Qual a relação entre responsabilidade social e responsabilidade ambiental?

Estamos em um mundo em que os recursos naturais e econômicos estão cada vez mais escassos. Por isso, exige-se um manejo responsável do meio ambiente. Correto, para atender a demandas sociais, políticas e ambientais da sociedade. Hoje e sempre.

Foi pensando nisso que a ONU, em 2015, criou os ODS (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável). Isso ocorreu na Cúpula sobre Desenvolvimento Sustentável. Tudo para atender às seguintes áreas: ambiental, social, econômica e institucional.

Alinhado aos ODS, surgiram os conceitos de Responsabilidade social e Responsabilidade Ambiental. Eles devem ser atendidos pelas instituições e empresas que desejam permanecer no mercado.

É só olhar para mundo a nossa volta que percebemos que precisamos poupar e preservar o ambiente. Afinal, os recursos naturais estão sob ameaça.

A Dehon, sabendo disso e, com foco em seu papel social, produz embalagens e rótulos em polietileno 100% recicláveis. E também agora a opção oxibiodegradável. Este post visa esclarecer os conceitos de Responsabilidade Social e Responsabilidade Ambiental. Desse modo, mostrando que essa mudança depende de ação dos players envolvidos.

Qual a relação entre responsabilidade social e responsabilidade ambiental?

Responsabilidade Social

É o fato de a empresa possuir postura atuante na área social. Ou seja, não basta evitar impactar negativamente a sociedade em seu entorno. Mas sim também atuar para combater outros aspectos emergenciais da sociedade. São eles: vedar trabalho infantil, forçado, jornadas de trabalho longas, proteção à saúde e segurança de sua equipe e do entorno. Inclui ainda remuneração compatível sem discriminação de etnia, gênero de ou qualquer espécie.

É preciso contribuir para o desenvolvimento social de sua região e equipe. Ou seja, com projetos educacionais que levem sua equipe ao crescimento intelecto-moral. Isso culmina com a melhoria da qualidade de vida. O mesmo para a comunidade vizinha.

É aliar o crescimento econômico de sua empresa com atuação responsável. Resumidamente é: “adotar postura que promova o bem-estar do seu público interno e externo”.

Responsabilidade Ambiental

É a atuação responsável na área ambiental, que engloba:

  • práticas do 5R’s (reduzir, reusar, repensar, reciclar, recusar);
  • ações que não impactem os ciclos naturais do planeta;
  • promover educação e conscientização ambiental tanto para o público interno quanto externo. dESENVOLVER produtos ou serviços, SOBRE OS QUAIS se tenha conhecimento e controle de todo o seu ciclo de vida, desde seu projeto até seu descarte, Com objetivo de minimizar, mitigar os impactos ambientais em toda a sociedade. Para isso, existem selos que são dados às empresas. Tratam-se de normas ISO de sistemas de gestão.

Essas normas são voltadas para a Responsabilidade Social e Responsabilidade Ambiental. Por isso, a cultura da empresa deve ser direcionada à preservação ambiental e responsabilidade social. Assim você tem garantia que as práticas por elas cometida visão o bem-estar de todos.

Qual a relação entre responsabilidade social e responsabilidade ambiental?

Fazendo suas embalagens com a Dehon Plásticos, você recebe o certificado de economia circular e o selo eureciclo para estampar nos rótulos de seus produtos!

Quais são as Empresas do Sistema B?

As empresas que aliam o lucro aos benefícios socioambientais são do Sistema B. Capazes de guiar suas ações e soluções, pois visam o bem comum. E isso inclui, não somente os acionistas, mas a sociedade.

Para se tornar uma empresa neste sistema, deve estar comprometida com a melhoria contínua. Isso envolve as áreas: meio ambiente, pessoas, comunidade, governança e modelo de negócios. Além disso, passar por processo de certificação pelo B Lab. É um provedor de rigoroso em seu método de avaliação com um mínimo de 80 pontos para receber o certificado.

A Importância da Responsabilidade social e Responsabilidade ambiental para o empreendedor

Se tornar uma Empresa B traz toda uma otimização das práticas produtivas, de negócio e organizacional. Isso além de melhorar a imagem de seu empreendimento.

Dessa maneira, tornando o ambiente atrativo para investidores e clientes. Pois, hoje, não são meros agentes passivos.

São, de fato, indivíduos atuantes que se preocupam com o que você pode oferecer para toda a sociedade. Além de atender às suas necessidades individuais.

Ter responsabilidade social e Responsabilidade ambiental são posturas indispensáveis para produzir bons resultados. Devem estar sempre aliadas ao Desenvolvimento sustentável, garantindo recursos para as gerações futuras.

Deixe seu comentário a seguir. Assim sabemos sua opinião sobre: responsabilidade social e responsabilidade ambiental!

Qual a relação entre a responsabilidade social e a responsabilidade ambiental?

A responsabilidade ambiental e social de uma empresa trata justamente de como a organização se relaciona não apenas com o meio ambiente, mas também com a sociedade, com a economia e até mesmo com suas obrigações legais.

O que e responsabilidade social e ambiental?

A responsabilidade socioambiental é um compromisso que as empresas possuem com o meio em que estão inseridas. Dessa forma, as instituições se tornam encarregadas por adotarem postura de mercado ética e responsável, levando em conta os impactos sociais e ambientais que suas decisões podem acarretar.

Qual a relação entre a responsabilidade social e o desenvolvimento sustentável?

Responsabilidade Social Empresarial é o compromisso empresarial de contribuir para o desenvolvimento econômico sustentável, trabalhando em conjunto com os empregados, suas famílias, a comunidade local e a sociedade em geral para melhorar sua Qualidade de Vida, de maneira que sejam boas tanto para as empresas como para ...

Como podemos associar responsabilidade social a questão ambiental?

É justamente nesse sentido que a responsabilidade social se associa à res- ponsabilidade ambiental, na medida em que a obrigação de preservar o meio ambiente onde estamos inseridos é de todos nós, pessoas e empresas, incluindo-se nessa relação também, os governos, agentes representativos dos cidadãos e das pessoas no ...