Qual foi o primeiro método a ser utilizado na avaliação dos impactos ambientais

Palavras-chave:

avaliação, impacto, meio ambiente.

Resumo


A avaliação dos Impactos Ambientais se tornou uma demanda crescente devido ao uso desenfreado de tecnologias potencialmentes poluidores do meio ambiente. Para atender a essa demanda, várias leis, métodos e conceitos foram criados para avaliar o possível dano causado ao ambiente pelas atividades antrópicas. O objetivo de avaliar os impactos ambientais é estudar suas conseqüências, assim como evitar ou criar alternativas para o dano ambiental. Nesse trabalho, foi realizado um levantamento bibliográfico das principais metodologias empregadas para avaliar os impactos ambientais assim como relatar um exemplo do uso desses métodos na utilização do plantio de transgênicos. Conclui-se que a melhor metodologia a ser empregada depende do trabalho a ser executado. No caso do uso de transgênicos, os melhores métodos a ser utilizados são: EIA, Sistema Ambitec-Agro e Análise do Ciclo de Vida.

Qual foi o primeiro método a ser utilizado na avaliação dos impactos ambientais

Como Citar

MARTINHA, D. D. METODOLOGIAS UTILIZADAS NA AVALIAÇÃO DE IMPACTO AMBIENTAL. Varia Scientia Agrárias, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 145–158, 2013. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/variascientiaagraria/article/view/8050. Acesso em: 28 out. 2022.

Licença

Por meio deste instrumento, em meu nome — e em nome dos demais autores porventura existentes —, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Estadual do Oeste do Paraná e declaro estar ciente de que a não-observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorais (n.9609 de 19/02/98).

Os métodos de avaliação de impactos ambientais são instrumentos utilizados para coletar, analisar, comparar e organizar informações qualitativas e quantitativas originadas de uma determinada atividade modificadora do meio ambiente, em que são consideradas, também, as técnicas que definirão a forma e o conteúdo das informações a serem repassadas aos setores envolvidos.

A incorporação dos conhecimentos técnico-científicos à avaliação de impacto ambiental exige a utilização de técnicas e modelos específicos de análise da vulnerabilidade, sensibilidade de cada fator natural, como solo, clima, águas superficiais, águas subterrâneas, biótipo, e do potencial de danos representados por cada atividade humana.

De acordo com o professor Dr. Elias Silva, no curso Técnicas de Avaliação de Impactos Ambientais, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, existe um número relativamente grande de métodos de avaliação, cada um apresentando potencialidades e limitações. “A escolha do melhor método envolve a disponibilidade de dados, características intrínsecas do tipo de empreendimento e dos produtos finais pretendidos”, comenta o professor, especialista em impactos ambientais.

O método Ad Hoc utiliza a prática de reuniões entre especialistas de diversas áreas, para se obter dados e informações em tempo reduzido, imprescindíveis à conclusão dos estudos. Já a metodologia da listagem de controle, gera dados sobre os possíveis indicadores do meio natural e do meio antrópico usados nas análises tecnológicas, dos efeitos do projeto e das alternativas.

Também pode-se trabalhar com o método da sobreposição de cartas. Esse é associado à técnica de SIG – Sistemas de Informações Geográficas, uma vez que deve ser assistido por computador, o que permite o armazenamento, a análise e a representação de dados ambientais. A essência desse método é a elaboração e a posterior sobreposição de cartas temáticas, solo, categoria de decline e vegetação de uma determinada área.

Ainda pode-se trabalhar com o método dos modelos matemáticos, que é o mais moderno e permite  simular a estrutura e o funcionamento dos sistemas ambientais, considerando todas as relações biofísicas e antrópicas possíveis de serem compreendidas no fenômeno estudado.

Qual foi o primeiro método a ser utilizado na avaliação dos impactos ambientais?

Os métodos de avaliação de impacto ambiental servem de referência nos estudos ambientais para se determinar de forma mais precisa a significância de uma alteração ambiental....

MÉTODOSUPERPOSIÇÃO DE CARTAS
APLICAÇÃO Projetos lineares e diagnóstico ambiental

Como utilizar a matriz de Leopold?

O princípio básico da Matriz de Leopold consiste em, primeiramente, assinalar todas as possíveis interações entre as ações e os fatores, para em seguida ponderar a magnitude e a importância de cada impacto.

O que é um prognóstico ambiental?

O prognóstico ambiental é realizado tendo por objetivo antecipar a situação ambiental futura com a implantação do empreendimento e dos programas necessários à mitigação dos impactos decorrentes de sua implantação e operação.

Qual o significado de prognóstico no planejamento de projetos?

É uma etapa que antecede a escolha do tema do projeto. ... O prognóstico, no planejamento de projetos, é o exercício de antecipação de futuros possíveis, prováveis (ou seja, futuro que pode acontecer, futuro que provavelmente acontecerá e futuro que desejamos que aconteça em função de valores e prioridades).

O que não é impacto ambiental?

Vale ressaltar que esse termo se refere exclusivamente aos efeitos da ação humana sobre o meio ambiente. Assim, fenômenos naturais como tempestades, enchentes, terremotos e incêndios florestais por causa natural não podem ser caracterizados como impacto ambiental.

O que são impactos ambientes são positivos ou negativos quais os principais tipos?

Vale destacar que todas as ações do homem geram impactos de variados graus e tipos: o negativo, bastante conhecido, diz respeito à emissão de poluentes, despejo de resíduos nocivos e outras modificações prejudiciais ao meio ambiente. Os impactos positivos, por sua vez, estão relacionados a programas de preservação.

Quais os impactos causados pelo desmatamento da floresta amazônica?

O desmatamento da Amazônia é motivo de grande preocupação para o Brasil, pois ele leva a alterações significativas no funcionamento dos ecossistemas, gerando impactos sobre a estrutura e a fertilidade dos solos e sobre o ciclo hidrológico, constituindo importante fonte de gases do efeito estufa.

Como o desmatamento afeta os seres vivos?

Desmatamento afeta biodiversidade, solo e águas do planeta A prática do desmatamento causa sérios prejuízos ao ambiente, como as alterações climáticas --as florestas regulam a temperatura e o regime de ventos e chuvas--, a diminuição da biodiversidade, a degradação do solo e dos rios.

Quais os métodos utilizados para avaliar os impactos ambientais?

Dentro da avaliação de impacto ambiental existem diversas metodologias sendo elas: Metodologias espontâneas (Ad hoc), Listagens (Check-list), Matrizes de interações, Redes de interações (Networks), Metodologias quantitativas, Modelos de simulação, Mapas de superposição (Overlays), Projeção de cenários, entre outras.

Como surgiu a avaliação de impacto ambiental?

A avaliação de impacto ambiental surgiu a partir da experiência americana, que a implementou em 1970, como um instrumento legal de sua política ambiental, que exigia de todos os empreendimentos potencialmente impactantes a identificação dos impactos ambientais da proposta e de seus efeitos ambientais negativos, das ...

Qual a primeira atividade a se realizar em um estudo de impacto ambiental?

Como ele deverá ser feito. O estudo de impacto ambiental deverá conter as seguintes fases: Diagnóstico ambiental da área de influência do projeto, contendo descrição dos recursos ambientais e suas interações, caracterizando as condições ambientais antes da implantação do projeto.

Qual o melhor método de avaliação de impacto ambiental?

A escolha do melhor método envolve a disponibilidade de dados, características intrínsecas do tipo de empreendimento e dos produtos finais pretendidos. O método dos modelos matemáticos é o mais moderno e permite simular a estrutura e o funcionamento dos sistemas ambientais.