Quais foram as transformações econômicas e sociais ocorridas no Brasil no período da República Velha?

O Brasil passou por várias transformações sociais e econômicas ao longo do período denominado República Velha (1889-1930), cujos resultados apesar de importantes, só se fizeram sentir em longo prazo. Um exemplo que podemos citar é a expansão demográfica, bastante acelerada no país e intensificada no período graças ao prosseguimento da imigração européia.

A entrada de imigrantes e sua concentração no sul e sudeste do Brasil, fez com que essas regiões apresentassem um crescimento populacional mais acelerado que as demais.

A transformação mais significativa verificada no período foi o desenvolvimento das indústrias, principalmente no estado de São Paulo, inegavelmente vinculada às condições criadas pela concentração da produção no estado.

O que deu grande impulso no desenvolvimento industrial brasileiro foi a eclosão da Primeira Guerra Mundial, em 1914.

A centralização da atividade industrial européia na produção bélica levou à redução da oferta de itens exportáveis. Em conseqüência, ocorreu a gradual diminuição das importações brasileiras de produção nacional. Produziam-se basicamente bens de consumo não-duráveis, como têxteis e alimentos processados industrialmente, além da desvalorização cambial da moeda brasileira ao enfrentar as importações serviu para reduzir a concorrência estrangeira.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por Rainer Gonçalves Sousa

Quais as principais mudanças ocorridas na sociedade da República Velha?

O período da história republicana brasileira, que vai de 1889 a 1930, costuma ser chamado de República Velha. Neste período, decretou-se o fim do voto censitário (baseado em renda), instituindo-se o voto para os brasileiros maiores de 21 anos. Entretanto, foram excluídos analfabetos, padres, soldados e mulheres.

Quais foram as principais transformações sociais?

Fenómenos como as mudanças climáticas, crises económicas, conflitos armados, migrações e desastres naturais têm uma enorme influência nas sociedades, causando muito frequentemente um aumento das desigualdades, da pobreza, da exclusão e de violações dos Direitos Humanos.

Quais foram as principais transformações sociais econômicas e políticas que se processaram na segunda metade do século 19 no Brasil?

Foi nesse período que se mudou a forma de governo, foi feita a Constituição, se iniciou a substituição do trabalho escravo pelo trabalho assalariado e as fazendas de café e outras lavouras brasileiras modernizaram-se. As cidades cresceram e nelas as primeiras indústrias se instalaram.

O que e a transformação econômica e social?

Transformação social e economia Mudanças associadas, por exemplo, a geração de novos empregos e a garantia de vagas de emprego para populações em situação de vulnerabilidade social atingem diretamente o setor econômico. E, com a economia em alta, uma série de outros problemas sociais pode ser solucionada.