O que saber antes de comprar uma máquina de lavar louça?

Lava-louça é um luxo ou uma forma de economizar água e tempo na cozinha? É verdade que você precisa pré-lavar os pratos sujos antes de colocar na máquina? Esses equipamentos conseguem lavar travessas grandes e panelas? O Shoptime tem respostas para explicar o que é mito e o que é verdade quando falamos de lava-louças.

Lava-louça gasta mais água - MITO

As lava-louças mais modernas têm um funcionamento bastante otimizado, com consumo de água muito menor do que equipamentos antigos. Além disso, como praticamente não existe desperdício de água, o gasto é bem menor do que para lavar os pratos, talheres e copos na pia, com minutos e mais minutos de torneira aberta.

Uma marca aponta que utilizar a lava-louças é um processo seis vezes mais econômico do que a lavagem manual. Segundo outro fabricante, a economia de água chega a 85% na mesma comparação.

Lava-louça gasta muita energia elétrica - MITO

Da mesma forma que com a água, as lava-louças mais modernas têm melhor desempenho e costumam receber boas notas na classificação energética, indicando alto nível de eficiência.

Ainda que o aparelho precise aquecer a água para o ciclo de lavagem, testes e comparativos que encontramos mostram que o consumo energético é similar ao de uma lavadora de roupas.

De acordo com o Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel), considerando o uso diário de um ciclo básico de 40 minutos, as máquinas de lavar louça consomem cerca de 30 kW/h por mês, em média. O valor pode mudar conforme o tamanho do aparelho e o tipo de ciclo selecionado.

Na rotina da cozinha, o melhor jeito de usar a lava-louças para não aumentar os gastos de água e energia é com o equipamento em sua capacidade total, mas sem sobrecarregar. No entanto, existem modelos com função "meia carga", justamente para não desperdiçar água, energia e sabão.

De toda forma, o mais indicado é escolher um equipamento com selo Procel A de eficiência energética, para garantir um impacto menor na conta de energia.

Lava-louça é difícil de instalar e grande demais para minha cozinha - MITO

A capacidade de uma lava-louças é medida em serviços, sendo que cada serviço são as peças utilizadas por uma pessoa em uma refeição. Ou seja, uma máquina de 6 serviços consegue lavar seis copos, seis xícaras, seis pires ou pratos de sobremesa, seis pratos grandes e seis jogos de talheres.

Os modelos de 6 ou 8 serviços, que costumam ser lava-louças de bancada, são indicados para solteiros e casais sem filhos. Famílias com crianças e mais membros já podem investir em equipamentos de 10, 12 ou 14 serviços, que costumam ser as lava-louças grandes de piso ou de embutir na marcenaria.

Quanto à instalação, as lava-louças exigem uma torneira para entrada da água e uma saída apropriada, além de uma tomada ou ligação elétrica, que costuma ser de 20 A.

Você pode chamar um profissional para averiguar sua cozinha, confirmar as medidas e os possíveis locais para instalação, antes de fazer a compra de uma máquina de lavar louça.

Não dá para lavar tudo na máquina - VERDADE

Não são todos os utensílios de cozinha que devem ir na lava-louças, mas a lista do que pode ser lavado na máquina é muito maior. Os fabricantes não recomendam colocar objetos de madeira, potes de plástico, facas de chef, frigideiras de ferro e panelas esmaltadas na lava-louças. No restante, praticamente tudo pode.

As máquinas mais modernas possuem ciclos de limpeza delicada, para copos, taças e pratos, e lavagem pesada ou intensa, destinados a panelas, travessas e outras peças que costumam ficar mais sujas. Esses ciclos também são indicados para pratos e talheres com mais restos de comida grudados.

De forma geral, é melhor colocar as peças maiores, como panelas e travessas, na parte traseira e na lateral da máquina, enquanto os pratos mais sujos devem ficar no centro.

Além de prestar atenção nas dicas do manual de instruções e no site da marca, você acaba pegando o jeito de como acomodar os utensílios da melhor forma com algumas semanas de uso da sua lava-louça.

Precisa pré-lavar a louça antes de colocar na máquina - MITO

Você coloca os pratos com restos de comida todos na pia ou joga esse excesso no lixo antes de começar a lavar? Com a máquina, é o mesmo processo: você só precisa tirar os excessos.

Inclusive, muitos modelos de lava-louças contam com a função pré-lavagem ou Acqua Spray, muito útil para quem tem um equipamento maior e precisa acumular serviços de dois ou três dias para fazê-lo funcionar na capacidade total. Os jatos fazem uma pré-limpeza para remover excesso de sujeira e evitar odores.

Pratos e panelas não ficam limpos na lava-louças - MITO

As lava-louças usam água quente em jatos de alta pressão, juntamente com detergente líquido, em pó ou tabletes próprios para uso em máquinas. Eles possuem ação muito mais forte do que o detergente líquido de pia e fazem a sujeira e a gordura se diluir. Ou seja, dificilmente os pratos, copos, taças e panelas não sairão limpos.

Além disso, a louça sai praticamente seca da máquina, pronta para ser guardada. Para copos e taças, você ainda pode utilizar o líquido secante, que impede manchas nas peças.

É importante frisar que nem toda lavagem precisa ser feita no ciclo intenso ou com a água a 70 graus Celsius. Essa é uma temperatura muito maior do que costumamos encontrar em torneiras elétricas ou pias conectadas ao aquecedor a gás do apartamento. Com isso, você também vai economizar energia nos ciclos mais rotineiros.

Lava-louça é um eletrodoméstico caro - É RELATIVO

O preço das máquinas de lavar louça é relativamente alto, mas o consumidor precisa avaliar o custo-benefício, a economia de água e energia e também a economia de tempo e esforço na cozinha.

Além disso, com uma máquina na cozinha, você se livra da bagunça de pratos e copos sujos na pia depois de um almoço ou jantar com amigos. É só arrumar tudo na lava-louças enquanto alguém passa um café.

Os modelos mais compactos de lava-louças custam em torno de R$ 1.700, enquanto os aparelhos maiores, mais modernos e as máquinas de embutir podem ultrapassar R$ 5.000.

Visite o Shoptime para pesquisar modelos de lava-louças, conferir as promoções em eletrodomésticos e tudo mais o que sua casa precisa.

Para ver as melhores ofertas do dia, baixe o app do Shoptime e aproveite mais vantagens na hora de comprar online.

Como escolher uma máquina de lavar louça?

Aqui vão nossas dicas para escolher a melhor lava-louças para sua casa:.
Capacidade de louças. O elemento mais importante a se pensar na hora de escolher uma lava-louças é a capacidade, medida em serviços. ... .
Ciclos e tecnologias de lavagem. ... .
Local de instalação. ... .
Consumo de energia e água..

O que preciso saber sobre lava louça?

As lava-louças mais modernas têm um funcionamento bastante otimizado, com consumo de água muito menor do que equipamentos antigos. Além disso, como praticamente não existe desperdício de água, o gasto é bem menor do que para lavar os pratos, talheres e copos na pia, com minutos e mais minutos de torneira aberta.

O que não deve ser colocado na máquina de lavar louça?

Saiba o que não pode ir na lava-louças.
Panelas e frigideiras esmaltadas. ... .
Recipientes de plástico. ... .
Facas Chef. ... .
Frigideiras de ferro. ... .
Escorredores. ... .
Canecas térmicas de viagem. ... .
Tábuas de cortar. ... .
Ouro, prata ou o que for muito delicado..

Qual a Lava

Já numa casa com 4 pessoas, dependendo de quanto você cozinha e do tamanho das suas panelas, é melhor ter um modelo de 8 a 10 serviços. Agora, se sua família tem mais de 5 pessoas, a lava louças com 12 serviços é a ideal!