Qual elemento químico e adição mais recente à lista de gases nobres?

Índice

Introdução

Os gases nobres são todos os elementos que apresentam oito elétrons na sua camada de valência e, por isso, estão situados na última coluna da tabela periódica, pertencendo à família VIIIA ou 18, ou grupo zero. Eles receberam esse nome por causa da baixa reatividade que possuem. Dentre eles, temos o hélio (He), o neônio (Ne), o argônio (Ar), o criptônio (Kr), o xenônio (Xe) e o radônio (Rn). Esses elementos se encontram destacados na tabela abaixo.

Qual elemento químico e adição mais recente à lista de gases nobres?
Tabela periódica, gases nobres destacados em amarelo.

📚 Você vai prestar o Enem? Estude de graça com o Plano de Estudo Enem De Boa 📚 

As características principais destes elementos estão mostradas na tabela a seguir.

Elemento Número atômico (Z) Número de massa (A) Ponto de fusão (°C) Ponto de ebulição (°C)
Hélio (He) 2 4,00 - -269
Neônio (Ne) 10 20,18 -248 -246
Argônio (Ar) 18 39,95 -189 -186
Criptônio (Kr) 36 83,80 -157 -153
Xenônio (Xe) 54 131,29 -112 -108
Radônio (Rn) 86 222 -71 -62

Os elementos deste grupo se encontram na atmosfera como gases monoatômicos. Juntos, formam aproximadamente 1% da massa atmosférica. O argônio é o terceiro gás mais abundante na atmosfera, perdendo somente para o oxigênio e o nitrogênio. Os gases nobres, com exceção do hélio e do radônio, são obtidos por meio da destilação fracionada do ar líquido.

O gás hélio é o segundo elemento mais abundante no universo, depois do hidrogênio, porém não é raro na Terra devido à leveza de seus átomos, que atingem elevadas velocidades e escapam da atmosfera terrestre. Como a densidade do gás hélio é muito baixa e o gás não é inflamável, é usado para fazer os dirigíveis flutuarem. É usado também para diluir o oxigênio utilizado em hospitais e em mergulhos em mar profundo, para pressurizar combustíveis de foguete, como refrigerante e em lasers de hélio-neônio.

O dirigível e o balão flutuam com o gás hélio.

Por apresentar ponto de ebulição muito baixo, o hélio não se solidifica em nenhuma temperatura, a menos que seja aplicada pressão para manter todos os seus átomos juntos. Essas propriedades fazem com que o hélio seja aplicado na criogenia, que é o estudo da matéria em temperaturas muito baixas. O hélio é o único elemento que apresenta mais de uma fase líquida: hélio-I e hélio-II. O hélio-II líquido, de temperatura mais baixa, apresenta uma superfluidez, ou seja, flui sem resistência ou viscosidade.

O neônio emite cor laranja-avermelhada quando uma corrente elétrica passa através dele, por isso, é muito utilizado em letreiros de publicidade e avisos luminosos.

Painéis luminososo que utilizam o neônio.

O argônio é aplicado na geração de atmosfera inerte para soldas a fim de evitar a oxidação, e como enchimento de alguns tipos de lâmpadas com o objetivo de resfriar o filamento.

O argônio evita a oxidação na solda, é usado também como enchimento de lâmpadas.

O criptônio, ao ser atravessado por uma descarga elétrica, produz uma luz branca muito intensa e, por isso, é utilizado na iluminação de pistas de aeroporto. Esse elemento é obtido por fissão nuclear, logo sua abundância na atmosfera mede a atividade nuclear global.

Criptônio usado para iluminação.

O xenônio, por sua vez, é usado em lâmpadas de halogênio para faróis de automóveis e em tubos de lampejo de máquinas fotográficas de alta velocidade. Existem também pesquisas relacionadas ao uso desse elemento como anestésico.

Xenônio usado em faróis de automóveis e em tubos de lampejo de máquinas fotográficas.

O gás radioativo radônio surge do solo como produto dos processos radioativos que ocorrem nas profundezas da Terra. Os produtos de seu decaimento nuclear podem levar a níveis muito perigosos de radiação e isso acaba gerando uma certa preocupação pelo seu acúmulo em construções.

Compostos dos Gases Nobres

As energias de ionização dos gases nobres decrescem de cima para baixo no grupo e são consideradas muito altas. A energia de ionização do xenônio é baixa o suficiente para permitir que ele perca elétrons para átomos mais eletronegativos, como o flúor. Compostos de hélio, neônio e argônio só existem sob condições especiais. A única molécula estável neutra do criptônio é KrF2. O xenônio é o gás nobre com a química mais rica, formando vários compostos com o flúor e o oxigênio. Também têm sido relatados os compostos Xe–N e Xe–C.

Exercício de fixação

Unisc

Um elemento químico da família dos gases nobres está situado no terceiro período da tabela periódica. Qual é esse elemento?

A Hélio

B Argônio

C Cloro

D Neônio

E Iodo

Qual elemento químico e a edição mais recente na lista de gases nobres?

Ununóctio. O nome Ununóctio vem do latim, "um, oito, oito" devido ao número atômico desse elemento, ou seja, 118. O Ununóctio foi descoberto em 2006 sendo, portanto, o último elemento químico sintetizado em laboratório.

Quais são os gases nobres mais recentes?

Ao todo, são sete gases nobres conhecidos:.
hélio – He;.
argônio – Ar;.
neônio – Ne;.
criptônio – Kr;.
xenônio – Xe;.
radônio – Rn;.
ununóctio – Uuo..

Qual elemento químico e adição mais recente?

Os novos elementos da Tabela Periódica são o Unúntrio (símbolo Uut), Ununpêntio (sigla (Uup), Ununséptio (Uus) e o Ununóctio (Uuo), todos com átomos que possuem sete níveis de energia.

Qual o número atômico 118 Qual elemento químico e adição mais recente à lista de gases nobres da tabela periódica?

O oganésson ou oganessônio (previamente chamado de ununóctio) é o elemento químico superpesado sintético de número atômico 118 (118 prótons e 118 elétrons), de símbolo químico Og. Ocupa o grupo 18 (VIIIA ou 0) da tabela periódica juntamente com os gases nobres.