Qual e a importância das organizações multilaterais no mundo atual?

Algumas entidades e organizações internacionais são muito importantes no contexto geopolítico internacional. Algumas delas possuem um poder político muito forte e uma influência que se estende nas mais diversas partes do mundo. Criadas cada uma com uma importante missão, elas fazem parte do cenário que configura as relações internacionais na sociedade atual.

A seguir, vamos conhecer rapidamente as principais organizações internacionais da atualidade e algumas de suas características principais.

ONU – Organização das Nações Unidas

A ONU é considerada como uma das mais importantes entidades multilaterais do mundo. Ela foi criada depois do final da Segunda Guerra Mundial (1939-1945) para promover a paz e o desenvolvimento social em todo o planeta. Assim sendo, ela atua em assuntos de conflitos internos dos países e também internacionais, bem como discute sobre a cultura, a economia, o comércio e assuntos diplomáticos em geral.

Qual e a importância das organizações multilaterais no mundo atual?

Bandeira da Organização das Nações Unidas

Essa organização estrutura-se em seis diferentes órgãos, dentre os quais merecem destaque: a Assembleia Geral (AG) e o Conselho de Segurança (CS). Na AG, conta-se com a participação de todos os países e aprovam-se resoluções sobre os mais diversos temas políticos do mundo. Já o CS é uma esfera decisória máxima que, no entanto, conta apenas com cinco membros efetivos (Estados Unidos, Reino Unido, França, China e Rússia) e dez que mudam a cada dois anos. Vale salientar que qualquer um dos membros permanentes possui o poder de vetar qualquer decisão da entidade.

Otan – Organização do Tratado do Atlântico Norte

A Otan foi criada durante o episódio histórico da Guerra Fria, uma disputa sem conflitos diretos entre Estados Unidos e União Soviética. Nesse caso, a Otan era uma aliança de cunho militar entre os principais países que formavam o eixo capitalista ao lado dos EUA, em oposição ao pacto firmado pelos países socialistas, o Pacto de Varsóvia, que já foi extinto. Atualmente, a organização conta com mais de 25 países e é a principal frente de atuação militar e de intervenção em conflitos no mundo.

FMI – Fundo Monetário Internacional

O FMI é uma instituição monetária e econômica criada para dar suporte financeiro aos países e controlar os rumos da economia mundial, principalmente no sentido de evitar crises internacionais capitalistas. Assim, quando um país precisa de ajuda financeira, ele pode recorrer ao fundo monetário e receber empréstimos a juros relativamente baixos. Em troca, esse país deverá ajustar as suas perspectivas econômicas, diminuindo os seus gastos. Dessa forma, todos os assuntos referentes ao crescimento econômico, ao desenvolvimento, às trocas comerciais internacionais e ao sistema financeiro estão na alçada de temas tratados pelo FMI.

OCDE – Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico

A OCDE é uma organização criada na década de 1960 para promover o desenvolvimento econômico e o desenvolvimento do comércio internacional, definindo os gastos em políticas públicas por parte dos principais países desenvolvidos. Sua criação veio para substituir a Organização Europeia para a Cooperação Econômica, que havia sido criada pelos EUA para fortalecer o Plano Marshall, uma ajuda econômica para os países europeus em troca de seu apoio durante a Guerra Fria.

OMC – Organização Mundial do Comércio

A OMC é o organismo internacional que regula e define o comércio multilateral entre os países, tendo como meta também a liberalização do comércio em todo o planeta. Assim, essa organização é utilizada quando os países se sentem prejudicados com tarifas protecionistas, ou seja, quando um país importador de um determinado produto coloca impostos muito altos sobre ele, tornando-o mais caro e inviável para a comercialização.

Além desses organismos internacionais, existem outras instituições de grande relevância para a geopolítica global, como a Unesco (Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura), a OIT (Organização Internacional do Trabalho), a OMS (Organização Mundial da Saúde), o Banco Mundial e muitas outras. Todos elas regulam a atividade política, econômica, diplomática e militar em todo o mundo e auxiliam no sistema de cooperação entre os países.


Por Me. Rodolfo Alves Pena

  • Qual e a importância das organizações multilaterais no mundo atual?

    Conheça as dez principais organizações multilaterais do mundo

  • Qual e a importância das organizações multilaterais no mundo atual?

  • Qual e a importância das organizações multilaterais no mundo atual?

  • Qual e a importância das organizações multilaterais no mundo atual?

  • Qual e a importância das organizações multilaterais no mundo atual?

    +5

  • Qual e a importância das organizações multilaterais no mundo atual?

  • Qual e a importância das organizações multilaterais no mundo atual?

    +3

Organismos ou organizações internacionais, também chamados de instituições multilaterais, são entidades criadas pelas principais nações do mundo com o objetivo de trabalhar em comum para o pleno desenvolvimento das diferentes áreas da atividade humana: política, economia, saúde, segurança, etc.

Essas organizações podem ser definidas como uma sociedade entre Estados. Constituídas por meio de tratados ou acordos, têm a finalidade de incentivar a permanente cooperação entre seus membros, a fim de atingir seus objetivos comuns. Atuam segundo quatro orientações estratégicas:

  • Adotar normas comuns de comportamento político, social, etc. entre os países-membros;
  • Prever, planejar e concretizar ações em casos de urgência (solução de crises de âmbito nacional ou internacional, originadas de conflitos diversos, catástrofes, etc.);
  • Realizar pesquisa conjunta em áreas específicas;
  • Prestar serviços de cooperação econômica, cultural, médica, etc.

Abaixo, algumas das mais relevantes organizações internacionais:

ONU - Organização das Nações Unidas

Foi criada pelos países vencedores da Segunda Guerra Mundial e tem como principal objetivo manter a paz e a segurança internacionais. Proíbe o uso unilateral da força, prevendo contudo sua utilização - individual ou coletiva - para defender o interesse comum dos seus países-membros. Seu principal objetivo é manter a segurança internacional e pode intervir nos conflitos não só para restaurar a paz, mas também para prevenir possíveis enfrentamentos. Também incentiva as relações amistosas entre seus membros e a cooperação internacional.

UNESCO - Organização das Nações Unidas para educação, ciência e cultura

Foi criada em 1945 pela Conferência de Londres e tem como objetivo contribuir para a paz através da educação, da ciência e da cultura. Visa eliminar o analfabetismo e melhorar o ensino básico, além de promover publicações de livros e revistas, e realizar debates científicos. Desde 1960, atua também na preservação e restauração de espaços de valor cultural e histórico.

OCDE - Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico

É um fórum internacional que articula políticas públicas entre os países mais ricos do mundo. Fundada em 1961, substituiu a Organização Europeia para a Cooperação Econômica, criada em 1948, no quadro do Plano Marshall. Sua ação, além do terreno econômico, abrange a área das políticas sociais de educação, saúde, emprego e renda.

OMS - Organização Mundial da Saúde

É uma agência especializada em saúde, fundada em 7 de abril de 1948 e subordinada à ONU. Sua sede é em Genebra, na Suíça. Tem como objetivo principal o alcance do maior grau possível de saúde por todos os povos. Para tanto, elabora estudos sobre combate de epidemias, além de normas internacionais para produtos alimentícios e farmacêuticos. Também coordena questões sanitárias internacionais e tenta conseguir avanços nas áreas de nutrição, higiene, habitação, saneamento básico, etc.

OEA - Organização dos Estados Americanos

Criada em 1948, com sede em Washington (EUA), seus membros são as 35 nações independentes do continente americano. Seu objetivo é o de fortalecer a cooperação, garantir a paz e a segurança na América e promover a democracia.

OTAN - Organização do Tratado do Atlântico Norte

Foi criada em 1949, no quadro da Guerra Fria, como uma aliança militar das potências ocidentais em oposição aos países do bloco socialista. Formada inicialmente por EUA, Canadá, Bélgica, Dinamarca, França, Holanda, Islândia, Itália, Luxemburgo, Noruega, Portugal e Reino Unido, a OTAN recebeu a adesão da Grécia e da Turquia (1952), da Alemanha (1955) e da Espanha (1982).

BIRD - Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento

Com o objetivo de conceder empréstimos aos países membros, o BIRD, também conhecido como Banco Mundial, oferece financiamento e assistência técnica aos países menos avançados, a fim de promover seu crescimento econômico. É formado por 185 países-membros e iniciou suas atividades auxiliando na reconstrução da Europa e da Ásia após a Segunda Guerra Mundial.

FMI - Fundo Monetário Internacional

Criado para promover a estabilidade monetária e financeira no mundo, oferece empréstimos a juros baixos para países em dificuldades financeiras. Em troca, exige desses países que se comprometam na perseguição de metas macroeconômicas, como equilíbrio fiscal, reforma tributária, desregulamentação, privatização e concentração de gastos públicos em educação, saúde e infraestrutura.

OMC - Organização Mundial do Comércio

Trata das regras do comércio entre as nações. Seus membros negociam e formulam acordos que, depois, são ratificados pelos parlamentos de cada um dos países-membros. Tem como objetivo desenvolver a produção e o comércio de bens e serviços entre países-membros, além de aumentar o nível de qualidade de vida nesses mesmos países.

OIT - Organização Internacional do Trabalho

Tem representação paritária de governos dos seus 182 Estados-membros e de organizações de empregadores e de trabalhadores. Com sede em Genebra, Suíça, a OIT possui uma rede de escritórios em todos os continentes. Busca congregar seus membros em torno dos seguintes objetivos comuns: pleno emprego, proteção no ambiente de trabalho, remuneração digna, formação profissional, aumento do nível de vida, possibilidade de negociação coletiva de contratos de trabalho, etc.

Qual o papel das instituições multilaterais no mundo atual?

Organismos ou organizações internacionais, também chamados de instituições multilaterais, são entidades criadas pelas principais nações do mundo com o objetivo de trabalhar em comum para o pleno desenvolvimento das diferentes áreas da atividade humana: política, economia, saúde, segurança, etc.

Qual é a importância das ações das organizações multilaterais?

Resposta: Estas ações são importantes para manter empregos, paz internacional, educação e liberdade de expressão, desenvolvimento dos países, estabilidade financeira do mundo etc.

Qual a importância das organizações internacionais na atualidade?

Tem como objetivos principais a integração econômica, a segurança (combate ao terrorismo, tráfico de drogas e armas), combate a corrupção e o fortalecimento da democracia no continente.

Qual é a importância da diplomacia e das organizações multilaterais no cenário mundial?

Resposta verificada por especialistas Ao produzir bons resultados, torna o cenário internacional mais pacifico e harmonioso, a partir de um ato Diplomático exercido e aplicado eficaciamente por via de um sistema dualista.