Qual foi a principal grupo social que se aliou aos reis e apoio a centralização política?

Questão de História - Qual foi o principal grupo social que se aliou aos reis e apoiou a centralização política? Quais eram os interesses envolvidos nessa aliança?

Qual foi o principal grupo social que se aliou aos reis e apoiou a centralização política? Quais eram os interesses envolvidos nessa aliança?

RESPOSTA

A burguesia comercial se aliou aos reis porque pretendia driblar os tributos e as variadas moedas cunhadas em cada feudo, o que prejudicava seus negócios. Dessa forma, esse grupo social aprovou a centralização política e econômica nas mãos do rei, que unificou a moeda e a justiça, o que favoreceu a expansão de suas atividades. A aliança do Estado com a burguesia estimulou o avanço do comércio e o fortalecimento das monarquias europeias, que investiram na expansão econômica, na centralização do poder, assim como no controle e no avanço territorial.

Qual foi o principal grupo social se aliou aos reis e apoiou a centralização política?

Além dos reis, ganharam importância nesse processo os burgueses, que se tornaram o grupo social de maior poder político e, sobretudo, econômico.

Qual foi o principal grupo que se aliou aos reis e apoiou a centralização política quais eram os interesses envolvidos nessa aliança?

Qual foi o principal grupo social que se aliou aos reis e apoiou a centralização política? Quais eram os interesses envolvidos nessa aliança? RESPOSTA: A burguesia comercial se aliou aos reis porque pretendia driblar os tributos e as variadas moedas cunhadas em cada feudo, o que prejudicava seus negócios.

Que grupos sociais estavam interessados na centralização do poder?

Que grupos sociais estavam interessados nessa centralização e quais eram as razões desse interesse? RESPOSTA: Para os nobres que voltaram das Cruzadas e encontraram suas terras abandonadas, era vantajoso apoiar um Estado forte e centralizado em troca de alguns privilégios.

Quais são os interesses da burguesia ao apoiar o rei?

A burguesia passa a apoiar o rei por meio de doações e empréstimos. Nobreza se aproxima do rei, visando manter privilégios. Os camponeses passam a ver o rei como protetor. O rei protegeu o comércio e concedeu aos burgueses cargos públicos.