Qual a importância da biodiversidade para a sociedade?

A diversidade biológica ou biodiversidade compreende avariedade de organismos vivos de todas as origens, incluindo a variedade a nível genético, de espécies e de ecossistemas. Além do enorme valor científico, espiritual e cultural que possui, ela apresenta vantagens incontestáveis para a manutenção do bem-estar humano e garantia de saúde e segurança alimentar, combate às doenças, crescimento económico, fornecimento de meios de subsistência, entre outros aspectos. Todavia, é no âmbito da valorização económica que se encontra o maior desafio daqueles que buscam justificar a necessidade da protecção da biodiversidade, pela enumeração das vantagens que essa protecção pode gerar às sociedades humanas (FREITAS, 2011).

Segundo PRIMACK & RODRIGUES (2001), a biodiversidade presta diversos serviços à sociedade, quando adequadamente conservada ou preservada. Converter serviços oriundos da diversidade biológica em fluxos monetários, que gerem renda e emprego de maneira sustentável, é o grande desafio que se apresenta para o desenvolvimento de regiões ricas em biodiversidade, como o caso de Angola.  

Sendo assim, este artigo tem a finalidade de informar sobre o valor económico da biodiversidade e apresentar a importância da conservação das espécies nativas para o desenvolvimento de Angola.

De acordo com PRIMACK & RODRIGUES (2001), o valor económico da biodiversidade pode ser directo e indirecto. Esta divisão resulta de vários factores económicos e éticos que foram desenvolvidos para atribuir valor económico à variabilidade genética, às espécies, às comunidades e aos ecossistemas.

Valor económico directo

Está relacionado aos produtos que são directamente obtidos e usados pelas pessoas e/ou organizações. Pode ser mensurado através da observação das actividades de grupos representativos de pessoas, do monitoramento dos pontos de produtos naturais, e pela análise de estatísticas de importação e exploração.

O valor económico directo da biodiversidade está subdividido em: valor de consumo e valor produtivo.

  • Valor de consumo: está relacionado às mercadorias provenientes da exploração directa da fauna e flora, que são consumidos internamente nas localidades e não aparecem nos mercados nacionais e internacionais. Ou seja, é o valor dos recursos que são derivados directamente da biodiversidade e usados para alimentação, fabrico de madeira ou lenha, para a saúde humana através de plantas medicinais e outros.

Qual a importância da biodiversidade para a sociedade?
Figura 1: Peixe tilápia (cacusso). Autor: Ricky Taylor | Fonte: GBIF (2008)

  • Valor produtivo: é o valor de uso directo dos recursos biológicos, que está atribuído aos produtos que são extraídos do meio natural e vendidos no comércio nacional ou internacional (PRIMACK & RODRIGUES, 2001; SATHLER, 2012). Está relacionado ao número considerável de produtos que são extraídos da natureza e depois vendidos no mercado. Segundo SATHLER (2012) e PRIMACK & RODRIGUES (2001), os produtos de maiores vendas são: a lenha, a madeira, peixes e recursos para o melhoramento genético das espécies agrícolas.

Qual a importância da biodiversidade para a sociedade?
Figura 2: A madeira possui valor produtivo.
Fonte: Novo Jornal (2018)

Valor económico indirecto

Está relacionado aos serviços da biodiversidade, como os processos ecológicos, que propiciam benefícios económicos, sem terem que ser colhidos e degradados durante o uso. Os benefícios que advêm não são mercadorias, mas sim a disponibilidade a longo prazo de recursos dos quais as economias dependem.

O valor económico indirecto da biodiversidade classifica-se em:

  • Valor não consumista: relacionado aos grandes serviços que as biocenoses (comunidades biológicas) podem fornecer que não são consumidos. Estes serviços podem ser a recreação e ecoturismo, o controlo climático, a produtividade dos ecossistemas, a protecção da água e do solo, entre outros.

Qual a importância da biodiversidade para a sociedade?
Figura 3: Delta de Okavango.
Fonte: http:// hoteisangola.com

  • Valor de opção: está relacionado com o potencial de uma espécie ser benéfica economicamente para a sociedade humana no futuro. Muitas espécies pouco conhecidas ou ainda desconhecidas podem ser opções para o desenvolvimento humano e com ampla aplicação no sector da saúde, agrícola ou biotecnológico. Ao preservarmos a biodiversidade estamos a garantir a perpetuação dessas espécies que poderão revolucionar a vida socioeconómica da comunidade local, nacional ou internacional. Como exemplo podemos mencionar a espécie Ginkgo biloba, uma planta nativa da Ásia, cujas folhas são utilizadas (valor de opção) na medicina para a cura de problemas cognitivos e os seus derivados são muito comercializados, porém  a intensa procura colocou a planta em risco de extinção.

Qual a importância da biodiversidade para a sociedade?
Figura 4: Ginkgo biloba.
Autor: Cdelrio  | Fonte: GBIF (2021)

  • Valor de existência: está relacionado ao benefício económico da existência de determinada espécie ou recurso ambiental natural (paisagens), devido a grande afectividade ou carisma que as pessoas têm por elas. 

“Tal valor de existência pode também ser dado às comunidades biológicas tais como as florestas, os recifes de corais e as áreas de beleza natural. Pessoas e organizações doam grandes somas de dinheiro anualmente para assegurar a existência continuada desses habitats” (PRIMACK & RODRIGUES, 2001).

Qual a importância da biodiversidade para a sociedade?
Figura 5: Manada de elefantes africanos em uma área do Parque Nacional da Quiçama. 
Fonte: http://rediscoveringtheworld.com

Importância da conservação das espécies

As espécies desempenham  processos fundamentais de grande importância, não só para a manutenção da vida na Terra, mas também para o desenvolvimento socioeconómico de qualquer país.

Do ponto de vista ecológico, as espécies constituem os integrantes vivos dos ecossistemas e são as responsáveis pela produção do oxigénio (no caso das plantas e algas), manutenção da qualidade da água e do ar, produção e manutenção da fertilidade dos solos, suavização de inundações, polinização das plantas, fornecimento de alimentos, entre outros serviços.

No âmbito económico, as espécies detêm valor directo e indirecto, gerando renda e emprego à comunidade local, nacional e internacional dos países, logo contribuem para o desenvolvimento social e económico.

Segundo HUNTLEY et al (2019), Angola possui uma grande riqueza de espécies, sendo muitas delas endémicas (a Palanca Negra Gigante e Welwitschia mirabilis são as mais conhecidas). Assim sendo, os recursos biológicos são uma importante base para o desenvolvimento do nosso país e para a diversificação da economia, porquanto podem servir de suporte para o desenvolvimento de actividades agrícolas, económicas e turísticas.

Qual a importância da biodiversidade para a sociedade?
Figura 6: Hippotragus  niger variani (Palanca Negra Gigante).
Autor: Pedro Vaz Pinto | Fonte: angolafieldgroup.com

Estratégia nacional de conservação das espécies naturais

A Lei de Bases do Ambiente angolana (Lei nº 5/98, de 19 de Junho), no seu 13º artigo, afirma que: “São proibidas todas as actividades que atentem contra a biodiversidade ou a conservação, reprodução, qualidade e quantidade dos recursos biológicos de actual ou potencial uso ou valor, especialmente os ameaçados de extinção.” Sendo assim, o Estado deve assegurar que essas orientações estejam a ser cumpridas. Para isso, há necessidade de serem criados projectos específicos para a identificação de recursos biológicos de actual e potencial valor e que estejam a ser degradados ou usados de forma não sustentável.

As orientações da Lei de Bases do Ambiente derivam da ratificação da Convenção sobre a Diversidade Biológica (CDB), em 1998, que constituiu uma acção fundamental para a diminuição de muitas práticas, como a ocupação e exploração dos espaços, a poluição dos ecossistemas aquáticos, a construção de aproveitamento hidroeléctrico, a utilização de superfícies para construção de projectos imobiliários, a abertura de vias para a construção de estradas e a pesca de arrasto, que, de forma directa ou indirecta, afectam a biodiversidade.

Tendo em consideração os benefícios que a biodiversidade proporciona, o Estado Angolano, cumprindo com as normas previstas na CDB e as suas políticas ambientais, criou iniciativas para a protecção e conservação das espécies naturais, como:

  • A criação do Instituto Nacional da Biodiversidade e Conservação (INBC);
  • A materialização de programas como a Estratégia e Plano de Acção Nacional para a Biodiversidade;
  • O Programa para a Conservação da chita e do mabeco em Angola;
  • A ratificação de tratados internacionais, como a Iniciativa para a Protecção dos Elefantes (IPE), preservação do elefante da savana (Loxodonta africana africana) e do elefante da floresta (Loxodonta africana cyclostis), e outros planos que estão a contribuir para a conservação e o uso sustentável das espécies naturais angolanas.

Qual a importância da biodiversidade para a sociedade?
Figura 7: Mabeco ou cão-selvagem-africano (Lycaon pictus).

Autor: Dave Brown  | Fonte: GBIF (2021)

Como podemos ajudar a conservar a Biodiversidade?

Práticas muito simples podem ajudar a conservar a biodiversidade e a manter o seu valor económico. Algumas delas são:

  • Evite fazer queimadas e podar árvores, pois as queimadas poluem o ar e matam as espécies existentes no solo, e as podas de árvores causam diminuição na qualidade do ar e destroem o habitat de muitos animais;
  • Reduza a utilização de plásticos;
  • Sempre que vir uma espécie no seu meio natural não lhe remova, assim estará a evitar a extinção da espécie e a contribuir para a manutenção dos ecossistemas.
  • Invista na sua educação ambiental e participe de campanhas ambientais. 

Em suma, conservar a biodiversidade é uma tarefa que deve ser prioridade, devido aos seus inúmeros benefícios. O crescimento demográfico e o uso irracional dos recursos naturais têm trazido grandes prejuízos e colocado em causa a sobrevivência da espécie humana, uma vez que depende destes recursos para se manter. Além do potencial económico, a conservação das espécies é essencial para o equilíbrio dos ecossistemas, pois a degradação do ambiente afecta também a humanidade. Sendo assim, é urgente que o homem se consciencialize sobre o valor da biodiversidade e adopte medidas para a sua protecção e uso sustentável.

Referências      

BARBIERI, J. C (2004). Gestão ambiental empresarial: conceitos, modelos e instrumentos. São Paulo: Editora Saraiva, 328 p. 

CONVENÇÃO SOBRE DIVERSIDADE BIOLÓGICA (CDB). Disponível em: http//cdbpor.com.br. Acessado em: 03.06.2021

FREITAS, M (2011). Alterações na Biosfera e na Biodiversidade: Constatações e estratégias. CNPq. São Paulo

GODINHO. L & MOTA. M (2011). Desafios da convenção da diversidade biológica. Revista de Direito da Cidade, vol.05, nº02. ISSN 2317-7721 p. 106-136

HADDAD, P. R. (2015). Meio Ambiente e Planeamento e Desenvolvimento Sustentável, ed Saraiva, SP, p. 65

HUNTLEY. B. J, V. RUSSO, F. LAGES, & N. F. ALMEIDA, Biodiversidade de Angola.(2019) Arte e Ciência.

JUNIOR. A (2017) Degradação ambiental e a diversidade biológica/Biodiversidade: Uma revisão integrativa. EnciBio.

MARTIM, Marina G. (2011). Gestão Empresarial: Sistemas de Gestão Ambiental. Assis,.p 94

MINAMB (2016) Folheto informativo sobre a ocorrência dos elefantes em Angola. 

MINISTÉRIO DO AMBIENTE (2017). Plano Estratégico para o Sistema de Áreas Protegidas de Angola (PESAP). Luanda, Angola

LEI DOS RECURSOS BIOLÓGICOS AQUÁTICOS (Lei n.° 6-A/04 de 8 de Outubro) 

LEI DE BASES DO AMBIENTE (Lei nº 5/98 de 19 de Junho)

OLIVEIRA. L, (2006 ). A convenção sobre a diversidade biológica e o princípio da soberania nacional. Dissertação de Mestrado. Brasília.

PESTANA L. B, DIAS GM, MARQUES AC. (2017). A century of Introductions by coastal sessile marine invertebrates in Angola, South East Atlantic Ocean. Marine Pollution Bulletin 125: 426–432.

PRIMACK. R  & RODRIGUES. E. (2001) Biologia da Conservação. Planta Editora. São Paulo. 

VALOR ECONÓMICO DA BIODIVERSIDADE. Disponível em: http: economiaestadao.com.br. Acessado em 27.05.2021

SATHLER D. (2012) População, consumo e ambiente: Contribuições da Demografia para a questão ambiental. São Paulo: Editora Saraiva.

Imagens

Figura 1 – Tilápia. Disponível em:  https://www.gbif.org/occurrence/1838363983 Acessado em: 20.06.2021

Figura 2 – Proibido corte e transporte de madeira a partir da meia-noite. Disponível em: http://novojornal.co.ao. Acessado em: 20.06.2021

Figura 3 – Projecto Okavango recebe unidades hoteleiras em Maio. Disponível em: http://hoteisangola.com. Acessado em: 20.06.2021

Figura 4 – Ginkgo biloba. Disponível em: https://www.gbif.org/occurrence/3090681327. Acessado em: 20.06.2021.

Figura 5 – Parque Nacional da Quiçama. Disponível em: http://rediscoveringtheworld.com. Acessado em: 20.06.2021

Figura 6 – Palanca Negra Gigante monitorada por sistema informático. Disponível em: http://angolafieldgroup.com/palanca-negra. Acessado em: 20.06.2021 

Figura 7 – Mabeco: o cão-selvagem-africano. Disponível em: https://www.gbif.org/occurrence/3061513771.  Acessado em: 20.06.2021

Qual a importância da biodiversidade para sociedade?

Essa diversidade de vida, chama-se biodiversidade, que é a variedade de vida existente na natureza. É graças á biodiversidade, que se pode obter alimentos, roupas, medicamentos e energia, representando uma das maiores riquezas do planeta terra, embora seja pouco valorizada.

Qual a importância da biodiversidade para a população?

A biodiversidade apresenta também um papel importante para o homem, uma vez que a utilizamos como fonte de alimento, de energia e como matéria-prima para a construção de vários objetos, como a fabricação de roupas, medicamentos, cosméticos e vários outros produtos.

O que é e qual a importância da biodiversidade?

A biodiversidade refere-se à variedade de formas de vida. Ela pode ser usada para descrever a variedade em determinado ecossistema, uma região geográfica, ou em todo o planeta. De modo geral, a biodiversidade é um aspecto importante para a sustentabilidade e, quanto mais biodiversa é uma região, mais saudável ela é.

Qual a importância da biodiversidade brasileira para o mundo?

O Brasil apresenta uma rica biodiversidade, pois abriga espécies exclusivas, isto é, que só existem aqui. Algumas das espécies aqui encontradas possuem grande importância econômica, sendo exportadas para várias regiões do mundo.