Qual a importância de os profissionais de educação estudarem os transtornos de aprendizagem?

*Maressa Carvalho Ramos

Resumo

Este artigo tem como objetivo citar as principais causas das dificuldades de aprendizagem. Bem como, diferenciar os transtornos de aprendizagem. Pois, para muitos, tem o mesmo significado. Porém vale ressaltar que são problemas diferentes e que devem ser tratados de maneiras distintas. Este artigo é resultado de uma pesquisa bibliográfica, foi usado como referencia o seguinte teórico: Jaime Zorzi.
Palavras Chave:

Dificuldades, Aprendizagem, Psicopedagogia, Leitura e Escrita, Fonoaudiologia, Escola.
Objetivo Geral

Diferenciar os transtornos de aprendizagem de dificuldade de aprendizagem.
Objetivo Específico

Citar as principais causas das dificuldades de aprendizagem e explicar os três tipos de transtornos de aprendizagem. Compreender o processo de aprendizagem e suas dificuldades.
Problemática

O desconhecimento entre o que é dificuldade de aprendizagem e o que é transtorno de aprendizagem favorecem o surgimento dos “pseudos-disturbios” que também podem ser chamados de falsos distúrbios

Introdução

(...) a aprendizagem é um processo dinâmico que determina uma mudança, com a particularidade de que o processo supõe um processamento da realidade e de que a mudança no sujeito é um aumento qualitativo em sua possibilidade de atuar sobre ela. Sob o ponto de vista dinâmico a aprendizagem é o efeito do comportamento, o que se conserva como disposição mais econômica e equilibrada para responder a uma situação definida. De acordo com isto, a aprendizagem será tanto mais rápida quanto maior for a necessidade do sujeito, pois a urgência da compensação dará mais relevância ao recurso encontrado para superá-la ( 1985, p.23)

Cada indivíduo aprende de uma forma única de acordo com seus conhecimentos prévios (leitura de mundo – que são anteriores á leitura da palavra), motivações e interesses. Aprende-se mais facilmente quando “aquilo” que está destinado á aprendizagem se torna significativo e relevante ao aluno. Isso nos mostra que a aprendizagem envolve muitas variáveis. Aprendizagem é um processo amplo que envolve transformação. Paín define a aprendizagem da seguinte forma:

(...) a aprendizagem é um processo dinâmico que determina uma mudança, com a particularidade de que o processo supõe um processamento da realidade e de que a mudança no sujeito é um aumento qualitativo em sua possibilidade de atuar sobre ela. Sob o ponto de vista dinâmico a aprendizagem é o efeito do comportamento, o que se conserva como disposição mais econômica e equilibrada para responder a uma situação definida. De acordo com isto, a aprendizagem será tanto mais rápida quanto maior for a necessidade do sujeito, pois a urgência da compensação dará mais relevância ao recurso encontrado para superá-la ( 1985, p.23)


 Desde quando a educação deixou de ser informal (processos formativos no âmbito familiar e comunitário) e passou a ser sistematizada (com currículo comum á todos e seqüenciada e com objetivos) houve a percepção que nem todos os alunos aprendiam da mesma maneira e com a mesma rapidez. Foi aí, que se abriu um leque de pesquisas, onde educadores destinaram-se a estudar mais sobre as possíveis causas quê estariam interferindo/bloqueando o processo de aprendizagem. Essas pesquisas que foram feitas, serviu pra nos mostras a diferença entre dificuldades de aprendizagem e distúrbios de aprendizagem. Muitas vezes o desconhecimento, entre o que são distúrbios de aprendizagem e dificuldades de aprendizagem, favorece uma série de complicações, inclusive, a rotulação de indivíduos sem que haja necessidade. Para ficar evidente a diferença entre distúrbio de aprendizagem e dificuldade de aprendizagem. Explicaremos detalhadamentee isoladamente, as duas esferas.

Desenvolvimento

Dificuldades de aprendizagem

Partindo do princípio, que o aluno tenha dificuldade de aprendizagem. Pode - se citar as principais dificuldades. Normalmente essas dificuldades de aprendizagem estão relacionadas a fatores externos que acabam interferindo no processo de aprendizagem do aluno. Fatores esses que podem ser: metodologia da escola e do professor, mudança de escola, troca de professor, morte de algum familiar/amigo próximo, entre outros.
As dificuldades de aprendizagem estão relacionadas com o caráter pedagógico e/ou sociocultural e tem perspectiva preventiva. Basta o profissional/família estar atenta ao sinal que a criança emite, para buscar e aplicar uma solução.
Lembrando que existem maneiras diferentes de aprender e há muitas variáveis que rondam essas esferas. Algumas dificuldades de aprendizagem citadas abaixo trarão maior entendimento e compreensão do assunto.
Visuo-espacial – Dificuldade de percepção de leitura, ou seja, apresentam dificuldades de diferenciar o “b/d” e “p/q”.
Organizacional – Dificuldade de cumprir tarefas com freqüência e segmentadas.
Motora – Dificuldade com a coordenação motora seja ela, global ou fina. Global: envolve músculos maiores e afetam a corrida, saltar e pular. Fina: envolve músculos menores, afetam o manuseio de objetos como lápis, caneta. Pois tem dificuldade de fazer o “efeito pinça” com a mão para segurar o lápis, e acabam ficando com a estética da letra comprometida.
Auditiva - Lingüística – Dificuldade de distinguir de onde os sons são emitidos, pode ser um grau severo ou leve. Exemplos: A criança está no quarto e a mãe, o chama da cozinha. Não consegue distinguir de onde vem o som.
Acadêmica – É a mais comum, onde o aluno apresenta dificuldades na área da matemática e/ou leitura. Muitas vezes com a troca do método de ensino, a criança obtém resultados satisfatórios.
Dados os exemplos de dificuldades de aprendizagem. Citaremos quais são os principais transtornos de aprendizagem.

Transtornos de aprendizagem

Os transtornos de aprendizagem são intrínsecos, ou seja, fazem parte do aluno seja por disfunção neurológica ou fator hereditário. Os distúrbios de aprendizagem são de perspectiva clínica ou remediativa. A primeira baseia – se em consultas e tratamentos com profissionais especializados. A segunda são os casos mais complexos que necessitam de medicação. Existem três tipos de transtornos de aprendizagem: leitura, escrita e habilidades matemáticas. No transtorno da leitura, pode se usar como exemplo a dislexia. A dislexia é um transtorno caracterizado por problemas de reconhecimento e decodificação das palavras e isso faz com que o individuo tenha dificuldade de compreensão do que é lido. Lê e não compreende. No transtorno da escrita, pode - se usar como exemplo a disgrafia. Disgrafia é distúrbio da escrita, onde o individuo não consegue passar para o plano motor o que captou no plano visual. As letras geralmente são muito largas ou muito pequenas, sobrepostas, alinhamento incorreto, grafismo defeituoso. No transtorno das habilidades matemáticas, o exemplo será a discalculia.


A discalculia é uma desordem neurológica que afeta a habilidade de compreensão e manipulação dos números (Filho, 2007).

Crianças portadoras de discalculia têm dificuldade de identificar sinais matemáticos, montar operações, classificar números, entender princípios de medida, seguir seqüência, compreender conceitos matemáticos, relacionar o valor de moedas entre outros. Existem seis tipos de discalculia. Discalculia léxica: dificuldade na leitura de símbolos matemáticos.

Discalculia verbal: dificuldades em nomear quantidades matemáticas, números, termos e símbolos. Discalculia gráfica: dificuldade na escrita de símbolos matemáticos. Discalculia operacional: dificuldade na execução de operações e cálculos numéricos. Discalculia practognóstica: dificuldade na enumeração, manipulação e comparação de objetos reais ou em imagens. Discalculia ideognóstica: dificuldades nas operações mentais e no entendimento de conceitos matemáticos.

Considerações finais

Dado a diferença entre dificuldade de aprendizagem e transtornos de aprendizagem, conclui-se que os objetivos citados acima foram indispensáveis nesse artigo para que ficasse evidente a diferença entre as duas esferas. Embora falar sobre dificuldade de aprendizagem é uma condição muito abrangente, e se manifestam, sobretudo no fracasso escolar. È uma condição que abre um leque de causas e patologias, porem, sua evolução esta relacionada com o sistema familiar, educacional e social. Sendo assim, o profissional que lida com esse publico deve conhecer as possíveis características para ajudá-lo da melhor maneira possível. Dentro da esfera dificuldade de aprendizagem, o profissional deve encontrar a melhor metodologia possibilitando o aluno o sucesso individual, visto que o cérebro desses indivíduos funciona de forma saudável e essas dificuldades encontradas têm relação com o caráter pedagógico. Nas esferas de transtornos de aprendizagem, o profissional deve perceber esses indícios, seja por conhecimento teórico e/ou experiência com esses casos, deve estar atento para ajudar esse individuo. Nesse caso, encaminhando-o para um profissional especializado. Alguns profissionais que poderão auxiliar nesse processo são: Psicopedagogos, fonoaudiologista, neurologista, entre outros. Cujas funções são identificar as causas do problema, aperfeiçoar os aspectos fonológicos e tratamento do sistema nervoso central através de medicamentos específicos.

Referências Bibliográficas

Zorzi Jaime Luiz... O que devemos saber a respeito da linguagem e escrita e seus distúrbios: indo além da clinica. In: Andrade, C.R.F.; Marcondes, E... (Org.) Fonoaudilogia em pediatria. São Paulo, 2003, v.1, p.120-132.

https://neurosaber.com.br/artigos/como-diferenciar-transtorno-de-aprendizagem-de-dificuldade-de-aprendizagem/

https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/pedagogia/dificuldades-de-aprendizagem-frente-a-outros-transtornos/14717

http://brasilescola.uol.com.br/doencas/discalculia.htm

https://pedagogiaaopedaletra.com/resenha-disturbios-da-aprendizagem

*Graduanda em Pedagogia pela Faculdade de Estudos Sociais Aplicados de Viana – FESAV
Artigo publicado como avaliação na Disciplina de Didática I da professora Doutora
Monique Ferreira Monteiro Beltrão.

Porque e importante para o educador saber diferenciar dificuldade de aprendizagem de transtorno de aprendizagem?

Dentro da esfera dificuldade de aprendizagem, o profissional deve encontrar a melhor metodologia possibilitando o aluno o sucesso individual, visto que o cérebro desses indivíduos funciona de forma saudável e essas dificuldades encontradas têm relação com o caráter pedagógico.

Qual e a importância do pedagogo para o desenvolvimento de uma criança que apresenta dificuldade de aprendizagem?

O papel do pedagogo é de grande importância frente aos transtornos específicos de aprendizagem, visto que muitas vezes é o primeiro a observar, perceber e/ou encaminhar os alunos com suspeita de tais transtornos a uma equipe multidisciplinar composta por especialistas (psicopedagogos, fonoaudiólogos, médicos, entre ...

Qual o papel do professor perante o aluno com dificuldades de aprendizagem?

O trabalho do professor é ajudar a promover mudanças, intervindo diante das dificuldades que se apresentam durante o processo de aprendizagem, trabalhando com os desequilíbrios e facilitando o aluno a aprender a aprender (SOARES, 2003).

Como o professor pode ajudar a identificar transtornos de aprendizagem em sala de aula?

Como o professor tem a possibilidade de comparar o desempenho de diversos estudantes, torna-se mais fácil para ele identificar aqueles que estão aquém ao esperado. O primeiro passo para a identificação de um transtorno de aprendizagem é conhecê-los.