Quem é camilo santana

Quem é camilo santana

Os eleitores do Ceará elegeram Camilo Santana (PT) senador pelo estado. Com 84,16% das urnas apuradas, o resultado está matematicamente definido. Ele teve 2.831.810  votos, o que representa 68,68% dos votos válidos. 

Natural da cidade do Crato, na região do Cariri cearense, Camilo Santana governou o Ceará de 2015 a abril de 2022. Ele tem 54 anos e é professor e engenheiro agrônomo. Antes de administrar o Ceará, foi deputado estadual (2007-2011) e secretário estadual de Desenvolvimento Agrário (2007-2011) e de Cidades (em 2011) durante os governos de Cid Gomes (PDT), hoje senador. 

Augusta Brito (PT) e Janaina Farias (PT) são, respectivamente, a primeira e segunda suplentes do senador eleito.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Eleições 2022

Ex-governador por dois mandatos consecutivos, Camilo Santana tem 54 anos de idade. Nasceu na cidade do Crato, região do sertão do Cariri, no Ceará, estado que representará no Senado a partir de fevereiro de 2023. Eleito pelo Partido dos Trabalhadores, Camilo é engenheiro agrônomo de formação; foi professor e deputado estadual, além de secretário de estado de Desenvolvimento Agrário e de Cidades nos governos de Cid Gomes. No Senado, disse que apoiará o desenvolvimento do estado de acordo com as vocações regionais. 

02/10/2022, 20h40 - ATUALIZADO EM 02/10/2022, 20h40

Duração de áudio: 00:57

Quem é camilo santana

Transcrição
Ex-governador por dois mandatos consecutivos, Camilo Santana tem 54 anos de idade. Nasceu na cidade do Crato, região do sertão do Cariri, no Ceará, estado que representará no Senado a partir de fevereiro de 2023. Eleito pelo Partido dos Trabalhadores, Camilo é engenheiro agrônomo de formação; foi professor e deputado estadual, além de secretário de estado de Desenvolvimento Agrário e de Cidades nos governos de Cid Gomes. No Senado, disse que apoiará o desenvolvimento do estado de acordo com as vocações regionais. Destacou que apoiará todo investimento em infraestrutura para fomentar a geração de emprego e renda para a população. Apoia o combate à fome e a melhoria na educação pública. É defensor também da criação de políticas públicas de igualdade de gêneros e de proteção às mulheres vítimas de violência. Seus suplentes são Augusta Brito e Janaina Farias, ambas de seu partido.

Depois de governar o Ceará por dois mandatos consecutivos (2015-2022), Camilo Santana foi eleito o novo senador do estado, com 69%,39, com 96,30% das urnas apuradas.  O ex-governador, que deixou o Palácio da Abolição para concorrer ao Senado Federal com aprovação popular superior a 80%, tem como suplentes a deputada estadual Augusta Brito (PT) e a ex-assessora especial do governo Janaína Farias (PT).

A candidata do União Brasil, Kamila Cardoso, ficou em segundo lugar com 29,95%x. Erica Amorim (PDT) alcançou 3,98%.

  Camilo Santana tem 54 anos e é natural do Crato, na região do Cariri. Ele é formado em agronomia pela Universidade Federal do Ceará e tem mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela UFC. Servidor público federal concursado, Camilo iniciou a luta política no movimento estudantil, ocupando os cargos de presidente do Centro Acadêmico de Agronomia e de diretor do Diretório Central dos Estudantes (DCE).

Nos anos 2000 e em 2004, Camilo disputou a prefeitura de Barbalha, mas não obteve êxito. Em 2003, o agora Senador, ocupou o cargo de superintendente do Ibama no Ceará. Em 2006, assumiu a Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Estado. Em 2010, foi eleito deputado estadual, tendo sido o mais votado. Em 2012, se tornou secretário das Cidades do governo Cid Gomes.

Em 2014, Camilo Santana foi escolhido para ser o governador do Ceará com 53,35% dos votos. Em 2018, foi reeleito com quase 80% dos votos. 

Camilo Santana entrará na vaga do senador Tasso Jereissati (PSDB), que desistiu de concorrer às eleições deste ano. Tasso é um dos parlamentares mais antigos do Senado Federal, com mandato de 2003 a 2010 e, depois, de 2015 até 2022. 

Para receber nossas matérias diretamente no seu celular clique aqui.

Fonte: BdF Ceará

Edição: Camila Garcia


Nome: SANTANA, Camilo
Nome Completo: Camilo Santana

Tipo: BIOGRAFICO

Texto Completo:

SANTANA, Camilo

* gov. CE 2015-

Camilo Santana nasceu em 03 de junho de 1968, em Crato (CE), filho de Eudoro Santana e de Ermengarda Santana. Seu pai foi um dos  fundadores do antigo MDB, atual Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), na região cearense do Cariri.

Bacharel em Agronomia e mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal do Ceará (UFC), na qual ingressou em 1986. Durante a graduação, presidiu o centro acadêmico de seu curso e dirigiu o Diretório Central dos Estudantes da UFC.

Antes de ingressar na política, tornou-se servidor público federal, atuando como analista ambiental no Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Em 1990, se filiouao Partido Socialista Brasileiro (PSB). Por essa legenda, concorreu ao primeiro mandato eletivo em 2000, disputando a prefeitura do município cearense de Barbalha, para a qual não foi eleito. No decorrer de 2002, saiu do PSB e se filiou ao Partido dos Trabalhadores (PT). Em 2003, no Ceará, assumiu o cargo de superintendente adjunto do IBAMA, até o ano seguinte. Pelo PT, candidatou-se novamente ao cargo de prefeito barbalhense no pleito de 2004, conquistando a segunda colocação.

            Dispondo de sua vivência no Cariri, em 2006 atuou naquela região como coordenador da campanha de Cid Gomes, eleito governador cearense pelo PSB ainda no primeiro turno. Entre os anos de 2007 e 2010, a convite de Cid Gomes, assumiu a pasta do Desenvolvimento Agrário no estado cearense. Durante sua gestão, empreendeu encontros com entidades sindicais, políticos e entidades envolvidas na questão do uso da terra, visando um entendimento sobre as diversas demandas e o papel do estado na gestão fundiária. Ciente de que a maioria das propriedades cearenses não tinha documento de registro, o governo estadual criou um programa de regularização fundiária para registros de terras. Em paralelo, também foi criada a Agência de Desenvolvimento Econômico (Adece), para dar apoio aos pequenos produtores e ao agronegócio.

Camilo Santana concorreu com sucesso ao cargo de deputado estadual nas eleições de 2010, tendo sido o candidato mais votado para a Assembleia cearense, com 131.171 votos. Tomou posse de sua cadeira na Casa Legislativa em 2011. Em julho de 2012, durante o segundo mandato de Cid Gomes como governador, assumiu a Secretaria das Cidades com o objetivo de implementar projetos de urbanização e reurbanização em diversas áreas do Ceará.

            Com o apoio de Gomes, candidatou-se ao governo do estado nas eleições de outubro de 2014. Numa disputa apertada, liderou o primeiro turno com 47,81% dos votos, contra 46,41% da votação obtida por Eunício Oliveira, candidato do PMDB, com quem disputou e venceu o segundo turno. Nessa ocasião, Santana conquistou 53,35% da preferência do eleitor e Eunício, 46,65% da votação. No discurso da posse, em janeiro de 2015, o petista afirmou que suas prioridades de governo seriam as áreas da educação, que deixaria sob a responsabilidade da vice-governadora Izolda Cela, além da saúde e da segurança.

Em mensagem à Assembleia Legislativa cearense, apresentada pelo governador aos deputados estaduais em janeiro de 2017, Santana apontou resultados e desafios de sua gestão no decorrer do primeiro biênio. Nessa ocasião, citou com pontos relevantes de sua gestão os seguintes aspectos, entre outros: crescimento do produto interno bruto (PIB) estadual; aumento de atendimentos pela rede de saúde pública; consolidação de políticas educacionais que visam aliar ensino médio e educação profissional; ampliação de programas de agricultura familiar; investimento em turismo; modernização do patrimônio histórico-cultural cearense. Para a área de segurança, anunciou que investiria na valorização dos policiais, na criação de novas delegacias e na reorganização do projeto “Ronda no Quarteirão”, focado em ações de aproximação entre a polícia e a sociedade.

Casou-se com Onélia Leite, com quem teve dois filhos.

Atuou também como educador, na condição de professor do curso de Saneamento Ambiental do Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec), em Juazeiro do Norte, do qual veio a ser coordenador.

Luciana Pinheiro

FONTES: Portal da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará. Disponível em: <http://www.al.ce.gov.br>. Acesso em 05/02/2017; Portal Diário do Nordeste. Disponível em: < http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/>. Acesso em 05/02/2017; Portal G1. Disponível em: < http://g1.globo.com/>. Acesso em 05/02/2016; Portal do Governo do Estado do Ceará. Disponível em: http://www.ceara.gov.br/. Acessado em 05/02/2017; Portal da Revista Fale. Disponível em: < http://www.revistafale.com.br/>. Acesso em 05/02/2017. 

Qual a religião de Camilo Santana?

Camilo Santana
Partido
PSB (1990-2002) PT (2002-presente)
Religião
Católico
Profissão
Engenheiro agrônomo
Assinatura
Camilo Santana – Wikipédia, a enciclopédia livrept.wikipedia.org › wiki › Camilo_Santananull

Quem é o gov do Ceará?

Maria Izolda Cela de Arruda Coelho é Mestre em Gestão e Avaliação da Educação Pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora (MG).

Onde mora o governador do Estado do Ceará?

O Palácio da Abolição é um prédio do Governo do Ceará onde está a sede de despachos do Governador do Estado.

Quem foi o primeiro governador do Estado do Ceará?

Lista de governadores do Ceará.