Qual a relação do filme Tempos Modernos com o surgimento da sociologia?

Sociologia, 15.08.2019 02:20

Michel foucault estudou, dentre outros temas, a complexidade daquilo que ele tratou nessa esteira, ele buscou compreender as origens, modos e consequências dos processos bem como os sistemas sociais, o que inclui a educação."miorim, marina araújo; araujo marcele juliane frossard de.  sociologia da educação.  londrina: editora e distribuidora educacional s.a., 2018, p. 119.assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas.alternativas: a)reprodução social – socialização dos indivíduos – conhecimentos e saberes.b)modo de produção social – relações de produção – mecanismos de controle.c)sociedade disciplinar - adestramento e vigilância do corpo - saberes, os discursos e as formas de poder.d)sistemas sociais – libertação dos sujeitos – saberes adquiridos.e)solidariedade social – interação e cooperação – mecanismos de divisão do trabalho.​

Respostas: 1

No estudo da Revolução Industrial, vários historiadores salientam que tal experiência foi responsável por uma profunda transformação nas formas de se organizar as relações de trabalho. Em linhas gerais, procura-se destacar que a figura do artesão foi substituída pela do operário, que vendia a sua força de trabalho em troca de uma determinada compensação monetária.

Nessa nova configuração, o trabalhador fabril não tinha mais noção de quanto era o valor da riqueza produzida por sua força de trabalho. Segundo a teoria dos pensadores Karl Marx e Friendrich Engels, o operário recebia um salário que era insignificante se comparado ao valor da riqueza produzida por ele ao longo de um único mês de trabalho. Dessa forma, estava necessariamente submetido a uma lógica de exploração sistemática.

Para que tal desconhecimento fosse viável, segundo estes dois mesmos teóricos, a especialização do trabalho era um pressuposto indispensável. Sob tal vigência, o operário desconhecia o valor do seu trabalho no momento em que desempenhava uma função isolada do processo global de fabricação de um determinado bem material. Com isso, ele não sabia quantificar em dinheiro o valor que sua contribuição influía na concepção de uma mercadoria industrializada.

Para grifar esses desdobramentos em sala de aula, temos a obrigação de mostrar como esse novo tipo de trabalhador surgiu no mundo contemporâneo. Para isso, sugerimos que o professor faça uma breve exibição do filme “Tempos Modernos”, de 1936, em sala de aula. Não podendo gastar muito tempo com a exibição completa desta obra, sugerimos a rápida amostragem do momento em que Carlitos (personagem principal da trama) passa longas horas desempenhando uma mesma tarefa na linha de produção.

Reproduzindo essa cena, o professor pode mostrar que a inadaptabilidade de Chaplin ao ritmo da esteira simboliza a submissão do homem ao ritmo imposto pela máquina. Ao mesmo tempo, no momento em que ele sai do ambiente de trabalho reproduzindo o mesmo movimento realizado na esteira fabril, mostra como a especialização do trabalho impõe uma repetição que anula completamente o significado do trabalho em sua vida. Em outros termos, o homem se transforma em uma mera extensão da máquina.

Mesmo sendo bastante cômicas as situações encenadas em “Tempos Modernos”, podemos ver que o riso provocado no filme está atrelado a uma forte e consciente mensagem que desafiou a lógica do trabalho industrial. Ao repassar essa perspectiva em sala, o professor não só expõe os problemas advindos com a mais-valia, bem como comprova o importante lugar que as artes ocupam na reflexão de uma determinada época.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A utilização de novos recursos didáticos no processo de ensino-aprendizagem é de fundamental importância para se obter aulas mais dinâmicas e interessantes.
Filmes relacionados ao conteúdo aplicado é uma metodologia eficaz, pois os alunos conseguem visualizar o conteúdo fazendo relação com o filme.
Para abordar o conteúdo referente aos modelos de produção Taylorismo e Fordismo, o filme Tempos Modernos, protagonizado por Carlitos - personagem clássico de Charles Chaplin, é ideal para ser trabalhado em conjunto com o material teórico.

Tempos Modernos é um filme que retrata a vida urbana nos Estados Unidos no ano de 1930, demonstrando os modos de produção industrial baseados na divisão e especialização do trabalho na linha de montagem.

O Taylorismo e o Fordismo são modelos de produção baseados na divisão do trabalho, ou seja, cada operário fica responsável por uma etapa do processo produtivo. A produção em massa deve ser realizada no menor tempo possível, a repetição de exercícios por parte do operário causa a alienação do mesmo.

Esse fato é retratado no filme onde Carlitos, figura principal, é um operário que trabalha em uma linha de montagem apertando parafusos, em razão da quantidade excessiva de exercícios repetitivos, Carlitos, mesmo fora da função industrial, continua efetuando movimentos como se estivesse apertando os parafusos na linha de montagem.

Várias características do Taylorismo e do Fordismo são expressas no filme. A questão da alienação física e ideológica causada por esses modelos de produção são abordadas em forma de arte e com muita ironia por Charles Chaplin. O filme é uma crítica ao sistema capitalista e ao modo de produção industrial.

Após uma aula expositiva sobre o Taylorismo e o Fordismo, o filme Tempos Modernos pode ser passado para os alunos. Em seguida um debate sobre os pontos em comum entre o conteúdo teórico e o filme deve ser realizado com o intuito de que os alunos exponham suas percepções.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O que o filme Tempos Modernos tem haver com sociologia?

Retrata a sociedade americana, após a crise econômica de 1929. Nessa pequena obra-prima, somos convidados a pensar sobre os modos de produção da sociedade industrial, bem como sobre a exploração do trabalho.

Qual a relação entre o filme Tempos Modernos?

Tempos Modernos” é um clássico do cinema mundial. A película procura retratar os primórdios da revolução industrial, iniciada na Inglaterra, onde os trabalhadores passaram a ser vistos como meros instrumentos de produção conforme a lógica capitalista que, naquele momento histórico, dava seus primeiros passos.

Qual é a mensagem do filme Tempos Modernos?

O tema do filme é a vida numa sociedade capitalista moderna, industrial, e os males decorrentes da concentração da riqueza, por um lado, e das formas alienadas e alienantes do trabalho sob o fordismo, onde a máquina e os processos de produção dominam o operário e impõem-se a ele.

Qual a crítica que Charlie Chaplin faz no filme Tempos Modernos com base na teoria de Marx sobre o trabalho?

A inadequação de Carlitos com o trabalho alienado perpassa o tempo todo do filme. Na condição de operário ele tenta se adaptar, se esforça para inserir-se naquele novo mundo de produção em massa, máquinas gigantescas, exploração do trabalho, mas também de greves e de organização sindical.