Qual a diferença entre câmera de segurança analógica e digital

Na área de segurança eletrônica, uma das soluções mais conhecidas é o CFTV (Circuito Fechado de Televisão). Utilizado por residências e empresas de todos os portes, foi se modernizando ao longo do tempo para oferecer maior qualidade de imagem e comodidade aos usuários.

Pensando em ajudá-lo a responder perguntas sobre o tópico, elaboramos este artigo. Nele, discutiremos dois tipos desse sistema: CFTV analógico e digital. Você entenderá melhor como funciona cada um dos sistemas, bem como as diferenças, vantagens e desvantagens.

Quer saber mais sobre CFTV? Confira!

O que é CFTV?

Os circuitos fechados de televisão consistem em câmeras responsáveis ​​por coletar imagens internas e externas de um determinado ambiente. O elemento básico do CFTV é o chamado DVR (Digital Video Recorder), ou seja, um dispositivo para gravar imagens gravadas por uma câmera de segurança.

Agora vamos explicar as diferenças, vantagens e desvantagens dos dois sistemas no mercado. Sistema digital-analógico Cftv.

A principal diferença que qualquer consumidor pode perceber sem dificuldade é a qualidade da imagem entre eles.

O sistema de CFTV digital via câmeras IP é capaz de gravar imagens em alta definição, que pode chegar a 2592 x 1944. Todas as imagens captadas são gravadas simultaneamente pelo aparelho, cabendo ao analista de imagens escolher qual câmera é mais ou menos adequada durante a busca.

A gravação de alta qualidade permite a análise detalhada da imagem, reconhecimento de pessoas, objetos, placas, com possibilidade de zoom, enquadramento e edição. Pesquisar dias e horários específicos é rápido e fácil, pois todo o arquivo é armazenado na unidade de HD de maneira ordenada.

Por outro lado, os sistemas analógicos de CFTV estão gradativamente se tornando obsoletos devido à escassez de recursos que oferecem e à fácil corrupção de seus arquivos, que, além de danificados, podem ser facilmente recuperados em caso de furto. As gravações são feitas em fitas que precisam ser constantemente substituídas e catalogadas externamente, mas não há data e hora exatas nelas. Mesmo que o sistema tenha mais de uma câmera cobrindo o perímetro, as gravações são feitas uma de cada vez e as demais são ignoradas. Em caso de atividade suspeita em mais de um ponto por vez, várias imagens serão perdidas devido à rejeição do sistema.

A instalação dos dois sistemas de CFTV são muito diferentes.

No sistema CFTV Analógico

É necessária a instalação de um cabo de transmissão para cada uma das câmeras instaladas individualmente, o que torna a instalação mais demorada e onerosa. Quanto maior for a distância, entre câmeras e base, mais complexo será o planejamento de cabeamento para alimentação e projetos mais robustos. As imagens são armazenadas em fitas e de forma não simultânea, mesmo que exista mais de uma câmera no local.

No sistema CFTV Digital

As imagens são transmitidas digitalmente, as câmeras IP são interligadas, o que permite a utilização da rede de comunicação digital já existente no ambiente. As imagens são armazenadas em um HD de forma simultânea.

O sistema Analógico ainda é encontrado no mercado e tende a cada ano se tornar mais obsoleto. Esse movimento de renovação é responsável inclusive pelo desenvolvimento de receptores de imagens híbridos capazes de armazenar as duas formas de recepção.

Em dúvida sobre qual é a instalação certa para o seu caso? Entre em contato! Será um prazer colaborar para a proteção da sua empresa.

Qual a diferença entre câmera de segurança analógica e digital

09 abr

Diferença entre Câmeras Analógicas e IP

Qual a diferença entre câmera de segurança analógica e digital

Em todo empreendimento é chegada a hora de adquirir um sistema de segurança, com câmeras e outras ferramentas para montar um circuito de monitoramento fechado ou CFTV. Nesse momento as pessoas podem se deparar com um impasse entre, escolher pela tecnologia analógica, ou optar pelo sistema IP.

São muitas as diferenças entre essas duas tecnologias, e a melhor opção para o seu negócio vai depender de alguns fatores que explicaremos a seguir, confira!

Qualidade de vídeo

As câmeras IP produzem vídeos com mais qualidade que as câmeras analógicas pois geram imagens em pixel, o que leva ao aumento do campo de visão e oferece melhores recursos de zoom, sem perder a definição. Com ela é possível exibir mais detalhes no vídeo, facilitando o reconhecimento facial e detecção de números de placas.

Já as câmeras analógicas têm qualidade inferior às câmeras IP. A ampliação das imagens analógicas resulta em uma imagem mais granulada e degradada, sendo difícil identificar os detalhes.

Inteligência e gerenciabilidade

As câmeras IP oferecem inteligência de rede e capacidade de gerenciamento remoto, podendo transmitir imagens para diferentes destinatários simultaneamente e executar tarefas adicionais, como enviar uma mensagem de alerta quando detectam movimento.

Instalação

As câmeras analógicas utilizam mais cabos do que as câmeras IP. Por exemplo, as analógicas exigem cabos separados para controlar todas suas funções, enquanto as câmeras IP necessitam de apenas um cabo para aceitar energia, vídeo, áudio e sinais de controle.

Segurança

As câmeras analógicas são muito mais vulneráveis ​​a violações de segurança porque podem ser interceptadas fisicamente e suas gravações podem ser roubados ou danificadas. Já as câmeras IP dificultam a interceptação de dados, criptografando e compactando os dados antes de migrar para o servidor que têm suporte VPN.

Expansibilidade

As câmeras IP oferecem mais capacidade de expansão e escalabilidade do que as câmeras analógicas porque seus requisitos de cabeamento são menos complexos. Elas podem enviar os vídeos por distâncias ilimitadas em redes IP ou utilizar a conexão sem fio. Ao contrário das câmeras analógicas, que podem enviar vídeo por cabos em distâncias limitadas,  além das suas transmissões perderem clareza com o aumento da distância e quando o sinal é convertido para diferentes formatos.

Como você pode perceber com as comparações, a escolha pela tecnologia IP traz muitas vantagens em relação a qualidade e segurança. Se você deseja um sistema de segurança com essas qualidades para o seu negócio ou empreendimento podemos te ajudar. Com as soluções da Solvecom IT você utiliza de tecnologia de última geração para aumentar a segurança e vigilância de seu ambiente. Fale conosco!

Qual a diferença entre câmera de analógica e digital?

Câmeras digitais também armazenam as fotografias (e vídeos) em cartões de memória. A câmera analógica utiliza filme fotográfico na captura da imagem. A fotografia permanece armazenada no filme, em negativo, e para a fotografia ser vista é necessário que se revele o filme.

Como diferenciar uma câmera de segurança analógica e digital?

A diferença básica entre um NVR e um DVR é a forma como eles capturam e processam os dados de vídeo (imagens). Os Digital Video Recorder capturam imagens por câmeras “burras” (analógicas), transportam essas imagens por cabo coaxial e deixam o trabalho de converter imagens em dados de computador para o gravador.

O que é uma câmera analógica?

A câmera analógica captura a imagem através de um filme fotográfico. A imagem fica armazenado da no filme, em negativo, e só poderá ser vista depois que o filme for revelado - e isso faz parte da magia dela.

O que é câmera de segurança analógica?

Tecnologia Analógica Por meio de uma estrutura de cabeamento coaxial, a transmissão do vídeo analógico é feita para um circuito de TV. Fácil instalação – pois só precisam de um cabo coaxial e de um DVR. Também é possível utilizar cabo UTP + Balun (ou power balun). Baixo investimento.