Qual foi a principal mudança no processo de urbanização brasileiro verificada a partir da década de 1980?

O Brasil, até a década de 1960, era um país eminentemente agrícola, com 55,3% das pessoas morando na zona rural. Com o processo de modernização econômica brasileira e o seu projeto de integração nacional, na década de 1970 o país já tinha aproximadamente 55%% das pessoas morando nas cidades.

Entende-se como urbanização o processo decorrente do crescimento maior da população urbana em relação à população rural. Um dos principais fatores que propulsionam a urbanização diz respeito à industrialização e, consequentemente, a divisão social do trabalho.

O modo de vida e o trabalho no campo são baseados na agricultura familiar e a produção de subsistência. A industrialização gera uma demanda de mão de obra e infraestrutura, como também desenvolve o comércio. No Brasil, tal fato rompeu com o isolamento dessas populações rurais, que passaram a procurar a cidade como meio de sobrevivência e perspectiva de melhores condições de vida.

Entretanto, esse processo atingiu desigualmente o território brasileiro. Quando falamos que o Brasil se tornou urbano por volta da década de 1970 e 1980 é preciso ter em mente que estamos falando de todo o contingente populacional brasileiro. Analisando separadamente cada região geográfica aparecerão discrepâncias nessa urbanização. Tal discrepância tem raízes históricas na formação e integração do território.

A região sudeste foi a primeira a se urbanizar, na virada da década de 1950 para a de 1960. Os motivos são vários, tais como a industrialização em São Paulo; o Rio de Janeiro era o centro político-administrativo do país, até então; Minas Gerais, por ter sido a base da economia nacional com a mineração nos séculos passados. Isso acarretou um processo no Brasil inteiro: o êxodo rural em muitas regiões, principalmente no Nordeste, onde as pessoas passaram a migrar para o sudeste do país.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A região Sul se urbanizou no final da década de 1970, intensificando-se na década de 1980, em que a população urbana já era o dobro da população rural.

Na região Centro-Oeste, com o advento da modernização agrícola, a urbanização ocorreu na década de 1980, em função do êxodo rural e migração de pessoas advindas do Sul.

O Nordeste tornou-se urbano também na década de 1980, porém com as populações rural e urbana quase equitativas. A grande virada urbana ocorreu somente na década seguinte.

Na região Norte, a urbanização ocorreu, de fato, somente na década de 1990.

Qual foi a principal mudança no processo de urbanização brasileiro verificada a partir da década de 1980?

Fonte: IBGE, Censos Demográficos

Segundo o Censo 2010, realizado pelo IBGE, 84,4% da população brasileira reside no meio urbano. Em relação ao ano de 2000, houve um aumento de 3,2% nessa taxa. A região Sudeste é a mais urbanizada do Brasil, com um grau de urbanização de 92,9%. Depois, têm-se as regiões Centro-Oeste (88,8%), Sul (84,9%), Norte (73,5%) e Nordeste (73,1%).

As Unidades da Federação com maiores taxas de urbanização são: Rio de Janeiro (96,7%), Distrito Federal (96,6%) e São Paulo (95,9%). Na contramão, os estados que apresentam as menores taxas são: Maranhão (63,1%), Piauí (65,8%) e Pará (68,5%). Portanto, ainda é visível essa urbanização desigual no território brasileiro.

Esta lista de exercícios será uma excelente ferramenta para você testar seus conhecimentos sobre urbanização. Publicado por: Larissa Mesquita

A urbanização é o fenômeno do crescimento das cidades. Sua causa é:

A) o êxodo rural

B) a elevação da natalidade

C) a redução da mortalidade

D) a migração internacional

E) a construção de edifícios

O êxodo rural é a migração de pessoas do campo rumo às cidades. Trata-se da grande causa do fenômeno da urbanização. Assinale a alternativa que NÃO representa uma causa do êxodo rural:

A) modernização do campo, mecanização

B) precárias condições de vida no campo

C) crescimento industrial nas cidades

D) concentração fundiária

E) aumento da produção agrícola

Embora as cidades tenham crescido desde a Antiguidade, o processo de urbanização foi intensificado, em âmbito mundial, a partir do surgimento de uma atividade econômica específica. A urbanização mundial ocorreu de forma intensa a partir

A) da evolução da agropecuária no século XX.

B) da Primeira Revolução Industrial.

C) da Primeira Guerra Mundial.

D) da Segunda Guerra Mundial.

E) da Guerra Fria.

Segundo o IBGE, mais de 80% da população brasileira vivem, no século XXI, em cidades. O Brasil é, portanto, um país urbanizado. Marque a alternativa que indica a região brasileira com o maior número de população vivendo em cidades:

A) Norte

B) Nordeste

C) Centro-Oeste

D) Sul

E) Sudeste

A urbanização, quando ocorre de forma acelerada, sem o devido planejamento para o crescimento das cidades, é geradora de problemas socioambientais. Um dos efeitos negativos desse crescimento desordenado das cidades é o surgimento de conjuntos de moradias que surgem de forma irregular, onde o acesso à infraestrutura básica e a outros serviços urbanos é muito baixo ou ausente. Muitas dessas habitações são construídas de maneira precária e em áreas de risco, como as encostas de morros.

SOUSA, Rafaela. “Urbanização”. Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/brasil/urbanizacao.htm.

O texto descreve um dos mais visíveis efeitos negativos do processo de urbanização. Assinale a alternativa que indica corretamente tal efeito:

A) conurbação

B) metropolização

C) favelização

D) encortiçamento

E) crescimento urbano

São exemplos de impactos ambientais exclusivamente urbanos:

A) poluição atmosférica e hídrica

B) poluição dos solos e atmosférica

C) poluição hídrica e dos solos

D) poluição sonora e atmosférica

E) poluição sonora e visual

Uma das causas da urbanização brasileira, verificada a partir da década de 1930:

A) crescimento industrial

B) reforma agrária

C) modernização do campo.

D) êxodo rural.

E) concentração fundiária

Qualquer cidade, independentemente de sua função ou poder de influência, que tenha mais do que 10 milhões de habitantes, é chamada de:

A) metrópole

B) megalópole

C) cidade global

D) metrópole global

E) megacidade

(Uece) Considerando o processo de urbanização, analise as seguintes afirmações:

I. Do decurso da história das diferentes civilizações, o processo de urbanização se expressa na produção material, econômica, cultural e artística, tendo a cidade como sua obra e produto mais característico ao longo da sua história milenar.

II. A urbanização, enquanto processo, passou a existir após a Revolução Industrial sob o capitalismo, pois antes da revolução nas maneiras de se produzir, as cidades não eram expressivas do ponto de vista político.

III. Apesar de a urbanização ser um processo que, há muito tempo, vem ocorrendo sobre a face da terra à medida que o homem produz e se reproduz enquanto sociedade, foi somente no século XXI que mais da metade da população global passou a habitar áreas urbanas.

IV. Ao completar seu curso histórico planetário, a urbanização foi ultrapassada pelo processo de metropolização, tanto em dimensão como em ritmo, intensidade e vetores territoriais, generalizando-se nos mais diversos territórios.

V. Apesar do avanço do processo de urbanização, os espaços não são apenas urbanos, existindo, para além da cidade, o campo, não como espaços separados, mas articulados dentro de um modo de produção que é a totalidade.

É correto o que se afirma em:

A) I, II e IV apenas.

B) I, II, III, IV e V.

C) II, III, IV e V apenas.

D) I, III e V apenas.

(Mackenzie) Leia atentamente as afirmações a seguir.

I. Referem-se aos centros de comando da economia com relevância e influência mundial e que concentram perícia e conhecimento em serviços de interação com o restante do mundo. Recebem a seguinte classificação: Alfa, Beta e Gama.

II. Caracterizam-se como grandes aglomerações urbanas integradas física, econômica e socialmente apresentando uma população acima de 10 milhões de habitantes.

III. Correspondem a um cinturão de cidades resultante da intensa expansão e conurbação entre duas ou mais metrópoles. Exemplo: Tokaido, no Japão; BosWash e ChiPitts, nos Estados Unidos.

Escolha a alternativa que relacione, corretamente, as afirmações citadas às respectivas classificações das cidades.

A) I - Megacidades; II - Cidades Globais; III - Megalópoles.

B) I - Cidades Globais; II - Megacidades; III - Megalópoles.

C) I - Megalópoles; II - Metrópoles Regionais; III - Metrópoles Globais.

D) I - Megacidades; II - Megalópoles; III - Metrópoles Regionais.

E) I - Metrópoles Regionais; II - Metrópoles Nacionais; III - Metrópoles Mundiais.

(Uece) De acordo com recente levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE, 2021), a população brasileira chegou aos 213,3 milhões. Destes, 21,9%, isto é, 46,7 milhões, estão concentrados em 17 municípios com mais de 1 milhão de habitantes; enquanto 14,8%, isto é, 31,6 milhões, concentram-se em 3770 municípios com menos de 20 mil habitantes cada. Quanto às Regiões Metropolitanas, o estudo apontou que, juntas, as 28 regiões metropolitanas, mais as regiões integradas de desenvolvimento e as aglomerações urbanas com mais de 1 milhão de habitantes, somam mais de 100 milhões de habitantes, o que equivale a 47,7% da população brasileira. Considerando-se tal estrutura da distribuição populacional, é correto afirmar que

A) a equilibrada distribuição da população brasileira entre seus municípios decorre das políticas territoriais de organização e ocupação do espaço brasileiro, levadas a cabo por diferentes governos, imperiais e republicanos, ao longo dos séculos XIX e XX.

B) a urbanização concentrada é herdeira de um passado colonial, no qual os principais centros urbanos eram receptores das ordens e fluxos emitidos pela metrópole portuguesa, o que resultou em um padrão urbano macrocefálico, no inchado setor terciário e grande mercado de trabalho formal e informal, os quais estão na base explicativa da concentração demográfica que até hoje pesa sobre tais municípios metropolitanos.

C) os 375 municípios de porte médio, isto é, aqueles que possuem entre cem mil e menos de um milhão de habitantes, conseguiram equilibrar a distribuição da população brasileira, sobretudo em função do Programa de Cidades de Porte Médio, que teve sua vigência na década de 1970, durante o II Plano Nacional de Desenvolvimento.

D) a existência de 3770 municípios com menos de 20 mil habitantes é de fundamental importância para o equilíbrio demográfico, das contas públicas e economia do gasto público. Ademais, corrobora com a importância do seu estudo geográfico e da elaboração das políticas públicas voltadas para cidades pequenas.

(UFPR) O conceito de “cidade global” surgiu nos anos 1980 para o estudo das relações entre os processos de globalização e de urbanização. Sobre esse tema, é correto afirmar:

A) As metrópoles classificadas como cidades globais são aquelas que apresentam grande relevância como centros financeiros, de serviços modernos e como sedes de empresas multinacionais.

B) As metrópoles de países subdesenvolvidos tornam-se cidades globais quando suas populações superam 10 milhões de habitantes, pois assim os mercados dessas metrópoles alcançam relevância no comércio mundial.

C) A globalização da economia tornou os territórios nacionais interdependentes e pacificou as relações entre países, de modo que as capitais nacionais perderam proeminência para os grandes centros econômicos.

D) As cidades globais formam uma rede que concentra a maior parte da produção industrial do mundo, o que lhes confere proeminência no comércio internacional de produtos.

E) O processo de urbanização completou-se na Europa antes do que nos demais continentes, razão pela qual as metrópoles europeias não atingem o mínimo de 10 milhões de habitantes necessários para serem classificadas como cidades globais.

respostas

Alternativa A

A grande causa da urbanização é o êxodo rural, ou seja, a migração de população rural rumo às cidades. A urbanização só existe quando a população da cidade aumenta ao mesmo tempo que a população rural diminui.

Voltar a questão

Alternativa E

O aumento da produção agrícola não é uma causa para o êxodo rural. Por outro lado, a mecanização do campo reduz o volume de postos de trabalho; as precárias condições de vida no campo impulsionam a migração para as cidades; a industrialização atrai indivíduos para a zona urbana; a concentração fundiária, ou seja, a má distribuição de terras no campo, induz a saída de trabalhadores rurais rumo às cidades.

Voltar a questão

Alternativa B

A Primeira Revolução Industrial, ocorrida no século XVIII, marcou o início da fase do crescimento das cidades em escala mundial. A atividade industrial crescente nos espaços urbanos é um dos fatores que mais influenciam no processo de êxodo rural.

Voltar a questão

Alternativa E

A região Sudeste concentra o maior volume de população no Brasil. De acordo com o IBGE, cerca de 92% da população dessa região, mais industrializada, vivem em cidades.

Voltar a questão

Alternativa C

A favelização é uma das consequências mais evidentes do processo de crescimento acelerado e sem planejamento em uma cidade. As pessoas que não podem se fixar nos ambientes planejados e bem servidos em infraestrutura tendem a se aglomerar nos espaços sem planejamento.

Voltar a questão

Alternativa E

A poluição sonora e a poluição visual são exemplos de impactos ambientais exclusivamente verificados no ambiente urbano, especialmente nas grandes cidades, onde as relações econômicas envolvendo um grande volume de pessoas são maiores.

Voltar a questão

Alternativa B

O único fator que não causou a urbanização no Brasil, a partir da década de 1950, foi a reforma agrária. Reforma agrária é uma política de redistribuição de terras na zona rural a fim de reduzir-se a concentração fundiária, uma realidade brasileira.

Voltar a questão

Alternativa E

Qualquer cidade com mais de 10 milhões de pessoas é uma megacidade, segundo os conceitos de urbanização, não importando seu grau de desenvolvimento nem seu poder de influência.

Voltar a questão

Alternativa D

As afirmativas corretas são: I, porque a cidade é resultado e causa dos avanços materiais e culturais da sociedade; III, porque o século XXI registra a maior parcela da população nas cidades; V, porque o avanço do processo urbano aliado à produção econômica integram os espaços urbanos e rural tanto sob o ponto de vista físico quanto produtivo.

As afirmativas incorretas são: II, porque as cidades exerciam grande significado em âmbito comercial e político antes da Revolução Industrial; e IV, porque a urbanização supera a metropolização.

Voltar a questão

Alternativa B

As cidades globais [I] são cidades com influência internacional, centros financeiros, hospedam empresas transnacionais e detêm infraestrutura (transportes, telecomunicações e informática) em conexão com o mundo.

As megacidades [II] são regiões metropolitanas com mais de 10 milhões de habitantes. No Brasil, temos grande São Paulo e grande Rio de Janeiro.

As megalópoles [III] são áreas muito urbanizadas formadas por várias regiões metropolitanas com grande interação socioeconômica.

Voltar a questão

Alternativa B

A visível concentração populacional nas áreas metropolitanas indica uma construção histórica em que essas áreas se configuram como convergentes e divergentes dos fluxos, processo consolidado com a urbanização, a partir da década de 1950.

Voltar a questão

Alternativa A

As cidades globais são espaços privilegiados de decisão econômica, produção e conectividade na economia globalizada. São caracterizadas por serem centros financeiros com sedes de bancos, e as mais importantes apresentam bolsas de valores. Também apresentam empresas transnacionais (matrizes e filiais); setor terciário diversificado (comércio e serviços); e infraestrutura de transportes (aeroportos internacionais), telecomunicações e informática que permite conexão rápida com o restante do mundo.

Voltar a questão

Qual foi a principal mudança no processo de urbanização brasileiro verificada a partir da década de 1980?

Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas

Qual foi a principal mudança no processo de urbanização brasileira verificada a partir da década de 1980?

4. A partir da década de 80, o ritmo de expansão populacional das metrópoles nacionais diminuiu, devido à tendência de relocalização das empresas, o que estimulou o crescimento das cidades médias.

Qual foi a principal mudança no processo de urbanização brasileira?

Foi a partir de 1950 que o processo de urbanização se intensificou, pois com a industrialização promovida por Getúlio Vargas e Juscelino Kubitschek houve a formação de um mercado interno integrado que atraiu milhares de pessoas para o Sudeste do país, região que possuía a maior infraestrutura e, consequentemente, a que ...

Qual foi a principal mudança no processo de urbanização?

Entretanto, a maior mudança aconteceu na Revolução Industrial, que começou na Europa. Até o século XIX, o campo comandava a cidade. Com o início da Revolução Industrial aumentou a carência da mão-de-obra nas atividades ligadas à indústria, ao comércio e aos serviços. Dessa maneira, a cidade passou a comandar o campo.

Quais mudanças ocorreram no nosso país devido à urbanização?

(Ufac) A intensa e acelerada urbanização brasileira resultou em sérios problemas sociais urbanos, como: a) Falta de infraestrutura, limitações das liberdades individuais e altas condições de vida nos centros urbanos. b) Aumento do número de favelas e cortiços, falta de infraestrutura e todas as formas de violência.