Qual é a capital que faz barulho de sino?

O barulho das badaladas do sino da Paróquia Nossa Senhora das Dores, em Ubatuba (SP), virou motivo de reclamação dos moradores. Duas vezes por dia, a música 'Ave Maria' e o sino são tocados.

O sistema de som, por meio de um sino eletrônico, foi instalado em dezembro do ano passado e desde então gera polêmica entre os moradores do Itaguá, onde fica a igreja.

A servidora pública Maria Baruffaldi mora há dois quilômetros da paróquia e reclama do barulho. "Eu entendo que o Brasil é um estado laico e essa questão de liberdade é prevista pela Constituição. Agora, imagine se todas as religiões se manifestassem com cornetas?”, questionou.

O som alto, considerado alto por parte da vizinhança, não tem agradado nem mesmo os católicos, como é o caso da jornalista Miriam Tabarro. "Você ouvir uma vez, duas vezes, tudo bem, agora ouvir não sei quantas vezes [todos os dias] é de enlouquecer”, desabafou.

O Padre Marcelo Thurmann, responsável pela paróquia, não concorda com as reclamações o e disse que já abaixou pela metade o volume do alto falante.

“Nós colocamos o sino com o intuito de gerar conforto para a comunidade, não só para os católicos. Existe de fato reclamações, que nem sempre são pertinentes a incômodo, agora a exigência de desligar os sinos eu não consigo compreender uma justificativa legal para isso”, afirmou.

Outro lado

Em nota, a Diocese de Caraguatatuba disse que o volume do alto-falante instalado na Igreja está no mínimo possível, e que existe inclusive reclamações de fiéis que não conseguem escutar o som emitido pelo sino.

A Prefeitura de Ubatuba disse que não recebeu nenhuma reclamação em relação ao sino, mas que uma equipe será encaminhada até a paróquia para uma conversa com o padre responsável.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Qual é a capital que faz barulho de sino?

Um sino é um dispositivo simples de produzir som. É um instrumento de percussão e um idiofone. A sua forma é aproximadamente um cone oco que ressoa ao ser golpeado.

O instrumento de percussão pode ser uma lingueta suspensa dentro do sino, (também se usam os nomes "badalo" para a lingueta interna, ou "martelo", quando é uma peça que bate o sino por fora), de uma esfera pequena, livre, incluída dentro do corpo do sino, ou de um malho separado.

Os sinos são feitos geralmente de bronze, mas os sinos pequenos podem também ser feitos de cerâmica ou de vidro, para decoração.

A Igreja Católica e a Igreja Ortodoxa consideram os sinos uma peça sagrada, o sino representa um chamado para as missas nas igrejas.

Os sinos podem ser de todos os tamanhos: dos acessórios minúsculos do vestido aos sinos da igreja que pesam toneladas. Um sino muito famoso é o Liberty Bell, que está em Filadélfia, nos EUA.

O maior sino já fundido em bronze é o Tsar Kolokol, exposto atualmente no Kremlin de Moscovo, capital da Rússia.

O mais antigo sino do mundo de expressão oficial portuguesa foi identificado na vila de Coruche, Portugal, datando de 1287.

Linguagem tradicional dos sinos de Pirenópolis. Tradição do século XVIII

Batismo do Sino[editar | editar código-fonte]

Na Igreja Católica, os sinos devem ser abençoados, por rito próprio, chamado "Batismo do Sino",[1] em cerimônia reservada aos bispos.[2] Na forma extraordinária do Rito Romano, o sino é lavado, ungido com o Óleo dos Enfermos, com o qual se traça sete cruzes na face exterior e, com o Crisma, com o qual se traça quatro cruzes na face interna. Depois, o bispo coloca timiama (Chaves informa que a palavra é de origem grega: θυμίαμα / thymíama, que, por sua vez, vem do verbo θυμιάω / thymiáō: queimar), uma mistura de diferentes tipos de incenso e mirra, no turíbulo, que é posto sob a campana, de tal forma que toda a fumaça suba para o seu interior.[3]

Ver também[editar | editar código-fonte]

  • Carrilhão
  • Guizo

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • SEBASTIAN, Luís. História da Fundição Sineira em Portugal: do Sino Medieval da igreja de São Pedro de Coruche à actualidade. Coruche: Museu Municipal, 2008. Extracto da obra

Referências

  1. «Ritual da Bênção do Sino»
  2. «Iluminura: bênção de um sino, por um bispo»
  3. «Incensação do Sino»

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

  • Carrilhões e dobres tocados na música tradicional do condado Nice (França)

Qual a capital faz barulho de sino?

A "capital do barulho" no Brasil, segundo seus próprios moradores, é Belém.

Qual a capital do chimarrao charada?

Antes mesmo de entrar na cidade de Venâncio Aires -RS, já é possível ver duas cuias gigantes. O pórtico da cidade não deixa dúvidas e informa aos turistas que se trata da “Capital Nacional do Chimarrão”.

Qual é qual é a capital que sempre ganha?

Qual é a capital que sempre ganha? Resposta: Vitória.

Qual a capital que gostaria de ser um campo de futebol?

Que capital gostaria de ser um campo de futebol? Resposta: Campo Grande.