Qual a temperatura normal do corpo de um bebê

  • WhatsApp
  • Facebook
  • Twitter
  • Pinterest
  • Linkedin
  • Copiar Link
Qual a temperatura normal do corpo de um bebê

Quais são os riscos da hipotermia? (Foto: Thinkstock)

O terror das mães, geralmente, é a febre. Basta o indicador do termômetro começar a subir para já dar um banho morninho ou administrar um antitérmico. Mas e quando o que acontece é totalmente o oposto? Você saberia o que fazer? A pedagoga Carolina Camillo, 32, levou um susto na última madrugada quando o filho Martín, de 1 ano e 10 meses, ficou completamente gelado!

Ela conta que o pequeno vinha com um quadro de febre há cerca de três dias. "Sempre com 38°C, às vezes 38,5°C. Ontem à noite, percebi que ele estava esquentando. Quando medi a febre, ele estava com 38,3°C e não pensei duas vezes, fui prontamente pegar o antitérmico. Dei uma gota por quilo, conforme orientação médica, e fiquei aguardando. Cerca de três horas depois, acordei com ele gelado e suado. Peito, pescoço e braço, principalmente. Quando medi, deu 34°C", diz.

A mãe diz que pediu ajuda em um grupo de mães nas redes sociais. "Meu filho está com 34ºC, suado e gelado, estou em pânico. O que eu faço?", escreveu Carolina. Conforme foi recebendo orientações, ela foi testando. "Agasalhei, dei leite quente e nada de subir. Quanto mais ele suava mais esfriava. Até que coloquei uma touca quente na cabecinha dele e fiz uma bandana com uma mantinha fina por todo o corpo. Foram seis longas horas até, de fato, ele voltar a temperatura normal, de 36°C", lembra. "Não levei ele ao pronto socorro, acho que foi um risco e não sei se arriscaria novamente. Foi a pior madrugada da minha vida", lamenta.

O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE HIPOTERMIA

Segundo o pediatra e neonatologista Nelson Douglas Ejzenbaum, da Sociedade Brasileira de Pediatria e Academia Americana de Pediatria, a temperatura normal do corpo de uma criança varia de 36 a 37,7°C. "Temperaturas de 35°C ou menos já configura a chamada hipotermia. A mais frequente é a leve, com temperaturas entre 33°C e 35°C. Abaixo disso, ainda tem a moderada e grave", explica.

As causas são variadas. "Pode acontecer por causa da superdosagem ou ainda reação a algum componente de medicamentos como antinflamatórios, analgésicos e até descongestionantes. Também é comum quando a pessoa é colocada em temperaturas extremas", diz. Diante dessa situação, o especialista explica que o corpo reage tentando aumentar a temperatura corpórea. "É comum que a pessoa apresentar tremor, contração, movimentação, aumento da frequencia cardíaca, sudorese, alteração de comportamento, choro e até confusão mental. Tudo na tentativa de tentar poupar energia de outros lugares", completa.

O QUE FAZER?

A recomendação, segundo o pediatra, é aquecer o corpo da criança. "Agasalhe bem, seja com cobertor ou casaco. Oferecer bebidas mornas, como chá ou leite, também ajuda. "Essas medidas costumam resolver, na maioria dos casos", explica. "Não costumo prescrever banhos, pois a mudança de temperatura pode piorar a situação", alerta.

Segundo o médico, depois disso, os pais devem ficar atentos ao termômetro. "Se em uma, no máximo duas horas, a temperatura não se elevar, leve a criança ao Pronto Socorro. A temperatura não precisa subir rapidamente, mas tem que apresentar elevação. Seis horas é muito tempo", alertou. "A hipotermia é perigosa. Deixar a criança muito tempo nessa condição pode levar a convulsões, parada cardíaca e até a morte", finaliza.

CURIOSIDADE

A hipotermia não é de todo ruim! Em alguns casos, ela pode até salvar a vida de uma criança. Quando um bebê nasce com anoxia neonatal - que é a ausência de oxigênio nas células do recém-nascido -, os médicos realizam uma hipotermia induzida, sob condições controladas. Nesse caso, é possível poupar o cérebro, impedindo lesões cerebrais e dificultando convulsões. É um procedimento bastante frequente em UTIs.

Qual a temperatura normal no bebé?

Não é raro os bebés e as crianças pequenas terem febres ligeiras. A febre é um sinal que o bebé está a combater uma infeção, mas como cuidador é natural que se preocupe. Por essa razão, é importante que saiba a diferença entre o que é considerada uma temperatura "normal" e uma temperatura alta, que pode significar necessidade de cuidados médicos.

Qual a temperatura normal do bebé?

Segundo o Serviço Nacional de Saúde1 a temperatura corporal depende de vários fatores, nomeadamente do local de medição. Considera-se febre:

  • temperatura retal igual ou superior a 38º C
  • temperatura axilar igual ou superior a 37,6º C
  • temperatura timpânica igual ou superior a 37,8º C
  • temperatura oral igual ou superior a 37,6º C

Se o seu bebé mostrar sinais de febre, deve medir a sua temperatura com um termómetro - um termómetro digital pode ser para si o mais fácil de usar e mais preciso. A temperatura normal varia consoante se efetua uma leitura interna ou externa, por isso é importante saber o que procurar, dependendo da parte do corpo de onde se está a efectuar a leitura.

Como sempre, entre em contacto com um médico, se estiver preocupado.

Que tipos de termómetros existem?

Existem vários métodos de medir a temperatura do bebé, como debaixo da língua, debaixo do braço, no ouvido ou na testa. O método que escolher pode depender do termómetro que utilizar.

  • Termómetro digital - Rápidos de usar e muito precisos. Estes tipo de termómetros são geralmente utilizados para fazer leituras debaixo do braço.
  • Termómetro de ouvido - Este tipo de termómetro é a forma mais rápida de medir a temperatura do bebé, uma vez que pode dar uma leitura em apenas 1 segundo. No entanto, este tipo de termómetro é caro e é necessário seguir cuidadosamente as instruções para garantir que se obtém uma leitura precisa.
  • Termómetro de Fita - São termómetros muito básicos que se seguram contra a testa do bebé.
  • Termómetro de Mercúrio – Antigo e já muito pouco é utilizado. Pode ser perigoso devido ao facto da possibilidade de se partir com em pequenos estilhaços de vidro, e libertarem mercúrio. É melhor evitar a utilização deste tipo de termómetro por este motivo.

Com que frequência deve verificar a temperatura do seu bebé?

Quando o bebé tem febre, deve verificar regularmente a sua temperatura a fim de se certificar de que o bebé está bem. No entanto, é importante que o seu bebé descanse o máximo possível para ajudar a combater a infecção ou o vírus que lhe causa a febre. Verifique o estado do bebé, em intervalos de tempo programados.
Na maioria dos casos, o bebé recuperará de uma febre após alguns dias, sem mais tratamentos. Se o seu bebé tiver menos de seis anos e uma temperatura elevada, deve visitar o seu médico de clínica geral ou pediatra. No caso de bebés mais crescidos (entre 1 e 4 anos),  deve mantê-los confortáveis, encoraje-os a beber muitos líquidos para prevenir a desidratação, e não se esqueça de manter o quarto bem arejado. Mais uma vez, em caso de preocupação, entre em contacto com um  profissional de saúde.

Informação Importante

Este artigo é apenas para informação geral e não pretende ser um substituto do aconselhamento médico. Toda a informação apresentada nestas páginas web não se destina a diagnosticar ou prescrever. Em todos os assuntos relacionados com a saúde, consulte sempre o seu profissional de saúde.

Referências:

  • 1

Qual é a temperatura normal de um bebê?

Qual é a temperatura normal de um bebê? O bebê que ainda toma leite materno possui uma temperatura corpórea maior do que a de um adulto. Em uma criancinha, o intervalo considerado normal geralmente está entre 36,5ºC, pela manhã e 37,2ºC, pela tarde.

Por que a temperatura do bebê está alta?

Temperaturas extremamente baixas ou altas em bebê também podem ser sinal de hipertermia ou hipotermia, ou seja, a temperatura do bebê está alta ou baixa demais. Manter a temperatura de seu bebê em uma faixa normal pode parecer tão fácil quanto mantê-lo saudável, mas outros fatores influem nisso.

Qual é a temperatura normal do corpo?

Talvez seja porque em graus Celsius, 37 graus (normal) e 38 graus (febre) são números redondos convenientes. Mas quando você olha as evidências por trás disso, não há nenhuma, exceto o estudo de Wunderlich, mais de um século atrás.

Qual é a temperatura corporal normal da criança?

A temperatura corporal normal varia de 36.3 ° C no início da manhã a 37.6 no final da noite. Cada criança tem uma faixa de temperatura específica de uma criança diferente. A temperatura corporal de até 38 ° C pode resultar de exercícios, tomar um banho quente, caminhar no ar quente ou até mesmo vestir muitas roupas.

Qual a temperatura para um bebê está com febre?

Febre é a elevação da temperatura corporal acima do considerado “normal”, que varia aproximadamente entre 36.5ºC e 37.5ºC. Assim, consideramos febre quando a temperatura está acima de 37,5ºC.

Qual a temperatura ideal para um bebê?

No caso de recém-nascidos, segundo a Organização Mundial de Saúde, a temperatura normal é entre 36,5 a 37°C.

É normal temperatura corporal de 35 graus em bebê?

A temperatura axilar pode variar de 35,5 a 37 sendo considerada normal. Mas o paciente não pode ser avaliado apenas pela temperatura e sim como um todo. Se está apresentando outros sintomas, a idade dela, apenas uma avaliação médica completa poderá dizer se está tudo normal.

Como saber se o bebê está com febre?

Os sinais de febre em bebés podem variar dependendo da causa subjacente, mas existem alguns sinais mais comuns a ter em conta, se suspeitar que o seu bebé tem febre..
Uma temperatura elevada. ... .
Calafrios. ... .
Sensação de calor e pele rosada. ... .
Irritabilidade. ... .
Perda de apetite..