Qual a principal fonte da matriz energética mundial?

O que é matriz energética? É um conjunto de fontes de energia ofertado no país para captar, distribuir e utilizar energia nos setores comerciais, industriais e residenciais. A matriz representa a quantidade de energia disponível em um país, e a origem dessa energia pode ser de fontes renováveis ou não renováveis.

A matriz energética mundial é composta, em sua maioria, por fontes não renováveis – os combustíveis fósseis como petróleo, carvão mineral e gás natural ainda constituem grande parte da energia utilizada em todo o mundo.

Qual a principal fonte da matriz energética mundial?

A maior parte dos países ainda prioriza em suas matrizes energéticas fontes de energia não renováveis, como os combustíveis fósseis

A matriz energética brasileira, ao contrário, possui sua base na produção hidrelétrica. São mais de mil usinas hidrelétricas no país, o que responde por cerca de metade da produção e consumo brasileiros. A energia hidrelétrica é considerada uma fonte de energia renovável, ou seja, proveniente de recursos capazes de se refazer em um curto prazo.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Além das hidrelétricas, o Governo brasileiro incentiva, desde a década de 1970, a produção e utilização do etanol (combustível obtido principalmente da cana-de-açúcar), que também é uma fonte de energia renovável muito utilizada no país. Na atualidade, o etanol representa 15% do total de combustíveis consumidos em motores a combustão.

Em todo o mundo, tem-se discutido a respeito da necessidade de substituição da matriz energética baseada em combustíveis fósseis e fontes de energia não renováveis. A questão ambiental é prioritária nesse debate, contudo, a dependência do petróleo como fonte de energia também é uma das causas dessa preocupação.


Por Amarolina Ribeiro
Graduada em Geografia

Qual é a principal matriz energética do mundo?

MATRIZ ELÉTRICA A geração de energia elétrica no mundo é baseada, principalmente, em combustíveis fósseis como carvão, óleo e gás natural, em termelétricas.

Como é a matriz energética mundial?

A matriz energética mundial é formada em sua maioria por recursos não renováveis, como o petróleo e o carvão mineral. No Brasil, as fontes de energia mais usadas são as renováveis. Com grande destaque para a hidrelétrica, a grande base de nossa matriz energética.

Quais são as 3 principais fontes da matriz energética mundial e da matriz elétrica mundial?

O carvão mineral, o petróleo, a energia nuclear e o gás natural compõem 86,2% da matriz energética mundial. Essas fontes de energia são todas não renováveis e as responsáveis pelas maiores emissões de gases estufa na atmosfera, quando são utilizadas.

Quais as duas principais fontes de energia da matriz energética mundial?

Basicamente, a matriz energética pode ser dividida entre dois tipos de fontes de energia: as renováveis (hidráulica, eólica, solar, lenha, biomassa etc.) e as não renováveis (petróleo, carvão mineral, gás natural etc.).