Qual a principal substância que compõe a parede celular das bactérias qual sua função e como podemos diferenciar a parede celular de bactérias Gram das Gram?

Ouça este artigo:

Hans Christian Gram, um bacteriologista dinamarquês, estudou e definiu a técnica para corar bactérias, a coloração Gram, em 1884. Nesta ocasião, experimentalmente, corou lâminas com esfregaços (uma espécie de “raspa”, grosseiramente falando, de um determinado lugar do corpo ou de uma cultura que se queira fazer a pesquisa) com violeta de genciana e percebeu que se as bactérias existentes nestes esfregaços uma vez coradas não desbotavam com álcool, se previamente fossem tratadas com iodo.

Avançando e aprimorando o método, adicionou ainda outros corantes denominados “contra-corantes”, tais como safranina e fucsina básica. As bactérias contidas no esfregaço podem ser classificadas como Gram-positivas (aproximadamente de cor roxa) ou Gram-negativas (aproximadamente de cor vermelha), isto dependerá da parede celular da bactéria. Se for estruturalmente simples a coloração será positiva, se for estruturalmente complexa a coloração será então negativa.

Existe um protocolo que se segue para fazer a coração de um esfregaço, com etapas bem definidas e com misturas de substâncias (solução de cristal violeta; solução de lugol (iodeto de potássio - KI); solução de safranina e solução de álcool) que resultarão na coloração positiva ou negativa, como nas figuras abaixo:

Qual a principal substância que compõe a parede celular das bactérias qual sua função e como podemos diferenciar a parede celular de bactérias Gram das Gram?

Bactérias gram-positivas e gram-negativas. Fotos: Y_tambe / Wikimedia Commons ([1][2]) [CC-BY-SA 3.0]

Esta coloração permite distinguir os mais variados tipos de bactérias e que tipo de parede celular elas tem (se mais simples ou mais complexas, com mais ou menos peptideoglicanos – principal componente da parede celular bacteriana). As bactérias que descorarem quando submetidas à um solvente orgânico são Gram-negativas, e as que permanecerem coradas mesmo quando em contato com o solvente são denominadas Gram-positivas.

Estas bactérias de diferentes colorações tem também graus diferentes de virulência. As Gram-negativas, por exemplo, são constituídas por uma endotoxina denominada LPS(lipopolissacarídeo), que é causadora da patogenicidade. Já as Gram-positivas possuem a exotoxina rica em ácido lipoprotéico que confere aderência à bactéria.

Bactérias Gram-negativas

As proteobactérias compôem a maior parte das bactérias gram negativas. As principais são:

  • Escherichia coli
  • Salmonella
  • Shigella

Enterobacteriaceae:

  • Pseudomonas
  • Moraxella
  • Helicobacter
  • Stenotrophomonas
  • Bdellovibrio
  • Legionella

Entre outras, como Chlorobi, Chloroflexi, Cianobactérias, Espiroquetas, etc.

Bactérias Gram-positivas

  • Filo Firmicutes (Bacilos, Estreptococos, Estafilococos, Enterococos, Actinobacteria, Listeria, etc).

Bibliografia:
http://www.ufrgs.br/agrofitossan/fit35/carolineGram.pdf
https://web.archive.org/web/20100304180113/http://www.medicinageriatrica.com.br:80/2008/07/06/saude-geriatria/bacterias-gram-positivas-e-gram-negativas/
http://www.forp.usp.br/restauradora/calcio/citolog.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Técnica_de_Gram

Texto originalmente publicado em https://www.infoescola.com/microbiologia/bacterias-gram-positivas-e-gram-negativas/

A parede celular, parede celulósica ou membrana esquelética celulósica, é uma estrutura de celulose resistente e flexível que delimita as organelas celulares numa célula vegetal.

Lembre-se que as células vegetais formam os tecidos das plantas. Por sua vez, as células animais não possuem parede celular, cloroplastos e vacúolos.

Qual a principal substância que compõe a parede celular das bactérias qual sua função e como podemos diferenciar a parede celular de bactérias Gram das Gram?
Célula vegetal e suas organelas

Funções

As principais funções da parede celular é proporcionar sustentação, resistência e proteção contra patógenos externos. Sendo assim, ela colabora com a absorção, transporte e secreção de substâncias.

Além disso, a parede celular funciona como um filtro das células vegetais, já que permite a troca de substâncias entre outras células vizinhas.

Ela também protege contra a entrada excessiva de água, evitando assim, a lise osmótica, ou seja, a ruptura da célula. Outra importante função é que a parede celular confere forma as diversas células vegetais.

Leia mais sobre Osmose.

Estrutura

A parede celular é uma estrutura muito resistente composta por microfibrilas do polissacarídeo chamado celulose.

Ela envolve a membrana plasmática e em sua estrutura possui poros que funcionam como filtros em relação ao meio externo.

Qual a principal substância que compõe a parede celular das bactérias qual sua função e como podemos diferenciar a parede celular de bactérias Gram das Gram?
Esquema da estrutura da parede celular

Classificação

A parede celular pode ser primária e secundária:

  • Parede Celular Primária: são formadas basicamente de celulose, hemicelulose e pectinas. Apesar de fina, ela é resistente e flexível, permitindo assim, o crescimento celular. Possui um teor de água elevado, com cerca de 70%. Nas paredes primárias, as pontes de hidrogênio proporcionam maior elasticidade à estrutura.
  • Parede Celular Secundária: são formadas basicamente de celulose e hemicelulose. Nem todos os organismos vegetais apresentam esse tipo de estrutura. Ela é mais espessa que a primária, além de ser bem resistente uma vez que é composta de lignina. Possui um teor de água menor que a primária, ou seja, de 20%. As paredes secundárias limitam o espaço e conferem maior rigidez.

Além da parede primária e secundária, a lamela média é uma camada fina exterior as paredes que tem como função ligar a célula com outras que estão próximas.

Qual a principal substância que compõe a parede celular das bactérias qual sua função e como podemos diferenciar a parede celular de bactérias Gram das Gram?
Esquema da estrutura da parede celular primária e a lamela média

Tipos

A parede celular está presente nas plantas, algas, fungos e algumas bactérias. Assim, eles diferem um pouco em relação a sua estrutura e composição.

  • Parede Celular das Plantas: formada por microfibrilas de celulose, a parede celular das plantas possui geralmente uma parede primária e outra secundária.
  • Parede Celular das Algas: formada por diferentes tipos de celulose como as paredes de glicoproteínas e polissacarídeos.
  • Parede Celular dos Fungos: formada por quitina, e nalguns casos, por celulose, a parede celular dos fungos protege esses organizamos contra os invasores.
  • Parede Celular Bacteriana: formada por peptidoglicano (açúcares ligados a aminoácidos), a parede celular bacteriana é classificada em Gram Positiva e Gram Negativa.

Saiba mais sobre o tema com a leitura dos artigos:

  • Célula Vegetal
  • Célula Animal
  • Organelas Celulares

Como podemos diferenciar a parede celular de bactérias gram+ e Gram?

Bactérias Gram-positivas são aquelas cujas paredes celulares não perdem a cor azul-arroxeada quando submetidas a um processo de descoloração depois de terem sido coloridas pela violeta de genciana. As que assumem um tom róseo-avermelhado quando submetidas ao mesmo processo são ditas Gram-negativas.

Qual a principal substância que compõe a parede celular das bactérias qual sua função e como podemos diferenciar a parede celular de bactérias gram+ das Gram

Qual a principal substância que compõe a parede celular das bactérias? Qual sua função e como podemos diferenciar a parede celular de bactérias Gram+ das Gram-? É constituída de peptideoglicano. Essa estrutura confere rigidez e certa resistência osmótica às bactérias.

Qual a principal substância que compõe a parede celular bacteriana?

A celulose, que é formada exclusivamente por ligações de moléculas de glicose, é o principal componente das paredes celulares e é responsável por garantir sua arquitetura.

Qual a principal função da parede celular das bactérias?

A parede celular apresenta como principal função proteger a célula, reforçando-a externamente. Diante disso, tem papel muito importante para evitar a plasmoptise (ruptura da célula devido ao aumento de líquido em seu interior) em plantas e alguns protozoários, bactérias e fungos.

Como é possível distinguir as bactérias a partir de sua parede celular?

Gram-positivas: Na parede celular das bactérias gram-positivas, observa-se uma maior quantidade de peptidoglicano, além da presença de ácidos teicoicos. Essas bactérias, em coloração de Gram, coram-se de azul ou violeta. Gram-negativas: A parede celular das bactérias gram-negativas apresenta uma maior complexidade.