Qual é a importância de realizar uma análise dos riscos que existem na inicial de um empreendedor?

O que é empreendedorismo e qual é a sua importância: O empreendedorismo está se tornando mais importante à medida que o aumento do comércio e a criação de mercados globais criam uma demanda por inovação e ideias.

Show

Se você deseja empreender e progredir em sua carreira perseguindo suas próprias ideias e trabalhando em seus termos, esse campo é uma escolha gratificante.

Existem muitos tipos diferentes de pessoas neste campo, e os indivíduos exigem habilidades específicas para ter sucesso.

Neste conteúdo, discutimos o que é o empreendedorismo, os benefícios e os diferentes tipos de empreendedorismo e traçamos os passos para entrar neste campo.

O que é empreendedorismo?

Empreendedorismo é o processo de desenvolver e gerir um negócio no mundo corporativo para inserir novos produtos, serviços e tecnologias no mercado.

Empreender é solucionar problemas de um grupo de pessoas, portanto, o empreendedorismo coloca o mercado em movimento com soluções práticas para fins comerciais ou mesmo sociais.

Os economistas consideram esse campo um recurso essencial para a produção de novos produtos ou serviços.

Um empreendedor é alguém que cria um negócio usando habilidades, equipe, trabalho e capital.

Eles dependem de suas habilidades e iniciativa para antecipar as necessidades do público e atendê-los por meio de ideias inovadoras.

Depois de passar pelo processo inicial, há muitas oportunidades de crescimento e sucesso em seu negócio.

O processo para se tornar um empreendedor bem sucedido envolve:

  • identificar uma lacuna ou problema no mercado atual;
  • criar um plano de negócios empreendedor;
  • contratação de mão de obra;
  • financiando o projeto;
  • proporcionando liderança e gestão empreendedora.

Qual é a importância de realizar uma análise dos riscos que existem na inicial de um empreendedor?
Como ter Sucesso no Empreendedorismo?

Tipos de empreendedorismo

Neste conteúdo, vamos abordar também os diferentes tipos de empreendedorismo e empreendedores.

Entre eles, já citamos acima o empreendedorismo corporativo que é o tipo mais usual.

Confira abaixo uma lista dos tipos de empreendedorismo e seus propósitos, vamos detalhar cada um deles a seguir:

EmpreendedorismoPropósito
Empreendedorismo corporativo Criar negócios lucrativos, que façam o mercado movimentar.
Empreendedorismo digital Criar negócios focados em experiência online e que sejam lucrativos fazendo o mercado movimentar.
Empreendedorismo social Criar negócios que ajudem a resolver problemas da sociedade, o foco está na mudança social o lucro é uma consequência.
Empreendedorismo sustentável Criar negócios inclusivos, que transformem o ambiente local nos âmbitos social, educacional, saúde, segurança e ambiental.
Tipos de Empreendedorismo

A história do empreendedorismo e do comércio

Acredite ou não, os primeiros empreendedores remontam a quase 20.000 anos atrás

O primeiro comércio conhecido entre humanos ocorreu na Nova Guiné por volta de 17.000 aC, onde os locais trocavam obsidiana (um vidro vulcânico valorizado por seu uso em ferramentas de caça) por outros bens necessários, como por exemplo, ferramentas, peles e alimentos.

Esse tipo inicial de empreendedorismo continuou por milênios

As tribos de caçadores coletores trocavam mercadorias de diferentes partes de suas respectivas regiões para fornecer um benefício geral para sua tribo.

Qual é a importância de realizar uma análise dos riscos que existem na inicial de um empreendedor?
Como Surgiu o Empreendedorismo?

A primeira grande mudança no empreendedorismo ocorreu durante a Revolução Agrícola, que ocorreu há cerca de 12.000 anos.

Você provavelmente já conhece a história da Revolução Agrícola, mas aqui vai um breve lembrete: os humanos começaram a domesticar plantas e animais.

Em vez de ter que vagar, forragear e caçar seus alimentos em diferentes regiões ao longo do ano, as populações humanas poderiam permanecer estacionárias em um local e cultivar a terra.

Esta foi uma mudança fundamental na história humana. 

Aldeias e cidades começaram a se desenvolver perto de terras férteis. 

Não havia mais a necessidade de todos na comunidade estarem diretamente envolvidos com a produção de alimentos.

As pessoas não precisavam passar o dia todo caçando e coletando para seu próprio sustento era mais eficiente deixar um número menor de agricultores cuidar da produção de alimentos enquanto o restante da população se concentrava em outras tarefas.

Ponto chave do empreendedorismo

Empreender é solucionar problemas de um grupo de pessoas.

Desde o início dos tempos buscamos soluções práticas e inteligentes para o conforto da sociedade e, assim, fazer com que prospere e encontre novas oportunidades de crescimento.

Benefícios de carreira para o empreendedor

O plano de carreira como empreendedor, lhe dá a flexibilidade de controlar seu plano de carreira e trabalhar em sua própria agenda.

Trabalhar de forma independente garante que você sirva a uma causa pela qual você é apaixonado e possa atingir seus objetivos iniciais.

Uma vez que existem vários processos envolvidos neste campo, incluindo marketing, branding, orçamento e gestão de pessoas, você sempre pode aprender algo novo que pode contribuir para o seu conjunto de habilidades.

O que é empreendedorismo digital?

O empreendedorismo digital pode ser definido como oportunidades empreendedoras criadas e perseguidas através do uso de plataformas tecnológicas e outros equipamentos de comunicação de informação.

Qual é a importância de realizar uma análise dos riscos que existem na inicial de um empreendedor?
O que é Empreendedorismo Digital?

Portanto, o empreendedorismo digital pode se enquadrar em muitas categorias de negócios.

À medida que a tecnologia avança e cresce, também essas categorias (por exemplo, marketing, vendas, produtos, distribuição, gerenciamento de partes interessadas, operações) e novas categorias podem ser criadas.

Outra característica do empreendedorismo digital é que ele é multifacetado e é uma combinação de negócios, conhecimento e empreendedorismo institucional trabalhando simbioticamente.

O empreendedorismo empresarial é uma forma de empreendedorismo que é mais comumente ouvida e discutida. 

Explica a prática de procurar ou identificar oportunidades de negócios que podem ser exploradas.

Essas práticas incluem a criação de novos produtos ou serviços, identificação e uso de matérias-primas, criação de novas indústrias, novas formas de negócios e muito mais.

Empreendedorismo do conhecimento é categorizado pela identificação e busca de informações ou perspectivas baseadas no conhecimento e engloba a expansão das bases de conhecimento existentes, bem como o desenvolvimento de novas.

O empreendedorismo institucional caracteriza as ações de empreendedores que utilizam recursos na busca de criar novas organizações ou modernizar as antigas.

O empreendedorismo digital é subsequentemente uma combinação das três práticas empreendedoras acima. 

Os empreendedores digitais combinam sinergicamente o empreendedorismo empresarial, institucional e do conhecimento e essa combinação forma a base para poder pegar práticas tradicionais, como as categorias de negócios listadas acima, e alterá-las digitalmente.

Devido ao fato de que o empreendedorismo digital é fundamentalmente baseado na capacitação digital, precisamos entender também sobre a transformação digital.

Transformação Digital

Em todo o mundo, empresas de todos os setores estão compreendendo a importância da transformação digital para a sustentabilidade de seus lucros e sua existência e prosperidade contínuas.

Qual é a importância de realizar uma análise dos riscos que existem na inicial de um empreendedor?
O Empreendedorismo Digital e a Transformação Digital

Portanto, funções de negócios, como vendas, marketing, recursos humanos, operações, finanças, pesquisa e desenvolvimento e suporte ao cliente precisam ser transformadas no ambiente digital.

A maioria das empresas que passaram pela transformação digital e conseguiram obter vantagens competitivas ao reduzir simultaneamente seus gastos, inovando e tornando-se mais organizadas e competentes.

Além disso, o verdadeiro domínio das atividades da cadeia de suprimentos de uma organização surgirá da transformação digital.

Em decorrência dessa necessidade de transformação digital, as empresas precisam desenhar e criar estratégias para viabilizar a transformação digital.

Uma estratégia de negócios digital pode ser descrita como uma estratégia corporativa projetada, criada e implementada fazendo uso de recursos digitais para criar valor novo inexplorado para a empresa.

O que é empreendedorismo social?

O empreendedorismo social consiste em reconhecer os problemas sociais e alcançar uma mudança social através do emprego de princípios, processos e operações empresariais.

Trata-se de fazer uma pesquisa para definir completamente um determinado problema social e, em seguida, organizar, criar e gerenciar um empreendimento social para alcançar a mudança desejada.

Qual é a importância de realizar uma análise dos riscos que existem na inicial de um empreendedor?
O que é Empreendedorismo Social?

A mudança pode ou não incluir a eliminação completa de um problema social. 

Pode ser um processo vitalício com foco na melhoria das circunstâncias existentes.

Enquanto um empreendedorismo empresarial geral e comum significa assumir a liderança para abrir um novo negócio ou diversificar os negócios existentes, o empreendedorismo social concentra-se principalmente na criação de capital social sem medir o desempenho em lucro ou retorno em termos monetários.

Os empreendedores neste campo estão associados a setores e organizações sem fins lucrativos.

Mas isso não elimina a necessidade de obter lucro.

Afinal, os empreendedores precisam de capital para dar continuidade ao processo e trazer uma mudança positiva na sociedade.

Juntamente com os problemas sociais, o empreendedorismo social também se concentra nos problemas ambientais.

Fundações de direitos da criança, usinas de tratamento de resíduos e fundações de empoderamento de mulheres são alguns exemplos de empreendimentos sociais.

Os empreendedores sociais podem ser aqueles indivíduos que estão associados a organizações sem fins lucrativos e não governamentais que arrecadam fundos por meio de eventos e atividades comunitárias .

Crescimento do empreendedorismo social

No mundo moderno, existem vários empreendedores sociais conhecidos que têm contribuído muito para a sociedade.

O fundador e gerente do Grameen Bank, Muhammad Yunus é um empreendedor social contemporâneo que recebeu o Prêmio Nobel da Paz por seu empreendimento no ano de 2006.

O empreendimento vem crescendo continuamente e beneficiando uma grande parte da sociedade.

O campo do empreendedorismo social está crescendo rapidamente e atraindo a atenção de inúmeros voluntários.

Agora tornou-se um termo comum nos campi universitários.

A razão por trás da crescente popularidade deste produto é que as pessoas conseguem fazer o que estão pensando há muito tempo.

As pessoas extraordinárias colocam suas ideias brilhantes e trazem uma mudança na sociedade contra todas as probabilidades.

O que é empreendedorismo sustentável?

O empreendedorismo sustentável contribui para a solução de problemas sociais e ambientais, principalmente em países emergentes e em desenvolvimento.

Palavras como:

  • Negócios verdes e inclusivos;
  • Empreendedorismo social e ambiental;
  • Negócios sociais;
  • Modelos de negócios de baixo carbono.

Qual é a importância de realizar uma análise dos riscos que existem na inicial de um empreendedor?
O que é Empreendedorismo Sustentável?

São novas abordagens na cooperação internacional para o desenvolvimento sustentável.

Esses termos têm em comum que as abordagens empreendedoras são usadas para resolver problemas sociais e ambientais e que uma contribuição positivamente no ambiente executado e é feita para o desenvolvimento sustentável.

O empreendedorismo sustentável atua na interface da política, dos negócios e da sociedade civil para mobilizar novos recursos e visar uma mudança estrutural para atividades econômicas social e ambientalmente saudáveis.

Com seus modelos de negócios inovadores, eles desenvolvem novos mercados, geram novas fontes de renda, principalmente para grupos populacionais socialmente desfavorecidos, e contribuem para uma abordagem sustentável da economia (Economia Verde).

Como produtores de produtos e serviços inovadores, eles buscam novos compradores de baixa renda na “Base da Pirâmide”, especialmente em países emergentes e em desenvolvimento.

Frequentemente realizam seus projetos em cooperação com atores da cooperação internacional para o desenvolvimento, setor privado nacional e global e em cooperação com governos, instituições de pesquisa e grupos da sociedade civil.

Qual é o perfil do empreendedor?

Diversos estudos pelo mundo buscam encontrar tendências ou um perfil do empreendedor.

Porém, cada indivíduo é diferente! Mas existem denominadores comuns que foram encontrados no comportamento dos empreendedores ao redor do mundo.

São características ligadas às atitudes, definições, em sua maneira de fazer as coisas e em sua relação com os negócios.

Qual é a importância de realizar uma análise dos riscos que existem na inicial de um empreendedor?
Qual é o Perfil do Empreendedor?

Confira uma lista com 7 traços que definem o perfil do empreendedor com base nesses quesitos:

  • 1- Iniciativa: Sua motivação é tipicamente gerada por diferentes motivos profissionais, pessoais, emocionais, financeiros, entre outros. Há sempre uma faísca inicial que faz com que eles saiam da zona de conforto e façam algo diferente do que estavam fazendo.
  • 2- Capacidades / Competências: Para que esse impulso inicial se traduza num projeto, que é passar da ideia à ação e sobretudo sobreviver à tentativa, são necessárias determinadas competências que podem ser adquiridas ou desenvolvidas. É mais fácil para alguns do que para outros, mas todos eles têm a capacidade de ver coisas novas ou fazê-las de uma maneira diferente e a capacidade de realizá-las.
  • 3- Criatividade: Possuem uma dose espetacular e muito inusitada de inovação que combinam com determinação e capacidade de comunicação. Esses são os elementos que os tornam tão especiais e marcantes, que são fruto da determinação com que enfrentam determinadas situações e como as abordam, uma vez que não fazem parte de um código genético.

Encontre traços similares

  • 4- Espírito empreendedor: Ser empreendedor não é a mesma coisa que ser empresário. Um empresário está associado à propriedade ou posse de uma empresa enquanto o empreendedor, do ponto de vista antropológico e ético, implica ter espírito empreendedor. Muitos indivíduos que são donos de empresas não têm esse espírito, enquanto outros que o têm não necessariamente trabalham em uma empresa.
  • 5- Capacidade cognitiva ambidestra: É uma forma de pensar e agir que se caracteriza pela flexibilidade de alternar entre previsão e criatividade. A previsão é baseada na análise do uso da informação existente e funciona melhor com baixos níveis de incerteza. O aspecto criativo consiste em tomar medidas para gerar dados que antes não existiam ou eram inacessíveis, em ambientes de extrema incerteza.
  • 6- Liderança: O principal desafio é criar uma organização que tenha a mentalidade empreendedora como parte da rotina. Um líder empreendedor de sucesso é aquele que acredita que o sucesso do negócio está na busca contínua de novas oportunidades; quando cada um sente que não só tem o direito, mas a obrigação de buscar novas oportunidades e fazê-las acontecer; quando as pessoas saem para trabalhar e quando se orgulham de fazer parte de uma organização dinâmica.
  • 7- Aspirações: Aquelas que refletem a natureza qualitativa da atividade empreendedora e têm impacto direto na mesma. Refletem o potencial e a qualidade do projeto no que diz respeito à inovação de processos e produtos, abertura de novos mercados, geração de empregos e internacionalização.

Os nove tipos de empreendedores

O processo para ingressar nesta carreira é o mesmo para todos, mas diferentes tipos de empreendedorismo determinam como se opera um negócio e o que se deseja alcançar.

Qual é a importância de realizar uma análise dos riscos que existem na inicial de um empreendedor?
9 Tipos de Empreendedores

Os nove tipos de empreendedores incluem:

  1. Empreendedor Imitador;
  2. Inicialização escalável;
  3. Empreendedor Inovador;
  4. Grande Empresa;
  5. Pequenas Empresas
  6. Empreendedor Pesquisador
  7. Empreendedorismo Social
  8. Comprador
  9. Empreendedores Pró Ativos

1. Empreendedor imitador

O empreendedorismo imitador envolve inspirar-se nas ideias de outras empresas e construí-las por meio de inovação ou iteração.

O objetivo é tornar os produtos e serviços mais rentáveis, melhorando suas estruturas existentes.

Apesar de revolucionar as ideias existentes, esses indivíduos ainda pensam de forma inovadora para criar um produto ou serviço que seja distintamente seu.

O processo inicial de copiar outros exige que eles identifiquem um problema ou falha no produto e melhorem suas propriedades.

2. Inicialização escalável

Esses tipos acreditam que seus negócios podem mudar o mundo para melhor.

O empreendedorismo de startup escalável concentra-se na identificação de uma lacuna comercializável no comércio e na criação de um produto ou serviço como solução.

Essas empresas geralmente são de base tecnológica, o que significa que exigem funcionários especializados e grandes quantidades de capital.

Portanto, os empreendedores iniciantes geralmente dependem de investidores para alcançar vários mercados e expandir rapidamente.

O aspecto de escalabilidade refere-se à capacidade da empresa de crescer e evoluir com o tempo e se adaptar às novas demandas.

3. Empreendedor inovador

Como o nome sugere, esse tipo empreendedorismo envolve a geração de novas ideias e invenções que deixam um legado.

Eles pegam novas ideias nas quais ninguém pensou antes e visam transformá-las em empreendimentos comerciais que geralmente se concentram em melhorar a vida das pessoas.

Para se tornar um inovador, você precisa de automotivação e boas habilidades de pensamento criativo.

Alguns exemplos de empreendedores inovadores incluem Thomas Edison, Steve Jobs e Walt Disney.

4. Grande empresa

Esse tipo de empreendedorismo ocorre quando uma empresa existente cria uma nova divisão de negócios.

Novas divisões ajudam as empresas a se ramificar em outros setores e geralmente incorporam tecnologias avançadas.

A ramificação permite que as empresas desenvolvam novos produtos ou serviços com base nas preferências exclusivas dos consumidores e os insiram no mercado.

Empreendedores de empresas proeminentes podem precisar sustentar a inovação e muitas vezes têm anos de experiência no mundo corporativo, muitas vezes ocupando cargos executivos.

Sua experiência significa que eles têm uma quantidade finita de recursos e capital para criar um novo ciclo de negócios.

5. Pequenas empresas

Por outro lado, esse tipo envolve um empreendedor abrindo um negócio sem buscar lucros em grande escala ou abrir várias cadeias.

Alguns exemplos de pequenas empresas incluem restaurantes independentes, cafés, lojas de varejo ou cabeleireiros.

Eles não dependem de investidores externos ou financiamento de capital para abrir seus negócios e muitas vezes contratam localmente.

O lucro que eles geram geralmente financia seu estilo de vida modesto em vez de outros projetos.

No entanto, uma pequena empresa pode se transformar em uma grande empresa se decidir aumentar seus esforços e expandir seus negócios.

6. Empreendedor pesquisador

Este tipo de empreendedorismo favorece a viabilidade e praticidade sobre a inovação.

Antes de iniciar o processo, eles pesquisam dados antes de decidir sobre um produto ou serviço.

Como eles se baseiam na lógica e nos fatos, e não na intuição, os empreendedores pesquisadores geralmente preveem problemas e preparam soluções com antecedência.

Eles normalmente têm um conhecimento aprofundado sobre todos os aspectos de seus negócios antes que o processo seja iniciado para minimizar ao máximo os riscos e a possibilidade de falha.

7. Empreendedorismo Social

Esse tipo de pessoa empreendedora se esforça para fornecer uma solução para os problemas sociais e melhorar a sociedade no processo.

Os empreendedores sociais se concentram em ajudar o meio ambiente e as comunidades por meio de seus produtos e serviços, sendo o bem-estar da humanidade seu foco principal.

Isso significa que eles não geram grandes quantidades de riqueza ou lucro e geralmente formam uma grande parte de organizações sem fins lucrativos.

8. Comprador

Um empreendedor comprador tem experiência em administrar um negócio e usa seu sucesso para alimentar novas oportunidades de negócios.

Eles se concentram em adquirir outras empresas que parecem promissoras.

Esses negócios já têm uma base sólida, então os compradores tendem apenas a fazer mudanças estruturais e gerenciais que podem aumentar a produtividade ou melhorar as operações comerciais.

O principal objetivo desses indivíduos é aumentar sua riqueza por meio da expansão dos lucros.

Esse tipo é indicado para quem deseja minimizar o risco, pois o processo de abertura do negócio já foi cuidado.

9. Empreendedores pró ativos

Os empreendedores pró ativos são indivíduos que não têm medo de correr riscos e estão dispostos a trabalhar duro para se tornarem empreendedores de negócios proeminentes desde o início.

Por esse motivo, os traficantes reconhecem o valor do networking e resolvem o problema com as próprias mãos.

Isso geralmente começa com aspirações e sonhos, e não com o desejo de riqueza ou capital.

Eles se familiarizam com os riscos e encontram problemas à medida que surgem.

Começando no empreendedorismo

Como o empreendedorismo engloba vários tipos de negócios, existem vários caminhos que você pode seguir para ter sucesso.

Qual é a importância de realizar uma análise dos riscos que existem na inicial de um empreendedor?
Como Iniciar no Empreendedorismo?

No entanto, confira alguns requisitos básicos de como se tornar um empreendedor:

1. Considere obter um diploma

Não há requisitos acadêmicos definidos para se tornar um empreendedor de sucesso.

No entanto, uma licenciatura em negócios ou outro assunto relevante pode ensinar as etapas fundamentais envolvidas na criação de um negócio.

Se você sabe para qual setor deseja contribuir com seu produto ou serviço, considere um diploma nessa área.

2. Desenvolva suas habilidades

Muitas pessoas optam por desenvolver suas habilidades através da experiência ou educação para aplicá-las facilmente quando se trata de iniciar seus negócios empreendedores.

Algumas habilidades essenciais incluem:

  • habilidades de gestão de negócios
  • habilidades de pensamento crítico
  • habilidades de atendimento ao cliente
  • habilidades de liderança
  • habilidades financeiras
  • habilidades para resolver problemas
  • habilidades de planejamento
  • Habilidades de gestão de tempo
  • habilidades técnicas

3. Identifique um problema ou uma lacuna no mercado

Muitas empresas projetam produtos ou serviços que resolvem um problema específico.

Realize pesquisas para identificar uma lacuna lucrativa no mercado e use-a a seu favor.

O ponto problemático pode estar relacionado a um determinado grupo de consumidores ou área de negócios.

Crie um plano que se concentre em sua solução e como ela influencia seu produto ou serviço.

Isso garante que seu empreendimento seja lucrativo e contribua com valor para o mercado atual.

4. Networking para empreendedores

O networking é uma ferramenta essencial para os empreendedores.

Isso permite que eles encontrem as pessoas certas e gerem contatos em vários setores.

Mantenha conexões com financiadores, mentores e fornecedores que possam ser úteis no futuro.

Essas pessoas podem recomendá-lo a outros profissionais de negócios que possam estar dispostos a apoiar seu empreendimento.

Participe de várias formas de networking para ampliar seu alcance.

Você pode enviar e-mail ou entrar em contato com pessoas do setor, participar de conferências ou falar com colegas sobre suas conexões.

5. Obtenha apoio financeiro

Embora você não precise de dinheiro para iniciar seu empreendimento, ter fundos adequados pode aumentar as possibilidades e lhe dar um ponto de partida.

Você pode gastar seu tempo colocando seu plano em ação em vez de ganhar dinheiro rápido para facilitar suas ideias.

Empreendedores de pequenas empresas geralmente usam herança ou poupança para iniciar seus negócios, enquanto pesquisadores ou inovadores geralmente obtêm fundos de outras empresas ou investidores.

Depois de ter fundos suficientes, você pode direcionar suas energias para comercializar seu produto ou serviço e contratar uma força-tarefa.

Como se tornar um empreendedor

Se você está pensando em se tornar um empreendedor, pode ser atraído pela perspectiva de estar no controle de um negócio.

Talvez você seja atraído pelo potencial de uma recompensa substancial, ou talvez se veja tendo sucesso fora de um ambiente estático e repetitivo.

Qual é a importância de realizar uma análise dos riscos que existem na inicial de um empreendedor?
Empreendedorismo: Como se Tornar Empreendedor

Em qualquer caso, você pode aumentar suas chances de sucesso desenvolvendo um plano coerente e sendo organizado.

Abaixo, você pode encontrar como se tornar um empreendedor:

  1. Tenha uma ideia;
  2. Desenvolva-se;
  3. Inicie a rede de contatos;
  4. Garanta o financiamento adequado;
  5. Experimente sua ideia empreendedora;
  6. Inicie seu negócio.

1. Tenha uma ideia

Todo novo empreendimento precisa atender a uma determinada demanda.

Muitas vezes, você pode desenvolver uma ideia identificando um problema comum e, em seguida, criando uma solução para ele, que você pode vender.

Esta solução pode ser um bem ou um serviço.

Isso geralmente exige que você faça muita pesquisa, embora em muitos casos seu trabalho em um determinado campo possa tê-lo alertado para certos problemas que você acha que pode resolver.

Os problemas têm vários aspectos, o que significa que as oportunidades podem assumir várias formas.

Por exemplo, pode não haver falta de um determinado bem ou serviço, mas o problema pode ser a acessibilidade.

Seu serviço pode ser conceder acesso mais fácil a um determinado bem ou serviço.

Geralmente, é uma boa ideia se você estiver familiarizado com o problema ou solução através de seu trabalho anterior.

2. Desenvolva-se

Depois de identificar um problema e uma solução que deseja desenvolver, você pode começar a ter uma boa ideia do que é necessário para iniciar a empresa. 

Isso geralmente exige que você adquira competências adicionais.

Talvez você seja um excelente designer, mas precisa saber mais sobre marketing.

No início, muitas vezes você fará muito do trabalho sozinho, pois sua empresa pode não ter meios para contratar funcionários adicionais imediatamente.

Você pode precisar fazer trabalho de contabilidade, marketing e networking, gerenciamento e vendas.

Se você não tiver a capacidade de realizar uma tarefa importante, poderá fazer cursos ou encontrar maneiras de adquirir essas habilidades.

Existem muitos recursos on-line e você também pode entrar em contato com amigos e familiares para obter ajuda ou conselhos.

3. Inicie a rede de contatos

As duas etapas anteriores deveriam ter permitido que você desenvolvesse um plano de negócios básico.

Depois de desenvolver essa ideia rudimentar de como proceder, você pode começar a procurar outras pessoas que serão importantes para iniciar o negócio.

Isso pode incluir potenciais investidores ou parceiros de negócios, fornecedores de determinados bens ou serviços que você vai precisar ou consultores jurídicos ou financeiros.

Você pode precisar contratar pelo menos uma ou duas pessoas no início, para poder começar a anunciar e entrevistar candidatos.

4. Garanta o financiamento adequado

Dependendo da sua situação, você pode financiar sua empresa de forma diferente. 

Se você economizou dinheiro e pode apoiar financeiramente seu negócio inicialmente, isso evita que você tenha que garantir investimentos externos.

Algumas ideias de negócios simplesmente exigem mais financiamento do que outras. 

Se você planeja abrir um novo restaurante, por exemplo, quase certamente precisará encontrar investidores e funcionários.

É comum que novos negócios demorem algum tempo antes de se tornarem lucrativos, então você precisará de fundos para manter tudo funcionando até que isso aconteça.

Você pode conseguir um empréstimo para financiar seu negócio ou convencer investidores externos a investir com base no mérito de sua ideia e plano de negócios.

Pode ser uma boa ideia consultar um especialista financeiro para determinar em quanto tempo você pode esperar lucratividade.

Isso pode ajudá-lo a desenvolver seu plano de negócios, o que pode aumentar ainda mais sua capacidade de convencer potenciais investidores.

Também é uma boa ideia calcular quaisquer estimativas de custo, pois é provável que você encontre muitos custos ao configurar o negócio.

5. Experimente sua ideia

Com base na natureza da solução que você planeja introduzir, você pode testá-la e testá-la de forma diferente.

Se for um produto específico, você pode desenvolver um protótipo e alcançar clientes ou clientes em potencial.

Eles podem tentar usá-lo e oferecer feedback, como se estariam dispostos a pagar por ele ou se há alguma melhoria que você possa fazer.

Você pode precisar desenvolver vários protótipos, mas isso ajuda a melhorar seu produto antes do lançamento.

Se você planeja oferecer algo que não pode ser testado dessa maneira, pode verificar o nível de demanda.

Por exemplo, se você está oferecendo um serviço de entrega de comida, você pode pedir aos moradores das áreas que você espera servir que preencham uma pesquisa.

Nesta pesquisa, você pode perguntar com que frequência eles saem para pegar comida para viagem e se estão interessados ​​em um serviço de entrega.

Você também pode entrar em contato com restaurantes locais para obter informações adicionais. 

Graças à sua rede anterior, você já deve ter uma boa ideia de quem contatar.

Nesta fase, você está desenvolvendo seu produto ainda mais, com base nas contribuições de vários interessados.

6. Inicie seu negócio

Concluídas as etapas anteriores, você deve ter um produto desenvolvido, financiamento adequado e um plano de curto e médio prazo.

Você tem uma rede de indivíduos e outras empresas que são importantes para sua própria empresa e quaisquer funcionários adicionais ou assistência necessária.

Lembre-se de que sua empresa provavelmente perderá dinheiro no início e que você pode precisar trabalhar mais horas do que em um emprego em tempo integral.

Gerir o seu negócio requer paciência, uma vontade constante de aprender e clientes satisfeitos. Se você pode alcançar e manter isso, você se tornou um empreendedor.

15 Dicas para Empreender com Sucesso

Empreender pode ser desafiador e estressante, mas também muito emocionante e recompensador.

Não há fim para os muitos problemas financeiros, jurídicos, de pessoal, de marketing e de clientes que surgirão quando você lançar seu negócio.

E, infelizmente, há muitos conselhos conflitantes para o aspirante a empreendedor.

Qual é a importância de realizar uma análise dos riscos que existem na inicial de um empreendedor?
Dicas de Empreendedorismo

Separamos 15 dicas para ajudá-lo a começar a empreender:

1. Os empreendedores de primeira viagem devem iniciar um negócio pelo qual sejam apaixonados e tenham conhecimento

As startups podem ser bastante trabalhosas, então escolha algo que o empolgue e motive.

Evite negócios ou setores sobre os quais você ainda não conhece muito, pois a curva de aprendizado íngreme pode prejudicar seu sucesso.

2. Escolha uma ideia de negócio que tenha uma grande oportunidade de mercado

Certifique-se de pesquisar cuidadosamente se há um grande mercado para seu produto ou serviço.

Os investidores normalmente só investirão em sua empresa se virem uma grande oportunidade de mercado e se a empresa tiver potencial para crescer em algo significativo.

3. Arrecade o máximo de financiamento para startups que puder

É quase sempre mais difícil e leva mais tempo para levantar o financiamento de uma startup do que você pensa. 

Você deve garantir que você tenha uma reserva para todas as despesas de desenvolvimento e marketing de produtos em que incorrerá.

Em um mundo ideal, você terá capital suficiente para equilibrar suas operações.

Não se preocupe em diluir sua participação percentual na empresa. Desenvolver um ótimo produto leva tempo e dinheiro.

4. Monitore constantemente suas finanças

Você deve manter em cima de todas as suas despesas, receitas e balanço. 

Muitas startups faliram porque o empreendedor não conseguiu ajustar os gastos para evitar ficar sem dinheiro.

Mantenha uma sobrecarga baixa. Seja frugal com as despesas e evite custos desnecessários.

Aprenda a viver com um orçamento apertado até que receitas significativas comecem a fluir.

5. Pesquise a concorrência

Certifique-se de estar pesquisando minuciosamente produtos ou serviços competitivos no mercado e mantenha-se atualizado sobre os novos desenvolvimentos e aprimoramentos de seus concorrentes.

‎Uma maneira de fazer isso é configurar um alerta do Google para notificá-lo quando novas informações sobre seus concorrentes aparecerem online.

6. Peça conselhos a outros empreendedores

O conselho de outros empreendedores e profissionais de negócios (como advogados e contadores) pode ser inestimável.

Considere montar um conselho consultivo e não tenha medo de motivar os membros, dando-lhes opções de ações em sua empresa. 

Então, leia boletins do setor e publicações do seu segmento.

Encontre mentores que possam aconselhá-lo sobre contratação, desenvolvimento de produtos, marketing e captação de recursos.

7. Desenvolva um ótimo pitch de elevador

Você deve ter uma história sucinta e convincente sobre o que sua startup faz e qual problema ela resolve. 

Tenha isso pronto para clientes e investidores em potencial (embora você precise adaptá-lo ao público específico)‎.

Mantenha-o em 30 segundos ou menos. 

Articule sua missão e objetivos e por que seu produto ou serviço é atraente e único.

E se um investidor estiver interessado, esteja preparado para acompanhar com um resumo executivo sobre a empresa ou um “deck” de PowerPoint de 12 a 15 slides que aprofunda mais detalhes sobre a empresa e a oportunidade de mercado.

8. Contrate as pessoas certas

Contratar as pessoas erradas é um dos maiores erros cometidos por empreendedores de primeira viagem. 

Você precisa trazer funcionários com formação e experiência relevantes.

Eles precisam se encaixar na cultura da empresa que você está tentando construir. 

Eles precisam ser trabalhadores e flexíveis, pois os funcionários das startups geralmente precisam desempenhar várias funções. 

Você deve fazer verificações de referência completas sobre eles.

Certifique-se de que sua carta de oferta diga que eles são funcionários “à vontade” e podem ser demitidos a qualquer momento.

Não se esqueça da velha citação: “Contrate devagar. 

Atire rapidamente.”

9. Nunca pare de fazer networking

O networking pode lhe trazer um novo investidor, um ótimo funcionário, um novo cliente ou um ótimo mentor. Participe de eventos do setor e de startups.

O LinkedIn pode ser uma ferramenta poderosa para ajudá-lo a fazer networking, portanto, certifique-se de que você e sua empresa tenham perfis no LinkedIn e que você esteja constantemente adicionando novas conexões.

Quando alguém faz uma pesquisa no Google sobre você, seu perfil do LinkedIn geralmente aparece no topo dos resultados da pesquisa, portanto, certifique-se de causar uma boa primeira impressão.

10. Dê um ótimo atendimento ao cliente

Empresas como Zappos e Virgin America tornaram-se extremamente bem-sucedidas porque se concentraram em fornecer excelente atendimento e suporte ao cliente.

Você quer que seus primeiros clientes dêem referências e elogiem seus amigos e colegas. 

Agradeça seus clientes pessoalmente por e-mail. Vá a milha extra para mostrar sua apreciação.

11. Contrate um advogado experiente em startups

Você precisa de um advogado de negócios experiente para sua empresa, que regularmente formou e aconselhou muitos outros empreendedores e que se especializou em startups.

Um advogado experiente em startups pode ajudá-lo a:

  • Incorporar
  • Elaborar contratos com quaisquer co-fundadores
  • Preparar os principais acordos para o negócio
  • Configurar um plano de opção de ações para funcionários
  • Preparar cartas de oferta de proteção para funcionários em potencial
  • Ajudá-lo a negociar termos com potenciais investidores
  • Limite suas possíveis responsabilidades legais
  • Proteja suas ideias e invenções (por meio de direitos autorais, patentes e acordos de confidencialidade)

12. Fique à vontade para falar em público

A capacidade de se comunicar de forma eficaz pode ser fundamental para atrair clientes, inspirar funcionários e atrair investidores para levantar capital.

A maioria das pessoas não é muito boa em falar em público e muitos têm até medo disso. 

Portanto, você deve trabalhar para superar esse medo.

Considere trabalhar com um coach de oratória ou de negócios para praticar, obter feedback profissional e melhorar. 

Alguns dos empreendedores mais reconhecidos foram grandes oradores, como Steve Jobs .

13. Concentre-se na criação de um ótimo produto ou serviço, mas não demore uma eternidade para lançar

Seu produto ou serviço tem que ser pelo menos bom, se não ótimo, para começar. 

Ele precisa ser diferenciado de alguma forma significativa e importante das ofertas de seus concorrentes.

Todo o resto decorre desse princípio. 

Não demore em colocar seu produto no mercado, pois o feedback antecipado do cliente é uma das melhores maneiras de ajudar a melhorá-lo.

Como Reid Hoffman, capitalista de risco e cofundador do LinkedIn, disse: “Se você não está envergonhado com a primeira versão do seu produto, você lançou tarde demais”.

14. Conselhos para empreendedores de primeira viagem: Apenas faça!

Nunca há um momento perfeito para lançar uma startup, então siga esse famoso conselho e “apenas faça”.

Dê o primeiro passo para construir seu negócio, mesmo que seja apenas meio período enquanto você ainda tem um emprego remunerado.

15. Comercialize e, em seguida, comercialize um pouco mais 

Você tem que estar continuamente atraindo, construindo e até mesmo educando seu mercado.

Certifique-se de que sua estratégia de marketing inclua o seguinte:

  • Crie um site profissional e atualizado.
  • Aprenda os fundamentos de SEO (otimização para mecanismos de pesquisa) para que as pessoas que pesquisam seus produtos e serviços possam encontrá-lo próximo ao topo dos resultados de pesquisa.
  • Use as mídias sociais para promover seu negócio (LinkedIn, Facebook, Twitter, Pinterest, etc.).
  • Envolva-se no marketing de conteúdo escrevendo artigos de convidados para sites relevantes.
  • Faça comunicados de imprensa para quaisquer eventos significativos.

Start-se: O que é uma mentalidade de startup?

Para responder à pergunta ‘O que é uma mentalidade de startup?’, a maioria das startups empreendedoras se refere à sua confiança externa em si mesmas e em seu produto para explicar seu sucesso.

Qual é a importância de realizar uma análise dos riscos que existem na inicial de um empreendedor?
Empreendedorismo: Comece a Empreender

Em última análise, isso permite que eles convençam os outros de sua competência e permitem que seus negócios prosperem.

Portanto, possuir as qualidades e uma mentalidade positiva pode ajudá-lo a progredir, especialmente em campos mais competitivos.

Abaixo estão algumas das principais qualidades que formam uma mentalidade de sucesso:

Empreendedorismo é motivado pela incerteza

Se você é uma pessoa que prospera em situações sem solução fácil e gosta de resolver problemas que os outros não conseguem, então você já tem a mentalidade de startup.

A incerteza para a maioria dos empreendedores é uma vantagem e não conseguir ver o futuro é algo que você se acostuma como empreendedor, pois não há uma maneira segura de prever o mercado ou certos eventos.

Quando os mercados de ações dão uma guinada para o pior, por exemplo, muitas pessoas podem cobiçar seus ativos e perder dinheiro, mas alguém motivado pela incerteza pode tentar comprar algumas ações enquanto seus preços estão baixos.

Capacidade de adaptação

Como você não pode prever eventos futuros, a única maneira é se adaptar aos problemas que ocorrem ao longo do caminho.

Mudanças no mercado de ações, travamentos de sites e mudanças nos hábitos de consumo são eventos normais no mundo dos negócios, mas o foco principal é como você pode alterar seus negócios para reduzir perdas e manter seus clientes.

Engajar-se no alcance do cliente ou reavaliar seu portfólio de investimentos são boas maneiras de ajustar sua abordagem.

Capacidade de aceitar o fracasso

Como o empreendedorismo de startups envolve um alto risco de fracasso, é essencial se preparar para essa possibilidade.

Normalmente, cerca de 20% dos novos negócios falham nos primeiros dois anos e isso geralmente se deve a má gestão ou má compreensão das demandas do mercado atual.

Embora o seu negócio não falhe, ainda há eventos ao longo do caminho, como a criação de um site ou atrasos nas entregas que podem falhar, interrompendo sua agenda de negócios.

Estar preparado para isso, tanto logística quanto mentalmente, pode ajudá-lo a responder a eles à medida que acontecem.

Aptidão para capitalizar seus interesses

Muitas pessoas tiveram a chance de descobrir e redescobrir seus interesses nos últimos dois anos, e interesses como panificação, bordado e crochê produzem itens que você pode vender com lucro.

Ver algo em que você é talentoso e capitalizar isso é o caminho para o sucesso. 

Sites como o Workana fornecem uma plataforma para designers criativos venderem seus produtos, enquanto a criação de uma página nas mídias sociais para anunciar é uma opção adicional.

Como essas empresas geralmente operam em casa, suas despesas gerais e despesas que você pode usar em viagens são mínimas.

Capacidade de ser autossuficiente

Todos os empreendedores precisam de muita autoconfiança e independência para ter sucesso nos negócios.

Você pode trabalhar longas horas sozinho em seu apartamento com pouca ajuda externa, o que significa que é provável que você desenvolva alguma medida de autoconfiança naturalmente.

Muitas vezes pode ser tentador contar com consultorias externas para resolver seus problemas.

Embora possam ser úteis, eles geralmente têm seu lugar quando sua empresa cresceu completamente.

Em última análise, faça sua própria pesquisa e use seu julgamento ao tomar decisões importantes.

Desta forma, o sucesso que você alcança é por causa de algo que você fez e não pelo que os outros o aconselharam.

Capacidade de ser proativo

Os empreendedores de startups se inclinam mais para a ação. 

A frase ‘peça perdão, não permissão’ é perfeita para descrever a mentalidade empreendedora desses empreendedores.

Qual é a importância de realizar uma análise dos riscos que existem na inicial de um empreendedor?
Seja um Empreendedor Proativo

Embora possa parecer precipitado, alguém que pode ver um problema e está disposto a agir e resolvê-lo de forma eficaz é uma característica que muitos empregadores procuram.

A atitude é fazer ligações e não ficar esperando para recebê-las.

Com efeito, trabalhar para uma startup significa estar em um ambiente dinâmico e ativo, e estar sempre pronto para dar o próximo passo primeiro.

Um resumo sobre o que é ser um empreendedor

O que é empreendedorismo?

Empreendedorismo é o processo de desenvolvimento e gestão de um negócio no mundo corporativo para introduzir novos produtos, serviços e tecnologias no mercado.

Como surgiu o empreendedorismo?

Os primeiros empreendedores remontam a quase 20.000 anos atrás. O primeiro comércio conhecido entre humanos ocorreu na Nova Guiné por volta de 17.000 aC, onde os locais trocavam obsidiana por outros bens necessários, como por exemplo, ferramentas, peles e alimentos.

Qual é o ponto chave do empreendedorismo?

Ser um empreendedor, ou empreender, é solucionar problemas de um grupo de pessoas, portanto, o pronto focal é buscar por soluções que realmente façam sentidos para seus futuros clientes.

O que é empreendedorismo digital?

O empreendedorismo digital pode ser definido como oportunidades empreendedoras criadas e perseguidas através do uso de plataformas tecnológicas e outros equipamentos de comunicação de informação.

O que é empreendedorismo do conhecimento?

É categorizado pela identificação e busca de informações ou perspectivas baseadas no conhecimento e engloba a expansão das bases de conhecimento existentes, bem como o desenvolvimento de novas.

O que é empreendedorismo institucional?

Caracteriza as ações de empreendedores que utilizam recursos na busca de criar novas organizações ou modernizar as antigas.

Qual é a importância do empreendedorismo?

O empreendedorismo movimento o mercado, gera riqueza para um grupo local de pessoas, para um bairro, cidade, estado, país e o mundo. O movimento de serviços e o comércio gerado por ideias empreendedoras transformam, para melhor, o padrão e acesso à bens, educação, saúde, segurança dos envolvidos.

O que é empreendedorismo social?

O empreendedorismo social consiste em reconhecer os problemas sociais e alcançar uma mudança social através do emprego de princípios, processos e operações empresariais.

O que é empreendedorismo sustentável?

O empreendedorismo sustentável contribui para a solução de problemas sociais e ambientais, principalmente em países emergentes e em desenvolvimento.

Qual é o perfil do empreendedor?

Os empreendedores possuem características comuns entre eles que são ligadas às atitudes, definições, em sua maneira de fazer as coisas e em sua relação com os negócios. Existem 7 características mais comuns entre os empreendedores, que são: Iniciativa, Competências em determinado segmento, Criatividade, Espírito Empreendedor,  Capacidade cognitiva ambidestra, Liderança e Aspirações no segmento de atuação.

Artigos Relacionados:

Qual a importância de realizar uma análise de risco que existe na inicial de um empreendedor?

Através da análise de risco, podemos identificar, classificar e comparar o impacto dos riscos em diversos aspectos, além de aprimorar os processos de tomada de decisão acerca da segurança da informação. Outro benefício é a implementação de controles de segurança para minimizar e evitar os possíveis riscos.

Qual a importância de avaliar os riscos em um empreendimento?

A análise de risco é um fator-chave no mundo dos negócios. Sua execução correta ajuda a tranquilizar colaboradores, funcionários e, até mesmo, investidores. Todos se sentirão mais seguros ao lado de um empreendedor capaz de prever as possíveis falhas em seu empreendimento.

O que é importante em uma análise de riscos?

Para que serve a análise de riscos? O objetivo da análise de risco da tarefa não é tentar prever o futuro, mas sim avaliar circunstâncias eventuais que possam representar ameaças e oportunidades, com impactos relevantes para projetos e investimentos de todo o tipo.

Qual a importância de realizar uma análise?

A análise de dados permite, ao mesmo tempo, ter um panorama geral da empresa e riqueza de detalhes em cada ponto do negócio. É por meio dessa análise que você joga com peças e estratégias reais. Isso é, você poderá investir tempo, mão de obra, verba e outros recursos de uma forma muito mais certeira e segura.