Qual foi a Batalha mais sangrenta da Segunda Guerra Mundial?

Qual foi a Batalha mais sangrenta da Segunda Guerra Mundial?
16 de Dezembro de 1944

A 16 de dezembro de 1944 começou a Batalha do Bulge (ou Batalha das Ardenas), uma das mais violentas da Segunda Guerra Mundial. O confronto resultou de uma grande contraofensiva alemã na floresta das Ardenas, em Valónia (Bélgica), mas que chegou igualmente a França e ao Luxemburgo, na Frente Ocidental. O Exército alemão deu o nome de Unternehmen Wacht am Rhein (“Operação Vigília junt ao Reno”) à ofensiva.

O objetivo da Alemanha nazi era dividir os Aliados, conquistando a região da Antuérpia e a Bélgica e cercando e destruindo as forças Aliadas, de modo a tentar forçar os Aliados ocidentais a negociar um tratado de paz em separado com as potências do Eixo. Após a conquista destes objetivos, Adolfo Hitler já poderia centrar todo o seu poderio militar contra os Soviéticos no Leste.

A operação foi planeada em segredo, com pouca troca de informações via rádio e com as movimentações das tropas sempre durante a noite, numa tentativa de enganar os Serviços Secretos dos Aliados. Aliás, estes foram incapazes de antecipar a ofensiva, uma vez que pensavam que uma movimentação em massa de soldados seria sempre detetável pelos aviões de reconhecimento.

As forças Aliadas foram apanhadas totalmente de surpresa, e com as linhas defensivas muito dispersas, acabaram por ter de enfrentar uma força inimiga inicialmente superior. Mas as lutas intensas num clima ameno, em especial em redor da cidade de Bastogne, e um terreno que favorecia a defesa retardou o ímpeto alemão. No final, os reforços Aliados e a sua esmagadora superioridade aérea impuseram uma derrota estrondosa às forças alemãs.

À beira da derrota, as tropas mais experientes do Exército Alemão foram deixadas sem mantimentos e com armamento claramente insuficiente, enquanto os sobreviventes recuavam. O Alto Comando Alemão estimou que as suas perdas durante essa campanha chegassem aos 84.834 soldados, embora outras estimativas apontassem para 60 mil ou até 100 mil alemães mortos, feridos ou desaparecidos. Já o contingente dos EUA sofreu 70 a 89 mil baixas, incluindo 19 mil homens mortos, o que tornou a Batalha do Bulge a mais sangrenta para as forças do EUA durante a Segunda Guerra Mundial. O conflito só terminou a 25 de janeiro de 1945.

Contenido relacionado


Mestrado em História (UDESC, 2012)
Graduação em História (UDESC, 2009)

Ouça este artigo:

A Batalha de Stalingrado durou um pouco mais do que seis meses, do fim de julho de 1942 até 2 de fevereiro de 1943, talvez a batalha mais sangrenta da segunda guerra mundial com mais ou menos 1,5 milhões de mortos. Além disso esse foi um ponto decisivo para o término da Segunda Guerra Mundial. A Batalha de Stalingrado teve quatro fases principais: 1º A fase defensiva, até 19 de novembro de 1942; 2º A ofensiva russa ao norte e ao sul de Stalingrado, que levou ao cerco das forças alemãs na cidade; 3º A tentativa dos alemães em socorrer suas tropas sem sucesso em Stalingrado; 4º O arrasamento das unidades alemãs cercadas (janeiro de 1943).

Qual foi a Batalha mais sangrenta da Segunda Guerra Mundial?

Soldados alemães durante a Batalha de Stalingrado, em 15 de setembro de 1942. Foto: Berliner Illustrirte Zeitung / via Wikimedia Commons

Os alemães começaram sua ofensiva por meio da tática Blitzkrieg, onde o exército alemão contava com 330 mil soldados do 6º Exército e do 4º Exército de blindados. Podemos perceber que mesmo com a vantagem numérica os alemães não conseguiram vencer o a técnica de combate do exército vermelho, que naquele momento contava com menor número de soldados.

As razões que levaram os soviéticos à vencer a Batalha de Stalingrado nas fases defensiva e ofensiva, segundo o jornalista Alexander Werth, que cobriu a batalha, foram seis razões:

  1. A vivencia dos soviéticos;
  2. As condições geoclimáticas durante os combates Stalingrado.
  3. O treinamento do exército em batalhas de rua;
  4. Armamento antitanque que quebravam a tática da Blizkrieg alemã;
  5. A artilharia soviética atirando sem parar no inimigo.
  6. A organização impecável que conseguiu manter a cidade abastecida durante todo o tempo de batalha.

O exército alemão se rendeu em 2 de fevereiro, com cerca de 91 mil soldados, todos em situações precárias, foram feitos prisioneiros, entre eles 22 generais, para comemoração dos soviéticos. Desses 91 mil, 11 mil alemães e soldados do Eixo recusaram serem feitos prisioneiros nos campos de concentração soviéticos e decidiram lutar até morte. Estes grupos lutaram até março de 1943, escondidos, enquanto os soviéticos iam limpando a cidade dois mil foram mortos, e o restante foram levados presos.

Qual foi a Batalha mais sangrenta da Segunda Guerra Mundial?
Dos 91 mil prisioneiros alemães da Batalha de Stalingrado, somente 5 mil prisioneiros retornaram a suas casas após a guerra. Estes prisioneiros foram mantidos em campos de trabalho por toda a União Soviética, a maioria morreu por não ter acesso a tratamento médico ou desnutrição. Já os oficiais foram levados a Moscou com o intuito de participaram de propagandas antinazistas. Somente em 1955 os últimos soldados alemães restantes de Stalingrado foram repatriados.

Na Alemanha a Batalha só foi noticiada em 1943. A Batalha de Stalingrado não foi a primeira derrota nazista na guerra, mas nunca havia tido uma batalha tão dispendiosa antes. Em 16 de fevereiro de 1943, Joseph Goebbels, fez um discurso em Berlim, convocando a nação a uma guerra total, e a partir dali necessitaria de todos o trabalho e recursos que a população alemã poderia oferecer.

A Batalha de Stalingrado mudou os caminhos da Segunda Guerra Mundial e colocou os Alemães em uma posição defensiva. Após esse episódio, os soviéticos organizaram uma investida para Berlim afim de exterminar com Adolf Hitler. Com os esforços das tropas Aliadas os soviéticos conseguiriam acabar com a Segunda Guerra em 1945.

Referências:

HOBSBAWM, E. J. Era dos extremos: o breve século XX: 1914 - 1991. 2. ed. São Paulo: Companhia das Letras

WERTH, Alexander. Stalingrado: 1942 o início do fim da Alemanha nazista. Editora contexto, 2015.

Texto originalmente publicado em https://www.infoescola.com/historia/batalha-de-stalingrado/

Qual a maior Batalha da Segunda Guerra Mundial?

A Batalha de Stalingrado foi a maior batalha travada ao longo da Segunda Guerra. Após meses de combates, os nazistas foram derrotados ao custo de dois milhões de mortos. A Batalha de Stalingrado aconteceu na cidade de Stalingrado, localizada na União Soviética, durante a Segunda Guerra Mundial.

Qual foi a guerra mais sangrenta da Segunda Guerra Mundial?

A Batalha de Stalingrado envolveu tropas da Alemanha nazista e da União Soviética. Esse foi o maior dos ataques alemães em direção ao leste e acabou marcado por perdas terríveis, fazendo com que essa fosse a batalha mais sangrenta de todos os tempos.

Qual foi a Batalha mais sangrenta da história?

Segunda Guerra Mundial: A guerra mais sangrenta da história: Capa Especial + marcador de páginas Capa comum – 11 dezembro 2020.

Quais as maiores batalhas da Segunda Guerra Mundial?

Enquanto alguns podem considerar apenas pequenos conflitos que ocorreram em áreas isoladas, outros incluem grandes operações e campanhas militares..
Batalha de Berlim..
Batalha de Kursk. ... .
Batalha de Stalingrado. ... .
Batalha de Moscou. Fonte da imagem: Reprodução/Wikipedia. ... .
Batalha da França. Fonte da imagem: Reprodução/The Atlantic. ... .