Qual foi a vantagem do surgimento do tubo polínico para as plantas?

O grão de pólen, estrutura surgida nas gimnospermas, está presente nesse grupo e nas angiospermas. Ela não é o gameta masculino, e sua denominação correta é micrósporo, um elemento que contém o gametófito masculino, ou seja, a estrutura capaz de produzir gametas.

→ Qual a importância do grão de pólen para as gimnospermas e angiospermas?

O grão de pólen é extremamente resistente e garante grande eficiência reprodutiva. É por causa de seu surgimento que gimnospermas e angiospermas não dependem da água para a reprodução, pois garante que o tubo polínico faça o transporte do gameta masculino até o gameta feminino.

Quando o grão de pólen chega até a parte feminina de uma planta, dizemos que houve a polinização, a qual pode ser feita por diferentes agentes. A partir disso, uma série de processos acontece, como a formação do tubo polínico, o transporte dos gametas masculinos (núcleos espermáticos) e a consequente fecundação da oosfera (gameta feminino).

Qual foi a vantagem do surgimento do tubo polínico para as plantas?

O pólen pode ser levado pelo vento, pela água e até mesmo por animais

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)


→ Como é a estrutura do grão de pólen?

O grão de pólen é uma estrutura resistente, que apresenta uma parede externa denominada exina e uma parede interna denominada intina. Essa última parede é formada por celulose e pectina. A exina, por sua vez, é constituída pela esporopolenina, um composto que funciona como barreira para vários agentes, garantindo que a radiação, patógenos e a desidratação não afetem sua estrutura. Na exina, também se encontram pequenos furos, por onde sai o tubo polínico, que surge quando o grão de pólen germina.

Além de garantir proteção, a exina apresenta uma grande importância para a taxonomia. Como ela pode apresentar ou não ornamentações, esse é um importante critério para a identificação das espécies.

→ Onde o grão de pólen é produzido?

O grão de pólen apresenta local de produção diferente para cada grupo de plantas. Nas gimnospermas, ele é produzido nos chamados estróbilos, também conhecidos como cones. Já nas angiospermas, a produção ocorre nas flores, mais precisamente na parte chamada de antera.

Por Ma. Vanessa dos Santos

Que plantas têm tubo polínico?

Gimnospermas e Angiospermas apresentam tubo polínico, ao contrário de Briófitas e Pteridófitas.

Quando é que se forma o tubo polínico?

Quando o grão de pólen germina, ele origina o tubo polínico.

Que vantagens representam para as plantas o grão de pólen e o tubo polínico?

O grão de pólen é extremamente resistente e garante grande eficiência reprodutiva. É por causa de seu surgimento que gimnospermas e angiospermas não dependem da água para a reprodução, pois garante que o tubo polínico faça o transporte do gameta masculino até o gameta feminino.

Qual o papel do tubo polínico no processo da dupla fecundação?

O grão de pólen absorve água do estigma e germina, formando o tubo polínico. ... Ao entrar na micrópila e atingir o saco embrionário, o tubo polínico, que carrega os dois gametas masculinos e o núcleo vegetativo, adentra uma sinérgide. Essa célula degenera-se e os gametas são descarregados.

Quais os principais tipos de desenvolvimento do saco polínico?

Os sacos polínicos que correspondem a microesporângios são encontrados nos estames responsáveis pela produção de micrósporos, as células-mães em cada saco polínico sofrem meiose originando esporos haplóides. Os esporos sofrem mitose formando grão de pólen que são os gametófitos masculinos.

Qual a vantagem do surgimento do tubo polínico para as plantas terrestres?

1 - Qual a vantagem da semente para a planta? E do tubo polínico para as plantas terrestres? R: Com a formação da semente, a dispersão deixou de depender do esporo e da água. O tubo polínico permite que o gameta masculino chegue `a oosfera sem necessitar de natação, o que torna a fecundação independente da água.

Qual é a vantagem do tubo polínico para as plantas terrestres?

1 - Qual a vantagem da semente para a planta? E do tubo polínico para as plantas terrestres? R: Com a formação da semente, a dispersão deixou de depender do esporo e da água. O tubo polínico permite que o gameta masculino chegue `a oosfera sem necessitar de natação, o que torna a fecundação independente da água.

Qual é a relação entre o grão de pólen e a formação do tubo polínico?

Ao ser depositado na parte feminina da planta, o grão de pólen germina e dá origem ao chamado tubo polínico. ... Dessa forma, o grão de pólen garante a independência da água na reprodução, uma vez que não existe a necessidade de o gameta masculino nadar até o gameta feminino.

Por que dizemos que as angiospermas possuem dupla fecundação?

A dupla fecundação é um processo que ocorre exclusivamente em angiospermas e caracteriza-se pela produção de um embrião e de uma estrutura triploide denominada endosperma. ... Esse processo caracteriza-se pela fecundação da oosfera e dos núcleos polares por dois gametas masculinos.

O que é polínico?

1. Relativo ao pólen (ex.: boletim polínico; teste polínico). 2. [ Botânica ] Que contém pólen (ex.: sacos polínicos; tubo polínico).

Qual é a vantagem evolutiva das angiospermas produzirem o tubo polínico?

Essa aquisição evolutiva foi importante para as espermatófitas (angiospermas e gimnospermas), pois, com o tubo polínico, a fecundação tornou-se independente da água do ambiente (sifonogamia).

E a chegada de um grão de pólen a parte superior do Carpelo estigma?

A polinização consiste no transporte do grão de pólen desde a antera até o estigma.

Como se dá a formação de grão de pólen?

A sua formação ocorre em estruturas reprodutoras especializadas da flor, as anteras, que quando sofrem deiscência libertam o pólen maturo para que este seja transportado até aos estigmas da mesma ou de outra flor. ... Dependendo das espécies, os grãos de pólen são libertados das anteras no estado bicelular ou tricelular.

Qual a vantagem do tubo polínico para as plantas?

O tubo polínico permite que o gameta masculino chegue `a oosfera sem necessitar de natação, o que torna a fecundação independente da água.

Qual foi a vantagem adaptativa do surgimento do tubo polínico?

Os vegetais inferiores só se propagam, então, em condições de grande umidade. Nesse sentido, possuir um tubo polínico é uma vantagem adaptativa ao meio terrestre. Foi com o seu surgimento que as plantas conquistaram definitivamente a terra, já que reprodução delas passou a ser independente de ambientes úmidos.

Qual é a importância do tubo polínico?

Ao ser depositado na parte feminina da planta, o grão de pólen germina e dá origem ao chamado tubo polínico. Esse tubo, então, transporta o gameta masculino (núcleo espermático) até o óvulo para que possa fecundar a oosfera.

Qual a importância do surgimento do tubo polínico nas gimnospermas e angiospermas?

Através do tubo polínico, o gameta masculino presente no grão de pólen, chamado de núcleo espermático (n), é introduzido no óvulo. Dentro do óvulo, o núcleo espermático fecunda a oosfera (gameta feminino haploide -n-), formando um zigoto diploide (2n).