Qual elemento de um mapa nos mostra a origem dos dados representados *?

Os mapas e seus elementos são a representação da superfície terrestre com figuras planas, de populações, flora, fauna e limites de fronteira (terrestre, marítimo, lacustre e aéreo).

Dessa forma, é possível conhecer com mais precisão a localização dos locais e recursos disponíveis em uma região. O mapa é uma das principais ferramentas de cartografia.

Qual elemento de um mapa nos mostra a origem dos dados representados *?

Principais elementos dos mapas

Os elementos presentes em um mapa são:

  • O título indicando do que se trata.
  • A fonte consultada.
  • Simbologia dos ventos.
  • As escalas representativas do território que você deseja capturar.
  • O ponto cardeal
  • A legenda onde os símbolos necessários para a interpretação do mapa aparecem.

Qual elemento de um mapa nos mostra a origem dos dados representados *?

Os símbolos usados ​​nas legendas permitem visualizar quais são os riscos presentes nas zonas e são representados com círculos de cores diferentes.

Por exemplo, o vermelho simboliza terremotos, o verde uma erupção vulcânica, o azul uma inundação, o azul um furacão, o café um deslizamento de terra, o roxo um tornado e a laranja um tsunami.

Os mapas são importantes na geografia porque mostram como os diferentes recursos terrestres e marítimos estão relacionados.

Suas escalas comparam uma distância medida no mapa com a distância atual da superfície terrestre da Terra. Eles podem ser de várias maneiras, mas o ponto de referência para cartógrafos é uma linha de escala.

A sinalização de um ponto cardeal no mapa permite determinar sua orientação. Por exemplo, uma seta é colocada indicando um dos pólos, se estiver em cima, é o Pólo Norte e, se estiver em baixo, está sendo indicado para o Pólo Sul.

Quando a direção dos quatro pontos cardeais é usada – Norte, Sul, Leste, Oeste – em um mapa, é chamada rosa dos ventos.

Os mapas inseridos são representações de situações particulares no nível de relevo, estradas e outros. Eles fornecem informações específicas que não podem ser vistas em mapas de maior escala e são desenhadas em escalas mais legíveis. Eles são freqüentemente usados ​​no turismo, censos populacionais ou para localizar endereços de lugares não turísticos.

A dimensão geográfica é o primeiro passo na preparação de mapas e quais são as características envolvidas.

O fenômeno desenhado nos mapas pode apontar, ao longo das linhas e sobre as áreas. Aeroportos e poços de petróleo são pontos característicos, enquanto rodovias e ferrovias são linhas características.

O sistema de informação geográfica

O uso do sistema de informações geográficas (SIG) é apropriado quando o usuário possui conhecimento suficiente de cartografia para mapeamento, levando em consideração os elementos que o compõem: título, fonte, legenda, escala , superfície, fonte consultada, mapas internos e seta cardinal.

Qual elemento de um mapa nos mostra a origem dos dados representados *?

O uso do GIS torna possível melhorar o que foi feito ao longo da história em termos de mapeamento. Eles oferecem a opção de gerar informações relevantes sobre os estudos que podem ser realizados. Existem termos básicos para o GIS:

  • Mapa qualitativo da área : mostra a existência de uma classe geográfica dentro das áreas do mapa. Cores, padrões e sombras são geralmente usados.
  • Borda : é a área entre a linha ordenada e a borda do meio ou amostra da área sobre a qual a área é exibida. As informações podem estar localizadas na borda, mas a área é deixada em branco.
  • Convenção Cartográfica : é a prática cartográfica aceita.
  • Mapa de Coropletas : é um mapa que mostra dados numéricos para um grupo de regiões, agrupando os dados em classes e sombreando cada classe no mapa.
  • Clareza : é a propriedade da representação visual usando a quantidade mínima de simbolismo necessária para o usuário do mapa entender o conteúdo do mapa sem erro.
  • Equilíbrio de cores : a conquista da harmonia visual entre as cores de um mapa, evita que as cores mostrem contrastes simultâneos quando adjacentes.
  • Intervalo de contorno : é a diferença vertical em unidades de medida, como metros ou pés, entre linhas de contorno sucessivas em um mapa de contorno.
  • Mapa de contorno : é um mapa de isolinhas de elevações topográficas.
  • Loop de Design : é o processo iterativo em que um mapa é criado pelo GIS, examinado quanto ao design, aprimorado e depois reimpresso a partir da definição do mapa modificado até que o usuário esteja satisfeito e um bom design seja alcançado.
  • Mapa de pontos : é um tipo de mapa que usa o ponto que mostra a presença de uma característica como símbolo, retransmitindo uma dispersão visual que mostra um padrão espacial. É usado onde as características que estão nos dados GIS são indicadas, mas os pontos podem ser dispersos aleatoriamente, em várias áreas.
  • Figura : é a parte do mapa que se refere ao sistema de coordenadas do mapa, que nas coordenadas de design do mapa e é o centro das atenções para o leitor de mapas. A figura é contrastada com a superfície ou com o fundo.
  • Mapa de fluxo : é um mapa de rede linear que geralmente mostra, com variações proporcionais na largura das linhas de rede, a quantidade de tráfego ou fluxo interno da rede.
  • Fontes : é um design consistente para exibir um conjunto completo de caracteres em inglês ou em outros idiomas, como números e sinais de pontuação.
  • Matiz : é uma cor definida pelo comprimento de onda da luz refletida ou emitida a partir da superfície do mapa.

Os mapas, em larga e pequena escala, permitem o planejamento de censos populacionais e econômicos.

Qual elemento de um mapa nos mostra a origem dos dados representados *?

O mapeamento social ou mapa social é um processo visual que consiste na localização das casas da família, distribuição das pessoas que residem nelas, discriminação das informações por sexo, idade, grau de instrução, juntamente com a estrutura social, grupos e Organizações de uma determinada área.

Permite identificar quais são as pessoas mais vulneráveis, as atuais desigualdades, os riscos e perigos, os serviços públicos disponíveis e os processos sociais que podem ser relevantes na distribuição dos benefícios.

Referências

  1. Clarke, K. (2002). Introdução aos Sistemas de Informação Geográfica. Nova Jersey, Prentice Hall.
  2. Guia Didático para Elaboração de Mapas de Percepção de Risco no Ensino Fundamental. Recuperado de: www.eird.org.
  3. Introdução ao Design de Mapas. Recuperado de: www.esri.com.
  4. Configurações do projeto de layout / Semiologia gráfica. Recuperado de: www.gitta.info.
  5. Mapas e Cartografia. Recuperado de: www.bsu.edu.
  6. Representação Cartográfica Recuperado de: geografia.us.es.
  7. Mapeamento Social Recuperado de: fauna-flora.org.

Qual dos elementos do mapa traz a origem das informações?

Título Revela o assunto do mapa. Fonte Indica a origem dos dados apresentados e a data a que se referem. Orientação Mostra a direção e a localização por meio da rosa dos ventos ou de um ícone que indica o norte (esses desenhos nem sempre estão explícitos).

Quais são os elementos que fornecem os dados sobre o mapa?

Os elementos de um mapa são: título, legenda, escala, orientação e projeção cartográfica. Todos eles ajudam-nos a ler e a compreender as representações que os mapas possuem.

O que mostra a origem do mapa?

Os mapas são a mais antiga representação do pensamento geográfico. Registros que mostram que eles existiam na Grécia antiga e no Império Romano, entre outras civilizações da Antiguidade. Os primeiros eram feitos de madeira, esculpidos ou pintados, ou desenhados sobre a pele de animais.

Qual é o elemento foi utilizado para representar as informações do mapa?

Esse elemento é a legenda, que fornece o significado dos símbolos e cores usados no mapa.