Qual a importância do PPP no sentido de efetivar uma gestão democrático?

Por:   •  26/10/2020  •  Trabalho acadêmico  •  268 Palavras (2 Páginas)  •  1.305 Visualizações

Página 1 de 2

 Qual a importância do PPP no sentido de efetivar uma gestão democrático-participativa na Escola?

O PPP tem por objetivo organizar e otimizar as ações a serem implantadas na escola, estabelecendo um prazo para que essas metas sejam alcançadas.

 É um documento, obrigatório, previsto em lei (LDB nº9394/96), que garante autonomia das escolas para planejarem suas ações, de acordo com a realidade escolar a qual está inserida.

Para que, esse projeto, faça sentido é necessário, não só, garantir que a equipe escolar tenha voz ativa na sua construção, mas que também entenda a importância da construção desse projeto, participando de todas as etapas de sua elaboração.

Para que tal ação tenha efeito cabe a equipe gestora implementar uma gestão democrática, garantindo que todos os agentes, que estão inserido naquele ambiente, tenham relevância na tomada de decisões. Desse modo, o planejamento se torna mais coerente a realidade escolar.

 Essa gestão democrática, deve se estender as outras instâncias que compõe esse planejamento como: conselho escolar, famílias e comunidade. Garantindo uma participação ativa para a criação de um ambiente escolar favorável a todos.

O PPP não pode ser um documento guardado na gaveta, esperando apenas o fim de seu prazo. Ele precisa ser elaborado, entendido e organizado de uma forma dinâmica, pronto para atender as necessidades do ambiente a que pertence, garantindo meios para sua evolução.

A equipe gestora precisa estar aberta a entender e buscar novas formas de lidar com as constantes mudanças no ambiente social, abrir espaço para o diálogo durante a elaboração do PPP é uma maneira de dar início a uma gestão democrática que busca beneficiar, principalmente, o cidadão que está formando.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com

O presente trabalho demonstra a importância da relação entre uma gestão democrática na elaboração do Projeto Político Pedagógico, visando uma parceria de sucesso na busca de interesses coletivo em comum, em função da necessidade de construir uma escola voltada para a cidadania, buscando a transformação da realidade escolar e exercendo

Qual a importância do PPP no sentido de efetivar uma gestão democrático-participativa na Escola? O PPP tem por objetivo organizar e otimizar as ações a serem implantadas na escola, estabelecendo um prazo para que essas metas sejam alcançadas.

Quem são os envolvidos na elaboração do PPP?

Em relação ao PPP, os pedagogos, gestores, professores, funcionários, famílias e alunos, são os envolvidos na elaboração desse documento norteador. Segundo Padilha, no planejamento dialógico, atribui-se a cada segmento escolar responsabilidades específicas, mas integradas entre si, que possibilitem o efetivo exercício da cidadania ativa.

Qual a importância da gestão democrática na Escola?

A gestão democrática na escola é uma importante alternativa para a superação de muitas questões históricas que estão enraizadas na cultura brasileira. A instituição escolar deve ter clareza em seus objetivos, metas e o PPP viabiliza a realização desses alvos. Sobre esse assunto Dallari aborda:

Qual é o Projeto Político Pedagógico da escola?

Um projeto político pedagógicos da escola, que é a sua historia o conjunto dos seus currículos e dos seus métodos, o conjunto de seus atores internos e externos e seu modo de vida. Um projeto sempre confronta esse instituído como o instituíste. Não se constrói um projeto sem uma direção política, um norte um rumo.

Autores

  • Neide Cavalcante Guedes Universidade Federal do Piauí https://orcid.org/0000-0001-6801-3922

Palavras-chave:

Projeto Político Pedagógico, Democracia, Planejamento Participativo, Gestão Escolar

Resumo

Este artigo trata das questões relacionadas ao Projeto Político-Pedagógico como objeto de estruturação do processo de democratização da escola, visando uma análise sobre a sua importância na gestão democrática enquanto meio de execução do planejamento participativo. Está organizado a partir de estudos sobre a temática, dentre os quais destacamos Libâneo (2004), Paro (2003), Veiga (2008), Vieira (2002) e Gandin (1994). O estudo fundamenta-se no exercício da democracia quando da construção e efetivação do Projeto Político Pedagógico - PPP, ao mesmo tempo em que propõe uma vivência política no trabalho pedagógico e está constituído de três partes. Na primeira fazemos algumas considerações sobre a gestão democrática. Na segunda parte tratamos das implicações do uso dessa ferramenta para que seus atores internalizem os princípios democráticos, e finalmente apresentamos os resultados que apontam no sentido de que o gestor tem consciência da importância desse instrumento, mas muitas vezes a falta de conscientização dos demais sujeitos da escola contribui para que esse não seja plenamente operacionalizado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Neide Cavalcante Guedes, Universidade Federal do Piauí

Professora Associada da Universidade Federal do Piauí. Líder e Pesquisadora do Núcleo de Estudos sobre Formação, Avaliação, Gestão e Currículo – NUFAGEC. Membro da Associação Brasileira de Currículo - ABdC.

Referências

ALONSO, Myrtes. O trabalho coletivo na escola. In: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Formação de Gestores Escolares para a Utilização de Tecnologias de Informação e Comunicação. PUC-SP, 2002. p. 23-28.

GANDIN, Danilo. A prática do planejamento participativo: na educação e em outras instituições, grupos e movimentos dos campos cultural, social, político, religioso e governamental. Petrópolis, RJ: Vozes, 1994.

LIBÂNEO, José Carlo. Organização e gestão da escola: teoria e prática. 5. ed. Revista e ampliada – Goiânia: Editora Alternativa, 2004.

PARO, Vitor Henrique. Administração escolar: introdução crítica. 12. ed. – São Paulo: Cortez, 2003.

VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Projeto Político-Pedagógico da escola: Uma construção possível. Campinas, São Paulo: Papiros. (Coleção Magistério: Formação e Trabalho Pedagógico). 24. ed. 2008.

VIEIRA, Sofia Lerche. Gestão da escola: desafios a enfrentar / Claudia Davis... [et al.] Rio de Janeiro: DP&A, 2002. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/ldb.pdf. Acesso em: 11 jun. 2019.

Qual a importância do PPP no sentido de efetivar uma gestão democrático?

Como Citar

Guedes, N. C. (2021). A importância do Projeto Político Pedagógico no processo de democratização da escola. Ensino Em Perspectivas, 2(2), 1–15. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/4815

Qual a importância do PPP no sentido de efetivar uma gestão democrática?

O PPP deve ajudar os professores e os gestores a melhorarem a qualidade do ensino na instituição. Para que os objetivos sejam alcançados, é necessário que haja uma gestão democrática, consciente e envolvida em todas as dimensões da escola, visando assim, afastar a ideia de hierarquia.

Qual a importância do projeto político pedagógico em uma gestão democrática da escola?

A importância do projeto político-pedagógico está no fato de que ele passa a ser uma direção, um rumo para as ações da escola. É uma ação intencional que deve refletir as opções e escolhas de caminhos e prioridades na formação do cidadão, como membro ativo e transformador da sociedade em que vive.

Qual a importância do PPP no sentido de efetivar uma gestão Democrático

Também conhecido como projeto pedagógico, o PPP é uma espécie de mapa que serve para guiar a instituição a crescer e melhorar sua qualidade de ensino. Assim, o Projeto Político Pedagógico deve levar em consideração o contexto em que a escola está inserida e fatores específicos da comunidade escolar.

Qual e a importância do PPP?

O PPP é uma ferramenta que vai além do currículo escolar, trazendo os valores, a cultura, as crenças e as diretrizes de ação que devem orientar toda a comunidade escolar. Por isso, é fundamental que ele seja bem elaborado e sempre sirva como orientação para o cotidiano da instituição.