Qual a importância do desenvolvimento sustentável para conservação dos recursos naturais?

Leia este artigo para aprender sobre a importância do desenvolvimento sustentável!

O desenvolvimento sustentável foi definido de muitas maneiras, mas a definição mais citada é do Nosso Futuro Comum, também conhecido como Relatório Brundtland:

Qual a importância do desenvolvimento sustentável para conservação dos recursos naturais?

Imagem Cortesia: eastriding.limehouse.co.uk/events/2359/images/highresRGB/163780_1_0.png

O desenvolvimento sustentável é um desenvolvimento que atende às necessidades do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras de atender suas próprias necessidades. O desenvolvimento sustentável continuou a evoluir como o de proteger os recursos do mundo, enquanto a sua verdadeira agenda é controlar os recursos do mundo. O crescimento econômico ambientalmente sustentável refere-se ao desenvolvimento econômico que atende às necessidades de todos sem deixar as gerações futuras com menos recursos naturais do que as que desfrutamos hoje.

A essência dessa forma de desenvolvimento é uma relação estável entre as atividades humanas e o mundo natural, o que não diminui as perspectivas de que as gerações futuras desfrutem de uma qualidade de vida pelo menos tão boa quanto a nossa.

A ideia de crescimento econômico ambientalmente sustentável não é nova. Muitas culturas ao longo da história humana reconheceram a necessidade de harmonia entre o meio ambiente, a sociedade e a economia. O "crescimento econômico ambientalmente sustentável" é sinônimo do conceito predominante de "Desenvolvimento Sustentável". O objetivo é alcançar equilíbrio / harmonia entre sustentabilidade ambiental, sustentabilidade econômica e sustentabilidade sócio-política.

No entanto, um problema enfrentado pelos gestores ambientais é que o objetivo do desenvolvimento sustentável não está totalmente formado e seus conceitos fundamentais ainda são debatidos. O desenvolvimento sustentável, como a gestão ambiental, não é facilmente definido.

De acordo com outras definições, desenvolvimentos sustentáveis ​​são:

Eu. Cuidados ambientais 'casados' com o desenvolvimento.

ii. Melhorar a qualidade da vida humana enquanto vive dentro da capacidade de suporte dos ecossistemas.

iii. Desenvolvimento baseado no princípio de geração inter-geracional (isto é, legando a mesma ou melhorada dotação de recursos ao futuro que foi herdada), eqüidade inter-espécies e intergrupal.

iv. Desenvolvimento que atenda às necessidades do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras de atender suas próprias necessidades.

v. Um 'corrimão' ambiental para guiar o desenvolvimento.

vi. Uma mudança nos padrões de consumo em direção a produtos mais benignos e uma mudança nos padrões de investimento para o aumento do capital ambiental.

vii. Um processo que busca tornar manifesto um padrão de vida mais alto (embora interpretado) para os seres humanos que reconhece isso não pode ser alcançado em detrimento da integridade ambiental.

O conceito de desenvolvimento sustentável, embora tenha aparecido nos anos 70, foi amplamente difundido no início dos anos 80 pela 'World Conservation Strategy' (IUCN, UNE'P e WWF, 1980), que pedia a manutenção de processos ecológicos essenciais; a preservação da biodiversidade; e uso sustentável de espécies e ecossistemas.

O Relatório Brundtland, Nosso Futuro Comum (Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, 1987), colocou-o na agenda política do mundo e ajudou a re-acender o interesse público no meio ambiente. Também espalhou a mensagem de que a gestão ambiental global era necessária; e que sem uma redução da pobreza, os danos ao ecossistema seriam difíceis de combater. Vinte anos depois da 'Estratégia de Conservação Mundial', os mesmos três órgãos publicaram 'Cuidando da Terra' (IUCN, UNEP e WWF, 1991), que propôs princípios destinados a ajudar a mudança da teoria para a prática.

O conceito de desenvolvimento sustentável foi introduzido no início dos anos 80 (em particular através da publicação da World Conservation Strategy por IUCN, UNEP e WWF, 1980), a fim de conciliar os objetivos de conservação e desenvolvimento. Desde então, evocou muita discussão.

O objetivo do desenvolvimento sustentável é equilibrar nossas necessidades econômicas, ambientais e sociais, permitindo a prosperidade para o presente e para as gerações futuras. O desenvolvimento sustentável consiste em uma abordagem integrada e de longo prazo para desenvolver e alcançar uma comunidade saudável, abordando conjuntamente as questões econômicas, ambientais e sociais, evitando o consumo exagerado de recursos naturais essenciais.

O desenvolvimento sustentável incentiva-nos a conservar e melhorar nossa base de recursos, mudando gradualmente as maneiras pelas quais desenvolvemos e usamos tecnologias. Os países devem poder satisfazer as suas necessidades básicas de emprego, alimentação, energia, água e saneamento.

Se isso deve ser feito de maneira sustentável, então há uma necessidade definitiva de um nível sustentável de população. O crescimento econômico deve ser apoiado e as nações em desenvolvimento devem ter um crescimento de igual qualidade para as nações desenvolvidas. Existem quatro objetivos de desenvolvimento sustentável:

Estes incluem progresso social e igualdade, proteção ambiental, conservação de recursos naturais e crescimento econômico estável. Todo mundo tem direito a um ambiente saudável, limpo e seguro. Todo mundo tem direito a um ambiente saudável, limpo e seguro.

Isso pode ser conseguido reduzindo a poluição, a pobreza, a falta de moradia e o desemprego. Ninguém, nesta época ou no futuro, deve ser tratado injustamente. Ameaças ambientais globais, como as mudanças climáticas e a má qualidade do ar, devem ser reduzidas para proteger a saúde humana e ambiental. O uso de recursos não renováveis, como os combustíveis fósseis, não deve ser interrompido da noite para o dia, mas eles devem ser usados ​​de forma eficiente e o desenvolvimento de alternativas deve ser incentivado para ajudar a eliminá-los.

Todo mundo tem direito a um bom padrão de vida, com melhores oportunidades de trabalho. A prosperidade econômica é necessária para que nosso país prospere e, por isso, nossos negócios devem oferecer um alto padrão de produtos que os consumidores de todo o mundo desejam, com os preços que estão dispostos a pagar. Para isso, precisamos de uma força de trabalho equipada com habilidades e educação adequadas dentro de uma estrutura para apoiá-los.

Qual é a importância do uso sustentável dos recursos naturais?

E pesquisas científicas comprovam: o uso racional dos produtos naturais resulta em aumento de produtividade e de renda, ao mesmo tempo que garante a regeneração e conservação da natureza.

Qual a importância do desenvolvimento sustentável para a conservação dos ecossistemas naturais?

A disponibilidade de recursos naturais e de matéria-prima é fundamental para o desenvolvimento da sociedade, que demanda cada vez mais novos produtos e soluções das empresas e indústrias.

Qual a importância do desenvolvimento sustentável para o meio ambiente?

O desenvolvimento sustentável é importante para, por um lado, assegurar o melhor manejo dos recursos naturais de forma que eles não se esgotem, e que seja possível atender às necessidades das gerações presentes e futuras.

Qual a relação do desenvolvimento sustentável com o uso dos recursos naturais?

Desse modo, o desenvolvimento de maneira sustentável indica que os recursos naturais sejam utilizados de maneira racional, ou seja, sem o seu esgotamento, com vistas à conservação desses recursos para as gerações futuras.