Qual foi a primeira fonte de energia usada nas indústrias?

O carvão mineral é a segunda fonte de energia mais utilizada do mundo, depois do petróleo, sendo responsável por 23,3% da energia consumida no mundo em 2003 e, no Brasil, por 6,6%.

O carvão mineral é um combustível fóssil muito antigo, formado há cerca de 400 milhões de anos. Passou a ter grande importância para a economia mundial a partir da Primeira Revolução Industrial, ocorrida na Inglaterra (século 19), quando a máquina a vapor passou a ser utilizada na produção manufatureira.

O carvão mineral é uma rocha sedimentar combustível, formada a partir do soterramento, compactação e elevação de temperatura em depósitos orgânicos de vegetais (celulose). Com o passar do tempo, sucessivamente, a matéria orgânica se transforma em turfa, linhito, hulha e antracito. A principal diferença entre eles é a porcentagem de carbono: a madeira possui cerca de 40% de carbono, a turfa 55%, o linhito 70%, a hulha 80% e o antracito de 90 a 96%.

Formação do carvão

A formação do carvão mineral teve início no Período Carbonífero, na era Paleozóica, quando imensas florestas de ambientes que apresentavam decomposição sem oxigênio (anaeróbicos) - como pântanos, deltas e estuários de rios e alguns lagos, principalmente no que hoje corresponde ao hemisfério norte -, foram soterradas em camadas horizontais (por isso as reservas de carvão são, geralmente, veios horizontais de grande extensão).

As maiores reservas do mundo estão na Rússia (50%) e nos EUA (30%), mas os maiores produtores são a China e os EUA; este último país é também o maior consumidor do minério (25%).

Poluição

O Brasil possui 0,1% do carvão conhecido no mundo, mas ele é considerado de baixa qualidade. É utilizado, principalmente, em usinas termoelétricas. As principais reservas estão no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Em Santa Catarina algumas cidades se destacam como Criciúma, Lauro Müller, Siderópolis e Urussanga como produtoras e/ou vias de escoamento desta produção.

O carvão mineral é muito poluidor, pois apresenta substâncias chamadas de sulfetos (como a pirita) que podem reagir quimicamente com o ar ou água (por causa da presença de oxigênio), e forma substâncias como o ácido sulfúrico e sulfato ferroso que vão para o subsolo e para o lençol freático (água subterrânea), contaminando solos, rios e lagos. A queima do carvão também libera substâncias que provocam poluição atmosférica, como fuligem, chuvas ácidas, e ainda contribuem para o efeito estufa.

Índice

Introdução

Fontes de Energia são basicamente os recursos dos quais se pode obter energia. A energia é extremamente importante para a humanidade, uma vez que se faz necessária para várias atividades essenciais do cotidiano.

As primeiras fontes de energia utilizadas pelo homem foram a de seu próprio corpo e a do Sol. No período da Revolução Industrial, o uso do carvão mineral como fonte de energia deu um grande impulso na evolução da sociedade da época. 

Entretanto, após esse período da Revolução Industrial e especialmente durante o século XX, o impacto da atividade humana sobre o meio ambiente tornou-se muito significativo. E grande parte desse impacto está atrelado à exploração e utilização de energia

Poluição, aquecimento da Terra (por causa da intensificação do efeito estufa), chuva ácida e destruição da flora e da fauna são alguns exemplos dos efeitos dos processos atualmente disponíveis para geração de energia.

Fontes de Energia Não-Renováveis

As Fontes de Energia Não-Renováveis são aquelas cujo as reservas são encontradas em quantidades limitadas na natureza e cujo a utilização leva ao esgotamento das mesmas. Isso se deve ao fato de que foram necessários milhões de anos para que essas fontes se formassem e dificilmente elas voltarão a se formar.

Além de serem um exemplo de fontes de energia não-renováveis, os combustíveis de origem fóssil (como o carvão, xisto, petróleo e o gás natural) também são considerados energias sujas, dado que sua utilização causa graves danos ao meio ambiente e consequentemente para a sociedade.

Fontes de Energia Renováveis

As fontes de energia renováveis são consideradas inesgotáveis, pois possuem um ciclo de renovação em escala de tempo humana, ou seja, sempre estarão disponíveis para serem utilizadas. É o caso das fontes: 

  • Hídrica - Energia da água e dos rios;
  • Eólica - Energia do vento;
  • Solar - Energia do Sol;
  • Geotérmica - Energia do Interior da Terra;
  • Oceânica - Energia das marés e das ondas;
  • Biomassa - Engloba diversas subcategorias, que vai desde a lenha e os resíduos animais e vegetais até o etanol, biodiesel, bagaço de cana e gás de aterros sanitários.

As fontes de energia renováveis pode ser subdividida em:

  • Convencionais - São as tecnologias dominadas e comercialmente disseminadas há muitas décadas, como é o caso das usinas hidrelétricas de grande e médio porte;
  • Novas - São as tecnologias que começaram a competir comercialmente com as fontes tradicionais, sejam elas renováveis ou não. Como exemplo dessa categoria, pode-se citar os painéis solares fotovoltaicos, as turbinas eólicas e as usinas geotermais.

As fontes de energia renováveis são consideradas limpaspois emitem menos gases de efeito estufa que as fontes fósseis, e por isso estão conseguindo boa adesão no mercado mundial e brasileiro.

Fontes de Energia no Brasil

No Brasil, o principal tipo de energia gerada vem das usinas hidrelétricas, que correspondem a cerca de 71% da capacidade do país. A energia proveniente dessa fonte supre 90% da demanda de energia elétrica do Brasil. 

A instalação dessas estruturas iniciaram-se no final do século XIX, mas foi apenas após a Segunda Guerra Mundial que as usinas hidrelétricas se tornaram relevantes na produção da energia brasileira.

A segunda maior fonte de energia do Brasil é proveniente das termelétricas, correspondendo a 28,2% da capacidade do país, sendo composta por: 11,4% a gás, 7,3% por biomassa, 1,7% nucleares e 1,7% por carvão mineral. Ainda que o país possua grande potencial para energia eólicaapenas 0,97% da energia gerada vem dessa fonte.

O Brasil tem potencial para usufruir de importantes Fontes de Energia Renováveis e Não-Renováveis devido à sua diversidade ambiental, estrutura geológica e fatores climáticos do país, que propiciam diversos recursos naturais para captação de energia.

Parque de energia eólica, um tipo de Fonte de Energia Renovável.

Exercício de fixação

ENEM/2002

"A idade da pedra chegou ao fim, não porque faltassem pedras; a era do petróleo chegará igualmente ao fim, mas não por falta de petróleo".

Xeque Yamani, Ex-ministro do Petróleo da Arábia Saudita. "O Estado de S. Paulo", 20/08/2001.

Considerando as características que envolvem a utilização das matérias-primas citadas no texto em diferentes contextos histórico-geográficos, é correto afirmar que, de acordo com o autor, a exemplo do que aconteceu na Idade da Pedra, o fim da era do Petróleo estaria relacionado:

A À redução e esgotamento das reservas de petróleo.

B Ao desenvolvimento tecnológico e à utilização de novas fontes de energia.

C Ao desenvolvimento dos transportes e conseqüente aumento do consumo de energia.

D Ao excesso de produção e conseqüente desvalorização do barril de petróleo.

E À diminuição das ações humanas sobre o meio ambiente.

Qual foi a primeira fonte de energia utilizada pela indústria?

O potencial energético do carvão mineral foi de fundamental importância para o desenvolvimento industrial, visto que ele foi a principal fonte de energia durante a Primeira Revolução Industrial, no século XVIII – o carvão foi responsável por fornecer energia para as máquinas a vapor.

Qual foi a primeira fonte de energia?

A primeira fonte de geração de energia da humanidade Começando pelos primórdios da humanidade, a primeira fonte de geração de energia é ainda usada nos dias de hoje: o alimento. Desde muito antes da nossa organização atual de sociedade, o homem já utiliza os alimentos como forma de abastecer as próprias energias.

Quais eram as principais fontes de energia até o surgimento da indústria?

São elas o petróleo, o carvão mineral e o gás natural. Esses elementos demoraram centenas de milhares de anos para ser produzidos. Eles são utilizados na indústria por sua alta capacidade de combustão, como o carvão mineral, cuja queima gera energia para a produção de bens industrializados.

Quais as fontes de energia utilizada na atividade industrial?

Conheça fontes de energia para indústrias.
Petróleo. ... .
Carvão mineral. ... .
Gás natural. ... .
Energia termelétrica. ... .
Energia hidrelétrica. ... .
Energia solar. ... .
A importância da sustentabilidade nas fontes de energia para indústrias. ... .
Discutindo as fontes de energia para indústrias..