Qual a melhor maneira de se afastar de uma pessoa?

Qual a melhor maneira de se afastar de uma pessoa?
Baixe em PDF

Baixe em PDF

Distanciar-se de alguém pode parecer impossível, mas não é difícil se você aprender a deixar de se importar tanto com a opinião da pessoa. Esse distanciamento pode ser temporário ou permanente. De qualquer forma, é importante entender o que fazer para lidar bem com as mudanças na sua vida.

  1. Qual a melhor maneira de se afastar de uma pessoa?

    1

    Decida se deve mesmo se distanciar da pessoa. Esse distanciamento temporário pode ajudar você a determinar se dá ou não para continuar a relação (amorosa ou de amizade). Tire um tempo para pensar sem ter que tomar atitudes drásticas por enquanto.[1]

    • Você pode se arrepender se terminar por impulso — e até querer voltar. Distancie-se aos poucos, tomando cuidado com as suas ações, para tomar a decisão certa.
    • Você também pode querer terminar uma relação amorosa por perceber que não combina mais com a pessoa ou porque ela tem uma característica muito negativa e que não muda.
    • Dentre os motivos para terminar amizades, pode ser que o seu amigo tenha desenvolvido comportamentos nocivos ou vocês já não combinem tanto.
    • Você pode querer se distanciar de um familiar (pai ou mãe) se ele é grosseiro ou possessivo demais.
    • Liste os prós e os contras desse distanciamento. Descubra se há possíveis consequências, como perder o suporte financeiro ou ter que mudar o seu estilo de vida.

  2. Qual a melhor maneira de se afastar de uma pessoa?

    2

    Converse com alguém de confiança. Se pretende se afastar de alguém temporariamente para pensar na vida, busque amigos ou parentes que apoiem a sua decisão, em vez de julgá-la.[2] Peça conselhos e pergunte como eles reagiriam.

    • Ao buscar conselhos ou apoio, diga coisas como “Posso desabafar sobre a minha situação e ouvir o que você faria no meu lugar?”.
    • Você também precisa de outras pessoas para se distrair e não ficar isolado.
    • Recorra ao seu sistema de apoio quando você precisar de ajuda com um problema pessoal.

  3. Qual a melhor maneira de se afastar de uma pessoa?

    3

    Crie barreiras emocionais. Ao dar esse distanciamento emocional, você vai dedicar mais tempo a si mesmo, não banir a pessoa da sua vida. Se vocês moram juntos, por exemplo, ainda dá para fazer muitas coisas, como almoçar, jantar, discutir alguns assuntos etc.[3]

    • Se você tem filhos com a pessoa, continue seguindo a rotina normal, mesmo que tenha de ficar junto dela: participar de apresentações de trabalho e treinos desportivos, colocar as crianças para dormir e assim por diante.
    • Para colocar a barreira em prática durante uma conversa, fale de assuntos superficiais, mas sem tocar nos seus sentimentos (ou nas suas opiniões). Se a pessoa fizer uma pergunta pessoal, diga que prefere falar de outra coisa.

  4. Qual a melhor maneira de se afastar de uma pessoa?

    4

    Seja honesto. Por mais que a pessoa fique confusa com o seu comportamento, você não tem que falar para ela que quer se distanciar — ou ela pode se achar no direito de ficar irritada, tentar dissuadir a sua decisão ou algo do tipo. Ainda assim, prepare-se para responder às perguntas dela de forma honesta.[4]

    • Se a pessoa fizer a pergunta de cara, diga “Eu preciso de um tempo para pensar no nosso relacionamento”. Prepare-se para explicar as suas intenções de forma clara. “Este ano foi complicado. Eu estou emocionalmente gasto e preciso me afastar para processar tudo. Espero que você entenda”.
    • Não trate a situação como um jogo ou uma brincadeira. Você tem que pensar sério no relacionamento, não tentar chamar atenção.

  5. Qual a melhor maneira de se afastar de uma pessoa?

    5

    Dê um tempo da presença da pessoa. É bom se afastar fisicamente dela, mesmo que por pouco tempo. Viaje sozinho ou com amigos em um fim de semana para mudar de ambiente e perspectiva. Vocês ainda podem interagir no dia a dia, mas é bom tirar um tempinho para si mesmo.

    • Você vai enxergar a situação com mais clareza se se afastar dela por um tempo — e talvez até note coisas novas.[5]
    • Essa distância física também acaba com as intimidades. Você não vai conseguir se afastar da pessoa se continuar dormindo com ela, por exemplo.[6]
    • A pessoa pode querer saber por que você já não quer transar com ela. Por isso, prepare-se para explicar o que está acontecendo.

  1. 1

    Pense nos efeitos de se distanciar dessa pessoa. Se está pensando mesmo em cortar toda forma de comunicação com alguém importante, reflita bastante sobre o que isso pode provocar. Além dos efeitos emocionais, o distanciamento pode provocar mudanças na sua vida financeira, social ou profissional.

    • Tente se organizar para conter todos os efeitos negativos do distanciamento. Por exemplo: se você tem filhos com a pessoa, faça planos para visitá-los regularmente; se depende financeiramente dela, encontre uma forma alternativa de arcar com as suas despesas etc.

  2. Qual a melhor maneira de se afastar de uma pessoa?

    2

    Reflita sobre a sua decisão. Se você decidiu se afastar de vez da pessoa, pense em um motivo claro para não cair na tentação de voltar atrás. Reflita sobre como a sua vida seria sem ela e como ela pode reagir.

    • Escreva ou grave a si mesmo falando sobre a sua decisão para se lembrar nas horas de tentação.
    • Faça uma lista de motivos para se afastar da pessoa. Por exemplo: ela é problemática, tira vantagem de você etc.

  3. Qual a melhor maneira de se afastar de uma pessoa?

    3

    Ponha o plano em prática e afaste-se da pessoa. Para que o distanciamento dê certo, você tem que cortar toda forma de contato com ela. — pelo menos por um tempo. Caso contrário, vocês só vão sentir mais dor emocional.[7]

    • Mesmo que ainda queira ser amigo da pessoa, tire um tempo dela para diminuir a dependência emocional antes. Caso contrário, vocês podem acabar retomando velhos hábitos e momentos de intimidade.

  4. Qual a melhor maneira de se afastar de uma pessoa?

    4

    Dê um tempo das mídias sociais por alguns dias ou semanas. Esse é outro passo importante para se afastar da pessoa. Você provavelmente publicada algumas fotos e outros conteúdos com foco no seu relacionamento com ela (amoroso ou platônico). Assim, os seus contatos podem começar a fazer perguntas indiscretas. Além disso, pode doer ver o que ela posta.

    • As mídias sociais também registram todas as suas interações na forma de mensagens. Assim, você vai ficar exposto ao histórico de conversas.
    • Você também pode fazer um post geral para explicar aos amigos a situação que está vivendo e pedir respeito no momento.
    • Por fim, exclua a pessoa dos seus perfis para não ter acesso ao que ela posta.

  1. Qual a melhor maneira de se afastar de uma pessoa?

    1

    Preste atenção às suas próprias necessidades. Você vai ter que se redescobrir ao se distanciar de uma pessoa que era importante na sua vida. Seja quem for, ela teve impacto no seu dia a dia e na sua forma de enxergar o mundo. Por isso, agora é preciso buscar novos caminhos — começando por dentro.

    • Você tem que aprender a viver sem essa pessoa. Por isso, pode ter que “se virar” de formas novas, tomar decisões próprias etc.
    • Adquira novas habilidades ou vá a lugares novos para descobrir em que áreas você é bom e em quais delas tem que melhorar.

  2. Qual a melhor maneira de se afastar de uma pessoa?

    2

    Faça o possível para seguir a vida sem a pessoa. Busque novos caminhos: volte a estudar, junte-se a uma causa de ativismo, tente conquistar um sonho e afins.[8]

    • Use a técnica da visualização para imaginar o quanto você vai ser feliz nessas novas situações.
    • Volte a ter encontros amorosos ou formar novas amizades quando você se recuperar do trauma com a pessoa.

  3. Qual a melhor maneira de se afastar de uma pessoa?

    3

    Reflita sobre o distanciamento para conseguir esquecer a pessoa. Em primeiro lugar, você tem que ficar calmo, manter o equilíbrio e não deixar que o problema atrapalhe a sua vida. Ainda assim, não ignore quem ainda é importante e busque um estado de espírito em que as coisas fluam.

    • Com esse distanciamento, você vai parar de se importar com as opiniões dos outros e tomar decisões sensatas, em vez de se sentir obrigado a se conformar às vontades alheias.
    • Como o afastamento é um estado de espírito, ele é uma habilidade boa para enfrentar as partes ruins da vida.
    • Por exemplo: você pode descobrir que gosta de sentir prazer, mas tem medo de sentir dor. Use o seu senso de humor e saiba que tudo passa para não desanimar.[9]

  4. Qual a melhor maneira de se afastar de uma pessoa?

    4

    Encontre um sistema de apoio. Afastar-se de alguém importante dói. Por isso, você tem que entender que não está sozinho. Recorra aos amigos e parentes ou busque até amizades novas e sinceras para se ocupar.[10]

    • Trace metas e desenvolva um sistema de apoio. Por exemplo: crie uma lista das pessoas que ainda fazem parte da sua vida e das que vão estar presentes no seu futuro. Depois, monte um diagrama visual.[11]
    • Fale com as pessoas que você quer como parte do seu sistema de apoio e pergunte se elas têm interesse na sua amizade. Seja honesto em relação ao que espera.

Dicas

  • Não fique remoendo as suas experiências com a pessoa, sejam elas físicas ou emocionais.
  • Se você não tem amigos, busque conhecer pessoas novas cara a cara ou pela internet.
  • Você não precisa fazer nada extremo, como trocar de telefone ou até se mudar de cidade.

Avisos

  • Só experimente fazer coisas mais intensas, como praticar um esporte radical ou começar a fazer atividades físicas, se você estiver saudável e com um bom condicionamento.

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 112 847 vezes.

Como se afastar de vez de uma pessoa?

Para que o distanciamento dê certo, você tem que cortar toda forma de contato com ela. — pelo menos por um tempo. Caso contrário, vocês só vão sentir mais dor emocional. Mesmo que ainda queira ser amigo da pessoa, tire um tempo dela para diminuir a dependência emocional antes.

Como ir se afastando aos poucos?

Se afastar aos poucos exige a paciência de fazer as coisas aos poucos. Se não tem motivo para ter pressa, procure ter certeza do que quer. Talvez você perceba que está com saudade do seu amigo e queira a companhia dele de novo. Se for o caso, saia com ele de novo.

Como se afastar de alguém sem magoar a pessoa?

Lembre-se de não ser maldoso nunca. A ideia não é magoar os sentimentos da pessoa, mas sim afastar-se dela. Seja breve e diga coisas como "Desculpa, mas preciso ir". Caso não se sinta confortável fingindo estar ocupado quando seu amigo entrar em contato, ocupe-se de verdade.

Como saber se você deve se afastar de alguém?

Reflita sobre os seus sentimentos: você sempre se sente mal consigo mesmo ou fica desgastado depois de passar o tempo ao lado de alguém? Se sim, talvez essa amizade precise chegar ao fim. Reflita também sobre o relacionamento em si: ele parece unilateral? Você sente que não recebe apoio dessa pessoa?