Qual a importância da preservação do bioma da floresta amazônica para o abastecimento de água?

Compromisso com o futuro

É essencial proteger a Amazônia para que ela continue nos protegendo. Esse é o ponto de partida do projeto Amazônia Protege. A floresta garante as chuvas para boa parte da América do Sul e tem papel central no combate ao aquecimento global e às mudanças climáticas. Abriga imensa biodiversidade, com milhares de espécies de plantas e animais, algumas ainda desconhecidas ou pouco estudadas. É berço da maior bacia hidrográfica do mundo. O desmatamento destrói a capacidade que esse imenso oceano verde tem de nos proteger.

Veja abaixo alguns dados que demonstram a importância da floresta para as gerações presentes e futuras:

A floresta

Tamanho e biodiversidade

  • 5,5 milhões de quilômetros quadrados, distribuídos em nove países: Brasil, Peru, Colômbia, Venezuela, Equador, Bolívia, Guiana, Guiana Francesa e Suriname.

  • A maior parte da floresta está no Brasil.

Qual a importância da preservação do bioma da floresta amazônica para o abastecimento de água?


  • A floresta abriga quase 25% de todas as espécies de seres vivos da Terra, sendo:
    • 40 mil espécies de plantas;
    • mais de 400 tipos de mamíferos;
    • 1.300 tipos de pássaros; e
    • mais de 3 mil espécies de peixes.

Tamanho e biodiversidade

  • É a maior bacia hidrográfica do mundo, com mais de 25 mil km de rios navegáveis.

Qual a importância da preservação do bioma da floresta amazônica para o abastecimento de água?
 

  • Apenas o Rio Amazonas despeja 17 bilhões de toneladas de água por dia no mar. Isso corresponde a 20% de todo o volume de água doce que chega aos oceanos em todo o mundo.

Importância para o clima

  • A cada dia, a floresta coloca na atmosfera uma quantidade de vapor de água que influencia diretamente o clima e garante as chuvas para o quadrilátero delimitado por Cuiabá, ao norte, São Paulo, a leste, Buenos Aires, ao sul, e a Cordilheira dos Andes, a oeste. Essa área concentra 70% do PIB da América do Sul.

Qual a importância da preservação do bioma da floresta amazônica para o abastecimento de água?

  • Uma única árvore grande, com copa com 20 metros de diâmetro, coloca mais de mil litros de vapor de água por dia na atmosfera.
  • A floresta estoca entre 80 e 120 bilhões de toneladas de carbono.

Desmatamento

  • O desmatamento por corte raso (remoção total da floresta) acumulado na Amazônia até 2013 chegou a 762.979 km². É uma área equivalente a 184 milhões de campos de futebol.

Qual a importância da preservação do bioma da floresta amazônica para o abastecimento de água?

  • São 23 mil novos focos de desmatamento todos os anos.
  • Fora os mais de 762.000 km² de desmatamento por corte raso, estima-se que, até 2013, a área de floresta degradada pela exploração madeireira e pelo desmatamento gradual alcançou 1.255.100 km².
  • Somando corte raso com degradação, o impacto ambiental acumulado na Amazônia atinge cerca de 2.018.079 km², o que corresponde a 43,34% da cobertura original da floresta.
  • Boa parte da área desmatada na Amazônia é destinada à pecuária, para criação de gado.

Qual a importância da preservação do bioma da floresta amazônica para o abastecimento de água?


Fontes:

  • O Futuro Climático da Amazônia – Relatório de Avaliação Científica, de Antonio Donato Nobre - http://www.ccst.inpe.br/o-futuro-climatico-da-amazonia-relatorio-de-avaliacao-cientifica-antonio-donato-nobre/
  • Instituto Nacional de Pesquisa Espaciais (Inpe) - http://www.inpe.br/
  • Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) - http://portal.inpa.gov.br/
  • Wikipedia - https://pt.wikipedia.org/wiki/Amaz%C3%B4nia

Todos os dias acompanhamos notícias na TV sobre o desmatamento da Amazônia, e até mesmo o presidente eleito dos EUA, Joe Biden, destacou a importância de se cuidar da Floresta Amazônica.

Porém, por que precisamos lutar com tanto afinco para proteger esse bioma? Qual a importância da Floresta Amazônica para o mundo?

A seguir, entenda porque a Amazônia é tão importante, como ela está sendo desmatada, quais os impactos que seu desmatamento pode causar para o clima e para a própria humanidade.

Por que a Floresta Amazônica é tão importante?

A Floresta Amazônica já foi chamada de 'pulmão do mundo', mas hoje em dia sabe-se que isso não é verdade. No entanto, isso não diminui a sua importância para a biodiversidade do planeta e para a manutenção do clima na Terra. Com uma área que abrange nove países, a Amazônia representa, sozinha, um terço das florestas tropicais do mundo, e tem a maior biodiversidade do planeta.

A preservação dessa biodiversidade é essencial para o equilíbrio ecológico do planeta. Além disso, a floresta abriga a maior bacia hidrográfica do planeta. Juntas, elas são responsáveis por manter a temperatura equilibrada não só na região, mas no planeta todo. Portanto, boa parte das mudanças climáticas que temos visto estão intrinsicamente ligadas com o desmatamento da Amazônia.

O que está acontecendo com a Amazônia?

O desmatamento da Floresta Amazônica não é um fenômeno novo. Desde os tempos do garimpo da borracha a floresta sofre com a exploração descabida e sem controle. Porém, no século XX, e especialmente nos últimos anos, houve um aceleramento relativamente preocupante desse desmatamento.

Em 2020 houve um aumento de 34% em relação ao ano passado. Se o ritmo atual se mantiver até o final do ano, é provável que mais de 13.000 km² sejam desmatados. Não é nem preciso dizer que isso representa impactos sérios para o planeta, como explicaremos a seguir.

Quais os impactos do desmatamento em geral?

O primeiro impacto sério que pode ser causado pelo desmatamento desenfreado da Amazônia é a perda da biodiversidade, em um momento onde o planeta já passa por uma extinção em massa de espécies. Não só isso afeta o equilíbrio ecológico do planeta, mas impede o desenvolvimento de sérias vertentes de biotecnologia, com valores inestimáveis para a saúde e a ciência mundial.

Há também o potencial de ecoturismo a ser explorado na Floresta Amazônica, que fica cada vez menor à medida que o território é desmatado. Além disso, por concentrar 20% da água doce do planeta, a área se torna muito importante para garantir o abastecimento mundial.

Quais os impactos do desmatamento no clima?

A Amazônia é muito importante para a regulamentação do clima mundial. A queimada das árvores libera uma quantidade de CO2 que agrava o efeito estufa e o aquecimento global. A preservação da Floresta ajuda a diminuir e regular a temperatura a partir da absorção do CO2 pelas árvores, e também pela manutenção da umidade no solo.

Esperamos ter ensinado um pouquinho mais sobre consciência ambiental para você e sua família.

Qual é a importância da preservação do bioma da floresta Amazônica para o abastecimento de água nas regiões?

A floresta amazônica leva umidade para toda a América do Sul, influencia regime de chuvas na região, contribui para estabilizar o clima global e ainda tem a maior biodiversidade do planeta.

Qual a importância da floresta Amazônica para o ciclo da água?

Além da umidade emitida para atmosfera, pesquisadores descobriram que a floresta também exala compostos orgânicos minúsculos que contribuem para a agregação das moléculas de água na atmosfera, uma espécie de semente para a formação de nuvens e ocorrência de chuva.

Qual a importância de preservar o bioma da floresta Amazônica?

A floresta garante as chuvas para boa parte da América do Sul e tem papel central no combate ao aquecimento global e às mudanças climáticas. Abriga imensa biodiversidade, com milhares de espécies de plantas e animais, algumas ainda desconhecidas ou pouco estudadas. É berço da maior bacia hidrográfica do mundo.

Qual a relação entre a preservação da Amazônia e a preservação da água?

Além disso, as florestas também promovem o reabastecimento dos lençóis freáticos. Por isso, não é difícil concluir que a degradação ambiental compromete a disponibilidade de água doce. Afinal, a falta de preservação desequilibra o volume de chuvas, reduz o nível de água em rios e seca nascentes.