Qual é a diferença entre crescimento econômico e desenvolvimento econômico?

Índice

  • Diferença entre crescimento e desenvolvimento
  • Indicadores para medir o desenvolvimento e o crescimento

Mesmo antes de um economista chamado Simon Kuznets desenvolver o produto interno bruto (PIB) em 1934, a diferença entre o que é crescimento econômico e o que é desenvolvimento tem confrontado vários economistas em todo o mundo.

Nesse sentido, o indicador mais utilizado para medir o crescimento econômico é o produto interno bruto (PIB). O conhecido índice, cunhado em 1934 pelo já citado economista norte-americano, tem sido a referência para medir o crescimento de uma economia, e isso porque esse indicador é responsável por medir, periodicamente, a produção de toda uma economia durante um período. de tempo. período de tempo especificado.

Assim, o PIB mede a produção total de uma economia, enquanto é responsável por comparar essas medidas com as anteriores. E isso é feito para, por meio de uma taxa de variação, saber qual tem sido o crescimento de uma economia. Entendendo crescimento, sim, um aumento da produção, ou o que seria a produção agregada através da aplicação da fórmula que Kuznets indica para o cálculo do PIB.

No entanto, muitos economistas consideram que o fato de uma economia crescer não significa que ela se desenvolva, portanto, deve-se estabelecer uma clara diferença entre crescimento econômico e desenvolvimento. De fato, muitos economistas deram exemplos de como uma economia pode crescer sem interrupção e, no entanto, apresentar uma desigualdade cada vez mais intensa. Desigualdade que, em última instância, agrava a vida naquele território e, portanto, apresenta menos desenvolvimento.

Por esse motivo, muitos especialistas da área têm solicitado a geração de novos indicadores para complementar a medição e estabelecer a distinção. Indicadores como o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) elaborado pela ONU, que nos permitem mensurar esse desenvolvimento que, na medição estabelecida pelo PIB, é ignorado. E o fato é que, para isso, outros indicadores complementam a produção com expectativa de vida, renda, entre outras variáveis ​​que, junto com o crescimento, nos mostram um desenvolvimento autêntico.

Dito isso, vamos examinar as diferenças entre esses dois conceitos.

Para entender esses dois conceitos, vejamos, em primeiro lugar, o que nós economistas entendemos por crescimento econômico e o que entendemos por desenvolvimento.

Em primeiro lugar, o crescimento econômico é entendido como a evolução positiva dos padrões de vida de um território, geralmente países, medido em termos da capacidade produtiva de sua economia e de sua receita em um determinado período de tempo. Ou seja, a evolução positiva de uma série de indicadores, como o PIB, que mostram que a produção e, portanto, a renda da população cresce ao longo do tempo.

Por outro lado, e em segundo lugar, o desenvolvimento econômico é um conceito que se refere à capacidade de um país gerar riqueza. Porém, esse crescimento deve se refletir na qualidade de vida dos moradores. Ou seja, o desenvolvimento deve ser percebido com maior expectativa de vida, menor desigualdade econômica, redução total da pobreza, além do comportamento favorável de outra série de variáveis ​​que o crescimento não leva em consideração.

Portanto, como pode ser visto em ambas as definições, estamos falando de dois conceitos intimamente ligados, mas que apresentam diferenças claras que devem ser destacadas.

De certa forma, a título de conclusão, podemos dizer que o crescimento econômico faz parte do desenvolvimento, mas que o crescimento econômico, por si só, não é desenvolvimento.

Indicadores para medir o desenvolvimento e o crescimento

Para finalizar, finalizamos com uma pequena recomendação para saber como está sendo a evolução do crescimento econômico e do desenvolvimento de um território. Nesse sentido, oferecemos os indicadores que nos permitirão conhecer esta evolução, bem como distingui-la.

Portanto, para medir o crescimento econômico, observaremos indicadores como produto interno bruto (PIB), taxa de desemprego, PIB per capita, entre outros.

Por outro lado, para medir o desenvolvimento econômico, estaremos mais atentos a indicadores como o índice de desenvolvimento humano (IDH), o índice de Gini, entre outros índices que complementam as conclusões que os indicadores de crescimento mostram.

Você vai ajudar o desenvolvimento do site, compartilhando a página com seus amigos

Ontem à noite aconteceu na BAND o debate entre os candidatos ao mais alto posto do executivo no país: a presidência da república. Muitos temas foram discutidos, dentre eles, questões sobre crescimento econômico e desenvolvimento econômico.

É comum escutar estes termos juntos e, por vezes,  eles até são usados como sinônimos. Mas no fundo, você deve se perguntar: existe diferença entre eles? E eu te respondo: sim! Na realidade, existem muitas maneiras de explicar diferenças e semelhanças entre estes conceitos. Uma que nos parece mais clara é a que se relaciona com a evolução da sociedade e da economia, de modo geral.

Até o começo do século XX, quase não se falava em desenvolvimento econômico, mas somente em crescimento, pois a população mundial era pequena, os países eram pouco integrados e tal, logo, ainda havia muito espaço para crescer.

Com o passar do tempo, questões como: saúde pública, educação, tecnologias, pobreza/riqueza, dentre outras, foram tornando-se mais complexas e resolvê-las tornou-se necessário. Então, percebeu-se que não bastava crescer, mas distribuir, tornar mais igualitário, dividir melhor o bolo. Mas, é aí que entra a confusão.

Desenvolvimento é algo amplo, que envolve pelo menos quatro aspectos: biológico, cultural, político e econômico. Por esta razão, quando se referia ao desenvolvimento econômico em especial, era muito comum se confundir com crescimento.

Até hoje, para muitos economistas, a melhor medida de desenvolvimento econômico é a renda per capita, ou seja, a renda de todos os brasileiros (salários, aluguéis, juros recebidos, lucros recebidos, etc) dividido pelo quantidade total de brasileiros. Bem, o que nos parece mais claro é que crescimento econômico está diretamente relacionado com aumento da produção, queda da inflação, controle de juros, etc.

Já o desenvolvimento econômico está relacionado, na verdade, com o bem-estar, qualidade de vida, distribuição de recursos, dentre outras características. A renda entra nessa conta, pois o aumento da renda permite alcançar melhores condições de vida. Mas a renda por si só, principalmente a renda per capita, não é um bom indicador de desenvolvimento econômico. Ela deve ser analisada junto com outros indicadores como Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), Índice de Concentração de Renda (Índice de Gini), etc.

Para saber mais
http://bit.ly/1OyDSaN
http://bit.ly/1iAunui
http://bit.ly/1LbkT5R
http://bit.ly/1mRJlYB
http://bit.ly/1KUKBte

Créditos da imagem – http://bit.ly/1FyzaXH

Qual a diferença entre crescimento econômico e desenvolvimento?

Crescimento econômico: crescimento contínuo da renda per capita ao longo do tempo. Desenvolvimento econômico: alterações de composição do produto e alocação dos recursos pelos diferentes setores da economia de forma a melhorar os indicadores de bem-estar econômico e social.

Qual a diferença entre o crescimento e desenvolvimento?

Crescimento refere-se essencialmente às transformações progressivas de cunho quantitativas que ocorrem nas dimensões do corpo humano, enquanto desenvolvimento engloba simultaneamente transformações quantitativas e qualitativas, sendo resultante de aspectos associados ao próprio processo de crescimento físico, à ...

Qual a relação entre crescimento econômico e desenvolvimento?

Bem, o que nos parece mais claro é que crescimento econômico está diretamente relacionado com aumento da produção, queda da inflação, controle de juros, etc. Já o desenvolvimento econômico está relacionado, na verdade, com o bem-estar, qualidade de vida, distribuição de recursos, dentre outras características.

O que se entende por crescimento econômico?

Crescimento econômico refere-se a um aumento no produto total na economia. Ele é definido por alguns como sendo um aumento do PIB real per capita.