações.

Tecnologia

Os posts da área de tecnologia costumam apresentar mais engajamento de quarta a sexta, das 10h às 17h. O melhor dia para postar é a quarta-feira, por volta de 10h. O domingo segue sendo o dia com menos engajamento dos usuários.

Varejo

Para empresas que atendem outras empresas (B2B), o recomendado é realizar as publicações entre 11h e 13h de sábado. O maior índice de engajamento é entre 10h e 15h diariamente. A segunda-feira apresenta menor performance na rede social.

Bens de consumo

Os melhores dias para a área de bens de consumo (comida, roupas, produtos de higiene pessoal, etc.) são quarta-feira às 15h e sábado às 10h. Os picos de engajamento da plataforma ocorrem entre 10h e 15h de segunda a quinta.

Domingo é o dia que proporciona menos interações no Instagram para essa área.

Saúde

A terça-feira é o melhor dia para publicações dessa área no Instagram, sendo 13h o melhor horário para fazer isso. Os maiores picos de engajamento são de terça a quinta, entre 9h e 16h.

O fim de semana costuma apresentar baixo índice de interações nas redes sociais para quem atua na saúde.

Veículos midiáticos

Para a imprensa e outros veículos de mídia, a quinta-feira às 9h apresenta os melhores resultados para postagens no Instagram. Na quarta e na sexta-feira, das 8h às 10h, a rede social também apresenta altas taxas de engajamento.

O fim de semana não traz grandes resultados para as interações na plataforma.

E para postar stories, existe um horário certo?

Não há um consenso nesse sentido. Porém, é indicado que as publicações de stories sejam realizadas nos momentos em que seus seguidores se encontram mais ativos.

Para saber esse dado, é necessário acompanhar as métricas da sua conta. Assim, você entenderá como seu público se comporta em relação aos dias e horários de maior uso da rede social.

Quais são as dicas para definir uma boa estratégia de horários?

Existem algumas estratégias que podem auxiliar o seu negócio a alcançar o público desejado nos dias e horários que se encontram mais ativos no Instagram.

Para isso, é fundamental compreender alguns pontos importantes. Saiba qual é o seu público-alvo, desenvolva sua persona, utilize ferramentas de análise para entender o comportamento dos seus seguidores, etc.

A seguir, separamos algumas dicas para descobrir qual o melhor horário para postar no Instagram da sua marca.

Conheça seu público

É importante ter em mente que você precisa saber com quem quer falar. Afinal, se o seu público ideal não estiver definido as suas estratégias não terão sucesso. Portanto,é fundamental ter em mãos as informações sobre o comportamento do seu consumidor, como:

  • idade;
  • profissão;
  • formação;
  • principais dores em relação ao seu produto ou serviço, etc.

Quanto mais estreita for a definição que você tiver da sua persona, mais chances você terá de montar uma boa estratégia de horários. Como consequência, garantirá bons resultados para seu negócio.

Utilize o Instagram for Business

O Instagram for Business permite que você tenha acesso a diversos dados referentes ao comportamento do usuário que visita seu perfil.

Essa ferramenta oferece insights sobre acessos, impressões, visualizações em stories, etc. Além disso, revela dados importantes sobre os seguidores do perfil, que vão de sua faixa etária até a localização geográfica.

Analise a concorrência

É interessante observar as ações das marcas de seu nicho também. Isso porque as personas podem ser parecidas e apresentar comportamentos semelhantes quanto ao uso do Instagram.

Com isso, você pode obter informações relevantes para montar sua estratégia, especialmente se estiver começando um negócio novo agora. Posteriormente, você pode adaptar seus conhecimentos para fazerem sentido de acordo com sua experiência.

Faça seus próprios testes

Para saber qual estratégia de horários funciona melhor para seu negócio, realizar testes periodicamente é uma ótima opção. O teste A/B, por exemplo, pode orientar a postagem de um determinado conteúdo para um dia e horário específico. Essa indicação é feita a partir da comparação com outros dias e horários.

É importante mensurar todos os dados que a plataforma dispõe e entender o que está funcionando ou não para a estratégia do seu negócio. Portanto, faça testes regularmente!

Como vimos, o melhor horário para postar foto no Instagram depende de muitas variáveis. Por isso, é fundamental entender seu público-alvo e adaptar suas estratégias!

Gostou deste post? Que tal compartilhá-lo nas suas redes sociais?

Quais são os horários de pico do Instagram?

Os melhores horários para postar no Instagram são das 11h às 14h da terça-feira e às 11h de segunda a sexta-feira, de modo geral. O melhor dia é terça e o pior, domingo.

Como saber qual o melhor horário para postar?

Entre sexta-feira e domingo são os melhores dias para postar. Fim de noite até 3h (menos entre meia-noite e 1 da manhã) são horários seguros. Às 14h e às 21h aos sábados é a faixa de horário mais ideal. Os horários menos recomendados são de domingo a sexta, das 4h às 19h.

Rodrigo Valinor

Especialista em conteúdo, revisor, copywriter e ex-coordenador de marketing digital com foco em conteúdo, responsável pela comunicação de grandes players do mercado financeiro. Atualmente, analista de conteúdo sênior pela Remessa Online.

Qual o melhor horário de postar no Instagram?

Entre segunda e sexta, o horário das 11h é o mais eficaz para gerar engajamento. Curiosamente, a plataforma identificou que nas terças-feiras esse horário se estende um pouco mais, indo das 11h até às 14h. O melhor dia da semana para postagens também é a terça-feira.

Qual melhor horário de engajamento?

De acordo com o quadro de engajamento global, o horário das 11h da manhã é o maior pico de engajamentos as quartas-feiras e sextas-feiras. Mas, no geral, durante a semana às 11h é um horário seguro para fazer suas publicações.

Como saber o horário de pico do Instagram?

Antes, quando ainda exibia a data por meio de um contador de semanas, a informação ficava no canto superior direito da postagem. Após a mudança, a data passa a ser exibida após a legenda da fotografia, na parte inferior.