Qual a importância do CD centro de distribuição para as organizações?

Precisa de um sistema eficiente de distribuição? Conheça sobre Centro de Distribuição Logística

Publicado dia 3 de maio de 2018

Tempo médio de leitura

10 min

Qual a importância do CD centro de distribuição para as organizações?

Quem tem um estoque para gerenciar sabe o quão importante ele é para os resultados financeiros de uma empresa. Como a Gestão do Estoque diz respeito aos materiais que trarão receita à organização, analisando os itens estocados já é possível saber se o negócio poderá ter lucros ou prejuízos.

Por exemplo, um estoque abarrotado de algum produto é sinal de que o dinheiro está parado nas prateleiras e, o que é pior, está sendo despendida uma certa quantia para gerenciar o produto estocado. Em contrapartida, se existem poucas unidades de uma mercadoria de alta saída, você já sabe que precisa aumentar a produção. Do contrário, terá que interromper as vendas de um produto lucrativo até que o nível de estoque se normalize.

Dentro da gestão de estoques muitas empresas precisam lidar com a distribuição de suas mercadorias, seja para outras unidades ou para próprios clientes. Em logística, damos o nome de Gestão de Distribuição para nos referirmos aos produtos estocados - na loja, em um atacadista ou até mesmo em algum Centro de Distribuição (CD) -, que vão ao destino final, isto é, à casa do cliente.

É o que a Amazon®, por exemplo faz: ela tem suas mercadorias espalhadas em Centros de Distribuição. É por isso que o prazo de entrega das mercadorias é tão rápido. Mas você não precisa ser uma Amazon® para ter um CD. Quer saber mais? Então, acompanhe este artigo!

O que são Centros de Distribuição?

Centro de Distribuição, ou CD, é uma unidade onde são realizadas rotinas da Gestão de Estoque de produtos a fim de melhor organizar a distribuição de mercadorias (seja a distribuição para clientes ou outras filiais). Algumas das atividades de rotina de um CD incluem:

  • Recebimento;
  • Manuseio;
  • Armazenagem;
  • Separação dos pedidos;
  • Picking;
  • Expedição;
  • Processamento de pedidos;
  • Emissão de documentação;
  • Carregamento de veículos.

Pelas atividades de um Centro de Distribuição já deu para entender que um CD nada mais é do que uma maneira estratégica de colocar um produto no mercado. Para atender melhor o cliente (seja ele pessoa física ou jurídica), um CD deve estar localizado em pontos estratégicos. Quanto mais clientes a empresa tiver e quanto maior for seu setor de atuação, mais Centros de Distribuição ela possui.

Claro que ao abrir um CD o empreendedor começa de forma mais simples e o espaço tende a ser menor. Mas para você ver a potência que um Centro de Distribuição pode se tornar, que tal uma inspiração? Veja, no vídeo abaixo, como funciona o CD automatizado da Amazon®.

Vantagens do Centro de Distribuição

Como falamos, um Centro de Distribuição traz vantagens competitivas para a empresa. Isso pode ser melhor entendido analisando a seguir:

  • Estoque centralizado: um Centro de Distribuição garante que todo o estoque da companhia esteja em um único lugar.
  • Melhora o controle de estoque: com todas as mercadorias centralizadas, excessos e perdas, por exemplo, são diminuídos, pois o controle é aprimorado (não deixe de ler nosso artigo: Controle de Estoque: você sabe qual é o Giro de Estoque ideal para sua empresa?)
  • Redução de custos: ter um Centro de Distribuição significa que não existirão gastos para administrar vários galpões (especialmente quando esses são alugados). Como as mercadorias passam a estar centralizadas é mais difícil ter perdas e desperdícios de estoque, o que significa menos prejuízo. Além disso, é possível negociar valores de fretes, pois com CDs as entregas não são mais fracionadas.
  • Melhora no atendimento ao cliente: como um CD deve estar estrategicamente posicionado, a empresa passa a ter mais agilidade na entrega da mercadoria ao cliente.
  • Controle de sazonalidade: a centralização do estoque ajuda no controle da movimentação dos produtos. Com todos os itens mantidos em uma gestão unificada fica mais fácil controlar a saída de produtos sazonais.
  • Padronização: a centralização proporcionada por um Centro de Distribuição resulta na padronização dos processos. Isso garante um melhor desempenho.

Especialmente em momentos de instabilidade econômica e nos quais a concorrência é acirrada, um Centro de Distribuição Logística permite que os investimentos sejam melhores planejados. Isso porque com um local onde suas mercadorias estão centralizadas a gestão da demanda é muito mais eficiente. Com isso você consegue melhor avaliar o quanto cada produto traz de lucro para seu negócio.

Quando é o momento de pensar em abrir um CD?

Um CD logística é muito indicado se o negócio possui gastos elevados com mão de obra para gerenciar estoques espalhados. CDs alinham as tarefas de estocagem e transporte, o que traz ganhos para a logística, já que os itens são guardados e saem de um único local. Mas talvez a maior necessidade em se ter um Centro de Distribuição é quando percebe-se um aumento de demanda em uma região.

Um Centro de Distribuição nada mais é do que um canal de distribuição da sua empresa. Sempre que você planeja as vendas do negócio, deve definir quais são seus canais de distribuição. Eles podem ser desde um e-commerce, um revendedor, um varejista ou um Centro de Distribuição propriamente dito.

Isso significa que não tem como fazer um Planejamento de Vendas sem avaliar se seus canais de distribuição atuais têm bom desempenho e se são rentáveis. Nessa análise você deve verificar as deduções, os custos e as despesas relacionadas a cada estrutura de estoque mantida pela sua empresa. Se os gatos forem maiores que a receita, essa é uma boa hora para pensar em centralizar o armazenamento de suas mercadorias e considerar um Centro de Distribuição logística.

Caso você precise entender mais como estruturar um canal de distribuição, recomendamos o seguinte artigo: Quer aumentar as vendas? Então veja como desenvolver um canal de vendas e de distribuição.

Como controlar o desempenho de um ou mais Centros de Distribuição?

Qualquer que seja o seu canal de distribuição, ele precisa ser monitorado. Esse monitoramento é que dirá se vale a pena ou não manter determinado canal. Uma vez definido que sua empresa terá um Centro de Distribuição, você já precisa entender que deverá constantemente analisar como está sendo seu desempenho.

Uma das maneiras de fazer essa análise é monitorando Indicadores de Desempenho de:

  • Capacidade de Armazenamento (para indicar os períodos de pico);
  • Porcentagem de produtos danificados por semana/mês;
  • Porcentagem de turnover do pessoal que trabalha no CD;
  • Entre outros.

Além dos Indicadores de Desempenho, você precisará saber se o Centro de Distribuição está contribuindo para um resultado financeiro positivo da organização, ou se a manutenção de toda a estrutura gera mais despesa do que receita. Fazer o controle é fundamental para que sejam identificados pontos a serem melhorados a fim de que o CD seja rentável.

O primeiro passo é planejar Receitas, Custos, Despesas e Investimos estimado para cada CD. Ao fazer isso você terá uma previsão pela qual se basear e para avaliar o desempenho do Centro de Distribuição. Em seguida, é necessário fazer o acompanhamento a fim de verificar se os números batem. É isso que garantirá uma tomada de ação mais precisa caso seja necessário.

Qual a importância do CD centro de distribuição para as organizações?
O controle é feito pela Gestão Orçamentária, que segue os passos:

  • Elaboração do Plano Orçamentário
  • Simulação de Cenários
  • Acompanhamento e Análise dos Resultados

Percebe que com isso você conseguirá não apenas planejar, mas também acompanhar como anda o desempenho financeiro de seu CD? A simulação de cenários é outra questão importantíssima, pois por meio dela você analisa as principais variáveis e alternativas que podem afetar os seus Centros de Distribuição, e criar estratégias para cada situação. Assim, se algo acontecer, o seu tempo de resposta será muito mais rápido.

Para que todo esse controle seja feito o recomendado é contar com um software de Gestão Orçamentária. Com ele você terá todas a análise do desempenho dos seus canais de vendas e de distribuição de forma automatizada. Caso você queira ver na prática o quanto um software de Gestão Orçamentária pode auxiliar, convidamos para que faça um teste no Treasy, que possui recursos como:

  • Orçamento Empresarial Descentralizado
  • Projeções, Simulações e Cenários
  • Acompanhamento Planejado x Realizado
  • Relatórios e Análises Gerenciais
  • Gráficos e Indicadores de Desempenho
  • Integração com seu ERP e Contabilidade

Você pode experimentar o Treasy gratuitamente por 7 dias. É só clicar na imagem abaixo e fazer o cadastro (não leva nem 1 minuto):

Qual a importância do CD centro de distribuição para as organizações?

Concluindo

Um Centro de Distribuição costuma ser uma boa relação de custo x benefício para empresas que têm estoques descentralizados. Como vimos, ao ter todas as mercadorias em um único lugar será possível ter maior controle de produtos parados. Como você bem sabe, produtos parados são sinais de baixa liquidez que, por sua vez, significa que o dinheiro não está entrando no caixa.

É do Centro de Distribuição que saem as mercadorias que serão recebidas pelos seus clientes, por isso, CDs devem estar em locais estratégicos. Para encerrar, frisamos aqui a importância do assunto para o Planejamento de Vendas, pois a definição do Centro de Distribuição é o primeiro passo para que você consiga planejar as receitas do negócio.

Temos um artigo bem completo sobre Orçamento de Vendas, que pode, inclusive, te ajudar a fazer uma correta projeção de faturamento. Recomendamos fortemente a leitura do Guia completíssimo sobre como elaborar o Orçamento de Vendas para sua empresa! Saiba tudo sobre Projeção de Faturamento e saia na frente!

Esperamos que este artigo tenha sido útil a você. Deixe um comentário contando o que achou e compartilhe conosco qualquer outro conhecimento que possa contribuir com o tema. Fique à vontade também para compartilhar este post com seus colegas.

Toda semana publicamos aqui artigos relacionados a planejamento, orçamento e acompanhamento econômico-financeiro. Também publicamos mensalmente materiais gratuitos para download como modelos de planilhas, white papers e e-books.

Portanto, se você ainda não é assinante de nosso newsletter, cadastre-se para receber este e outros artigos por e-mail, ou nos adicione nas redes sociais para ficar por dentro de tudo que acontece por aqui.

Qual a importância de um CD?

Também conhecidos como CDs, os Centros de Distribuição são formas estratégicas de colocar produtos no mercado. Em poucas palavras, são espaços de armazenamento que têm como principal finalidade receber, armazenar e distribuir produtos ou materiais. O local funciona como uma base que facilita o trabalho no cotidiano.

Qual a importância da localização do CD para a logística?

Os benefícios que o CD proporciona à cadeia logística Menores custos de frete, já que se evitam pagamentos para entregas fracionadas; Abertura de maior espaço nas lojas, já que haverá áreas menores de estoque, que serão abastecidas periodicamente (ou o produto seguirá do CD diretamente para o cliente);

Qual a principal função de um centro de distribuição?

A principal função do centro de distribuição na cadeia logística é conferir mais agilidade aos processos de coleta e transporte de mercadorias. Porém, seu papel não se resume a isso e existem diversos benefícios envolvidos.

O que é um CD de distribuição?

Um centro de distribuição, ou CD, é uma unidade física de armazenamento e despacho. Em essência, é um espaço de localização estratégica onde são centralizados os processos de recebimento, armazenamento, separação e encaminhamento de produtos para a entrega.