Qual foi o nome que recebeu o primeiro nome avistado pelos portugueses?

Ouça este artigo:

No dia 22 de Abril de 1500, chegavam ao Brasil as treze caravelas portuguesas, lideradas por Pedro Álvares Cabral, que vinham com o objetivo de colonizar esta porção de terra, da qual eles não tinham noção da dimensão.

Ao avistarem o primeiro ponto de terra, acreditaram se tratar de um monte, e por este motivo deram-lhe o nome de Monte Pascoal (monte da Páscoa), pois estes desembaracaram no Brasil durante a época da Páscoa.  No dia 26 de Abril de 1500 foi celebrada, pois, a primeira missa no Brasil.

O local foi habitado pelos índios Tupinambás e em seguida pelos Pataxós, os quais sobreviviam do artesanato, da caça e da pesca. É um monte de 586m de altura, que está localizado em Itamaraju, no estado da Bahia, a 62km de Porto Seguro.

Qual foi o nome que recebeu o primeiro nome avistado pelos portugueses?
Em 29 de novembro de 1961, foi oficialmente criado o Parque Nacional do Monte Pascoal, o qual ainda hoje possui uma reserva indígena que abriga os índios Pataxós de cerca de 8.600 hectares. A área total do parque é de 22.500 hectares de terra cobertos pela mata Atlântica.

O relevo do terreno é caracterizado pela presença de bancos de recifes, depósitos de praia, planícies, colinas e pequenas serras de rochas cristalinas, tendo como vegetação predominante a Floresta Tropical Pluvial. Possui uma fauna diversificada, com espécies como a ariranha e o veado-campeiro, animais ameaçados de extinção, além de outros também raros como a preguiça de coleira, o guariba, a suçuarana, a onça, etc. Possui ainda aves como o urubu-rei, o macuco e o mutum. Do topo do monte pode-se avistar, de um lado, o oceano atlântico, e do outro a Serra do Itamaraju. O clima é tropical, apresentando uma temperatura média de 21ºC.

O principal acesso ao parque, que está aberto à visitação, se dá pela cidade de Itamaraju. As visitas podem acontecer das 7h às 18h, e é cobrada uma taxa para entrar. Além das trilhas que podem ser percorridas no parque, há a opção de conhecer a história do descobrimento do Brasil na ida ao centro de visitantes.

O objetivo do parque é conservar o ecossistema, os recursos, as espécies de animais e vegetais, além de proteger o patrimônio histórico que é o Monte Pascoal.

Fontes:
http://br.viarural.com/servicos/turismo/parques-nacionais/do-monte-pascoal/default.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Monte_Pascoal
http://ecoviagem.uol.com.br/brasil/bahia/parque-nacional/monte-pascoal/
http://tvturismo.terra.com.br/monte_pascoal/monte_pascoal.htm

Texto originalmente publicado em https://www.infoescola.com/geografia/monte-pascoal/

Ilha de Vera Cruz foi o primeiro nome dado ao Brasil. Isso porque a expedição de Pedro Álvares Cabral carregava lascas do que se supunha ser a verdadeira (vera) cruz em que Cristo fora crucificado.

Como era chamado o Brasil antes de 1500?

Antes de ser Brasil, o país era chamado pelos índios de Pindorama, que na língua nativa significava “região ou país das palmeiras”.

Qual foi o primeiro estado brasileiro a ser descoberto?

O primeiro ponto do Brasil avistado pelos portugueses foi a região do Monte Pascoal, na Bahia, no dia 22 de abril de 1500.

Como era o nome do Brasil em 1966?

Em 1967, com a constituição elaborada durante a Ditadura Militar, o nome passou a ser República Federativa do Brasil, por conta do sistema federativo então já consolidado.

Qual foi o primeiro nome que os portugueses deram a Terra?

Os Nomes da Terra. Durante muitos anos, as terras pertencentes ao rei de Portugal na América receberam diferentes denominações: Ilha de Vera Cruz, Terra de Santa Cruz e Terra do Brasil.

Por que o Brasil tem esse nome?

Mas a principal fonte de sua riqueza é um colorante chamado “brasileína”. Ele foi muito usado para tingir roupas e para recarregar tinteiros cuja tinta era usada para escrever. A exploração intensa da madeira de Pau-brasil trouxe muitas riquezas para o país. É por isso que ficou a homenagem do nome: Brasil.

Como os portugueses chamaram o Brasil?

E tudo começou numa quarta-feira, dia 22 de abril de 1500, quando o almirante português Pedro Álvares Cabral chegou com sua esquadra à terra onde viviam os índios Tupiniquim. Na língua deles, o lugar chamava-se Pindorama, Terra das Palmeiras.

Como os Guarani chamavam o Brasil?

Os povos do grupo Tupi-Guarani habitavam a região chamada por eles de “Pindorama” (terra das palmeiras), actual região oriental da América do Sul, que habitava o imaginário Tupi-Guarani como terra mítica, uma terra livre dos males.

Qual foi a primeira cidade a ser descoberta no Brasil?

São Vicente
São Vicente é a primeira cidade do Brasil, marco de nossa colonização, ponto de partida dos bandeirantes que desbravaram os sertões e aumentaram o território do Brasil.

Onde se iniciou o Brasil?

O Brasil foi descoberto em 22 de abril de 1500 pelo capitão-mor duma expedição portuguesa em busca das Índias, Pedro Álvares Cabral, que chegou ao litoral sul da Bahia, na região da atual cidade de Porto Seguro, mais precisamente no distrito de Coroa Vermelha.

Quais os nomes que o Brasil já teve?

Antes de receber o nome de Brasil nosso país teve oito nomes:

  • Pindorama (nome dado pelos indígenas);
  • Ilha de Vera Cruz, em 1500;
  • Terra Nova em 1501;
  • Terra dos Papagaios, em 1501;
  • Terra de Vera Cruz, em 1503;
  • Terra de Santa Cruz, em 1503;
  • Terra Santa Cruz do Brasil, em 1505;
  • Terra do Brasil, em 1505;

Como os índios chamavam o Brasil antes dos portugueses?

E tudo começou numa quarta-feira, dia 22 de abril de 1500, quando o almirante português Pedro Álvares Cabral chegou com sua esquadra à terra onde viviam os índios Tupiniquim. Na língua deles, o lugar chamava-se Pindorama, Terra das Palmeiras.

Qual é o primeiro nome da Terra?

Os Nomes da Terra. Durante muitos anos, as terras pertencentes ao rei de Portugal na América receberam diferentes denominações: Ilha de Vera Cruz, Terra de Santa Cruz e Terra do Brasil. Os dois primeiros nomes refletiam o sentido da propagação da fé e, o terceiro, o sentido mercantil da expansão marítima portuguesa.

Que nome foi dado a Terra descoberta?

Ilha da Vera Cruz ou Terra de Vera Cruz (Terra da Verdadeira Cruz ou Terra da Santa Cruz) foi o primeiro nome dado pelos descobridores portugueses ao Novo Mundo, que atualmente corresponde a parte do Nordeste da costa brasileira, relatado na Carta de Pero Vaz de Caminha.

Qual foi o primeiro nome que recebeu o monte avistado pelos portugueses?

O primeiro ponto avistado pelos portugueses foi o Monte Pascoal, localizado a 60 quilômetros de Porto Seguro. O local, próximo ao município de Itamaraju, em Porto Seguro, recebeu este nome por ter sido visto na época de Páscoa do ano de 1500.

Qual o primeiro acidente geográfico nomeado pelos portugueses Qual o primeiro nome que deram para as terras as quais chegaram?

O primeiro acidente geográfico nomeado no território que viria a ser o Brasil foi o Monte Pascoal. O primeiro nome que deram às terras nas quais desembarcaram foi Terra de Vera Cruz.

Porque foi dado o nome de Monte Pascoal?

Ao avistarem o primeiro ponto de terra, acreditaram se tratar de um monte, e por este motivo deram-lhe o nome de Monte Pascoal (monte da Páscoa), pois estes desembaracaram no Brasil durante a época da Páscoa. No dia 26 de Abril de 1500 foi celebrada, pois, a primeira missa no Brasil.

Que nome os portugueses deram para o Monte Pascoal?

Primeiramente dum grande monte, muito alto e redondo; e doutras serras mais baixas ao sul dele… ao monte alto o capitão pôs nome – o Monte Pascoal e à terra – a Terra da Vera Cruz.”