Qual a principal substância orgânica que encontramos nas células dos seres vivos?

Tendo os seres vivos das mais variadas formas e h�bitos, compartilham propriedades comuns. A teoria da evolu��o sobre as esp�cies sugere que todos os seres viventes (e os extintos) descendem de um mesmo ancestral. Essa id�ia implica que n�s e os outros seres vivos, possu�mos algo em comum mas o qu�? Voc� se surpreender� ao verificar que apesar da biodiversidade aparente, os seres vivos s�o muito mais parecidos quando comparamos o padr�o de organiza��o qu�mica e o funcionamento das suas c�lulas de organismos multicelulares e unicelulares.

E ent�o? Parece mesmo dif�cil pensar na id�ia de que o param�cio (organismo unicelular) e o cachorro (organismo multicelular) possuam organiza��es semelhantes?

Para come�ar, entre os mais de 90 elementos qu�micos que ocorrem naturalmente, apenas 30 s�o essenciais para os organismos vivos. Podemos destacar os �tomos de carbono, oxig�nio, nitrog�nio, hidrog�nio, enxofre e f�sforo os quais participam com um total de 99% da massa da maioria das c�lulas! Esses elementos s�o chamados de biog�nicos.

Outro aspecto interessante � o fato de que todos seres vivos t�m a �gua como o principal constituinte: mais 70% da nossa massa corporal corresponde a esse solvente, seja planta ou animal. O que mais fascina � o fato de que a composi��o dos fluidos corporais tanto dos animais aqu�ticos como dos terrestres, praticamente n�o muda. Ou seja, se um vertebrado terrestre vive na �gua ou no ambiente terrestre, seus fluidos corporais s�o praticamente os mesmos. Em outras palavras, durante a conquista do ambiente terrestre, a sele��o natural conservou a composi��o dos fluidos corporais!

A qu�mica dos organismos vivos est� em torno dos �tomos de carbono que constitui a metade do peso seco das c�lulas. Esses �tomos formam cadeias unidas entre si e podem estar associados a outros grupos qu�micos denominados grupos funcionais. S�o os grupos funcionais das mol�culas org�nicas que atribuem propriedades qu�micas espec�ficas � biomol�cula. A �rea do conhecimento que descreve em termos moleculares as estruturas, os mecanismos e os processos qu�micos compartilhados por todos os organismos, e fornece os princ�pios organizacionais que fundamentam a vida em todas as suas diferentes formas s�o reunidos na l�gica molecular da vida, ou Bioqu�mica. Utilizando o conhecimento da Bioqu�mica vejamos do que s�o feitos os seres vivos.

O corpo do param�cio � a pr�pria c�lula enquanto que o c�o � formando de bilh�es de c�lulas. Mesmo assim, a organiza��o estrutural celular de ambos � semelhante: ambos s�o formados de c�lulas eucariontes.  As c�lulas desses organismos t�o distintos na apar�ncia s�o feitas de macromol�culas org�nicas mas s�o dotados propriedades comuns: montam e desmontam mol�culas. E quando montam consomem energia e quando desmontam, liberam energia das liga��es qu�micas.

As macromol�culas org�nicas que possuem elevado peso molecular s�o constru�das a partir da rea��o qu�mica entre subunidades moleculares menores ou mon�meros. Um fato marcante � que todos os seres vivos s�o universalmente constru�dos pelas mesmas fam�lias de macromol�culas biol�gicas: as prote�nas, os carboidratos, os lip�deos e os �cidos nucl�icos. Mas ent�o, por que os organismos vivos apresentam tanta diversidade de forma?  O grande segredo est� no fato de que um n�mero restrito de unidades b�sicas podem ser combinadas de diferentes formas para produzir diferentes grupos de compostos org�nicos. As prote�nas, por exemplo, s�o feitas de unidades b�sicas que chamadas amino�cidos. Ao todo s�o 20 amino�cidos, nem mais nem menos. Acontece que essas subunidades monom�ricas podem ser unidas por meio de liga��es covalentes em uma variedade virtualmente ilimitada de seq��ncias, exatamente como as pe�as b�sicas do brinquedo LEGO. Dessa forma, a combina��o de determinados tipos de amino�cidos podem produzir variados tipos prote�nas. Num outro n�vel de organiza��o supramolecular, as macromol�culas de diferentes grupos podem formar unidades morfol�gicas e funcionais das c�lulas como as complexas membranas e organelas. A principal diferen�a entre o param�cio e o c�o est� no n�vel de organiza��o estrutural das c�lulas, mas n�o na sua organiza��o bioqu�mica. 

Qual a principal substância orgânica que encontramos nas células dos seres vivos?

Os blocos b�sicos do brinquedo LEGO podem ser montados formando as mais diferentes formas j� imagin�veis, desde uma imagem surreal at� uma fruta ou um carro.

Vamos ent�o conhecer mais de perto, a respeito das macromol�culas de que somos feitos.

Somos feitos de ...  prote�nas

As prote�nas s�o formadas por subunidades fundamentais denominadas amino�cidos e, junto com a �gua, formam a maior fra��o constituinte das c�lulas. Quase tudo que ocorre nas c�lulas envolve algum tipo de prote�na e ela desempenha in�meras tarefas. Todos os seres vivos utilizam apenas 20 amino�cidos para fabricarem todos os tipos de prote�nas de que necessitam. Assim, conforme a seq��ncia de como os amino�cidos est�o quimicamente ligados entre si, ser� poss�vel construir uma infinidade de prote�nas diferentes.

Qual a principal substância orgânica que encontramos nas células dos seres vivos?

Principais fontes de prote�nas de nossa alimenta��o: leite, queijo, determinados gr�os e carnes em geral.

Foto extra�da de: http://www.egnutri.com.br/

As prote�nas podem ser classificadas em tr�s grupos:

� Prote�nas simples - S�o tamb�m denominadas de homoprote�nas e s�o constitu�das, exclusivamente, por amino�cidos. Podemos mencionar como exemplo a queratina, de nossas unhas e cabelos, as globulinas, de nosso sangue, a fibro�na e sericina, da seda produzida pelo bicho-da-seda e as demais prote�nas fibrosas, como o col�geno presente em nossa pele.

�Prote�nas Conjugadas - Denominadas heteroprote�nas s�o constitu�das por amino�cidos mais outro componente n�o-prot�ico, chamado grupo prost�tico. Podemos mencionar como exemplo hemoglobina, citocromo e prote�nas presentes no n�cleo celular.

� Prote�nas Derivadas - Formam-se a partir de outras por desnatura��o ou hidr�lise. Podemos citar como exemplos as proteoses e as peptonas que s�o formadas durante a digest�o dos alimentos.

As prote�nas tamb�m podem ser agrupadas em v�rias categorias de acordo com a sua fun��o. De uma maneira geral, as prote�nas desempenham nos seres vivos as mais variadas fun��es: estrutural (queratina), enzim�tica (protease, amilase, lipase, etc.), hormonal (insulina, glucagon), de defesa (anticorpos), etc.

Qual a principal substância orgânica que encontramos nas células dos seres vivos?

Somos feitos de ...  carboidratos

Os carboidratos, tamb�m conhecidos como polissacar�deos, s�o pol�meros de a��cares simples e funcionam como reservat�rio imediato de energia qu�mica. A glicose � o a��car mais simples e ao se polimerizar forma macromol�culas como o amido e celulose (nas plantas) e o glicog�nio (nos animais). O amido e o glicog�nio s�o armazenados para utiliza��o futura, como fonte de energia imediata. Quando as c�lulas necessitam de glicose, esses pol�meros s�o �quebrados� e as mol�culas de glicose podem ser prontamente desmontadas para se extrair a energia qu�mica necess�ria.

Qual a principal substância orgânica que encontramos nas células dos seres vivos?

Principais fontes de carboidratos de nossa alimenta��o: a��cares, p�es, massas, amido de ra�zes, tub�rculos vegetais (batata, beterraba, etc.) e gr�os (milho, trigo), nas frutas (frutose) e no leite (lactose). Foto extra�da de: http://premium.klickeducacao.com.br

Os carboidratos fazem parte de elementos estruturais do corpo na forma de carapa�a dos artr�podes. � o caso da quitina e da quitosana. Esses elementos proporcionam impermeabilidade � �gua, flexibilidade e resist�ncia mec�nica, de fato, ideais para servir de carapa�a, n�o � mesmo? Clique aqui e veja como as propriedades podem ser aproveitadas biotecnologicamente. Por fim, os carboidratos podem ser aproveitados pelos seres vivos como elementos estruturais de outras macromol�culas como �cidos nucl�icos (DNA e RNA).

Qual a principal substância orgânica que encontramos nas células dos seres vivos?

Somos feitos de ...  lip�dios

Os lip�dios s�o compostos que coletivamente s�o insol�veis em �gua, ou seja, n�o se misturam a ela. J� os solventes org�nicos como �lcool, benzina, �ter e clorof�rmio podem dissolv�-los. Assim, quando voc� quiser limpar uma superf�cie engordurada ser� mais f�cil se usar um pano embebido em �lcool ou benzina do que molhado com �gua. Essa propriedade de insolubilidade aquosa torna poss�vel, plantas e animais utilizarem os lip�dios como uma capa quase impermeabilizante. As aves possuem uma gl�ndula produtora de �leo que elas espalham pelas penas com o bico. Assim, chovendo ou dentro da �gua, elas n�o se encharcam!   As folhas das plantas e a carapa�a dos artr�podes tamb�m s�o recobertas por um outro tipo de lip�dio, a cera que exerce a mesma propriedade!

Quimicamente, os lip�dios s�o mais diversificados do que as demais macromol�culas e, como conseq��ncia as suas fun��es.

Qual a principal substância orgânica que encontramos nas células dos seres vivos?

O �cido graxo � um tipo de lip�dio que tem como caracter�stica o fato de possuir uma cabe�a hidrof�lica e uma cadeia (cauda) hidrof�bica.  A cadeia pode ter tamanho vari�vel sendo formada de �tomos de carbono e de hidrog�nio. 

Essa dupla propriedade faz com que no meio aquoso, as mol�culas de �cidos graxos se juntem e formem estruturas supramoleculares chamadas micelas. � o que observamos quando a olho nu num prato engordurado. Quando lavamos o prato com sab�o ou detergente, essas micelas s�o desfeitas.

Os �cidos graxos podem ter dois tipos de cadeia: a) saturada que possui apenas liga��es simples entre os �tomos de carbono ou b) insaturada incluindo liga��es duplas.

Na temperatura ambiente muitos lip�dios ficam s�lidos como a manteiga e a banha de porco. Esses s�o chamados de gordura. J� os lip�dios que ficam com a consist�ncia liquida como o �leo de cozinha, o azeite de oliva, �leo mineral, etc. s�o chamados de �leos.

fonte:

http://www.qmc.ufsc.br/qmcweb/artigos/lipidios/lipidios.html

Qual a principal substância orgânica que encontramos nas células dos seres vivos?

Os lip�dios podem ser classificados em: triglicer�deos, fosfolip�dios,  ester�ides, esfingolip�dios e prostaglandinas. Vamos conhecer mais detalhadamente alguns deles.

Qual a principal substância orgânica que encontramos nas células dos seres vivos?

Qual a principal substância orgânica que encontramos nas células dos seres vivos?

�leos e gorduras

Extra�da de: http://skatesaude.blogspot.com

Fonte: http://www.qmc.ufsc.br/qmcweb/artigos/lipidios/lipidios.html

Triglicer�dios - S�o �steres de glicerol ou seja, mol�culas de glicerol associadas a uma, duas ou tr�s cadeias de �cidos graxos. S�o conhecidos como �leo e gorduras e foram apresentados anteriormente. As suas liga��es qu�micas s�o ricas em energia e esses tipos de lip�dios s�o universalmente utilizados por plantas e animais como forma de armazenamento de energia qu�mica. Na verdade, esses lip�dios armazenam mais calorias do que a mesma quantidade de carboidratos ou prote�nas. Um sinal de que organismo est� tendo um balan�o positivo de energia � quando o n�s come�amos acumular gordura e ficamos acima do peso normal, ou seja, engordamos!

Para os mam�feros que vivem nas regi�es frias ou s�o mergulhadores, a gordura armazenada sob a pele, al�m de fonte de energia serve de excelente isolante t�rmico.

 

Ester�ides - s�o lip�dios derivados do colesterol. O colesterol � sintetizado exclusivamente por c�lulas animais sendo que as plantas produzem a mol�cula equivalente, o fitoesterol. Os ester�ides formam os horm�nios sexuais masculinos (testosterona) e femininos (estr�geno e a progesterona) produzidos respectivamente pelos test�culos e ov�rios. Al�m disso, h� um outro importante grupo de horm�nios ester�ides: os cortic�ides produzidos pela gl�ndula supra-renas, relacionado com a regula��o do metabolismo.

Uma parcela do colesterol precisa ser obtida da dieta e a outra � fabricada pelo corpo, principalmente pelo f�gado, que junta o colesterol aos triglicer�dios e prote�nas de transporte formando os corp�sculos de HDL (lipoprote�na de alta densidade) ou LDL (lipoprote�na de baixa densidade). N�veis elevados de LDL no sangue n�o � um bom sinal pois aumentam o risco de de entupimento dos vasos sangu�neos podendo causar o tem�vel infarto(falta de oxig�nio e morte das c�lulas) do cora��o. Clique aqui e fique por dentro do que significa "colesterol bom" e "colesterol ruim".

Qual a principal substância orgânica que encontramos nas células dos seres vivos?

Fosfolip�dios -Formam a dupla camada  das membranas celulares como as da membrana citoplasm�tica ou da carioteca. A membrana bilip�dica separa fisicamente os fluidos de um compartimento e outro.

A micela � diferente da bicamada lip�dica pois � formada por apenas de uma camada de lip�dio.

   
Qual a principal substância orgânica que encontramos nas células dos seres vivos?

Caroten�ides - S�o lip�dios sem �cidos graxos, coloridos de pigmentos vermelhos, alaranjados ou amarelos, encontrados nas c�lulas de todos os vegetais que conferem as cores caracter�sticas. Os animais n�o conseguem sintetiz�-los e necessitam deles. O caroten�ide de maior import�ncia biol�gica � o beta-caroteno ou provitamina A, que, por meio de cis�o molecular, origina a vitamina A (retinol), necess�ria ao bom funcionamento da vis�o. V�rias esp�cies de aves, especialmente os machos,  incluem esses pigmentos na dieta para acentuarem as cores das penas!  Saiba mais sobre carotenos...

Qual a principal substância orgânica que encontramos nas células dos seres vivos?

Ceras ou cer�deos - s�o lip�dios simples, presentes na cera que as abelhas utilizam para a constru��o da colm�ia, na cera que recobre a superf�cie das folhas (de carna�ba) e das frutas (como a manga).

Qual a principal substância orgânica que encontramos nas células dos seres vivos?

Somos feitos de ...  �cidos nucl�icos

Os �cidos nucl�icos s�o macromol�culas de dois tipos: o �cido desoxirribonucl�ico (DNA) e o �cido ribonucl�ico (RNA), ambos pol�meros de subunidades denominadas nucleot�deos. Cada nucleot�deo � formado por uma mol�cula de a��car, um grupo fosfato e uma base nitrogenada.

Nas mol�culas de DNA est�o todas as instru��es necess�rias para o desenvolvimento, crescimento, funcionamento e a morte, t�picas para cada esp�cie de ser vivo. De forma mais objetiva, as mol�culas de DNA armazenam os c�digos de fabrica��o das mol�culas de prote�nas. Para a s�ntese de prote�nas, a c�lula requer a participa��o intermedi�ria de mol�culas de RNA. Saiba como as mol�culas de DNA est�o associadas a hereditariedade, clicando aqui. 

O DNA � uma mol�cula formada por duas cadeias de nucleot�deos na forma de uma dupla h�lice. Essas cadeias s�o constitu�das por uma mol�cula de a��car (desoxirribose), um grupo fosfato e uma base nitrogenada (T - timina, A - adenina, C - citosina ou G - guanina).

A dupla h�lice � uma condi��o essencial na divis�o da mol�cula de DNA durante a divis�o celular, j� que cada h�lice serve de molde para outra nova. O DNA localiza-se no interior do n�cleo dos organismos eucariotos. Ela fica na forma condensada associada a algumas prote�nas dando forma aos cromossomos. Nos organismos procariotos o DNA fica no citoplasma, j� que os mesmos n�o apresentam n�cleo.

O RNA � uma mol�cula geralmente formada por uma �nica cadeia de nucleot�deos na forma de simples fita. � como a fita de DNA mas entre as suas bases nitrogenadas, no lugar da timina est� a uracila (U). Geralmente, nos organismos eucariotos o RNA � sintetizado no n�cleo e depois � enviado para o citoplasma. Nos procariotos a s�ntese e localiza��o do RNA ocorrem no citoplasma.

Qual a principal substância orgânica que encontramos nas células dos seres vivos?

�cidos Nucl�icos podem ser de dois tipos: DNA ou RNA, ambos pol�meros de nucleot�deos.

Foto extra�da de: http://sanabria.j.googlepages.com

De acordo com a  Biologia moderna, podemos dizer que a partir do DNA, � feito o RNA, e a partir do RNA s�o feitas as prote�nas (embora existam algumas exce��es, como o v�rus da AIDS - retrov�rus). Quer saber mais sobre o assunto? Clique aqui.

Aqui � importante deixarmos claro duas principais diferen�as entre DNA e RNA:

a) O RNA � um pol�mero de nucleot�deos, geralmente em cadeia simples, enquanto o DNA � um pol�mero de nucleot�deos geralmente em cadeia dupla.

b) O RNA � composto pelos nucleot�deos citosina, guanina, adenina e uracila enquanto o DNA � composto pelos nucleot�deos, citosina, guanina, adenina e timina.

Qual a principal substância orgânica que encontramos nas células dos seres vivos?

1) Todos os seres vivos desse Planeta s�o feitos de basicamente de �tomos de carbono, nitrog�nio, hidrog�nio, oxig�nio e alguns outros elementos em menor quantidade.

2) Esses �tomos formam unidades monom�ricas que quando polimerizadas, formam unidades maiores chamadas mon�meros. Os mon�meros por sua vez, podem ser polimerizados em mol�culas org�nicas ainda maiores: assim, os amino�cidos formam prote�nas; os a��cares forma polissacar�deos; os nucleot�deos formam os �cidos nucl�icos (DNA e RNA) e os graxos  graxos, lip�dios.

3) De forma geral, podemos dizer que o que torna o param�cio diferente do c�o em termos de organiza��o bioqu�mica, � como o DNA das respectivas esp�cies codifica a seq��ncia de suas prote�nas constituintes,ainda que usem a mesma mat�ria-prima.

4)  Teoricamente, se um param�cio fosse completamente "desmontado" em amino�cidos, a�ucares, etc., o c�o poderia nutrir-se do param�cio e vice-versa!


Qual a principal substância orgânica que encontramos nas células dos seres vivos?

LINKS para consultar:

Biologia Celular. Blog do Prof Sanabria

N�cleo de apoio ao ensino de qu�mica (NAEQ) da Universidade de Caxias do Sul. Leia textos interativos muito interessantes.

Livros indicados para leitura mais profunda

Lehninger: Princ�pios de Bioqu�mica dos autores David L. Nelson

Qual e o tipo de substância orgânica mais encontrada nos seres vivos?

Água: substância encontrada em maior quantidade nos seres vivos.

Quais são as substâncias orgânicas que compõem os seres vivos?

Constituição básica dos organismos vivos: hidrogênio, carbono, oxigênio, nitrogênio, fósforo e enxofre. Carbono: estrutura básica da matéria viva. Suas combinações formam moléculas orgânicas, como açúcares (glicogênio e amido).

Quais são as principais substâncias inorgânicas que encontramos nas células dos seres vivos?

As substâncias inorgânicas encontradas na célula são a água e os sais minerais. A água é a substância mais abundante em todos os seres vivos e é fundamental para sua sobrevivência, pois é um excelente solvente, além de atuar transportando substâncias e participando de reações químicas.

Qual a principal substância inorgânica?

As substâncias inorgânicas (ou matéria inorgânica) são aquelas que não possuem o carbono (C) como principal elemento de sua composição. Substancias como ácidos inorgânicos, água, e sais minerais.