Qual a importância da manutenção biodiversidade para a conservação do planeta?

Na natureza, todos as formas de vida desempenham funções que contribuem para o equilíbrio dos ecossistemas e para a continuidade de ciclos vitais que, muitas vezes, damos como adquiridos. A manutenção e regulação destes equilíbrios explica, só por si, a importância da biodiversidade.

A diversidade biológica influencia diretamente os ciclos que sustêm a vida no planeta – ciclos biogeoquímicos, como o da água, carbono, oxigénio ou azoto – e para compreender a importância da biodiversidade nada melhor do que percebermos que dependemos dela para obter quase tudo, desde o ar que respiramos à água que bebemos.

A importância da biodiversidade é evidente na vertente ecológica ou ambiental, uma vez que o seu contributo é essencial para regular e manter muitos dos serviços naturais – os chamados serviços do ecossistema – que incluem, entre outros, o sequestro de carbono e a regulação do clima, a formação e conservação do solo, a filtragem do ar, o controlo de pragas e doenças e a redução do impacte das catástrofes naturais.

Essencial à vida na Terra, a biodiversidade tem grande influência em muitas outras áreas das nossas vidas, a exemplo da economia e saúde:

  • Na vertente económica, dependemos desta diversidade para obter desde matérias-primas a alimentos, já que muita da atividade produtiva que nos sustenta depende da renovação de recursos naturais. As estimativas do Fórum Económico Mundial apontam para que mais de metade do produto interno bruto mundial (PIB) – ou seja, metade da riqueza produzida globalmente, o que corresponde a 40 biliões de euros – esteja dependente da natureza. A perda da biodiversidade torna-se, assim, um tema central para a vida das empresas, com impactos que se estendem às suas operações e cadeias de abastecimento.
  • Também a nossa saúde está dependente da diversidade biológica, já que muitos medicamentos incorporam princípios ativos derivados de plantas e microrganismos, com inúmeras substâncias com interesse farmacológico descobertas todos os anos. Por outro lado, estudos científicos apontam para que as perturbações em habitats e suas espécies – deslocações de espécies provocadas pela desflorestação e pelo impacto das alterações climáticas, por exemplo – estejam associadas a surtos de doenças infeciosas, como é o caso do Ébola ou do Zika. Esta é, inclusive, uma hipótese apontada para a passagem do SARS-CoV-2 para os humanos.

Com a redução de biodiversidade corremos, todos os dias, o risco de perder, sem saber, produtos e serviços que poderiam constituir um enorme benefício para a nossa saúde e nutrição – para nossa vida.

Qual a importância da manutenção biodiversidade para a conservação do planeta?

A disponibilidade de recursos naturais e de matéria-prima é fundamental para o desenvolvimento da sociedade, que demanda cada vez mais novos produtos e soluções das empresas e indústrias. Há pouco tempo, entretanto, a compreensão de que os recursos não são inesgotáveis e de que sua escassez pode se tornar uma realidade não eram grandes preocupações sociais, e nem mesmo a importância da biodiversidade para a manutenção da vida humana no planeta.

De alguns anos para cá, contudo, as questões socioambientais têm ganhado cada vez mais espaço nas discussões sociais, acadêmicas, políticas e governamentais. As pessoas desenvolveram a consciência sobre a importância da preservação ambiental, sobretudo para garantir desenvolvimento para as próximas gerações.

Esse discurso foi difundido principalmente pela ONU, que adotou o termo desenvolvimento sustentável. A expressão passou a ser utilizada a partir da Primeira Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, que ocorreu no ano de 1972, em Estocolmo, Suécia.

Saiba mais: O que é sustentabilidade empresarial?

A partir dessas discussões - e dos estudos que apontam as consequências da degradação do meio ambiente e da perda de biodiversidade - levaram as empresas a perceberem que as matérias-primas já não eram mais tão fartas, e que como o seu preço varia conforme a oferta de recursos naturais, o custo de produção tem ficado cada vez mais caro.

Além disso, o entendimento de que a disponibilidade de recursos naturais, a biodiversidade, o desenvolvimento econômico e o bem-estar social estão conectados levou a sociedade a iniciar um questionamento sobre os hábitos de consumo e produção, e a aumentar suas exigências sob as empresas nas quais adquirem produtos e serviços.

"Ao longo dos anos, o tema se consolidou como diferencial competitivo de reputação, inovação e engajamento, e passou a ser visto como fonte de inúmeros benefícios"

Ricardo Voltolini, consultor e especialista em sustentabilidade empresarial

Nesse novo cenário, a sustentabilidade é o termo-chave para o desenvolvimento econômico e social. As ações e iniciativas que valorizam a biodiversidade e promovam pesquisa, preservação e recuperação da flora e da fauna - bem como a promoção da diversidade nos ambientes sociais - são cada vez mais pautadas pelas empresas e instituições.

Qual a importância da manutenção biodiversidade para a conservação do planeta?

Relação entre biodiversidade e diversidade social

A mesma linha de raciocínio utilizada para a defesa da biodiversidade pode ser utilizada para a promoção de ações que valorizem a diversidade social.

Leia também: A relação entre Diversidade e Sustentabilidade

Enquanto os ecossistemas com diversidade biológica - com diferentes espécies animais e vegetais - representam equilíbrio e maior riqueza natural; os ambientes sociais com diversidade de pessoas - com características únicas e diferentes experiências e visões de mundo - são mais sustentáveis, ricos culturalmente, possuem maior capacidade de resolução de problemas e têm maior potencial de desenvolvimento.

Para as empresas, a diversidade representa inúmeras vantagens, das quais se destacam:

  • 1. Empresas diversas tendem a ser mais lucrativas e competitivas;
  • 2. Nas empresas diversas, funcionários são mais colaborativos e engajados;
  • 3. Senso de pertencimento maior;
  • 4. Empresas focadas em diversidade são mais criativas e inovadoras;
  • 5. Atração e retenção de talentos

Além disso, quanto mais diversa uma empresa, maior será a sua capacidade de compreender e atender melhor às necessidades do mercado e de gerar soluções mais eficazes.

Dica de leitura: Diversidade é um imperativo no cenário pós-pandemia

Cada um desses benefícios são aprofundados no Guia Diversidade para Empresas & Boas Práticas, que pode ser acessado ao clicar na imagem abaixo.

Qual a importância da manutenção biodiversidade para a conservação do planeta?

Os desafios para a biodiversidade

A Amazônia, cujo maior território está no Brasil, é um dos principais ecossistemas do planeta. Sua biodiversidade é riquíssima, tanto em espécies vegetais quanto animais. Além disso, sua existência garante regulação do clima, das chuvas e da qualidade do ar.

A biodiversidade da Amazônia sustenta, também, muitas comunidades, como de povos indígenas e ribeirinhos, que dependem da floresta para sua sobrevivência. A Amazônia possui grande potencial de exploração sustentável, principalmente para a pesquisa e produção da indústria farmacêutica e cosmética.

Entretanto, de acordo com as últimas informações de satélites, a Amazônia - que deveria ser protegida pelo programa de Desmatamento Zero proposto pelo Governo Brasileiro nos fóruns mundiais de clima - perdeu mais de 950 mil hectares de área em unidades de Conservação (UCs) e em terras indígenas e quilombolas, que deveriam ter permanecido integralmente preservados. Segundo os dados dos satélites, a Amazônia perdeu, em apenas 3 décadas, 18% de floresta.

Entre os principais fatores que colocam a biodiversidade da Amazônia em risco está a agropecuária insustentável, que desmata grandes proporções florestais para aumentar áreas de plantio e de pasto, além do intenso uso de agrotóxicos, que têm dizimado populações animais, sobretudo de agentes polinizadores fundamentais para os biomas, como as abelhas.

Segundo um levantamento  realizado pela Agência Pública e Repórter Brasil, em três meses, mais de 500 milhões de abelhas foram encontradas mortas por apicultores, considerando apenas quatro estados brasileiros. De acordo com o estudo, a principal causa da morte dos insetos foi o contato com agrotóxicos à base de neonicotinoides e de Fipronil, proibidos na Europa há mais de dez anos.

Um recente relatório da ONU alerta que 1 milhão de espécies de animais e plantas enfrentam risco de extinção. O documento ainda afirma que as ações humanas ameaçam mais do que nunca a biodiversidade do planeta. Além das informações sobre o estado da natureza e dos ecossistemas, o estudo da ONU também discute o progresso em metas internacionais, como os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e o Acordo de Paris sobre mudança climática.

Leia também: Sustentabilidade é estratégia para vencer a crise de reputação do país

Qual a importância da manutenção biodiversidade para a conservação do planeta?

O papel das empresas na conservação da biodiversidade

Os ODS são compromissos globais propostos pela ONU, e que englobam a sociedade civil, governos e empresas. As instituições privadas, portanto, possuem um importante papel para se alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

A atividade econômica pode ter impacto positivo na conservação da biodiversidade. Aliás, ações de conservação de ecossistemas e serviços ambientais ganham cada vez mais adeptos no universo corporativo.
Para Beatriz Bulhões, diretora do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), a biodiversidade é um fator essencial para as estratégias de desenvolvimento sustentável.

"As empresas precisam conhecer seu negócio primeiro, os impactos que causam e os serviços ambientais que condicionam sua atividade. Precisam tentar entender as relações complexas e interações entre a biodiversidade e o negócio"

Beatriz Bulhões

O respeito à biodiversidade é parte integrante da responsabilidade socioambiental e dos programas de sustentabilidade de uma empresa.

De acordo com uma publicação do CEBDS, denominada "As empresas & a biodiversidade", as estratégias de desenvolvimento sustentável devem ser diferenciadas conforme o tipo de atividade e segmento da companhia, conforme os exemplos a seguir.

  • Companhias de exploração de recursos naturais (atividade florestal, pesca, recursos hídricos, mineração, petróleo e gás): como a biodiversidade está mais ligada à gestão dos ecossistemas, as empresas desse segmento precisam extrair os recursos de forma mais responsável, causando o menor impacto ambiental possível.
  • Indústria florestal: como depende de recursos renováveis, as empresas desse setor precisam se atentar para uma gestão ou o manejo florestal sustentável. O reflorestamento e a conservação dos habitats originais, por exemplo, devem ser uma preocupação dessas companhias.
  • Empresas de extração de recursos não renováveis: essas corporações precisam adotar práticas adequadas de gestão ambiental. Além da suspensão da licença de operação, uma gestão inadequada pode resultar na perda de oportunidades de negócios futuros.
  • Indústrias de produção: de modo a não causar impactos à biodiversidade, suas instalações, localização e modo de produção devem ser planejados considerando esse fator.
  • Setor farmacêutico e cosmético: a própria biodiversidade pode ser fonte de matéria-prima para a fabricação de produtos de maior qualidade.
  • Segmento de serviços: as questões referentes à biodiversidade estão associadas à imagem e reputação dessas empresas, e com as causas que defendem. Além disso, esse segmento pode estar ligado a atividades que afetam a biodiversidade, como o setor de turismo. Suas práticas, portanto, devem contribuir, também, com a conscientização e sensibilização de seus públicos de interesse.

Qual a importância da manutenção biodiversidade para a conservação do planeta?

Leia também: O desafio da diversidade e biodiversidade

A importância da biodiversidade para os negócios

Além dos imensuráveis benefícios que a preservação da biodiversidade representa para o planeta, os ecossistemas disponibilizam uma série de vantagens às empresas e à economia - também conhecidas como serviços ambientais.

As florestas, por exemplo, oferecem madeira, fibras e recursos genéticos, purificam o ar e regulam a temperatura. Já os rios disponibilizam água doce, energia e recreação. As áreas costeiras, por sua vez, filtram a poluição e evitam enchentes. E tudo isso pode agregar valor ao negócio.

Os líderes e gestores precisam mensurar e atribuir valor econômico a esses serviços ambientais, desenvolvendo estratégias para gerenciar riscos e oportunidades de negócio. Ao conectar a biodiversidade com a estratégia do negócio, as empresas adotam práticas mais sustentáveis e estimulam políticas públicas para proteção e recuperação dos ecossistemas. E todos os stakeholders precisam estar envolvidos, desde os cliente e funcionários até as comunidades do entorno que, de alguma maneira, são afetadas pela relação da comporação com a biodiversidade e ecossistemas.

"A conservação dos ecossistemas pode parecer dissociada da produção, mas na verdade não é. A degradação dos recursos naturais traz conseqüências negativas não só para a sociedade, mas também para o negócio"

Beatriz Bulhões

De acordo com a publicação do CEBDS, ações em prol da biodiversidade representam os seguintes benefícios para as corporações:

  • Garantia de licença de operação;
  • Fortalecimento da cadeia de suprimentos;
  • Melhor relacionamento com todos os públicos de interesse;
  • Imagem mais positiva junto aos consumidores éticos;
  • Garantia de crescimento sustentável;
  • Atração de investidores socialmente responsáveis;
  • Melhoria na produtividade dos colaboradores.

Quando tratada como oportunidade de negócio, a biodiversidade torna-se uma aliada de empresas cuja imagem e reputação podem ser construídas a partir do conceito de sustentabilidade. E, ainda, gera bons resultados financeiros. Em empresas nas quais a biodiversidade é insumo básico de sua atividade, ações de preservação e recuperação dos ecossistemas equivale a uma estratégia de negócio.

Sobre o assunto, a Ideia Sustentável já produziu estudos sobre a biodiversidade como tendência de negócios. Esses conteúdos formam a base de palestras, workshops e treinamentos específicos sobre o tema.

Qual a importância da manutenção biodiversidade para a conservação do planeta?

Escrito por Marcos Cardinalli

Qual a importância da manutenção da biodiversidade para conservação do planeta?

A importância é que a biodiversidade é responsável pelo equilíbrio do planeta, ou seja, se uma determinada espécie é extinta, a cadeia alimentar sofre uma alteração drástica e compromete a vida de outros seres vivos.

O que e biodiversidade e qual a sua importância para o planeta?

A biodiversidade, ou diversidade biológica, é o conjunto de todos os seres vivos existentes, o que inclui todas as plantas, animais e microorganismos da Terra. E é justamente essa diversidade e a interação entre estas diferentes espécies que torna nosso planeta tão especial.

O que e a conservação da biodiversidade?

A Conservação Biológica é uma ciência multidisciplinar que tem por objetivo buscar meios de se utilizar adequadamente os recursos do meio ambiente(as espécies, comunidades e ecossistemas), promovendo a sustentabilidade e a manutenção da biodiversidade.