Qual letra indica o processo de remoção e transporte de materiais desagregados das rochas que compõem a superfície terrestre

Durante os estudos sobre a dinâmica do relevo terrestre, aprendemos que a camada superficial da Terra está continuamente passando por transformações, causadas por alguns elementos, como os ventos e a água, que são chamados de agentes exógenos do relevo. Assim, aprendemos que esses elementos atuam em processos de intemperismo e erosão sobre as formações rochosas e os solos que compõem a morfologia terrestre.

Mas, afinal, qual é a diferença entre intemperismo e erosão?

Embora muitas pessoas acreditem que se trate de procedimentos iguais ou sinônimos, intemperismo e erosão são conceitos diferentes. O emprego de um conceito no lugar do outro pode gerar terríveis enganos, de modo que ambos não podem ser confundidos. Confira as diferenças:

O conceito de intemperismo – também chamado de meteorização – refere-se ao conjunto de processos químicos, físicos e biológicos responsável pela desagregação (quebra) ou decomposição das rochas. É por intermédio do intemperismo que se formam os sedimentos (partículas de rochas) e também os solos, que são exatamente constituídos de rochas decompostas e desagregadas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Já o conceito de erosão, por outro lado, designa o conjunto de etapas que reúne o desgaste, o transporte e a deposição de material sedimentar, ou seja, de partículas de rochas e de solos.

Em resumo, podemos dizer que a erosão é o processo de transporte das partículas de rochas decompostas ou desagregadas pelo intemperismo. Trata-se de ocorrências, portanto, interligadas e que atuam juntas na dinâmica de transformação do relevo.

Tanto o intemperismo quanto a erosão são participantes iniciais da formação de rochas sedimentares, uma vez que os sedimentos gerados pelo intemperismo e transportados pela erosão, após passarem por uma série de transformações, tornam-se rochas sedimentares e bacias sedimentares.


Por Me. Rodolfo Alves Pena

Erosão é o processo de desgaste, transporte e sedimentação do solo, dos subsolos e das rochas como efeito da ação dos agentes erosivos, tais como a água, os ventos e os seres vivos. O processo de desagregação das partículas de rochas (chamadas de sedimentos) é ocasionado pela ação do intemperismo (conjunto de processos químicos, físicos e biológicos que provocam o desgaste dos solos e rochas). O transporte desses sedimentos ocorre pela ação da gravidade e dos elementos da superfície. Já a sedimentação consiste na deposição das partículas dos ambientes erodidos.

Observe o esquema a seguir:

Qual letra indica o processo de remoção e transporte de materiais desagregados das rochas que compõem a superfície terrestre

Esquema de um processo erosivo envolvendo desgaste, transporte e deposição de sedimentos

No esquema acima, podemos notar que o processo de erosão, no momento em que atua na modelagem do relevo, transfere as massas rochosas da superfície terrestre das zonas mais elevadas para as áreas com menores altitudes, desencadeando a formação de solos e de rochas sedimentares.

Existem vários tipos e formas de se classificar e dividir as erosões, variando conforme a sua velocidade, esfera de influência, agente causador ou a sua localidade geográfica.

Em primeiro lugar, há a conceituação que divide as erosões em geológicas e aceleradas. A erosão geológica é aquela que envolve um processo lento e gradativo, propriamente constitutivo das diversas formas de relevo existentes, como a formação de vales por onde passam os rios. Já a erosão acelerada é aquela que envolve, geralmente, as atividades humanas e que costuma resultar na rápida destruição ou danificação dos solos.

Qual letra indica o processo de remoção e transporte de materiais desagregados das rochas que compõem a superfície terrestre

As erosões geológicas modelam lentamente os solos e as paisagens

Em segundo lugar, as erosões são classificadas conforme a sua intensidade, segmentando-as em erosão laminar, sulcos erosivos, ravinas e voçorocas. A erosão laminar é a lavagem dos solos (retirada da camada superficial de sedimentos) pela água das chuvas ou pelos ventos; os sulcos erosivos são as estratificações ou “caminhos” deixados pela água nos solos; as ravinas são buracos ou danificações um pouco mais severos; e as voçorocas manifestam-se quando a erosão é profunda a ponto de atingir o lençol freático.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)


Algumas erosões podem provocar danos mais sérios ¹

Classificação das erosões conforme os agentes erosivos

Os agentes erosivos ou intempéricos podem também ser considerados como um fato utilizado para a classificação dos diferentes tipos de erosão. A seguir, segue a conceituação de cada um dos termos dessa tipificação.

  • Erosão Pluvial: como o próprio nome indica, é causada pela água das chuvas. Em menor intensidade, ela provoca apenas a lavagem dos solos, mas, em grandes proporções, provoca alterações mais intensas, com erosões mais profundas. Quando os solos estão “limpos”, ou seja, sem vegetação (sobretudo em áreas inclinadas), os efeitos da erosão pluvial são mais graves.
  • Erosão Fluvial: esse tipo de erosão é causado pela água dos rios, transformando o seu curso em vales mais profundos do que o seu entorno. Além disso, quando não há uma vegetação nas margens dos cursos d'água, elas são erodidas pela força das águas, intensificando processos de assoreamento e alargamento do leio das bacias de drenagem.
  • Erosão Marinha: causada pelo desgaste de rochas e solos litorâneos pela água do mar, contribuindo para a formação de praias e de paisagens costeiras, tais como as falésias.
  • Erosão Eólica: é causada pela ação dos ventos, que provoca o intemperismo das rochas e também atua no transporte de sedimentos para zonas mais distantes dos pontos de erosão. Costuma ser um processo mais lento do que os demais que envolvem a ação da água.
  • Erosão Glacial: ocorre com o congelamento dos solos e a consequente movimentação em blocos. Também atua no congelamento da água que se dilata e provoca alterações na composição e disposição das rochas e dos solos.
  • Erosão Gravitacional: esse tipo de erosão costuma ocorrer em localidades muito inclinadas, como em cadeias montanhosas. Consiste na ruptura e transporte de sedimentos proporcionados pela ação da gravidade, com a deposição gradual de partículas de rochas das localidades mais altas para os pontos de menor altitude.

_______________________

¹ Créditos da imagem: José Reynaldo da Fonseca / Wikimedia Commons

Qual letra indica o processo de remoção e transporte de matéria desagregados das rochas que compõem a superfície terrestre?

DEPOSIÇÂO é o processo de acúmulo dos materiais desagregados das rochas que foram removidos e transportados pela erosão.

Qual o nome do processo de remoção e transporte de materiais desagregados das rochas?

Em resumo, podemos dizer que a erosão é o processo de transporte das partículas de rochas decompostas ou desagregadas pelo intemperismo.

Qual e a letra que indica o processo de desgaste e separação dos materiais que compõem as rochas?

Erosão é o processo de desgaste, transporte e sedimentação do solo, dos subsolos e das rochas como efeito da ação dos agentes erosivos, tais como a água, os ventos e os seres vivos.

O que são materiais desagregados?

As rochas são desagregadas e decompostas e os materiais resultantes de sua ação, tais como seixos, cascalhos, areias, siltes e argilas, são carregados e depois depositados e, também, substâncias dissolvidas na água podem precipitar.